Cara Valéria, a tuberculose não é uma doença exclusivamente pulmonar, isto é, que atinge apenas os pulmões. Ela também se manifesta em outros órgãos e, nesse caso, é chamada de tuberculose extrapulmonar e pode ocorrer nos linfonodos, no sistema urogenital, nos ossos, nas articulações, no fígado, no baço, no sistema nervoso central e na pele.
Os sinais e sintomas associados a cada uma dessas localizações são variados e dependentes do órgão acometido e do estado imunológico do indivíduo.
A doença
Transmissão
A tuberculose se dissemina através de gotículas no ar que são expelidas quando pessoas com tuberculose infecciosa tossem, espirram, falam ou cantam. Contatos próximos (pessoas com contato prolongado, freqüente ou intensivo) têm alto risco de se infectarem (taxa de infecção de 22%). A transmissão ocorre somente a partir de pessoas com tuberculose infecciosa ativa (e não de quem tem a doença latente).
A probabilidade da transmissão depende do grau de infecção da pessoa com tuberculose e da quantidade expelida, forma e duração da exposição ao bacilo, e a virulência.
A cadeia de transmissão pode ser interrompida isolando-se pacientes com a doença ativa e iniciando-se uma terapia anti-tuberculose eficaz.
Patogenicidade
Só 10% dos pacientes com tuberculose infecciosa evoluem para o quadro da doença - uma percentagem bem reduzida.
Infecção
A infecção por tuberculose se inicia quando o bacilo atinge os alvéolos pulmonares e pode se espalhar para os nódulos linfáticos e daí, através da corrente sanguínea para tecidos mais distantes onde a doença pode se desenvolver: a parte superior dos pulmões, os rins, o cérebro e os ossos.
A resposta imunológica do organismo mata a maioria dos bacilos, levando à formação de um granuloma. Os "tubérculos", ou nódulos de tuberculose são pequenas lesões que consistem em tecidos mortos de cor acinzentada contendo a bactéria da tuberculose.
Normalmente o sistema imunológico é capaz de conter a multiplicação do bacilo, evitando sua disseminação em 90% dos casos.
A doença
Entretanto, em algumas pessoas, o bacilo da tuberculose supera as defesas do sistema imunológico e começa a se multiplicar, resultando na progressão de uma simples infecção por tuberculose para a doença em si. Isto pode ocorrer logo após a infecção (tuberculose primária – 1 a 5% dos casos), ou vários anos após a infecção(reativação da doença tuberculosa, ou bacilo dormente – 5 a 9 %).
Cerca de 5% das pessoas infectadas vão desenvolver a doença nos dois primeiros anos, e outras 5% vão desenvolvê-la ainda mais tarde. No total, cerca de 10% dos infectados com sistema imunológico normal desenvolverão a doença durante a vida.
Algumas situações aumentam o risco de progressão da tuberculose. Em pessoas infectadas com o HIV o risco aumenta em 10% ao ano, ao invés de 10% por toda a vida. Outras situações de risco incluem: o abuso de drogas injetáveis; infecção recente de tuberculose nos últimos 2 anos; raio-x do tórax que sugira a existência de tuberculose (lesões fibróticas e nódulos); diabetes mellitus, silicose, terapia prolongada com corticosteróides e outras terapias imuno-supressivas, câncer na cabeça ou pescoço, doenças no sangue ou reticuloendoteliais (leucemia e doença de Hodgkin), doença renal em estágio avançado, gastrectomia, síndromes de mal-absorção crônicas, ou baixo peso corporal (10% ou mais de peso abaixo do ideal).
A tuberculose afeta principalmente os pulmões (75% ou mais) e é chamada de tuberculose pulmonar.
Os sintomas incluem tosse prolongada com duração de mais de três semanas, dor no peito e hemoptise. Outros sintomas incluem febre, calafrios, suores noturnos, perda de apetite e de peso, e cansaço fácil. A palavra consunção (consumpção, em Portugal) surgiu porque os doentes pareciam ter sido "consumidos por dentro" pela doença.
Outros locais do corpo que são afetados incluem a pleura, o sistema nervoso central (meninges), o sistema linfático, o sistema genitourinário, ossos e juntas, ou pode ser disseminada pelo corpo (tuberculose miliar - assim chamada porque as lesões que se formam parecem pequenas sementes). Estas são mais comuns em pessoas com supressão imunológica e em crianças. A tuberculose pulmonar também pode evoluir a partir de uma tuberculose extrapulmonar.
Resistência a medicamentos
A tuberculose resistente é transmitida da mesma forma que as formas sensíveis a medicamentos. A resistência primária se desenvolve em pessoas infectadas inicialmente com microorganismos resistentes. A resistência secundária (ou adquirida) surge quando a terapia contra a tuberculose é inadequada ou quando não se segue ou se interrompe o regime de tratamento prescrito.
Espero ter ajudado :)
P.S:
Caso não tenha sido solucionada sua dúvida, me mande um e-mail (clique no Avatar), com o maior número possível de informações. Bem como um e-mail para a resposta.
2007-03-18 13:07:19
·
answer #1
·
answered by Vinicius Feio 7
·
0⤊
0⤋
Já tive oportunidade de cuidar de uma paciente que teve o diagnóstico de tuberculose renal, manifestada através de microhematúria (eliminação de pequena quantidade de sangue na urina, detectada apenas através de exame microscópico). Já outra paciente, operada devido a um quadro de distensão abdominal, acabou tendo diagnóstico de tuberculose peritoneal, ou seja, com acometimento extenso do peritôneo, a fina membrana que recobre os órgãos abdominais. É conhecida, também, a tuberculose intestinal, incomum atualmente.
2007-03-18 14:50:37
·
answer #2
·
answered by carvalhoclinico 5
·
0⤊
0⤋
A Tb pode atingir qualquer orgão do corpo, sendo o foco mais comum o pulmonar.
Eu tive um paciente com dor adominal e sinais de obstrução que levei para cirurgia e o achado foi aderencias e lesões no intestino delgado que o exame atanomo-patologico revelu Tb.
RX de pulmão feito no pronto socorro antes da cirurgia era normal.
2007-03-18 13:28:07
·
answer #3
·
answered by barbie 2
·
0⤊
0⤋
Tuberculose é uma micobactéria, a qual infecta preferencialmente os pulmôes, mas além deles pode infectar qualquer órgão do corpo:
- da Pleura: a infecção geralmente ocorre após a pulmonar, por contigüidade
- do Pericárdio - geralmente causada pela ruptura de linfonodos caseosos vizinhos para dentro do pericárido
- Linfática- ppte cervical. Por disseminação linfática.
- Genitourinária- geralmente renal
- Genital- no homem pode envolver a próstata, vesículas seminais e epidídimo. Na mulher, geralmente envolve os ovários.
- Ossos e articulações- Ossos, ppte coluna torácica, chamada de mal de Pott. Articulações ppte quadris e joelho.
Abdominal- desde órgãos abdominais até peritonite tuberculosa.
SNC- causando meningite tuberculosa.
Além de outros órgãos, a qual a doença é menos comum, como olhos, pele, laringe, supra renal, mama e tireoide.
2007-03-18 13:08:31
·
answer #5
·
answered by Lele.medicina 2
·
0⤊
1⤋