Sim. Eles seguem uma tabela pra preço, é uma porcentagem do que ele (o imóvel) foi avaliado.
2007-03-21 06:03:44
·
answer #1
·
answered by Glaucia P 2
·
1⤊
0⤋
Olá, Aninha;
Sim, O famigerado Registro de Escritura de Imóvel é pago, como tudo aliás, nos cartórios. Só eles não pagam imposto.
O registro da escritura do imóvel é uma invenção burocrática que os políticos há mooooito tempo inventaram para tirar mais dinheiro do infeliz cidadão. É uma especie de certidão de nascimento do imóvel. O referido passa a "nascer" juridicamente depois de registrar a escritura definitiva que vc mandou lavrar no cartório do N-ésimo Ofício de Notas e Caxixes - Tabelião João das Couves. E só p/ cobrar mais impostos - o maldito IPTU - é dai que ele parte.
Isso foi só p/ilustração.
Em resumo: é pago e varia de uma comarca para outra. De um estado para outro. E não é barato. O valor é calculado com base na Tabela de Cálculo do RGI que varia de acordo com o valor "venal" do logradouro. Na verdade, esse valor venal era bem menor que o valor de mercado do imóvel. Hoje em dia é maior do que o de mercado. Deve ficar entre uns 4 por cento do valor do imóvel. O mesmo valor que o Imposto de Transmissão de Bens Inter-Vivos (ITBI). Mas depende do estado.
Maiores detalhes vá ao Cartório de Registro de Imóveis do seu bairro (comarca) e veja a tabela, ou vc pode consultar pela uinternet mesmo. Veja na busca "cartórios"+"nome da sua cidade"+"nome do seu estado".
Regards
Divino
2007-03-21 21:18:55
·
answer #2
·
answered by Divino 5
·
0⤊
0⤋
Vc paga ao cartório de acordo com a avaliação do imóvel. Se vc quando comprou pagou a taxa de ITBI (Imposto de Transmissão de bens imóveis), deve ter o recibo para entregar ao cartório. Se não pagou é o mais caro que terá que pagar. É o famoso imposto inter-vivos que todo mundo tem horror. Também não sei se seu imóvel foi comprado de particular ou financiado pelo BNH (antigo), as condições de escritura são diferentes.
2007-03-21 16:39:18
·
answer #3
·
answered by Bye Bye periguetes 7
·
0⤊
0⤋
A remuneração dos oficiais e tabeliães é feita através dos emolumentos que são devidos pelos atos por eles praticados, cuja regulamentação e regimento são de competência do Estado (Lei Federal nº 10.169, de 29 de dezembro de 2000). Cabe falar da responsabilidade dos mesmos em relação a abertura de matriculas, visto que esta é um documento oficial que não pode conter erros ou inverdades sendo os tabelães responsabilizados por eventuais danos. A matricula traz em seu conteudo toda a vida do imóvel e todos os processos por que passou e é o ÚNICO DOCUMENTO que comprova a propriedade, isto é ,sem a matricula em seu nome vc não exerce direito nenhum sobre seu imóvel, por isso a importancia do registro imediatamente após a compra. Os emolumentos são caros porque como sempre remuneram o serviço dos cartórios, mais impostos estaduais e federais, mais custas do judiciário, etc. Toda a vez que você solicita abertura de matricula o cartório faz uma varredura minuciosa do imóvel na prefeitura, estado e federal e também dos proprietários, inclusive judicialmente, pois nenhuma informação pode ser colocada errada. Por isso é caro. como as custas são de competencia de lei estadual e vc não disse qual seu estado fica dificil lhe informar o valor, mas digamos que a nivel geral se seu imóvel custou em torno de R$100 mil, entre escritura, matricula, iptu, e certidões deva ser gasto em torno de R$5 mil. Se vc não tem condições de pagar tente informações na prefeitura sobre isenção. Espero ter ajudado, abraços
2007-03-21 15:35:16
·
answer #4
·
answered by Maria Angela 7
·
0⤊
0⤋
Tem que pagar sim mais o quanto isso só o cartório de Registro de Imóveis vai poder te dizer, procure o Cartório que corresponde ao seu imóvel e tire suas duvidas la você não vai pagar nada !!! pelas informações ....
2007-03-21 13:10:36
·
answer #5
·
answered by Fø£}{ä Ðø ÐëVäñë¡ø® 4
·
0⤊
0⤋
Sim, e já adianto que não é pouco, vá até o cartório de registros da região em que vc tem o imóvel, leve a escritura e lá eles te informarão o valor.
2007-03-21 13:08:00
·
answer #6
·
answered by Yapheh 3
·
0⤊
0⤋
Depende do valor venal,aquele que está no valor real que a prefeitura avalia.Voce passa por dois cartorios: o do registro de imóveis e o do que faz a escritura definitiva.
Um ex: 100.00,00 vais pagar em torno de 7.000,00 de documentos ,fora os incomodos e papelada. estes documentos não podem ter mais de 30 dias de validade ou vais ter que repetir tudo.É uma pena e vergonhoso o que este sistema cartorário faz.É o único país do mundo ainda aonde existe cartórios.Um abraço e te prepara, porque se for financiado é mais caro.
2007-03-21 13:06:50
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Tem que pagar sim, e o valor é de acordo com o valor venal do imóvel. Vá até um cartório de registros e peça um orçamento.
2007-03-21 13:04:56
·
answer #8
·
answered by Rogerio T 3
·
0⤊
0⤋
tem q pagar sim,o preço varia de imóvel para imóvel...
2007-03-21 13:06:17
·
answer #9
·
answered by lua 1
·
0⤊
1⤋