O islão, islã, islame ou islamismo (do árabe: الإسلام al- islām) é uma religião monoteísta que surgiu na Península Arábica no século VII, baseada nos ensinamentos religiosos do profeta Muhammad (Maomé) e numa escritura sagrada, o Alcorão.
Cerca de duzentos anos após o seu nascimento na Arábia, o islão já se tinha difundido em todo o Médio Oriente, no Norte de África e na Península Ibérica, bem como na direcção da antiga Pérsia e Índia. Mais tarde, o islão atingiu a Anatólia, os Balcãs e a África subsariana. Recentes movimentos migratórios de populações muçulmanas no sentido da Europa e do continente americano levaram ao aparecimento de comunidades muçulmanas nestes territórios.
A mensagem do islão caracteriza-se pela sua simplicidade: para atingir a salvação basta acreditar num único Deus, rezar cinco vezes por dia, submeter-se ao jejum anual no mês do Ramadão, pagar dádivas rituais e efectuar, se possível, uma peregrinação à cidade de Meca.
O islão é visto pelos seus aderentes como um modo de vida que inclui instruções que se relacionam com todos os aspectos da actividade humana, sejam eles políticos, sociais, financeiros, legais, militares ou interpessoais. A distinção ocidental entre o espiritual e temporal é, em teoria, alheia ao islão.
Os muçulmanos crêem em um Único e Incomparável Deus; nos anjos criados por Ele; nos profetas pelos quais Suas revelações foram trazidas à humanidade; no dia do Juízo e na prestação individual de contas pelas ações praticadas; na autoridade total de Deus sobre o destino do homem e na vida após a morte. Os muçulmanos crêem na corrente dos profetas a partir de Adão, incluindo Noé, Abraão, Ismael, Isaac, Jacó, José, Jó, Moisés, Araão, Davi, Salomão, Elias, Jonas, João Batista e Jesus, que a paz esteja com eles. Mas a mensagem final de Deus para o homem, uma confirmação da mensagem eterna e um resumo de tudo que acontecera anteriormente, foi revelada ao profeta Mohammad por intermédio do anjo Gabriel.
A palavra árabe "Islam" significa "submissão". É derivada de uma palavra que significa "paz". Num contexto religioso, significa total submissão à vontade de Deus. Maometano, portanto, é uma denominação errada, porque sugere que os muçulmanos adoram a Mohammad em vez de Deus. "Allah" é a palavra árabe que significa Deus, usada pelos árabes tanto muçulmanos como cristãos.
2007-03-20 08:47:52
·
answer #1
·
answered by Katte 6
·
1⤊
0⤋
Alah é Deus...Deus é Alah. É a mesma coisa, em idiomas diferentes. Será que eles estão errados também?
2007-03-20 10:09:16
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Alá não é um nome, Alá é Deus em árabe. É como Dios em espanhol, Dio em italiano, Dieu em francês, God em inglês.
2007-03-20 08:59:44
·
answer #3
·
answered by Specula — Annuntians Regnum Iehovah 5
·
1⤊
0⤋
Allah é javé, brahma, tupã, o deus único.
Mas o que eles adoram mesmo é explodir um judeu.
2007-03-20 08:45:11
·
answer #4
·
answered by behemoth666 2
·
3⤊
5⤋