English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Na parábola do Bom samaritano, Cristo descreve como próximo pessoas inusitadas, tidas até como inimigas, sendo que os amigos ignoraram quem precisava de ajuda. Neste mundo tão diverso, você já recebeu ajuda de alguém que não esperava ou ajudou alguém que não esperava receber sua ajuda. Podem enviar relatos, agradecimentos. Novamente, a parábola, o texto é ilustrativo, mas a ação solidária pode ser realizada por pessoas de todos os credos e crenças, às vezes totalmente diversas de quem recebe a palavra ou gesto solidário. Agradeço a participação, estrelas a todos.

2007-03-20 11:55:25 · 28 respostas · perguntado por doidinha da silva mãe teve alta 7 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

Desculpe se não fui clara o bastante, mas quando pergunto por credos e crenças, busco incluir ateus e agnósticos, como fiz em minha pergunta anterior, ainda aberta, em religião e espiritualidade. Em minha convivência com família e amigos aprendi a respeitar a todos. Beijos e estrelas a todos mesmo.

2007-03-20 12:16:30 · update #1

28 respostas

Já fui ajudada e, quando posso, procuro ajudar.

Um caso interessante foi a vez em que bateram no meu carro e uma família que morava por perto acolheu a mim e à minha filha pequena, ajudando a cuidar dela enquanto eu tomava as providências necessárias.

Nesse dia também tive várias outras manifestações de solidariedade, como um cara que se ofereceu como testemunha, outro que emprestou o celular na hora em que não achava o meu, que havia caído debaixo do banco, e outros gestos similares.

Já acolhi pessoas em situações problema também, e tenho pena de vivermos em um mundo em que, muitas vezes, deixamos de ser solidários por medo de nos colocarmos em situação de perigo.

Em tempo: já que estamos nessa seção, gostaria de declarar meu ateísmo e dizer que solidariedade e religião são coisas muito distintas. Há ateus e religiosos egoístas, há ateus e religiosos solidários.

2007-03-20 16:22:34 · answer #1 · answered by Ana Terra 4 · 1 0

Oi , querida doidinha!
Deixa eu te contar um fato que ocorreu comigo:
Outro dia, eu me aborreci muito com uma vizinha minha. Ela comemorava seu aniversário com o aparelho de som com o volume muito alto. Já passava das 3 da manhã. Fui pedir, educadamente, para que ela diminuísse o volume. Ela só diminuiu depois que eu disse que chamaria a polícia.
Ficamos sem nos falar por umas 3 semanas.
Um dia, eu comprei uma piscina maior pro meu filho e não sabia se jogava a velha fora, pois estava com alguns furinhos. Como eu sei que ela tem 2 filhos pequenos, marido desempregado a quase 1 ano, quase passando necessidade, eu resolvi dar a piscina velha, que eu mesmo colei os furos, para as crianças dela se refrescarem, pois o calor estava insuportável (Rio de Janeiro).
Quando entreguei a piscina, ela me agradeceu muito e ainda me pediu desculpa pelo incidente do som alto.
Eu disse a ela que eu estava fazendo o que meu coração mandava e que era só pelas crianças, mas ela me agradeceu muito assim mesmo.
Fiquei mais "leve" que uma pluma. Foi bom pra mim e bom pra ela, também.

Beijos!

2007-03-20 19:29:26 · answer #2 · answered by है▬ω▬है 5 · 3 0

Acho que isto é um ato religioso independente da religião que pratica.

2007-03-24 05:55:00 · answer #3 · answered by ? 6 · 2 0

Minha mãe me chamava de o bom Samaritano porque sempre ajudei pessoas. Já respondi pergunta parecida para o Kool em "Qual foi o seu ultimo ato de bondade?" e vou transcrevê-la para voce:
"A tres semanas atras, encontrei um homem estirado dentro de um posto de gasolina fechado, que fora assaltado por cinco pessoas, bateram muito nele e o jogaram lá dentro. Ele estava com os dois braços e pernas quebradas. No principio não dei muita bola e ele só queria agua. Quando contou sua historia, fiquei sensibilizado e não só arrumei a agua para ele, como também chamei o resgate, que o imobilizou e colocou-o dentro da viatura e o levou ao hospital".
Complementando o relato, acompanhei todo o socorro dos bombeiros e quando levantaram a camisa dele, havia furo de bala e uma marca de corte feito á faca. Imediatamente eles fizeram a famosa pergunta se ele tinha passagem, ele disse que sim que tinha um B.O.
Quando cheguei em casa, contei o que aconteceu e todos me perguntaram, e se ele fosse ladrão??. Eu respondi que não me importei e que apenas ví na minha frente um ser humano que precisava de ajuda e disse também que o rapaz me agradeceu muito e acho que nunca esquecerá que o ajudei um dia.
O rapaz me disse que já havia pedido socorro para muita gente e ninguém se importou. Ao lado dele havia um onibus com algumas pessoas fazendo a limpeza e ele ali do lado deles e eles olhando sem fazer nada.

2007-03-23 16:37:39 · answer #4 · answered by marmoteiro 4 · 2 0

Doidinha, ao longo da minha Vida, foram várias as ocasiões em que tive o prazer de ajudar desconhecidos e ser ajudado, às vezes, não necessitamos de muito para ajudar ou ser ajudado, basta um gesto; um sorriso; uma palavra!...

2007-03-23 15:52:21 · answer #5 · answered by Miguel P 6 · 2 0

sim, sempre ajudo como posso. recentemente quando ia fazer um trabalho, conduzia pela autoestrada quando vi uma moça jovenzinha atrapalhada com um furo no pneu de trás, parei e perguntei-lhe se podia fazer alguma coisa. a moça tinha carta há poucos dias, o telemóvel sem bateria e não conseguia mudar o pneu sozinha. emprestei-lhe o telefone e fiquei com ela até chegar o carro de auxílio. passaram por nós imensos carros e mesmo de homens que podiam ter ajudado a trocar a roda e nem um só parou. se eu não tivesse parado, com a indiferença que há hoje, a moça tinha ficado ali horas esquecidas. em relação a mim, estou muito grata a um grande amigo, que não sendo daqui nem meu familiar, me tem acompanhado todas as semanas infatigavelmente à fisioterapeuta e quando eu não conseguia guiar me vinha buscar, fazendo 130 kms por isso, por ocasião de uma paralisia nos membros inferiores. adianto que a minha família nada fez para me ajudar.
éisto.

2007-03-20 19:12:32 · answer #6 · answered by Maharet ® 6 · 2 0

uma coisa é certa não precisa de religião,
para fazer o bem sem olhar a quem.

2007-03-20 19:01:18 · answer #7 · answered by DIANA LORENA Z 3 · 2 0

O mundo anda carente de pessoas como você,parabéns pela sua pergunta.Devemos realmente fazer o bem sem olhar a quem,porque somos todos filhos de Deus,muitos podem até ser errados mais quem somos nós para julga-los?Eu nunca deixei de estender a mão a quem precisa e já fui muito criticada por isso,já me chamaram de tola,mais fazer o quê,é mais forte que eu,não sei negar ajuda mesmo que seja para uma pessoa que já tenha me prejudicado,prefiro fazer minha parte,ficar em paz com a minha conciência e não ligar para as criticas negativas,afinal cada cabeça uma sentença..e eu sigo meu coração...

2007-03-24 09:58:34 · answer #8 · answered by Anonymous · 1 0

Ô, Doidinha, graças a Deus pela sua vida! Fiquei muito feliz com essa pergunta porque você, de um jeito muito nobre e inteligente, deu uma trégüa por aqui. A questão não é concordar com todo mundo, mas respeitar quem quer que seja, ajudando indistintamente,afinal, somos responsáveis uns pelos outros.Todos nós somos comedores de arroz e feijão ( a menos que você não aprecie essa típica combinação nacional), então não dá para nos acharmos melhor que ninguém, né ?
Quanto à sua pergunta, nem me lembro quantas vezes fui ajudada... Algumas vezes por pessoas que sequer imaginava. Muito mais do que ajudei, até porque eu sou só uma ! E é aí que entra a questão da união. Já me ajudaram muito, a mim e ao meu marido, e sou muito grata. Nada como passar por situações de discriminação e ser muito ajudada para aprender a ser um pouquinho menos vaidosa. Agora só não podemos cair no erro de "gelar'' quem quer que seja por aqui, você não acha? Afinal, não precisamos de julgamentos, apenas de acolhimento. Foi isso que Jesus, quis ilustrar nessa parábola: não julgar, mas ajudar! Visto que Jesus é meu Senhor tenho que me esforçar para cumprir o Seu mandamento. E mesmo para quem não crê da mesma forma que eu, Ele é um exemplo a ser seguido, quando viveu entre nós na Terra.
Que continuemos assim, respeitando a todos incondicionalmente!
Que Deus te abençoe!

2007-03-22 19:50:37 · answer #9 · answered by Ju 2 · 1 0

Irmã,
Esse é o caminho para Deus.
"Fora da caridade não há salvação"
Ajudamos e somos ajudados muito mais do que a gente lembra. Desde um sorriso até socorro em um acidente.Nossa memória é que é muito curta para as coisas boas.

Um abraço e muita paz...

2007-03-21 06:27:56 · answer #10 · answered by Paulo 5 · 1 0

Parabéns! sou ateu, e sei q sou totalmente "do bem"!

2007-03-20 23:52:39 · answer #11 · answered by Betinha 7 · 1 0

fedest.com, questions and answers