Primeiro que Pascoa é uma só. Não co-existem a "Pascoa dos Judeus" e a "Pascoa dos Católicos". E, Pascoa, siguinifica a comemoração da retirada ou saída dos Judeus do Egito, guiados por Moisés, em direção à Terra Santa.
Ele guiou seu povo em direção à (antiga) Palestina, onde hoje fica Israel.
Daí, inclusive, essa guerra milenar que existe entre Judeus e Palestinos.
Outra dúvida muito comum ocorre quando muitas pessoas (Cristãos inclusive) acham que a Pascoa é algum tipo de comemoração criada por Jesus ou surgida a partir Dele. Mas não é não. Jesus inclusive, como Judeu que também era, também comemorava a Pascoa, que fora instituída há dois mil anos antes Dele próprio nascer.
Resumidamente, seria este o significado original. Contudo, com o passar dos séculos, à Pascoa fora se agregando outros sentidos e sentimentos, onde hoje aproveitamos para inserir neles, o de re-união, confraternização, introspecção e reflexão espirituais, recomeço, e tantos outros possíveis, com um ressignificado de perdão, recomeço e inovação na busca pelos caminhos do Senhor.
Resumidamente seria isso.
Um abrçao,
Guima Ubá
2007-03-18 16:10:51
·
answer #1
·
answered by Guima Ubá 2
·
1⤊
0⤋
Páscoa é uma festa feita no hemisfério norte para comemorar o início da primavera.
Era realizada desde os antigos tempos do velho Egito, onde se oferecia aos deuses a primeira espiga de milho.
Como as lavouras florescem na primavera, é a esperança de uma nova vida que brota. A semente que esteve na terra "morta" como diz o evangelista João, ressurgirá na primavera.
Também animais eram oferecidos como por exemplo o cordeiro. Exemplo que ainda permanece em nossa cultura é o signo de áries cuja regência é o intervalo de datas que serão o início da primavera (no Hemisfério Norte).
O verdadeiro sentido original da páscoa, não tem origem na passagem do povo no mar vermelho, já é muito mais antiga relatada pelos egípcios como a passagem da estação do outono para a primavera. É o período de esperança que a lavoura traga alimentos para a manutenção da vida pela renovação da vida dos vegetais que diretamente sustentam o homem ou indiretamente sustentando os animais que servem de sustento para a civilização. Um presente dos deuses.
2007-03-18 22:59:00
·
answer #2
·
answered by Mister N 6
·
1⤊
0⤋
O significado da Páscoa...
A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.
Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica. É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.
No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.
Nossos amigos de Kidlink nos contaram como se escreve "Feliz Páscoa" em diferentes idiomas. Assim:
A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. A origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos, para simbolizar a fertilidade!
Vamos ver agora como surgiu o chocolate...
Quem sabe o que é "Theobroma"? Pois este é o nome dado pelos gregos ao "alimento dos deuses", o chocolate. "Theobroma cacao" é o nome científico dessa gostosura chamada chocolate. Quem o batizou assim foi o botânico sueco Linneu, em 1753.
Mas foi com os Maias e os Astecas que essa história toda começou.
O chocolate era considerado sagrado por essas duas civilizações, tal qual o ouro.
Na Europa chegou por volta do século XVI, tornando rapidamente popular aquela mistura de sementes de cacau torradas e trituradas, depois juntada com água, mel e farinha. Vale lembrar que o chocolate foi consumido, em grande parte de sua história, apenas como uma bebida.
Em meados do século XVI, acreditava-se que, além de possuir poderes afrodisíacos, o chocolate dava poder e vigor aos que o bebiam. Por isso, era reservado apenas aos governantes e soldados.
Aliás, além de afrodisíaco, o chocolate já foi considerado um pecado, remédio, ora sagrado, ora alimento profano. Os astecas chegaram a usá-lo como moeda, tal o valor que o alimento possuía.
Chega o século XX, e os bombons e os ovos de Páscoa são criados, como mais uma forma de estabelecer de vez o consumo do chocolate no mundo inteiro. É tradicionalmente um presente recheado de significados. E não é só gostoso, como altamente nutritivo, um rico complemento e repositor de energia. Não é aconselhável, porém, consumí-lo isoladamente. Mas é um rico complemento e repositor de energia.
E o coelho?
A tradição do coelho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes alemães em meados de 1700. O coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã de Páscoa.
Uma outra lenda conta que uma mulher pobre coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um grande coelho passou correndo. Espalhou-se então a história de que o coelho é que trouxe os ovos. A mais pura verdade, alguém duvida?
No antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antigüidade o consideravam o símbolo da Lua. É possível que ele se tenha tornado símbolo pascal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa.
