Destacamos o estudo do psicólogo Júlio Peres, do Instituto de Terapia Regressiva Vivencial Peres, que fez um mapeamento de ondas cerebrais de pacientes em REGRESSÃO DE MEMÓRIA para se saber qual ou quais as áreas do cérebro que estariam em atividade naquele momento. Assim, alguns pacientes foram submetidos a uma TOMOGRAFIA COM EMISSÃO DE RADIFÁRMACO (método spect), cujos exames foram analisados pelo médico Andrew Newberg, especialista em estados modificados de consciência da Universidade da Pensilvânia, Estados Unidos.
Estes estudos revelaram que as áreas do cérebro mais requisitadas durante a REGRESSÃO DE MEMÓRIA são as do lobo médio temporal e as do lobo pré-frontal esquerdo, que respondem pela MEMÓRIA e pela EMOÇÃO. Ou seja, NÃO É FRUTO DA IMAGINAÇÃO.
“Se o paciente estivesse criando uma estória, o lobo frontal seria acionado e a carga emocional não seria tão intensa”, conforme a explicação de Júlio Peres.
2007-03-19
05:32:22
·
19 respostas
·
perguntado por
Jorge Murta
6
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade
FONTE: http://www.espirito.org.br/portal/artigos/paulosns/reencarnacao-e-as-pesquisas.html
2007-03-19
05:32:59 ·
update #1
Lisandro, eu até aceitaria a tese do efeito G, se o controle momentâneamente perdido da área onde estão gravadas as lembranças, fossem as das LEMBRANÇAS DA VIDA ATUAL, mas estamos falando de LEMBRANÇAS DE OUTRAS VIDAS, das quais o regredido não tinha lembrança conscientemente e que foram devidamente comprovadas reais. E aí?
2007-03-19
05:57:22 ·
update #2
Poxa, D'Cristo, eu ia propor o mesmo a voce: Vamos pensar um pouco?
2007-03-19
06:12:18 ·
update #3
Oi murta, já existem livros espíritas falando a respeito o que a ciência tá provando agora. Existem muitos outros fatos ligados ao cérebro que seram descoberto pelo mundo científico do que os espíritas já sabem.. Um abraço.
2007-03-19 06:25:08
·
answer #1
·
answered by Jeje 5
·
2⤊
0⤋
Você leu a revista SUPER INTERESSANTE que tem como capa o tema ESPÍRITOS. Leia, você verá lá ateus, que vêem espíritos, inclusive fizeram todos os exames psiquiátricos e são normais. Vale a pena dar uma olhada.
Um abraço!
Luz________
2007-03-19 05:39:07
·
answer #2
·
answered by Luz__ Deus é Amor Infinito construindo 7
·
8⤊
0⤋
Pensei em fazer esse teste algum dia. Mas se ja fizeram..
Agora quero saber melhor o que cada região do cérebro faz. ;-)
2007-03-19 05:46:55
·
answer #3
·
answered by Mega 5
·
7⤊
0⤋
Pobres coitados daqueles aqui que rejeitam uma realidade tão inquestionável quanto a reencarnação.
Preferem crer em absurdos atemporais e irracionais mas não aceitam o que é óbvio: A reencarnação.
Serão esmagados, como também foram aqueles que perseguiam os cientistas que afirmaram que a Terra era redonda, que o céu não era um limite e muitas outras realidades.
Terão que aceitar a verdade da reencarnação sob o risco de caírem no ridículo dos que não acreditam.
Afinal um aborígene australiano desconhece as leis da física, como a gravidade. Mas nem por isso não está sujeito a elas. Assim é com esses religiosos hipócritas, serão ridicularizados como no passado.
Mas não aceitam a reencarnação mais por medo do que convicção, sabem que terão a certeza da prestação de contas dos erros cometidos, e sabem que terão que resgatar e corrigir injustiças praticadas. Perceberão que o perdão não é indulgência, que o mal praticado cairá no esquecimento, mas terá que ser corrigido.
Morrem de medo de reencarnar como pai de uma de suas vítimas ou vice-versa.
2007-03-19 05:50:15
·
answer #4
·
answered by Marcos Paulo 4
·
6⤊
0⤋
Calma que aos poucos a verdade vai aparecendo... ^^
2007-03-19 05:37:31
·
answer #5
·
answered by Makoto 6
·
6⤊
0⤋
É engraçado ver como o pessoal responde sem ler... teve gente que reagiu xingando de "cego espiritual" o autor da pergunta, que apresentou um relato científico.
Pelo que entendi, Murta, fizeram uma tomografia em pessoas que alegavam ter lembranças de vidas passadas, e a área do cérebro que foi "acionada" foi aquela relativa à memória. Acho que, se não é uma prova é, pelo menos, um indício forte de que são lembranças reais.
É interessante. Eu gostaria de ter acesso a esse estudo, se você puder me indicar onde, agradeço!
2007-03-19 06:24:35
·
answer #6
·
answered by Verbena 6
·
5⤊
0⤋
Oi! Murta.
