Cara Michelle sou farmacêutica (porém alopata) e sei exatamente o que você está sentindo.
Sinceramente não sei muito sobre homeopatia, mas quando trabalhava em balcão de drogaria, muitas vezes meus conselhos impediam que a pessoa fosse parar no hospital. Mas como trabalhava numa rede tinha que lidar com as burrices típicas de diretores comerciais que não sabem nada sobre farmácia, não tem nenhuma responsabilidade perante a lei e mesmo assim se acham no direito de meter o bedelho e de ameaçar farmacêutico de demissão, caso seus conselhos resultem em não vender um medicamento.
Desde maio do ano passado moro em Montreal, porém vim para ficar só um ano e retorno no final de abril. Não pude trabalhar como farmacêutica aqui pois sou residente temporária, mas claro que isso não me impediu de bisbilhotar como as farmácias daqui funcionam. Por aqui não existe manipulação de nenhuma espécie, medicamentos tarjados são dispensados só com apresentação de receita médica e só na quantidade necessária. Não existe aplicação de injeção em farmácia e nem choradeira de preços e de "me libera esse remedinho sem receita pois sou pobre e não posso ir ao médico". E ainda tem melhor: aqui farmacêutico é considerado profissional de saúde e não balconista com diploma (aliás balconista aqui não existe).
Diante de tudo isso, só pude chegar a uma conclusão. Farmácia no Brasil funciona muito, mas muito mal. Acho que como profissionais nós devemos nos impor e exigir que os conselhos e sindicatos de farmacêuticos façam algo além de cobrar aquelas altíssimas anuidades no início do ano e de exigir que profissionais como eu e você cumpramos o que sabemos que é correto, se o erro está na maneira de como a farmácia é estruturada.
Claro, o processo é longo, mas se nós não contribuirmos para que o setor de farmácia funcione da maneira que deve, então não podemos reclamar.
Quando estiver muito chateada, lembre-se que farmacêutico é profissional de saúde, que ele faz a diferença sim e que você estudou para ajudar a salvar vidas, as pessoas querendo ou não.
Espero ter aumentado sua esperança, nem que seja um pouquinho. Um abraço.
2007-03-20 07:47:50
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
olha, tb estou na mesma situação, só que sou fiaioterapeuta.... só que eu amo minha profissão, mas nao tem emprego... acho que vc pode ver alguma outra area dentro da sua profissao mesmo...
2007-03-20 15:24:38
·
answer #2
·
answered by ? 4
·
0⤊
0⤋
Amiga, posso ajuda-la!! Tenho uma amiga que estava exatamente como vc, ela é farmacêutica, dona de farmacias convencional e de manipulação e agora esta realizada num trabalho motivador, dentro de uma area em que a credibilidade de alguem com a formação de vcs aumenta o resultado, trabalhando apenas em tempo parcial, com ganhos tb muito interessantes!
Se quiser saber mais, posso convidá-la para um evento promovido pela empresa onde estamos trabalhando. Esse evento social chama-se "Coquetel do Bem Estar" e vc poderá tb conhecer essa oportunidade. Inclusive nesse coquetel estará essa amiga!
Se quiser um convite, posso te arrumar, pois ainda tenho um! (Aliás, vc está em São Paulo?)
abs
2007-03-20 14:17:29
·
answer #3
·
answered by Lili D 3
·
0⤊
0⤋
Se vc chegou ao ponto de se desmotivar em sua profissão, então realmente está na hora de partir para algo que esteja mais em sintonia com os seus interesses atuais; Mas não é possível dar uma sujestão aqui, pq isso pode variar muito, ou seja, o que eu achar interessante, pode não representar nada pra vc, então apenas vc mesma é que pode solucionar a sua vida. Mas, Boa sorte, mesmo assim!
2007-03-20 14:03:45
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