English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Um espírito mistificador pode tentar passar-se por sábio, como um filósofo, um humanista, ou doutor.
Kardec já nos alertou isto e pediu para julgarem o conteúdo e não a embalagem.
Na opinião de vocês, um espírito de luz e sabedoria, poderia inversamente apresentar-se como humilde preto-velho ou índio, sem a ostentação de sábios?
Por que em alguns centros espíritas (kardecistas) não aceitam a manifestação de espíritos que se apresentam como pretos velhos ou indíos?
Não seria o caso de julgar o conteúdo, ao invés da embalagem?

2007-03-21 08:13:27 · 9 respostas · perguntado por ĹŲŽ ĐΛ ЦΜБΛПĐΛ 7 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

9 respostas

Boa questao mas sinceramentenao sei do que esta falando.
Vi muitas vezes na casa espirita a manifestacao de "pretos velhos"...espiritos de excelente amor e carater com um cabedal incrivel de conhecimento do Cristo...
Em Sao Paulo, tem um centro que se chama..'Tarefeiros de ultima hora"..la fazem muitas cirurgias perispirituais, e uma vez por mes, uma legiao de benfeitores de outro plano, manifestam-se em ordem de contribuir muito com os trabalhos de cura que a casa oferece....todos "pretos velhos"
A casa espirita que frequento aqui nos EUA, tem uma Coordenadora, uma senhora muito sabia e bondosa, cujo mentor espiritual tambem eh um 'preto velho"...portanto, nao entendo direito o que quer dizer...o carater do comunicante se analisa pelo conteudo moral de sua manifestacao..pode ele ser quem for....a casca nao determina o conteudo..paz

2007-03-27 16:40:21 · answer #1 · answered by kadufl 3 · 0 0

Não saõ todos os centros espíritas kardecistas que agem assim não. Mas infelizmente tem dessas coisas. Os caboclos e pretos velhos são espiritos cheios de luz e de energias e, ainda que não possam incorporar médiuns, incorporam as falanges, assim como os elementais, colaborando com os trabalhos de cura e desobsessão.
Atualmente frequento o kardecismo, porém todos os meus guias são de umbanda, da corrente africana e não trabalho com eles por falta de opção, pois alguns centros de umbanda que frequentei deixaram a desejar. Porém concluindo: a divisão somente existe aqui, no nosso plano, pois no plano espiritual eles atuam todos em conjunto. Felicidades.

2007-03-21 22:08:00 · answer #2 · answered by ronaldo monteiro 4 · 1 0

Oi amigo.

Esse não é o caso da casa espírita a qual freqüento.
Temos uma trabalhadora no plano espiritual que é uma preta velha.
Gostamos muito dela, e seu nome é Benedita.
Ela trabalha com a assepsia da casa.

Beijos

2007-03-21 19:07:40 · answer #3 · answered by xixa 7 · 1 0

É fato que alguns centros espíritas, poucos, não aceitam estas manifestação. Mas na realidade os espíritos que assim se apresentam o fazem por concessão à ignorância de que os houve. Por que um espírito superior se apresentaria desta forma em um centro espírita? Não faz muito sentido. Normalmente os que assim se apresentam são, na realidade, espíritos medianos, bons, porém, ainda atados a hábitos terrenos, cabe aos centros desataviá-los destes "penduricalhos" do espírito.

De forma alguma estou desconsiderando estes espíritos, apenas não podemos chamar de "superiores" espíritos que assim se apresentam numa casa espírita. Um espírito de escol apresentar-se assim (esteriotipado) numa casa de Umbanda já faz mais sentido, tendo em vista que é isto que os que lá estão esperam e, desta forma, ele pode melhor auxiliar.

2007-03-27 12:43:42 · answer #4 · answered by Nosferatus 6 · 0 0

Até certo ponto tem coerência,mas precisa um estudo profundo sobre o tema.

2007-03-26 16:52:58 · answer #5 · answered by ? 6 · 0 0

Exatamente. Você está certo. Aliás, a própria Bíblia diz que Satanás apresenta-se como espírito de luz, para enganar e que, seus demônios apresentam-se como ministradores da justiça. Portanto, apenas se formos discípulos de Cristo e tiver comunhão com Deus é que poderemos discernir se os espíritos são malignos ou de Deus.

2007-03-25 13:59:59 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

Amigo, até alguns terreiros de candomblé, tratam os nossos guias da umbanda como eguns.Creio que essa inversão não exista. Sei que alguns eguns e exus, muitas vezes passam por guias de luz e tenta enganar os outros. Mais com certeza os guias sabem muito mais do que aparentam, e tem muita força guardada. Os cardecistas talvez não aceitam, porque eles tem um outro tipo de ritual. Assim como alguns terreiros de umbanda não trabalha com a linha dos ciganos e marinheiros " pois eles não pertencem a linha auxiliar, como baianos e boiadeiros". O kardecismo prega essa filosofia mais não a segue, pois julgam os nossos guias sem escuta-los. Na verdade o nossa religião é um pouco complicada cheia de mitos, regras e tradições diferente. Na própria umbanda existe diferença, pelo fato das tradições das nações do candomblé.

2007-03-22 19:57:24 · answer #7 · answered by "Poderosa ruiva" 4 · 0 0

Concordo com você. O centro de Umbanda que freqüento esta passando por problemas administrativos e então como sinto muita falta comecei a ir a Igreja Messiânica para receber johrei, porque me sinto muito bem e um amigo aqui do YR me indicou receber muito johrei. Conversando com a moça que me levou ao centro, disse que eu não deveria misturar as coisas, mas quando falei que me sinto muito bem e se na Umbanda não esta tendo atendimento eu ia continuar indo, ai ela concordou comigo e me disse que pode até ser um caboclo, ou preto velho, ou uma entidade qualquer da Umbanda que esteja ministrando o johrei em mim através de um membro da igreja. Ela disse que as entidades podem estar atuando em qualquer lugar e religião, até no Kardecismo no passe, porque não? Pra mim faz sentido, mas realmente em comunicações no centro kardecista eu nunca soube e deveria ter porque o que importa é o conteúdo como você disse e não a embalagem.

2007-03-22 14:22:39 · answer #8 · answered by Andrea 7 · 0 0

de novo essa pergunta.... quantas pessoas estao copiando isso?

2007-03-22 00:57:02 · answer #9 · answered by limoso 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers