English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Imaginemos que alguém construiu um carro, outra pessoa comprou esse carro, dirigiu, bateu e agora ele tem vazamento de óleo. Nós apontamos o dedo diretamente para o construtor do carro, dizendo que o fez de maneira defeituosa, ou admitimos a possibilidade de o motorista ter causado o problema de vazamento ao bater o carro? E se a batida matou uma pessoa, foi o construtor que errou ou foi o motorista? Em outras palavras, um defeito no carro atesta contra a competência do construtor ou não necessariamente?
Do mesmo modo, se o homem é pecador, foi porque Deus o fez imperfeito ou porque o homem fez escolhas que o levaram a ficar "defeituoso"? Se há guerras e fome no mundo, isso é um atestado de que Deus é mau ou que não existe? Ou podemos culpar o motorista pelo atropelamento?

2007-03-19 07:33:30 · 10 respostas · perguntado por Fernando - Macaco Véio 5 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

Isso inclui as interpretações da Bíblia: algo perfeito pode ser mal usado? Ou, se é mal usado, com certeza é imperfeito?

2007-03-19 08:05:32 · update #1

10 respostas

Veja bem, da forma como vc colocou, a culpa é do motorista e não do construtor do carro. Mas se o defeito já tivesse vindo de fábrica, a culpa era do fabricante...

Mas veja bem, só a partir da estorinha do genêsis podemos fazer algumas perguntas que tornam a situação de Deus bem complicada:

- antes de comer o fruto do conhecimento do bem e do mal, Adão não sabia diferenciar o certo do errado, porque ele foi responsabilizado por Deus, então?

- se Adão não sabia o que era bem e mal, a culpa não seria da serpente então? Porque Deus culpou Adão e Eva e todas as suas gerações posteriores?

- se a culpa foi da serpente e esta representa o mal, porque Deus a criou então?

Caro Fernando, vc vai ter que citar esse exemplo do carro e do motorista para Deus, porque ele culpou toda a humanidade por um pecado cometido por alguém que nem sabia distinguir certo e errado... e que foi persuadido por outro ser que Deus também criou. Talvez já estivesse no plano Dele condenar toda a humanidade. Acho que se Deus fosse responder essa sua pergunta, Ele culparia o fabricante do carro, ou talvez o carro, vai saber...

A usuária bel diz que o homem "na sua arrogância" culpa Deus por seus infortúnios, mas porque Deus ganha crédito pelas coisas boas, mas a culpa das coisas ruins é sempre do homem? Porque é errado culpar Deus pelas coisas ruins, mas é certo agradecer pelas coisas boas? Não entendo esse duplo critério.

Quanto às interpretações da bíblia, o problema não é existirem interpretações boas e ruins, o problema é acreditar que aquelas são as palavras de Deus, e portanto, qualquer interpretação pode representar a vontade de Deus, o que é perigoso.

2007-03-21 12:58:17 · answer #1 · answered by Ken 3 · 0 0

É engraçado como algumas pessoas xingam ateus com o menor dos problemas, como se isso fosse normal e justo. A religião de vcs não ensina a ter compaixão não? Quanta hipocrisia. No entanto, este não é seu caso, o que é bom. Talvez com mais pessoas assim teremos um mundo mais agradável para se viver.

Quanta a sua questão, o "motorista" nesta situação é culpado pelo atropelamento, claro. Mas gostaria de mostrar um outro prisma da situação:
Imagine que vc dá um carro perfeito a alguém que não sabe dirigir, uma criança, por exemplo. Ela acaba batendo o carro, mas agora eu lhe pergunto: Quem é o culpado, a criança ou você? (Lembremos que no caso de deus, ele decide q a "criança" é culpada e a tortura até mandar o seu "filho" pra cá).

2007-03-19 16:17:39 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

a perfeição nao nasce. disso vem a história de evolução ou transformar carma em darma.Passando pelo livre arbítrio na sua simbologia de carros, ainda assim precisamos ver o quadro todo o tempo todo para saber onde esteve ou está o defeito. No livro lemos que Deus escreve certo por linhas tortas e que o que para nós parece errado agora, com o distanciamento e o tempo vemos que aquilo seriao certo de acontecer.

2007-03-26 06:53:32 · answer #3 · answered by didi_767 6 · 0 0

Temos o livre arbítrio,coisa que um produto não tem,agora pecador? Pelo que vejo és perfeito,ou estais querendo mudar a opinião dos outros?

2007-03-26 04:12:59 · answer #4 · answered by ? 6 · 0 0

O mal so existe pela ausencia do bem.
Deus eh perfeito, infinitamente justo e bom e as coisas que acontecem conosco sao frutos de escolhas ifelizes no exercicio do nosso livre arbitriu....cujos atos, somos responsaveis em ajusta-los com a lei, cedo ou tarde...
O mal existe apenas no nosso entendimento restrito do que seja ou nao o mal....Pessoas hoje na opulencia e outros na mais completa miseria...cegos..aleijados....culpando a Deus??...nao...sao apenas pessoas ajustando seus debitos com a Lei de Amor,...abusaram no passado e hj passam por tal situacao para poderem ser no futuro ..mais feliz.
A reencarnacao eh um fato,...a vida na materia eh limitada....mas o espirito nao morre nunca....e a Lei de acao e reacao eh regra que conduz uma humanidade inteira ao progresso, nos ensina pelo amor ou pela dor, a sermos melhores...paz

2007-03-25 19:40:36 · answer #5 · answered by kadufl 3 · 0 0

Na verdade, nós, seres humanos não nos culpamos por nada. A culpa é sempre de outras pessoas, outros fatores (macumba, alguém fez um trabalho para me prejudicar, etc, etc.), mas nós nunca somos culpados de coisa alguma. Nunca admitimos nossos erros e teremos que voltar a esta Terra até aprendermos. Será que vamos aprender algum dia?

2007-03-24 12:04:35 · answer #6 · answered by donatohashi 5 · 0 0

Oi.

Deus não nos fez imperfeitos.
Ele nos fez simples e ignorantes.
O homem é que escolhe seu caminho.
O culpado pelas guerras, fome, doenças é o próprio homem, que em sua ambição desmedida não olha para o seu semelhante, não tem amor no coração.
Deus é bom e justo.Somos nós que não seguimos os conselhos deixados por Jesus Cristo.
Beijos

2007-03-19 19:45:30 · answer #7 · answered by xixa 7 · 0 0

O motorista é o culpado!!
O homem é responsável pelos seus atos, mas na sua arrogância, sempre quer culpar alguém.
Julga-se superior e infalível, põe sempre a culpa dos seus erros nos outros, e o que é ainda pior, culpa à Deus por seus infortúnios.

2007-03-19 15:24:02 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

Com certeza a culpa é do motorista. Mas os ateus usam esse argumento irracional para converter pessoas a serem irracionais como eles.

2007-03-19 14:51:04 · answer #9 · answered by Fafá 5 · 0 0

Não, por causa dos funcionários. Devemos demití-los?

2007-03-19 14:42:41 · answer #10 · answered by Soninha 7 · 0 1

fedest.com, questions and answers