English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Ela chegou prometendo muito, mas acabou mais radical e fanática (talvez mais do que os próprios evangélicos) do que a própria Igreja tradicional (que já é cheia de dogmas e proibições). Você conhece sobre o assunto? Apesar de não pertencer no momento a nenhuma religião, peço respeito a qualquer religião que seja nessa resposta.

2007-03-20 16:04:37 · 4 respostas · perguntado por Mateus Nav 1 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

4 respostas

Penso que os mais "espertos" querem se sentir donos dos grupos que formar,,já participei de vários encontros e foi o que senti, forma-se aquela cúpula com se fossem os donos da verdade e a gente acaba ficando como platéia, não têm jeito, é sempre alguém querendo ser dono de algo.

2007-03-20 16:21:52 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

A Renovação foi um movimento nascido na igreja protestante americana, que logo influiu os catolicos tb. Nos EUA, os protestantes são tão conservadores como os católicos na América Latina, e esse movimento significou uma boa revolução interna.

Como seu nome diz, veio para renovar, fazer novo o que estava envelhecido. Diferente de inovar (introduzir novidades).

Ao longo dos anos, os movimentos renovadores podem cair no envelhecimento tb, e precisar de outras renovações, mas isso é constante na história.
No catolicismo, a Renovação não pretendeu nunca modificar os dogmas da doutrina nem os ritos principais, somente fazer o espírito mover-se para que a vida na religião se manifestasse em sentido criador e vitalizador.
Então, hoje os carismáticos católicos podem parecer fanáticos pois somente estão mostrando seu lado verdadeiramente católico. E poderiam equivocar-se no momento em que se esquecem de buscar a força renovadora do Espírito Santo, passando a repetir esquemas "velhos", os que havia no começo da Renovação Carismática.

Então o movimento renovador deve ser algo permanente, não só na igreja como conjunto, mas nas pessoas. Se estas não se renovarem, a Igreja envelhecerá, e os movimentos de renovação ficarão obsoletos.

2007-03-21 00:41:44 · answer #2 · answered by Francisco V 6 · 1 0

"Apesar de não pertencer no momento a nenhuma religião, peço respeito a qualquer religião que seja nessa resposta."

E certamente você foi muito respeitoso com os carismáticos na afirmação abaixo:

"Ela chegou prometendo muito, mas acabou mais radical e fanática (talvez mais do que os próprios evangélicos) do que a própria Igreja tradicional (que já é cheia de dogmas e proibições)."

Nossa! Quanto respeito você demonstra pelas diferentes religiões!
A Renovação carismática visa tornar popular e acessível ao povo simples a liturgia católica diária. Isso não quer dizer que ela se rebele contra as normas da igreja. Ela sempre seguiu as determinações eclesiásticas, prescritas pela igreja. Aliás, é isso que a torna católica, a obediência às regras canônicas, senão seria uma seita rebelde no seio do catolicismo.
Sem a unidada em torno do Pontíficie romano, não há igreja

2007-03-20 23:54:12 · answer #3 · answered by Anonymous · 1 0

é uma simples questão de paradigma.A igreja católica burocratiza a relação entre o povo e Deus.

2007-03-20 23:20:24 · answer #4 · answered by kathia k 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers