Libera mais Serotonina.
Alias, nenhuma das explicações foi ainda totalmente comprovada. Já se tentou incriminar alguma substância do chocolate que pudesse viciar o organismo, orém esta substância ainda não foi detectada.
A explicação mais aceita pelos médicos é a que tem por base a serotonina.
A serotonina é uma substância neurotransmissora, isto é, que leva sinais químicos de uma estrutura nervosa para outra, e que é responsável, entre outras funções pela sensação de bem-estar e da saciedade. Níveis baixos de serotonina, particularmente numa estrutura chamada hipotálamo, desencadeiam sensação de necessidade de alimentos (particularmente alimentos doces) e mal-estar (irritabilidade, depressão, etc).
É aí que entra o chocolate: assim como outros alimentos doces, o chocolate aumenta o nível de serotonina no hipotálamo, levando ao desaparecimento ou à atenuação da necessidade de comer açúcar e do mal-estar.
Acredita-se que os chocólatras sejam pessoas que vez por outra apresentam níveis baixos de serotonina e consequente mal-estar que desaparece com a ingestão de chocolate.
Cessa assim o mal-estar "físico", dando lugar, ao mal-estar psíquico pela quantidade de calorias a mais (consequentes gorduras corpóreas a mais!).
Esta chocolatria predomina em mulheres em períodos de maior "stress", em fase pré-menstrual e nos meses mais frios.
Nestas condições parece haver uma menor quantidade de serotonina em região hipotalâmica e , para substituí-la: chocolate!
2007-03-21 00:06:25
·
answer #1
·
answered by Wolf 4
·
0⤊
0⤋
São vários envolvidos , até por que o sistema nervos é um complexo de eventos, mas poderia citar:
endorfinas e encefalinas: bloqueiam a dor, agindo naturalmente no corpo como analgésicos sençações de prazer
dopamina: neurotransmissor inibitório derivado da tirosina. Produz sensações de satisfação e prazer
Serotonina: neurotransmissor derivado do triptofano, regula o humor, o sono, a atividade sexual, o apetite, o ritmo circadiano, as funções neuroendócrinas, temperatura corporal, sensibilidade à dor, atividade motora e funções cognitivas. Atualmente vem sendo intimamente relacionada aos transtornos do humor.
2007-03-22 08:00:31
·
answer #2
·
answered by Olliver 6
·
0⤊
0⤋
Serotonina
A Serotonina é uma substância chamada de neurotransmissor, existe naturalmente em nosso cérebro e, como tal, serve para conduzir a transmissão de uma célula nervosa (neurônio) para outra.
A serotonina parece ter funções diversas, como o controle da liberação de alguns hormônios e a regulação do ritmo circadiano, do sono e do apetite, entre outras. Diversos fármacos que controlam a ação da serotonina como neurotransmissor são atualmente utilizados, ou estão sendo testados, em patologias como a ansiedade, depressão, obesidade, enxaqueca e esquizofrenia, entre outras. Drogas como o "ecstasy" e o LSD mimetizam alguns dos efeitos da serotonina em algumas células alvo.
Em geral, os indivíduos deprimidos têm níveis baixos de serotonina no sistema nervoso central. Para remediar esta situação administram-se inibidores da recaptação da serotonina pelos neurônios, como no caso de medicamentos à base de fluoxetina (princípio ativo do PROZAC). Um certo número de alimentos, como bananas, tomates... são ricos no precursor da serotonina,
2007-03-21 00:09:46
·
answer #3
·
answered by Leila M 3
·
0⤊
0⤋
endorfina
2007-03-21 00:09:31
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
O nome da substância que o cérebro produz e que dá prazer ao praticar uma atividade física ou ao ingerir um alimento, por exemplo é a endorfina.
2007-03-21 00:09:11
·
answer #5
·
answered by Carla V 1
·
0⤊
0⤋