English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

A grande maioria das religiões afirmam que Deus é dotado de todo o poder, sabe de todas as coisas e está em todos os lugares. Como, então, Ele não previu que iríamos cometer o pecado original e causarmos todo o Mal que existe no mundo?

2007-03-18 15:12:48 · 19 respostas · perguntado por lana_thais 2 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

19 respostas

Deus previu que isto aconteceria, sim. Mas deu-nos o livre arbítrio, exatamente para que fizéssemos (e continuemos fazendo, hoje) o que bem entendêssemos. Apenas por saber que Adão e Eva (o que é uma analogia da Bíblia com os seres humanos, que sempre correm o risco de escolher o caminho errado) escolheriam o errado, Deus não poderia ter-nos criado diferentes. Seríamos o quê? Bonecos de presépios, repetindo e fazendo tudo que fosse ditado por Ele?!

2007-03-18 16:28:46 · answer #1 · answered by .......... 4 · 0 0

Oi! Lana_Thais.
Espero que não acredite nessa historinha mal contada, a intenção, foi desmoralizar a mulher pondo-lhe a culpa dos erros humanos, tal serpente até pernas tinha tanto é que seu castigo foi se rastejar, e Deus ainda avisa: "pariras com dor", e Eva sabia lá o que era dor? Outra, ainda castiga ambas, a serpente lhe atacará o tornozelo, e você esmagará sua cabeça, o interessante que não eram para atacarem nós homens, não é mesmo? mas, elas atacam mesmo assim, eu vou cobrar isso de Deus, e se tal fruto for o que muitos pensavam antes, sinceramente vale a pena pecar várias vezes, pois é pra lá de maravilhoso, mas, tem gente que não gosta, fazer o que não é? Não sabem o que estão perdendo, isto aí é mais um conto da carochinha, é por estas e outras que o numero de Ateus aumentam mais, a cada dia, e com toda razão, nem a minha sobrinha de 12 anos acredita, e o pior, ela indagou: "Se Adão e Eva povoaram o mundo, como é que foi? Eva tarará com os filhos, e Adão tarará com as filha e irmãos com irmãs tarará? E o pior, é que sobra para mim, não é para os Pais não! Aí sou obrigado a contar a verdade, que é pura mentira.
Um forte abraço.

2007-03-18 22:59:01 · answer #2 · answered by RuyLFreitas 7 · 1 0

se Ele não soubesse então ñ seria Deus.

2007-03-18 22:38:49 · answer #3 · answered by don 4 · 1 0

Olha voce fez uma pergunta muito interessante, al qual eu fiz exatamente esta mesma pergunta e outras é claro antes de começar um estudo da biblia, eu fiquei tão perplexo com respostas obvias que recebi que imediatamente iniciei um estudo biblico com as Testemunhas de Jeová.
Então da mesma maneira que eu tive uma resposta eu passo para você uma pesquisa que eu fiz sobre sua pergunta, logo de inicio poderá achar meio longa, mais se você ler e considerar todos os capitulos e versiculos irá entender em detalhes o siguinificado da matéria, e irá tirar sua duvida sobre Jeová Deus.

******************************************************************

Viva pela fé nas promessas de Deus

“Eu sou o Divino e não há outro Deus, nem alguém semelhante a mim; Aquele que desde o princípio conta o final e desde outrora as coisas que não se fizeram.” — ISAÍAS 46:9, 10.

ATÉ que ponto está Deus envolvido nos assuntos da Terra? As opiniões variam. Uma opinião é que ele de modo algum está envolvido neles. Depois de ter criado todas as coisas, ele ou não está disposto ou é incapaz de agir em nosso favor. Segundo este conceito, Deus é como um pai que coloca seu filho numa bicicleta nova, firma-a e então lhe dá um empurrão para seu filho seguir rua abaixo. Daí, o pai se afasta. O filho está por conta própria; pode cair ou não cair. De qualquer modo, o caso está fora do controle do pai.

2 Outro conceito é que Deus dirige ativamente todos os aspectos da nossa vida e que está diretamente envolvido em cada acontecimento em toda a sua criação. Se fosse assim, porém, alguns chegariam à conclusão de que Deus não só causa a ocorrência de coisas boas, mas também os crimes e as tragédias que afligem a humanidade. Conhecermos a verdade sobre os tratos de Deus nos ajudará a saber o que podemos esperar dele. Isso fortalecerá também a nossa fé no cumprimento certo das suas promessas. — Hebreus 11:1.

3 O ponto básico na questão do envolvimento de Deus nos assuntos humanos é que Jeová é um Deus de propósitos. Isso é o que o seu próprio nome dá a entender. “Jeová” significa “Ele Causa que Venha a Ser”. Jeová, com ações progressivas, se torna o Cumpridor de todas as suas promessas. Por conseguinte, fala-se de Jeová como que ‘formando’, ou amoldando, seu propósito referente a eventos ou ações no futuro. (2 Reis 19:25; Isaías 46:11) Este termo vem da palavra hebraica ya·tsar′, relacionada com a palavra que significa “oleiro”. (Jeremias 18:4) Assim como um hábil oleiro pode amoldar um pedaço de argila para se tornar um vaso bonito, assim Jeová pode amoldar ou manobrar as coisas segundo a sua vontade. — Efésios 1:11.

4 Por exemplo, Deus teve o propósito de que a Terra fosse um lugar de extraordinária beleza, a ser habitado por humanos perfeitos, obedientes. (Isaías 45:18) Muito antes de ele criar o primeiro homem e a primeira mulher, Jeová fez preparativos amorosos para eles. Os capítulos iniciais do livro de Gênesis descrevem como Jeová instituiu dia e noite, terra e mar. A seguir, ele criou vegetação e vida animal. Esta preparação da Terra para ser habitada por humanos envolveu muitos milhares de anos. O projeto foi completado com êxito. O primeiro homem e a primeira mulher começaram sua vida no Éden, um belo paraíso plenamente equipado para que pudessem usufruir a vida. (Gênesis 1:31) De modo que Jeová estava diretamente envolvido nos assuntos da Terra, amoldando progressivamente suas obras para seu elevado propósito. Será que a expansão da família humana mudou seu envolvimento?

*************************************************************

Jeová limita seus tratos com os humanos

5 Embora tenha o poder para isso, Jeová Deus não dirige nem controla cada pormenor da atividade humana. Há motivos para isso. Um deles é que os humanos foram criados à Sua imagem, tendo liberdade para agir por terem livre-arbítrio. Jeová não nos obriga a fazer o que ele quer; nem somos marionetes dele. (Deuteronômio 30:19, 20; Josué 24:15) Embora nos considere responsáveis pelas nossas ações, concedeu-nos amorosamente considerável liberdade para decidir como levar a nossa vida. — Romanos 14:12; Hebreus 4:13.

6 Outro motivo de Deus não dirigir tudo o que acontece tem relação com a questão levantada por Satanás no Éden. Satanás questionou a soberania de Deus. Ofereceu a Eva o que parecia ser uma oportunidade de ter independência — oferta que ela e depois seu marido, Adão, aceitaram. (Gênesis 3:1-6) Em resposta, Deus permitiu que os humanos governassem a si mesmos por certo período de tempo, para provar se a questão levantada por Satanás se justificava. Por este motivo, não se pode culpar a Deus pelas coisas erradas que as pessoas fazem hoje em dia. Moisés escreveu a respeito de pessoas rebeldes: “Agiram ruinosamente da sua parte; não são . . . filhos [de Deus], o defeito é deles.” — Deuteronômio 32:5.

7 No entanto, embora Jeová permitisse o livre-arbítrio e as tentativas de governo independente, ele não adotou uma política de não-intervenção nos assuntos da Terra, o que nos deixaria com pouca esperança de ele cumprir as suas promessas. Embora Adão e Eva se rebelassem contra a soberania de Jeová Deus, ele não alterou seu propósito amoroso para com a Terra e a humanidade. Sem falta ele transformará a Terra num paraíso povoado por pessoas perfeitas, obedientes e felizes. (Lucas 23:42, 43) O registro bíblico, de Gênesis a Revelação (Apocalipse), descreve como Jeová tem agido progressivamente para atingir esse objetivo.
*****************************************************************

Deus age para realizar sua vontade

8 Nos seus tratos com a nação de Israel, Deus demonstrou que cumprirá seu propósito. Por exemplo, Jeová assegurou a Moisés que libertaria os israelitas do Egito e os levaria à Terra Prometida, uma terra que manava leite e mel. (Êxodo 3:8) Era uma proclamação momentosa e tranqüilizadora. Envolveria a libertação desses israelitas — que com seus companheiros eram cerca de três milhões de pessoas — duma nação poderosa que se opunha fortemente à partida deles. (Êxodo 3:19) A terra a que seriam levados era habitada por nações poderosas, que resistiriam fortemente à sua chegada. (Deuteronômio 7:1) A terra entre os dois lugares era um ermo em que os israelitas necessitariam alimento e água. Esta era uma situação que permitiu que Jeová demonstrasse seu poder supremo e sua divindade. — Levítico 25:38.

9 Deus levou os israelitas para fora do Egito por meio duma série de atos poderosos. Primeiro, causou dez pragas devastadoras na nação do Egito. A seguir, abriu o mar Vermelho, possibilitando que os israelitas escapassem, ao passo que o exército egípcio que os perseguia pereceu. (Salmo 78:12, 13, 43-51) Depois disso, cuidou dos israelitas durante os 40 anos que passaram no ermo, alimentando-os com maná, fornecendo-lhes água e até cuidando de que suas capas não se gastassem e de que seus pés não inchassem. (Deuteronômio 8:3, 4) Depois que os israelitas entraram na Terra Prometida, Jeová lhes deu a vitória sobre os seus inimigos. Josué, que teve forte fé nas promessas de Jeová, foi testemunha ocular de tudo isso. De modo que podia dizer com confiança aos anciãos dos seus dias: “Vós bem sabeis, de todo o vosso coração e de toda a vossa alma, que não falhou nem uma única de todas as boas palavras que Jeová, vosso Deus, vos falou. Todas elas se cumpriram para convosco.” — Josué 23:14.

10 Os cristãos atuais, assim como o Josué da antiguidade, estão cheios de confiança de que Deus está disposto e é capaz de agir a favor dos que o servem. Esta convicção é uma parte essencial da nossa fé. O apóstolo Paulo escreveu: “Sem fé é impossível agradar-lhe bem, pois aquele que se aproxima de Deus tem de crer que ele existe e que se torna o recompensador dos que seriamente o buscam.” — Hebreus 11:6.
********************************************************************************************************************************************

( Deus prevê o futuro )

11 Até agora vimos que, embora Deus permita o livre-arbítrio e o governo humano independente, ele tem tanto o poder como a determinação de agir para cumprir seu propósito. No entanto, há outro fator que contribui para o cumprimento certo das promessas de Deus. Jeová pode prever o futuro. (Isaías 42:9) Ele disse por meio do seu profeta: “Lembrai-vos das primeiras coisas de há muito tempo, que eu sou o Divino e não há outro Deus, nem alguém semelhante a mim; Aquele que desde o princípio conta o final e desde outrora as coisas que não se fizeram; Aquele que diz: ‘Meu próprio conselho ficará de pé e farei tudo o que for do meu agrado.’ ” (Isaías 46:9, 10) Um lavrador experiente sabe quando e onde lançar as sementes, mas ainda pode ser incerto como as coisas se desenvolverão. No entanto, o “Rei da eternidade” tem conhecimento exato para prever precisamente quando e onde ele deve agir para cumprir seu propósito. — 1 Timóteo 1:17.

12 Considere como Deus usou de presciência nos dias de Noé. Por causa da ampla maldade que encheu a Terra, Deus decidiu acabar com a humanidade desobediente. Marcou um tempo para fazer isso, 120 anos no futuro. (Gênesis 6:3) Ao fixar este período específico, Jeová levou em consideração mais do que a destruição dos iníquos, algo que podia fazer a qualquer hora. O cronograma de Jeová possibilitou também a preservação dos justos. (Note Gênesis 5:29.) Deus, na sua sabedoria, previu quando devia mandar fazer a obra que serviria para este fim. Ele forneceu informações suficientes e pormenores a Noé. Noé devia construir uma arca “para a salvação de sua família” e os iníquos seriam destruídos por um dilúvio global. — Hebreus 11:7; Gênesis 6:13, 14, 18, 19.
********************************************************************

Um projeto colossal de construção

13 Considere esta tarefa do ponto de vista de Noé. Sendo Noé homem de Deus, ele sabia que Jeová podia destruir os ímpios. Antes de isso acontecer, porém, havia trabalho a fazer — trabalho que exigia fé. A construção da arca seria um projeto colossal. Deus havia especificado as dimensões dela. A arca seria mais comprida do que alguns dos atuais campos de esportes e tão alta como um prédio de cinco pavimentos. (Gênesis 6:15) Os construtores não teriam experiência para isso e seriam poucos. Nem teriam as ferramentas e os equipamentos sofisticados disponíveis hoje em dia. Além disso, visto que Noé não tinha a capacidade de Jeová, de prever o futuro, ele não tinha como saber que situações surgiriam no decorrer dos anos, que poderiam ajudar ou prejudicar a construção. É provável que Noé se fizesse muitas perguntas. Como seriam ajuntados os materiais de construção? Como reuniria os animais? Que alimentos seriam necessários e em que quantidade? Exatamente quando ocorreria o Dilúvio predito?

14 Depois havia as condições sociais. A iniqüidade era prevalecente. Os poderosos nefilins — descendentes híbridos de anjos iníquos e de mulheres — enchiam a Terra de violência. (Gênesis 6:1-4, 13) Além disso, a construção da arca não seria um projeto que pudesse ser executado em segredo. As pessoas se perguntariam o que Noé estava fazendo, e ele lhes diria o motivo. (2 Pedro 2:5) Podia-se esperar que elas aprovassem isso? Dificilmente! Alguns anos antes, o fiel Enoque havia proclamado a destruição dos iníquos. Sua mensagem era tão impopular, que Deus “o tomou”, ou abreviou-lhe a vida, evidentemente para impedir que fosse morto pelos Seus inimigos. (Gênesis 5:24; Hebreus 11:5; Judas 14, 15) Noé não só devia proclamar uma mensagem similarmente impopular, mas devia também construir uma arca. Ao passo que se construía essa arca, ela serviria de forte lembrete da fidelidade de Noé diante dos contemporâneos iníquos!

15 Noé sabia que o projeto tinha o apoio e a bênção do Deus Todo-Poderoso. Não fora o próprio Jeová quem mandara fazer o trabalho? Jeová havia assegurado a Noé que ele e sua família entrariam numa arca terminada e seriam preservados vivos durante o Dilúvio global. Deus até mesmo destacou a certeza disso com um pacto solene. (Gênesis 6:18, 19) É provável que Noé reconhecesse que Jeová tanto previu como avaliou tudo o que estava envolvido antes de lhe dar a tarefa. Além disso, Noé sabia que Jeová tinha o poder de intervir para ajudá-lo quando fosse preciso. De modo que a fé que Noé tinha o induziu a agir. Assim como seu descendente Abraão, Noé estava “plenamente convencido de que [Deus] era também capaz de fazer aquilo que prometera”. — Romanos 4:21.

16 Com o passar dos anos e quando a arca tomava forma, a fé que Noé tinha ficou fortalecida. Solucionaram-se os problemas de construção e de logística. Venceram-se provações. Nenhuma oposição era capaz de impedir a obra. A família de Noé teve o apoio e a proteção de Jeová. Ao passo que Noé prosseguiu, ‘a qualidade provada da sua fé produziu perseverança’. (Tiago 1:2-4) Por fim, a arca ficou pronta, veio o Dilúvio, e Noé e sua família sobreviveram. Noé teve o cumprimento das promessas de Deus, assim como Josué teve mais tarde. A fé de Noé foi recompensada.
******************************************************************

Jeová apóia a obra

17 Jesus predisse que os nossos dias seriam paralelos aos dias de Noé. Deus decidiu novamente destruir os iníquos e fixou um tempo para isso acontecer. (Mateus 24:36-39) Providenciou também o necessário para preservar os justos. Ao passo que Noé devia construir uma arca, os servos de Deus, hoje em dia, devem proclamar os propósitos de Jeová, ensinar a Palavra dele e fazer discípulos. — Mateus 28:19.

18 Se Jeová não tivesse apoiado e sustentado Noé, não se teria construído a arca. (Note o Salmo 127:1.) De modo similar, sem o apoio de Jeová, é pouco provável que o verdadeiro cristianismo sobrevivesse, e muito menos que prosperasse. Isto foi reconhecido no primeiro século por Gamaliel, um respeitado fariseu e instrutor da Lei. Quando o Sinédrio judaico queria eliminar os apóstolos, ele acautelou aquela corte: “Não vos metais com estes homens, mas deixai-os em paz; (porque, se este desígnio ou esta obra for de homens, será derrubada; mas, se for de Deus, não podereis derrubá-los).” — Atos 5:38, 39.

19 O êxito da pregação, tanto no primeiro século como hoje, tem provado que não se trata duma obra de homens, mas sim duma de Deus. O artigo que se segue considerará algumas das circunstâncias e dos acontecimentos emocionantes que ajudaram a tornar esta obra tão bem-sucedida numa escala tão ampla.
******************************************************************

Nunca desista!

20 Embora vivamos em “tempos críticos, difíceis de manejar”, podemos estar certos de que Jeová exerce pleno controle. Ele apóia e sustenta seu povo, ao passo que este completa a pregação das boas novas antes de chegar o tempo designado de Deus para acabar com este iníquo sistema de coisas. (2 Timóteo 3:1; Mateus 24:14) Jeová nos convida a sermos “colaboradores” dele. (1 Coríntios 3:9) Assegura-se-nos também que Cristo Jesus está conosco nesta obra e que podemos confiar no apoio e na orientação angélica. — Mateus 28:20; Revelação 14:6.

