Caro colega. Existem mais tipos de lampadas para farós do que as citadas acima. Tem tambem as H4 e H5.
As Lampadas H1 e H3, sao de apenas uma fase. Ou seja, sao usadas em farois auxiliares. Alguns carros, as usam como luz alta individual tambem (Ford Ka, F1000 antiga).
Já as H4 e H5, sao lampadas de duas fases (luz alta/baixa) num mesmo bulbo. A diferença entre as duas, estao apenas na base onde encaixa no farol; a H5 é redonda e a H4 é a que chamamos de pé de galinha, pois possui tres travas para que nao haja erro na montagem da lampada. essas lampadas sao usadas na grande maioria dos veiculos (gol quadrado, monza, Uno, Escort, etc..)
Já a H7, é uma lampada biodo de apenas 1 fase, usada como luz baixa. Portanto um farol que usa H7, requer ao seu lado uma lampada H1 para que faça a luz alta e fique completo o conjunto alta/baixa (ford Ka, Palio geraçao 3).a H7 é a lampada mais cara das citadas aqui e está tomando o lugar das H4 e H5, pois a os veiculos desta geraçao estao vindo todos com lampadas H7.
2007-03-18 13:34:15
·
answer #1
·
answered by Carlinhous 2
·
15⤊
0⤋
Existem três padrões de lâmpadas externas para veículos automotores e aviões: um utilizado na Europa, Oriente Médio, África e América Latina (menos México), outro em países orientais (China, Índia, Japão, Coréia...) e outro na América do Norte. o que muda basicamente é a potência e o foco de orientação da luz. Lâmpadas de padrão oriental são proibidas nas outras regiões, porque seu foco é diferente e a potência, mais elevada.
Todos os padrões atendem a alguma norma (ABNT, ISO, DIN ou SAE). Lâmpadas de painel e interior não precisam atender a normas.
No caso específico dos faróis, que é o foco de sua questão, veja que as primeiras lâmpadas surgiram com dois filamentos, e são as 9004, as famosas "bolinhas". Estão em desuso porque não são halógenas, e sua potência é bastante fraca, além de serem para faróis assimétricos, que causam elevado ofuscamento.
Quanto à classificação H, denota lâmpadas halógenas de bulbo de quartzo.
As primeiras surgiram em 1971, do tipo H4, que possuem pé redondo com um lado plano e dois filamentos no mesmo bulbo, um para o facho baixo e outro para o alto. A seguir surgiu a H5, que nada mais é do que um "kit de substituição" de lâmpadas 9004 por lâmpadas halógenas, com o mesmo pé as mesmas características elétricas. Podem ser utilizadas nos farós denominados bi-iodo.
As lâmpadas H1, H3, H7, HB3, H11 e h13 são utilizadas para faróis duplos, de fachos separados para a luz baixa e alta. A vantagem principal destes é a melhor difusão da luz alta. Os modelos mais antigos que utilizavam 4 faróis, tipo Brasília, Alfa Romeo TI4 e muitos ônibus e caminhões utilizam quatro lâmpadas H4, H5 ou 9004, porém ao acender o farol baixo (normalmente os de fora), somente um filamento é aceso. A luz alta acende mais um filamento dos faróis de dentro. Ou seja, a razão dos quatro faróis é somente estética, já que são acesos somente um filamento de cada lâmpada.
H7 é baixa, utilizada em conjunto com H3 (alta).
H1 pode ser baixa (em conjunto com HB3 para alta) ou para faróis de nevoeiro ou milha.
H11 e H13 são para faróis auxiliares, de nevoeiro ou milha, padrão norte-americano e que podem ser utilizadas em padrões europeus porque a norma somente determina padrão para faróis principais.
2007-03-19 02:31:58
·
answer #2
·
answered by CSS™ 7
·
4⤊
0⤋
Cada uma é um tipo de lâmpada. Como existem vários tipos de farol também existem vários tipos de lâmpadas e soquetes.
2007-03-19 03:08:42
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
4⤋