Depende o grau de comprometimento que a doença acarreta....
Na esclerose múltipla por exemplo , temos desde pessoas quase assintomáticas, quanto pessoas que não conseguem andar, dependendo da progressão da doença, tratamento e época de descoberta(precoce ou não). Portanto depende dos agravos que advém da doença e não meramente do diagnóstico ter ou não ter a doença, bem como correlacioná-la com a profissão, por exemplo: motorista de caminhão , onibus de transporte coletivo e pilotos de avião as vezes se aposentam por algum tipo de hipertensão mal controlada, haja vista do risco que correm e colocam outros em risco em caso de um mal súbito.....
Portanto a questão da aposentadoria depende de múltiplos fatores e não só do diagnóstico, sendo essa doença cronica ou não...
Espero ter contribuido
Um abraço
2007-03-19 11:16:08
·
answer #1
·
answered by Olliver 6
·
1⤊
0⤋
Esclerose multipla tem sim, precisa de um Laudo médico especialista dizendo as condições do Paciente e suas limitações, aí dar entrada no INSS para pericia.
boa sorte
abraços
@
2007-03-19 18:58:31
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Não tem direito à aposentadoria por invalidez quem, ao se filiar à Previdência Social, já tiver doença ou lesão que geraria o benefício, a não ser quando a incapacidade resultar no agravamento da enfermidade.
Quem recebe aposentadoria por invalidez tem que passar por perícia médica de dois em dois anos, se não, o benefício é suspenso. A aposentadoria deixa de ser paga quando o segurado recupera a capacidade e volta ao trabalho.
Para ter direito ao benefício, o trabalhador tem que contribuir para a Previdência Social por no mínimo 12 meses, no caso de doença. Se for acidente, esse prazo de carência não é exigido, mas é preciso estar inscrito na Previdência Social.
2007-03-19 18:37:39
·
answer #3
·
answered by Henry 4
·
0⤊
0⤋
Claro que tem... Oxeeeee
Pessoas com menos que isso se aposentam.
Tchauzinho
2007-03-19 18:11:20
·
answer #4
·
answered by Nekinha 5
·
0⤊
0⤋