Algo descoberto, e comprovadíssimo desde 1857, Eles estão comprovando agora? Creio que estão nesta parte um pouquinho atrasado, não acha? Meu querido amigo Murta, vou dar um copy em seus deitalhes e salvar no word, ok?
Parabéns, e meus sinceros agradecimentos.
Agradeço também, a nossa amiga Eu Sou a Luz, pois vou comprar a revista Super Interessante.
Um forte abraço.
2007-03-19 06:15:27
·
answer #7
·
answered by RuyLFreitas 7
·
5⤊
0⤋
Que força milagrosa sustenta o funcionamento harmonioso do cérebro, coeso e disciplinado, qual exímio maestro a reger prodigiosa orquestra?
JC - O espiritismo é uma religião, uma filosofia ou uma ciência?
Simonetti - O espiritismo é uma filosofia que tem bases científicas e conseqüências religiosas. O espiritismo é uma mensagem que vem da espiritualidade, a doutrina dos espíritos. É o espiritualismo não especulativo. As religiões de modo geral são especulativas em relação a como seria a vida espiritual. No espiritismo nós temos essa informação recebida da espiritualidade através de médiuns, que são pessoas dotadas de sensibilidade para entrar em contato com o mundo espiritual e assim nós ficamos sabendo o que o acontece após a morte, o que nós vamos enfrentar, de onde viemos. Essa é a filosofia espírita, a visão espírita do mundo.
JC - Como é possível confirmar a veracidade dessas informações?
Simonetti - Aí entramos no aspecto científico do espiritismo, o empenho de verificar se essas informações são informações são aceitáveis. Kardec (Allan, pseudônimo do professor francês Hippolyte Léon Denizard Rivail que em 1857 começou a codificação da doutrina com o lançamento do “Livro dos Espíritos”, obra-chave do espiritismo) usava o que chamava de controle universal das manifestações. Ele formulava perguntas aos espíritos, que eram submetidas a vários médiuns de localidades diferentes e que não tinham contato entre si e depois analisava as respostas para ver se elas batiam. Assim ele começou a se certificar que a informação realmente vinha de mentores espirituais que trabalhavam na codificação e não simples fantasia da cabeça do médium. Então o espiritismo começa como uma filosofia, ele se propõe a mostrar que a vida continua e que há o intercâmbio com o além, que é o aspecto científico e, porque nos orienta para uma vida melhor, fala da existência de Deus, do espírito imortal, ele tem conseqüências religiosas.
2007-03-19 06:04:17
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
4⤊
0⤋
Outro dia, estava pensando exatamente isso.
Sempre é dito que o cérebro é a “fonte” da inteligência, e onde se armazenam as memórias, etc e tal.
Mas e “sê” não for?
Então, imaginei o cérebro como uma antena ligada a um processador.
O processador:
O cérebro envia os impulsos para os órgãos, membros, e igualmente recebe impulsos.
Para cada tipo de impulso uma área é acionada, e a mesma envia o comando para que se realize o trabalho requerido.
Quando a área referente a memória é ativada, a pessoa, mesmo inconsciente, reage a esses impulsos, ou mexendo os ólhos, ou falando, ou escrevendo, enfim, sempre existe uma reação.
Mas o processador não trabalha por si, nem sozinho. Ele interage com todo o complexo, mas os comandos têm que ser imputados de alguma forma.
Os básicos, seriam a visão, audição, paladar, etc, ou seja, tarefas comuns do dia a dia.
Já os mais complexos necessitam de algo mais.
A antena:
Desde sempre, existem especulações sobre, onde fica localizado o espírito no corpo, principalmente a fonte inteligente.
Dentro, fora, ao redor, na cabeça, na barriga... então imagino que fique em todo o corpo, e a fonte inteligente movimenta-se por ele, não se estabelecendo em um local exato.
Assim, transmitiria as informações e comandos para o cérebro, acionando a área necessária para a execução da tarefa.
Assim, pelo menos pra minha imaginação pra lá de fértil, fica explicado isso, mesmo que hipotéticamente.
Mas é claro que, existe uma memória física no cérebro, mas essa, somente para a expansão da informação a ser processada, ou informações básicas necessárias.
2007-03-19 13:18:22
·
answer #9
·
answered by Hokus Phokus 7
·
3⤊
0⤋
Ante as evidências, a ciência tem que se dobrar e partir para a investigação da maneira que pode, sabemos que uma mentira não se sustenta por muito tempo, e há quanto tempo se fala em reencarnação? Milhares de anos. Então eu acho que os cientistas estão até demorando com isso.
2007-03-19 06:45:29
·
answer #10
·
answered by Fafá 5
·
3⤊
0⤋
Mas se querem algo de mais concreto creio que está comprovando sim, um indício aqui um experimento ali. E não podemos nos esquecer das pessoas que se lembram de suas vidas passadas. Muitas pessoas buscam alívios para traumas vindos das vidas passadas num psicanalista fazendo regressão hipnótica. Isto só reafirma o que já sabemos e sentimos. Nunca precisei de fatos comprovados para sentir que a reencarnação é uma verdade.
2007-03-19 12:54:27
·
answer #11
·
answered by εїзdragonflyεїз 7
·
2⤊
0⤋