Amigo, existem basicamente três tipos de diabetes. O tipo I , o tipo II e a diabete gestacional.
No entanto, existem outros tipos de diabetes além dessas, mas esses ocorrem com menor freqüência. São eles:
Diabetes Secundário ao Aumento de Função das Glândulas Endócrinas:
Em determinadas doenças glandulares, quando ocorre aumento de função a ação da insulina é de alguma maneira dificultada ou prejudicada, aparecendo diabetes em pessoas de alguma maneira predispostas. É o que pode ocorrer, por exemplo, com doenças da:
Tireóide (hipertiroidismo);
Supra-renal (doença de Cushing);
Hipófise (acromegalia ou gigantismo).
Também pode aparecer na presença de tumores de:
Sistema nervoso simpático (feocromocitoma);
Células alfa do pâncreas (glucagonoma).
Diabetes Secundário a Doenças Pancreática:
Nesse grupo, o diabetes ocorre mais freqüentemente naqueles com antecedentes familiares do Tipo 2.
Retirada cirúrgica de 75% do pâncreas;
Pancreatite crônica (inflamação geralmente causada pelo alcoolismo crônico);
Destruição pancreática por depósito de ferro denominado hemocromatose (extremamente rara).
Nesses casos, o diabetes está associado à diarréia com perda de gordura nas fezes, pois o pâncreas afetado extensamente também não produz enzimas digestivas suficientes.
Resistência Congênita ou Adquirida à Insulina
A produção de insulina está aumentada, porém com ação ineficaz por causa da diminuição ou defeito de receptores celulares (encaixes para insulina), em tecido gorduroso, músculo etc.
Essas anormalidades, quando congênitas, podem ser defeito dos receptores de insulina, presença de anticorpos anti-receptores.
Diabetes Associado à Poliendocrinopatias Auto-Imunes
Casos onde existem anticorpos anticélulas de ilhotas pancreática produtoras de insulina (Tipo 1). Destes, 20% apresentam anticorpos contra tireóide e(menos freqüentemente) anticorpos contra supra renal, mucosa do estômago, músculo e glândulas salivares, além da ocorrência de vitiligo, alopecia (intensa queda de cabelos), hepatite crônica, candidíase etc.
Diabetes Associado à Desnutrição e Fibrocalculoso
Ocorre em jovens de países tropicais com baixa ingestão protéica, freqüentemente associado a alimentos que contêm cianetos, como a mandioca amarga. Esta associação pode causar dano pancreático, com destruição das ilhotas e diminuição da produção de insulina.
Diabetes Relacionados à Anormalidade da Insulina (Insulinopatias)
A produção da insulina está aumentada, porém com alteração de sua estrutura molecular, não sendo assim eficaz. Aplicando-se insulina, controla-se o diabetes.
Diabetes Tipo LADA (Latent Autoimmune Diabetes in Adults)
O LADA caracteriza-se pelo surgimento tardio do Diabetes Mellitus do Tipo 1 e atinge entre 2 e 12% dos casos, ou seja, 1,4 milhão de pessoas no Brasil. Também conhecido como Diabetes Tipo 1.5 (Type one-and-a-half), o LADA costuma ser confundido com o do tipo 2.
A maior incidência concentra-se em pacientes entre 35 e 60 anos, magro e com cetose. O seu diagnóstico é feito pelo teste do anticorpo GAD. A hereditariedade do diabetes tipo 1, doenças de Hashimoto e Graves devem ser levadas em conta num histórico familiar. Atualmente, não há um consenso na literatura médica para o tratamento do LADA.
A manutenção do controle de glicemia é o principal objetivo do tratamento do portador do diabetes LADA. Um aspecto que deve ser levado em conta, refere-se a progressão lenta para a insulino-dependência, assim como um risco maior de complicações cardiovasculares para esses pacientes.
Espero que isto responda à sua pergunta.
2007-03-21 11:20:20
·
answer #1
·
answered by lilinha32 7
·
0⤊
1⤋
1
2016-05-19 02:13:57
·
answer #2
·
answered by ? 3
·
0⤊
0⤋
Meu amigo, que eu saiba só tem dois o tipo l que é quando a pessoa já nasce com ela, e a tipo 2 que é adquirida com o passar dos anos (que é o meu caso) Espero que você não tenha nenhum dos dois tipos, porque é muito ruim, é uma doença silenciosa, quando menos se espera ela já afetou algum órgão. Um abraço.
2007-03-21 13:50:43
·
answer #3
·
answered by velho07 6
·
0⤊
0⤋
Tipo I - insipidus
Tipo II - mellitus
2007-03-21 11:56:28
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
sim.
1. Diabetes Gestacional - O diabetes gestacional é a alteração das taxas de açúcar no sangue que aparece ou é detectada pela primeira vez na gravidez. Pode persistir ou desaparecer depois do parto.
2. Diabetes Tipo 1 - O diabetes Tipo 1 aparece como resultado de uma destruição das células beta produtoras de insulina por engano, pois o organismo acha que são corpos estranhos. Isso é chamado de resposta auto-imune.
3. Diabetes Tipo 2 - Uma de suas peculiaridades é a contínua produção de insulina pelo pâncreas. O problema está na incapacidade de absorção das células musculares e adiposas, ou seja, neste tipo de diabetes, o pâncreas produz menos insulina que o normal ou, na maioria das vezes, produz o hormônio em quantidades aumentadas porém sem capacidade de ação. Isso acontece quando há uma resistência à ação da insulina pelas células. Por muitas razões suas células não conseguem metabolizar a glicose suficiente da corrente sangüínea. Esta é uma anomalia chamada de "resistência insulínica".
O diabetes tipo 2 é cerca de 8 a 10 vezes mais comum que o tipo 1 e pode responder ao tratamento com dieta e exercício físico. Outras vezes vai necessitar de medicamentos orais e, por fim, a combinação destes com a insulina.
4. Outros tipos de Diabetes:
-Diabetes Secundário ao Aumento de Função das Glândulas Endócrinas
-Diabetes Secundário a Doenças Pancreática
-Resistência Congênita ou Adquirida à Insulina
-Diabetes Associado à Poliendocrinopatias Auto-Imunes
-Diabetes Associado à Desnutrição e Fibrocalculoso
-Diabetes Relacionados à Anormalidade da Insulina (Insulinopatias)
-Diabetes Tipo LADA (Latent Autoimmune Diabetes in Adults)
2007-03-21 11:22:02
·
answer #5
·
answered by Alexandre 4
·
0⤊
0⤋
Existem dois tipos de diabetes.
O tipo I é o pior . É aquele em que o pâncreas do paciente não funciona e não produz insulina, fazendo com que seja obrigado a tomar insulina constantemente. É adquirido em qualquer época da vida, especialmente antes dos 20 anos.
O tipo II se desenvolve em idade avançada, principalmente depois dos 45 anos, e o pâncreas não deixa de produzir insulina, apenas não é suficiente para dissociar as moléculas de glicose. Controla-se com medicamentos que ajudam a dissociar as moléculas de glicose. Este tipo é desenvolvido por fatores como obesidade, sedentarismo, hereditariedade e stress.
2007-03-21 11:19:54
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