21 Visto que Noé e sua família exerceram fé nas promessas de Jeová, eles foram salvos das águas diluviais. Aqueles que hoje exercem uma fé similar serão salvos da “grande tribulação”. (Revelação 7:14) Vivemos numa época realmente emocionante. Acontecimentos momentosos estão à frente! Dentro em breve, Deus agirá para introduzir gloriosos novos céus e uma nova terra, nos quais há de morar a justiça. (2 Pedro 3:13) Nunca jamais desista da sua convicção de que aquilo que Deus diz, ele é também capaz de fazer. — Romanos 4:21.


Espero que tenha lido e tirado sua duvida, e se você gostou poderá ter mais duvidas respondidas, para isso basta entrar en contato com as Testemunhas de Jeová em uma congregação mais próxima de você, que será bem recebida.

Ou se preferir poderá escrever para as Testemunhas de Jeová , pedindo um estudo biblico domiciliar gratuito.
CAIXA POSTAL: 92
CEP: 18270-970 - Tatuí - São Paulo - SP.

2007-03-18 23:37:08 · answer #4 · answered by Tarsizo 2 · 0 0

Ele previu, é claro...mas ele nos dá o livre arbítrio...
a capacidade de escolher o q achamos q é melhor para nós mesmos...
Deus já sabe do seu futuro, mas vc tem escolhas a fazer e pode mudar o seu destino a qualquer momento...
É assim com todo mundo...

2007-03-18 23:12:54 · answer #5 · answered by Thiago - Sacred Warrior 2 · 0 0

Cara amiga.
1º- Nenhum pai em sã consciência colocaria uma serpente no quarto de seus filhos;
2º- Ele não queria que os homens tivessem o conhecimento dele, mas disse: conhecerei a verdade e ela vos libertará;
3º- Ele pôs dois querubins vigiando a árvore do bem e do mal, logo após expulsar Adão e Eva do Paraíso (vigiar de quem?)
4º- Se fosse realmente onisciente, saberia que Eva fraquejaria (porque deixou, se proibiu?)
5º - Se fosse onipotente, não permitiria a serpente em seu paraíso.
6º - Se fosse onipresente, onde estava quando o mal adentrou no paraíso, ou estava massageando o seu ego, admirando seu mundinho ou seu próprio umbigo.
7º - Como ex-seminarista convicto, não creio na bíblia por razões óbvias de conhecer a verdade e ela me libertar.
8º Tem muitas verdades no livro de provérbios, mas os cristãos e principalente os neopentecostais vivem berrando os salmos e o apocalípse.
9- Se o homem falhou tendo como criatura de um criador, a falha é do último e jamais do primeiro.
esseDeus bílico é tão egocênctrico quanto a Hebe Camargo de hoje, ou a luciana gimenes, ou ainda o toninho malvadeza.
Muito boa pergunta, amiga. Siga em frente, pois os cães ladram mas a carruagem passa, se é que me entende.
felicidade.

2007-03-18 22:53:13 · answer #6 · answered by luiz carlos l 2 · 0 0

Tentar reconciliar ficção com realidade é algo impossível! Tudo que existe na bíblia não bate com a realidade! Nada é concreto nela! Seria a mesma coisa querermos que a história do Peter Pan seja verídica!

2007-03-18 22:41:32 · answer #7 · answered by SATELLITE 7 · 1 1

ele nos criou e nos deu o livre arbitrio para fazermos ou nao as consequencias somos nos que temos de assumir

2007-03-18 22:40:47 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

Esse pecado ao qual se refere é perdoado através do batismo da igreja católica , uma coisa não tem nada com a outra Deus estaria testando a obediência de Eva e Adão (isso é parte humana da bíblia , não confundir com a divina , que analisada hoje veria que seria impossível ter existido , como explicar as raças humanas .)

2007-03-18 22:39:35 · answer #9 · answered by Solange Macedo C 6 · 0 0

ele preveu e sabia de todas as coisas,mas como ele não criou robos e sim pessoas ,e lhes deo um livre arbitre ou livre escolha de pensamentos e de atos ele não interferiu apenas avisou a escolha foi de adão e éva pecar ou não pecar,fizeram uma má escolha, e agora para voltar a Deus temos que fazer uma nova escolha espero que dessa vez acertamos.Deus te abençoe

2007-03-18 22:39:00 · answer #10 · answered by servo 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers