English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Mateus VI, 3: "Não é este o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão?
Marcos VI,1,6: "...sua mãe, seus irmãos e suas irmãs tinham se fixado em Nazaré".
João II, 12: "Depois disto desceu a Cafarnaum, ele e sua mãe e seus irmãos e seus discípulos e ficaram ali não muitos dias".
João VII,3,6: "Disseram-lhe, pois seus irmãos. Sai daqui e vai para a Judéia, para que também teus discípulos vejam as obras que fazes."

Estes trechos da Bíblia enfatizam que Jesus realmente teve irmãos, ou não? O que você acha?

2007-03-19 13:11:56 · 15 respostas · perguntado por dissidente 2 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

15 respostas

A palavra irmão, no aramaico daquela época, era dúbia. Não significava somente irmãos de sangue. Mas em parte nenhuma da Biblia está escrito que Maria não teve outros filhos. O Catolicismo, a posteriori, estabeleceu a virgindade perpétua de Maria como dogma. O mais importante é que reflitamos e pratiquemos os ensinamentos de Jesus, que transcendem divisões e são estudados até por psicólogos e terapeutas, hoje em dia. Vide O Monge e o Executivo e a série Analise da Inteligência de Cristo.

2007-03-19 13:28:30 · answer #1 · answered by Joilson 1 · 0 0

Por mais que tentemos justificar as expressões acima afirmando que irmãos significa primo, parentes e coisas mais, acredito que o significado é mesmo o que conhecemos hoje, ou seja, irmão de carne e osso. O problema é que ao aceitarmos essa posição acabamos não aceitando certos dogmas da Igreja Católica e outras Igrejas que estão na comodidade de vender aquilo que rende mais. O que mudaria em Maria, Mãe de Jesus, em toda sua grandeza em ter tido mais filhos? Continuo admirando-a pelo símbolo de entrega, renúncia, humildade e mãe.

2007-03-19 20:33:23 · answer #2 · answered by O Filosofo 4 · 1 0

Que José teve filhos com Maria

2007-03-19 22:21:21 · answer #3 · answered by Kyrie eleison - Christe eleison 6 · 0 0

Jesus teve sim irmãos, isso é comprovado nas escrituras(João 7:1-5) . . .Então, depois destas coisas, Jesus continuava a percorrer a Galiléia, porque não queria percorrer a Judéia, visto que os judeus buscavam matá-lo. 2 No entanto, estava próxima a festividade dos judeus, a festividade das tendas. 3 Portanto, seus irmãos disseram-lhe: “Passa daqui para lá e entra na Judéia, a fim de que também os teus discípulos possam observar as obras que fazes. 4 Pois, ninguém faz nada em secreto enquanto ele mesmo busca ser conhecido publicamente. Se fazes estas coisas, manifesta-te ao mundo.” 5 Seus irmãos, de fato, não estavam exercendo fé nele.. . .
Durante os primeiros três anos do ministério terrestre de Jesus, seus meios-irmãos não exerceram fé nele. (João 7:5) Mas, por volta do tempo de Pentecostes do ano 33 E. C., isto havia mudado. Depois de sua ressurreição, Jesus “apareceu a Tiago”, evidentemente seu meio-irmão. Sem dúvida, isto contribuiu para aumentar a convicção não só de Tiago, mas também dos outros meios-irmãos de Jesus, de que Jesus era o Messias. Depois disso, os meios-irmãos de Jesus reuniram-se com os onze apóstolos fiéis e outros num sobrado em Jerusalém e estavam evidentemente entre os que receberam o espírito santo. — 1 Cor. 15:7; Atos 1:14-26; 2:1-4.
Evidentemente, foi o meio-irmão de Jesus, Tiago, quem serviu como ancião na congregação de Jerusalém e pelo visto foi ele quem escreveu a inspirada “Carta de Tiago”. (Atos 12:17; Tia. 1:1) E o Judas que escreveu a carta que se tornou parte do cânon bíblico era provavelmente o irmão de Tiago, portanto também irmão de jesus.
Mas nenhum destes escritores se aproveitou da sua relação carnal com Jesus, mas reconheceu humildemente ser “escravo de Jesus Cristo”. — Tia. 1:1; Judas 1.

2007-03-19 21:31:12 · answer #4 · answered by Herman 6 · 0 1

A hermenêutica ensina, que o escritor quiz dizer aquilo que ele escreveu. Portanto acho que é uma discriminação contra a mulher, lhe atribuir como pecaminoso ou desonrante , ser mãe de vários filhos. E, se Jesus tivesse mesmo se casado? mudaria alguma coisa nos planos soberanos de Deus?
O nosso problema é querer que a historia seja feita conforme a nossa vontade, e esquecemos que Deus tem os planos dele.
Acredito que Maria teve os filhos citados na Bíblia e também teve filhas.Acredito que isso não lhe tirou os méritos nem tampouco lhe ceifou o direito no reino dos céus. E, cada um acredite à sua maneira.
Mas, também é um direito meu acreditar em um único mediador e salvador: Jesus Cristo.

2007-03-19 21:28:53 · answer #5 · answered by Manjarí 6 · 0 1

Com certeza Jesus teve irmãos. Esses versiculos não são parabolas, porém relatos, o que retrata que Maria teve outros filhos depois de Jesus, por isso não pode ser chamada de virgem porque não permaneceu virgem para sempre. Cumpriu o chamado de Deus para dar a luz a Jesus, porém depois disso veio a ser uma mulher normal, mãe e esposa. Sua obra se completou no nascimento de Cristo.

2007-03-19 20:59:04 · answer #6 · answered by Rose 3 · 0 1

Muitas passagens na bíblia são de difíceis interpretações, mas com a ajuda do Espírito Santo fica muito mais fácil. Mas nesta passagem Deus que orientou a escrita da bíblia deixou bem claro estas passagens, e ainda mais, esta: Mateus 1 vewrs. 25: E José, despertanto do sono, fez como o Anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher; vers. 25: E NÃO A CONHECEU até até ate´ate´que deu á luz seu filho, o PRIMOGÊNITO; e pôs-lhe o nome de Jeus.Vejamos que, primógênito em uma família no Oriente médio e até hoje significa ter o mais velho. Então Mari teve outros filhos sim além de Jesus, provado em várias partes na bíblia.

2007-03-19 20:41:04 · answer #7 · answered by salva 6 · 0 1

Nem vou procurar citações de teologos catolicos para te responder.
Vou usar as citaçõe sobre este tema feitos pelos reformadores protestantes:

Lutero, por exemplo, não negou a virgindade perpétua de Maria, mas julgava em dizer que a expressão “irmãos de Jesus” deve ser entendida no sentido semita; este atribuía a irmãos o significado de “parente, familiar”; para o confirmar, Lutero apelava para a significação ampla da palavra grega adelphoi na tradução dos LXX.

Calvino, em alguns aspectos, foi mais radical. Suprimiu as festas marianas, aceita o título “Mãe de Deus” definido pelo concílio de Éfeso em 431, mas prefere a expressão “Mãe de Cristo”. Sustenta a perpétua virgindade de Maria, afirmando que “os irmãos de Jesus” citados em (Mateus 13,55) não são filhos de Maria, e sim parentes. Professar o contrário, segundo Calvino, significa “ignorância”, louca sutileza e “abuso da sagrada Escritura”.

Zwínglio, por sua vez, escreveu: “firmemente creio, segundo as palavras do Evangelho, que Maria, como virgem pura, nos gerou o Filho de Deus e que no parto e após o parto permaneceu para sempre virgem pura e íntegra” (Corpus Reformatorum: Zwingli Opera 1 424)

Os “irmãos do Senhor” eram, para Zwínglio, “os amigos do Senhor” (ZO 1,401)


Por ai vc vê que a Virgindade perpétua de Maria teve defesa até mesmo nos pais da heresia protestante.

Pena é que eles tiveram "filhos" tão desnaturados.....

2007-03-19 20:34:57 · answer #8 · answered by Frei Bento 7 · 1 2

penso que jesus naum tv somente irmãos mas também filhos, só pq ele foi um grand profeta, naum deixou de sr humano, portanto devia ter suas "necessidades", dessa forma, maria e josé (também humanos) teriam seus desejos, o q os impediria de ter outros filhos? nada!

2007-03-19 20:24:56 · answer #9 · answered by taninha 2 · 0 1

Sim , Jesus tinha irmãos.

Filhos de José e Maria

2007-03-19 20:21:12 · answer #10 · answered by •∙●ε†εЯηα αρЯεηĐiz●∙• 4 · 0 1

fedest.com, questions and answers