A condilomatose é o aparecimento de verrugas na pele, e pode ocorrer também na regiao genital e anal. O agente etiologico é o HPV - papiloma virus humano. Existem dois grupos de HPV o grupo A que faz aparecer verrugas e o grupo B que origina cancer. o exame que determinas se a pessoa esta infectada ou nao é a captura hibrida para HPV. Nao tem cura, mas tem tratamento, é uma doença infecto contagiosa e sexualmente transmissivel. o periodo de incubaçao é de 30 a 180 dias.
2007-03-21 12:15:01
·
answer #1
·
answered by Mystic 7
·
0⤊
0⤋
Pela descrição que dá não me parece com Condiloma não já que o condiloma tem algumas lesões em forma de verrugas, e não são dolorosas, a chance do condiloma passar da mãe para o filho na ocasião do parto existe , mas é pequena, também não há formas que se pareçam com capim ou felpos de toalha e sempre tem forma de verrugas, de fato o HPV pode estar há anos com a pessoa e não apresentar as lesões verrucosas, inclusive não todos os tipos de HPV que se "transformam " em condiloma, somente alguns, outros tem relação com cancer de colo de útero...
Vai alguns aspectos da doença:
nfecção causada por um grupo de vírus (HPV - Human Papilloma Viruses) que determinam lesões papilares (elevações da pele) as quais, ao se fundirem, formam massas vegetantes com o aspecto de couve-flor (verrugas). Os locais mais comuns do aparecimento destas lesões são a glande, o prepúcio e o meato uretral no homem e a vulva, o períneo, a vagina e o colo do útero na mulher. Em ambos os sexos pode ocorrer no ânus e reto, não necessariamente relacionado com o coito anal. Com alguma frequência a lesão é pequena, de difícil visualização à vista desarmada, mas na grande maioria das vezes a infecção é assintomática ou inaparente (sem nenhuma manifestação detectável pelo paciente).
Sinônimos
Jacaré, jacaré de crista, crista de galo, verruga genital.
Agente
Papilomavirus Humano (HPV) - DNA vírus. HPV é o nome de um grupo de virus que inclue mais de 100 tipos. As verrugas genitais ou condilomas acuminados são apenas uma das manifestações da infecção pelo virus do grupo HPV e estão relacionadas com os tipos 6,11 e 42, entre outros. Alguns tipos (2, 4, 29 e 57) causam lesões nas mãos e pés (verrugas comuns). O espectro das infecções pelos HPV é muito mais amplo do que se conhecia até poucos anos atrás e inclui também infecções subclínicas (diagnosticadas por meio de peniscopia, colpocitologia, colposcopia e biópsia) e infecções latentes (só podem ser diagnosticada por meio de testes para detecção do virus). Alguns trabalhos médicos referem-se a possibilidade de que 10-20% da população feminina sexualmente ativa, possa estar infectada pelos HPV. A principal importância epidemiológica destas infecções deriva do fato que do início da década de 80 para cá, foram publicados muitos trabalhos relacionando-as ao câncer genital, principalmente feminino. Alguns tipos de virus tem um potencial oncogênico (que pode desenvolver câncer) maior do que os outros (HPV tipo 16, 18, 45 e 56)
Complicações/Consequências
Câncer do colo do útero e vulva e, mais raramente, câncer do pênis e também do ânus.
Transmissão
Contacto sexual íntimo (vaginal, anal e oral). Mesmo que não ocorra penetração vaginal ou anal o virus pode ser transmitido. Eventualmente uma criança pode ser infectada pela mãe doente, durante o parto. Pode ocorrer também, embora mais raramente, contaminação por outras vias que não a sexual : em banheiros, saunas, instrumental ginecológico, uso comum de roupas íntimas, toalhas etc.
Período de Incubação
Semanas a anos. (Como não é conhecido o tempo que o virus pode permanecer no estado latente e quais os fatores que desencadeiam o aparecimento das lesões, não é possível estabelecer o intervalor mínimo entre a contaminação e o desenvolvimento das lesões, que pode ser de algumas semanas até anos ou décadas)
Tratamento
O tratamento visa a remoção das lesões (verrugas, condilomas). Os tratamentos disponíveis são locais (cáusticos, quimioterápicos, cauterização etc). As recidivas (retorno da doença) podem ocorrer e são freqüentes, mesmo com o tratamento adequado. Eventualmente, as lesões desaparecem espontaneamente. Não existe ainda um medicamento que erradique o virus, mas a cura da infecção pode ocorrer por ação dos mecanismos de defesa do organismo. Há também estudos no sentido do desenvolvimento de vacinas contra o HPV.
Prevenção
Camisinha usada adequadamente, do início ao fim da relação, pode proporcionar alguma proteção. Exame ginecológico anual para rastreio de doenças pré-invasivas do colo do útero. Avaliação do(a) parceiro(a). Abstinência sexual durante o tratamento.
Se quiser ver algumas fotos veja em:
http://www.dst.com.br/pag05.htm
2007-03-19 19:36:03
·
answer #2
·
answered by Olliver 6
·
1⤊
0⤋
Tambem conhecida como crista de galo, esta doença causa o aparecimento de verrugas na regiao genital e / ou anal. bem no inicio da doença, pode haver apenas uma ou duas verrugas pequenas, nessa epoca a doença nao faz grande estragos, porque o tratamento é muito facil, e a cura vem em poucos dias. Mas se a pessoa nao procurar logo o medico, as verrugas começam a crescer e a se espalhar, ficando uma bem juntinha da outra parecendo couve-flor. e ai, dependendo do tempo as vezes, é necessario fazer uma operação para a pessoa ficar curada.
2007-03-21 10:25:10
·
answer #3
·
answered by andreia nunes 1
·
0⤊
0⤋
Uma DST causada pelo Papiloma vírus humano. Causa o aparecimento de verrugas e/ou inchações rosadas e húmidas que formam, na pele dos órgãos genitais, uma superfície semelhante a uma crista de galo. O condiloma acuminado pode aparecer juntamente com os sintomas da gonorreia. Pode aparecer também no ânus e no reto.
2007-03-19 19:41:23
·
answer #4
·
answered by Henry setH 5
·
0⤊
0⤋