Mas o certo mesmo é que a origem da imagem do coelho na Páscoa está na fertililidade que os coelhos possuem. Geram grandes ninhadas!
Mas por que a Páscoa nunca cai no mesmo dia todo ano?
O dia da Páscoa é o primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre no dia ou depois de 21 março (a data do equinócio). Entretanto, a data da Lua Cheia não é a real, mas a definida nas Tabelas Eclesiásticas. (A igreja, para obter consistência na data da Páscoa decidiu, no Conselho de Nicea em 325 d.C, definir a Páscoa relacionada a uma Lua imaginária - conhecida como a "lua eclesiástica").
A Quarta-Feira de Cinzas ocorre 46 dias antes da Páscoa, e portanto a Terça-Feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa. Esse é o período da quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas.
Com esta definição, a data da Páscoa pode ser determinada sem grande conhecimento astronômico. Mas a seqüência de datas varia de ano para ano, sendo no mínimo em 22 de março e no máximo em 24 de abril, transformando a Páscoa numa festa "móvel".
De fato, a seqüência exata de datas da Páscoa repete-se aproximadamente em 5.700.000 anos no nosso calendário Gregoriano.
Para os curiosos, olha aí as datas da Páscoa até o ano de 2010:
2000 - 23 de abril
2001 - 15 de abril
2002 - 31 de março
2003 - 20 de abril
2004 - 11 de abril
2005 - 27 de março
2006 - 16 de abril
2007 - 08 de abril
2008 - 23 de março
2009 - 12 de abril
2010 - 04 de abril
2007-03-18 22:58:05
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Na civilização cristã, teve origem na tradição judaica de celebrar a "passagem" (é o que significa "Páscoa") do povo hebreu da escravidão no Egito para a Terra Prometida, o que demorou 40 anos. Com o surgimento do Cristianismo, aproveitou-se essa tradição, mas transformando-a na comemoração da "passagem" de Jesus Cristo, da vida para a morte (sua "Páscoa", ou ressurreição), ocorrida no domingo após a Sexta-Feira Santa.
2007-03-18 23:23:01
·
answer #4
·
answered by .......... 4
·
0⤊
0⤋
Páscoa significa "passagem".
Lembra a libertação do povo Hebreu, cativo no Egito, que atravessou o Mar Vermelho,à pé enxuto. Carros e cavaleiros do Faraó foram tragados pelo Mar Vermelho.
Com Jesus-caminho, verdade e vida- com sua paixão, morte e ressurreição, temos uma nova passagem....Um prêmio. Um presente. A eternidade, o paraíso, para quem o reconhece como Rei e único Senhor Deus Onipotente.
2007-03-18 23:17:09
·
answer #5
·
answered by Dullon 6
·
0⤊
0⤋
Vc se lembra da historia da 12 Pragas do Egito.
A primeira pascoa foi instituida apos a ultima praga,
para lebrar dos grandes prodigios de Deus de sua grandiosidade e de todo seu amor foi tbm na Pascoa que ocorreu o milagre da multiplicação dos "cinco Pães e dos dois peixinhos " (vale a pena citar a musica do grupo Quatro por Um de mesmo nome ),por Jesus, inclusive sua morte e ressureição.
2007-03-18 23:10:35
·
answer #6
·
answered by #<Paulo> 3
·
0⤊
0⤋
A Páscoa é a mais importante festa para os cristãos. Durante os festejos celebra-se a Ressurreição de Jesus Cristo depois de sua crucificação.
A palavra páscoa simboliza a libertação e fuga dos judeus seguidores de Cristo para o Egito.
Páscoa vem de pesach que significa passagem.
2007-03-18 23:10:13
·
answer #7
·
answered by billi 6
·
0⤊
0⤋
Nem uma delas a Biblia diz em Exodo.capitolo12 :1a21a pascoa nada mais é do que uma serimonia que foi feita pelo povo de Israél para selebrar a saida do egito e dai para frente eles selebram até hoje .Deus te abençoe
2007-03-18 23:09:54
·
answer #8
·
answered by servo 5
·
0⤊
0⤋
Significa a reisureição de cristo quando Deus volta a vida , todos ficam felizes com os ovos de páscoa, é como estar feliz numa festa de Deus, Quando vc abrir o ovo deve fazer sinal da cruz , porque o espirito de Deus acaba de sair dele, deixando feliz todos..
2007-03-18 23:01:24
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
A páscoa não representa a comemoração da ressurreição de Cristo como muitos pensam,mas isso a passagem do espírito Deus pelo Egito para levar os primogênitos dos egípcios e libertar os judeus da escravidão.A páscoa significa uma passagem,uma transformação.
2007-03-18 23:01:03
·
answer #10
·
answered by Juan 3
·
0⤊
0⤋