English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Minha opinião:

Acredito que uma verdade sendo absoluta, fala por sí, pois não se pode contra-argumentar algo que é absoluto em sua definição.
A verdade absoluta abafa o que é mentira, não precisando se defender, tampouco ser defendida.
Uma verdade, realmente absoluta, precisa ser dita somente uma vez, sem ser repetida ou pregada, pois, seu fundamento e sua profundidade, causará tal repercução que, por mais que alguém tente, pense, não encontrará sequér uma palavra para dizer contra.
E aqueles que vivem defendendo suas verdades, é porque não são absolutas.
A verdade simplesmente assim é, e não se pode, nem se consegue negar.
Uma vez que não for aceita, de qualquer forma que seja, não será absoluta, somente parcial.

"" Verdades são ditas, mentiras são pregadas!""

Hokus Phokus

Boa Noite a todos!

2007-03-21 16:24:32 · 31 respostas · perguntado por Hokus Phokus 7 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

Estarei eu falando a verdade?
Apenas emiti minha opinião sobre o assunto.

2007-03-21 16:29:42 · update #1

Newbone:
Não respondi! Ou respondi?
Apenas dei minha "opinião própria" sobre o assunto.

2007-03-21 16:36:38 · update #2

Ótimas respostas, dignas de serem lidas, uma a uma.
Indiferente da sua ter sido escolhida ou não como melhor, acredite, é também uma melhor.
Mas como tenho que escolher uma, será somente por fazê-lo.

2007-03-26 14:45:10 · update #3

31 respostas

De sua parte para o mundo, você está certo em meu entendimento, Hokus Phokus, mas deve estar preparado para o que segue:

O problema vem do outro lado... porque uns procuram entender e avaliam e decidem se acreditam ou não.. outros nem escutam, e mesmo que escutem têm uma "fé ignorantemente inabalável" que nem querem saber...

Do ponto de vista da Verdade, ela é absoluta e não precisa de nada... ela simplesmente "É" !

Mas nós que sabemos avaliar as verdades, e nem todas, o que nos pode importar se uns preferem a verdade e outros a fé????

Acaso seriamos nós pregadores de alguma coisa???

Um abraço e prazer em responder a suas perguntas

2007-03-21 16:58:54 · answer #1 · answered by Anonymous · 7 0

Como dizia o filósofo indiano Jiddu Krishnamurti, existem quatro verdades: a minha verdade, a sua verdade, a verdade do outro e a verdadeira.

Obviamente, as três primeiras são verdades relativas, pequenos fragmentos da verdade absoluta, isso quando não passam de meras crenças, idéias particularizadas de uma pessoa ou mesmo de um grupo. Mas, existe uma verdade, a verdade verdadeira. que é aquela que é, ou será quando conhecida por todos, incontestável.

As "verdades" impostas nunca são verdades, pois a verdade verdadeira nunca se impõe, é descoberta e aceita naturalmente. Já o fato de a verdade não ser a verdadeira, não significa que seja mentira, pois a mentira é algo muito mais grave. A verdade particularizada a qual tenta se impor aos outros, simplesmente não é o fato incontestável, mas as idéias, a crença de um ou de vários, que se mostrará frágil no tempo oportuno ou que já se mostra frágil, exatamente por tentar se impor.

2007-03-22 00:38:04 · answer #2 · answered by Jorge Murta 6 · 4 0

Pra Descartes, so através do dogamtismo poderemos adquirir conhecimentos seguros e universais e ter absoluta certeza disto.
Já os sofistas, rejeitam a verdade absoluta e defendem o relativismo, ou seja a ideia de que cada individuo possui sua verdade propria e que tal varia com o tempo e com o espaço.
Nietzsche, defende o perspectivismo, ou seja, não podemos nunca chegar a uma verdade absoluta sem termos chegado antes a uma parte dela. E ainda, que cada individuo tem a sua visão de verdade, tal como os sofistas.
E ainda tem o ceticismo, ou a negação total da Verdade dogmatica e das certezas decorrentes.

Então depois dessa visitada nas principais correntes da filosofia sobre a questão da verdade absoluta, eu não sei onde eu fico.
Ou seja, apesar de afirmada por uns ela é rejeitada por outros.
Ela tanto pode ser universal como particular.
E ela pode nem mesmo existir.
Até mesmo seu conceito de mentira, HP, pode ser uma verdade absoluta, segundo Nieztche.
Ou pode ser um dogmatismo cartesiano.
Percebe então que a verdade absoluta é um conceito "relativo" ?

2007-03-22 14:14:14 · answer #3 · answered by Frei Bento 7 · 2 0

Tem um poeminha atribuído ao povo lusitano que ilustra bemeste tipo de verdade:

"Por quê o sol nasce d' dia?
Assim não d'veria seire
D' dia - q' 'stá claro - q' cá vem o sol fazeire?
D' noit' q' 'stá 'scuro é q' d'via apareceire!"

(Peço perdão aos camaradas portugueses pela piada preconceituosa, mas ela é muito ilustrativa...)

A graça toda da piade está no fato de o declamante - por definição popular de pouca inteligència - não ser capaz de identificar algo que se enquadra na sua definição de verdade absoluta: "O sol é o que ilumina a terra e sua presença é o que diferencia o dia da noite".

Só que isto não me parece algo tão grandioso como uma "verdade absoluta" - é apenas uma obviedade. Porque apenas o óbvio é incontestável.

Já o que normalmente se chama de "verdade absoluta" seria mais um sinônimo de dogma. Para os cristãos, a virgindade de Maria é uma verdade absoluta. Assim como para os católicos a infalibilidade papal. Para um deísta, Deus é uma verdade absoluta, uma vez que a simples existência e ordenação do universo o provam. Para os ateus, entretanto, Deus não existe e nada prova que Ele existe.

Mas é claro que os dogmas são verdades somente para aqueles que professam uma determinada fé. Então, por mais que os crentes as considerem assim, são apenas verdades relativas a uma determinada corrente de pensamento - e não podem ser verdadeiramente chamadas de absolutas

Resta-nnos portanto, concluir que, realmente, apenas as obviedades merecem ser chamadas de "verdades absolutas". Mas este termo me parece pomposo demais para definir algo tão prosaico que chega a ser óbvio - e acaba soando ridículo como o versinho aí de cima.

2007-03-21 18:24:33 · answer #4 · answered by O Pantera 5 · 2 0

Vou te responder tendo como base os axiomas. Na Matemática por exemplo, um axioma pode ser escolhido como uma verdade absoluta. Porém se você não aceita esse axioma simplesmente você não aceitará as propriedades que têm como prova estes axiomas.
Portanto é uma questão de aceitar ou não, isso fica a critério de cada um desde que usado com sabedoria e conseqüentemente muita prudência no que se afirma ou se nega.

2007-03-21 16:31:42 · answer #5 · answered by CROM 5 · 2 0

Mostre-me uma verdade absoluta e não pedirei explicações

2007-03-26 12:26:46 · answer #6 · answered by Vaninha 5 · 1 0

Nem sei o que é verdade o que dirá absoluta.

2007-03-25 21:36:57 · answer #7 · answered by ? 6 · 1 0

Concordo com você,não precisam. Apenas precisam serem apresentadas, conhecidas.

Entretanto tenhas minhas dúvidas sobre a existências dessas verdades. Ou se há, não a conhecemos ainda.

Primeiro, porque os conceitos-dualidades, certo/errado, bem/mal, verdade/mentira faz parte do processo de criação da linguagem que torna-se mais simples e lógico. Possilitar a expressão.
Há diversos povos que não adotam fronteiras tão limitadas.

Segundo, até que ponto conhecemos verdades absolutas. Será sua opinião, minha opinião verdades absolutas? Se o fossem teriam apenas, sim, concordo. No mundo haveria apenas "concordâncias", nunca divergências.
Até a existência de nós, o funciomento da vida e da Terra, a nossa realidade são questionadas. Será que nossa dimensão é a Verdade absoluta a ponto de podermos formular realidades absolutas? Será que vivemos numa realidade?

Acredito nelas. Muitomais num sentido utópico, longínquo ou limitado para nossas mentes...

Boa noite

2007-03-24 15:55:32 · answer #8 · answered by Mistério - Give peace a chance! 6 · 1 0

Por isso que as ditas "provas" da existência de Deus são contraditórias e desnecessárias. Ele é o Absoluto por excelência.

2007-03-23 03:57:32 · answer #9 · answered by padrejorgeribeiro 4 · 1 0

É preciso saber o que você chama de VERDADE ABSOLUTA. O mundo está mudando rapidamente e muitos conceitos que no passado eram tomados como absolutos estão sendo revistos. Na política e na economia, por exemplo, não há verdades absolutas. As coisas não são tão simples quanto se pensa. Tudo está mudando rápido demais. E nós temos que compreender esse novo mundo em que vivemos.

2007-03-22 15:18:44 · answer #10 · answered by Luis Hipolito @ The Blogger 2 · 1 0

fedest.com, questions and answers