Sem a menor sombra de duvidas.
Do que adianta ir a Igreja Orar ou Rezar, fazer adoração, dar Dizimo pra Igreja, ajudarem-se entre sí no mesmo circulo que professa, se deixamos um irmão à mingua, se negamos uma esmola, uma palavra de reconforto, uma visita a um orfanato, a um abrigo de idosos, do que adianta professar alguma fé?
É pelas obras que se conhece um Cristão.
2007-03-20 00:34:29
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
primeiro é falta de apoio social /depois falta de humanização e por ultimo falta solidariedade.
2007-03-20 09:13:45
·
answer #2
·
answered by heginasampa 3
·
1⤊
0⤋
Oi Lininha!! Este assunto é muito polêmico uns dizem que ao ajudar estamos contribuindo c/ a marginalidade, outros dizem que é errado não ajudar. Particularmente, eu ajudo sempre que posso, e acho muito humano e bonito aquelas pessoas que saem pela cidade de noite distribuindo comida e agasalho (admirável)!! Tudo o que fazemos de coração aberto é válido, se ainda não fazemos é porque precisamos desenvolver um pouco mais a nossa consciência, mas acho que não é por falta de amor!! Bjs.
2007-03-20 08:31:39
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Depende de suas condições, e não apenas as financeiras... As vezes por mais que você não dê esmolas( coisas que incitam á vadiagem), você pode contribuir pelo menos tratando com mais respeito e dignidade e acredite, nem todo mendigo o é por gosto... infelizmente o que falta a eles é oportunidade para sair deste tipo de situação!!!Ás vezes seu carinho basta!!!
2007-03-20 07:45:34
·
answer #4
·
answered by Agatha C 1
·
1⤊
0⤋
Com certeza é falta de amor. Uma vez eu dei dinheiro até para um beber cachaça pois estava em abstinencia. A caridade, a esmola é uma questão de amor ao próximo. Não adianta levar em igrejas e sim dar o pão a quem tem fone, pinga a quem tem abstinecia, senão morre, água a quem tem sede. Depois a pessoa vive mais um tempo que pode dar uma virada na vida.
2007-03-24 01:14:05
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Eu amo meu próximo, ou seja, meus familiares.Os outros eu respeito.Não dou esmola, mas se alguém quer aprender algo que eu saiba fazer, para ter uma renda alternativa, eu ajudo com meu tempo e ensinamento.( trabalho com artes manuais - artesanato - e ensino numa escola à crianças de 5ª a 8 ª série).
2007-03-20 08:03:38
·
answer #6
·
answered by Tereza B 5
·
0⤊
0⤋
Não acho que seja falta de amor..
É que existem diferenças.
Devemos ajudar sim famílias ou pessoas necessitadas, que realmente, mesmo com trabalho, pouco salário, ainda tentam viver, dar de comer aos filhos, comprar algumas roupas. Essa pessoa ainda é digna.
Mendigo, eu falo de pessoas ditas mendigos, que andam por ai, com saúde suficiente para trabalhar, deveriam ir atrás de um emprego. Em primeiro lugar, porque o trabalho nos torna dignos e com direitos. Em segundo, pelo dinheiro, então, para ter comida e roupa. É fácil pedir a quem tem pra dar, difícil é correr atrás disso.
Crianças então, não devem ganhar de jeito nenhum. Isso só as incentiva a ficar na rua pedindo esmolas, e não adquirem o conhecimento da escola e do trabalho.
Sei que é triste a situação, dá pena, a gente quer ajudar, mas isso ainda é mais um incentivo do que própria ajuda.
2007-03-20 07:44:39
·
answer #7
·
answered by Jeniffer H 3
·
0⤊
0⤋
Depende do que você entende pelo verbo "ajudar". No caso de uma criança, muitas vezes pode ter um adulto sacana esperando lá na outra esquina para tomar o dinheiro dela, ou seja, você não estará ajudando a criança, mas sim colaborando para que ela seja mais explorada ainda.
Vi uma cena bem ilustrativa disso em uma cidade do interior de MG. Um homem passeava por uma rua, com um carrinho de bebê, parando em todas as mesas de um bar, sempre com o mesmo discurso: dizia que ele e a mulher eram portadores de HIV, e que tinham que sustentar o filho...
Você não acha que isso é exploração? Certamente, se uma pessoa se oferecesse para criar o filho dele, ele não permitiria. Afinal, isso faria com que ele perdesse a "mercadoria".
Agora, se eu vejo uma pessoa idosa pedindo esmola na rua, se eu tenho como ajudar, eu ajudo. Porque ninguém dá emprego com carteira assinada para uma pessoa de idade. E ninguém se preocupa com os velhinhos.
De outra feita, na cidade onde eu morava, teve uma enchente muito grande. Um dia, apareceu na minha casa uma mulher que disse que perdeu tudo na enchente (pelo lugar onde ela disse que morava, possivelmente era verdade, porque lá deu 6 metros acima do nível do rio), e que queria trabalhar de faxineira para se recuperar do estrago. A gente não tinha como empregá-la, porque já tínhamos uma empregada. Fizemos uma "limpa" nos armários, demos roupas e cobertores para ela, e indicamos uma mulher que conhecia muita gente e que, possivelmente, saberia ajudá-la a encontrar um trabalho melhor do que nós. Essa realmente queria ser ajudada...
Então, na maioria dos casos de pedintes (adultos saudáveis), ajudar, mesmo, é botar essas pessoas para ganhar o pão com o suor do próprio rosto... É o que eles realmente precisam.
2007-03-20 07:42:38
·
answer #8
·
answered by Verbena 6
·
0⤊
0⤋
O termo "amor ao próximo" é tão relativo... Às vezes, qdo pensamos q vamos ajudar, acabamos atrapalhando e vice-versa...
Eu não ajudo com dinheiro, se tenho algo para alimentar ou uma roupa, ofereço. Mas dinheiro não dou...
Um abraço!
2007-03-20 07:41:42
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Pode ateh ser...mas tem muito mendigo por ai que nao quer trabalhar mesmo e esperam a bondade alheia pra sobreviverem. Tem gente que acho que devemos ajudar sim...mas nao dando dinheiro a eles, e sim levando-os pra um abrigo, algo desse tipo entende? Acho que essa eh a maior ajuda que podemos dar a estas pessoas..
2007-03-20 07:40:41
·
answer #10
·
answered by Lininha 3
·
0⤊
0⤋