English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

E excluiu os livros dos apóstolos Felipe, Tomé, Judas e Tiago, considerando-os não inepirados, os conhecidos mas muito pouco divulgados, Evangelhos Apócrifos, que os Teólogos conhecem tão bem , e utilizam como fundamento literário?
Não é uma contradição?
Admito que pessoas que conviveram com Jesus, conheciam mais verdades a seu respeito, do que os que apenas ouviram ensinamentos de alguem!
Estou errado?

2007-03-18 07:48:22 · 5 respostas · perguntado por ygorusan 6 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

Tina, quem te disse que Marcos foi apóstolo?

2007-03-18 08:15:11 · update #1

Nessa DRM-- Quem escolheu não foi Jesus, mas sim os 70 de Alexandria!
E quem aprovou foi o Imperador Romano Constantino, em 325 D.C. no Consílio de Nicèia!

2007-03-18 08:20:56 · update #2

5 respostas

Sabe o q mais me perturba?
É o seguinte, os apocrifos, trazem a luz epsiodios ainda q muito fantasiosos da vida de Jesus, trazem relatos que comprovariam "evangelicamente" doutrinas ligadas por exemplo à Virgem Maria, sua concepção imaculada e sua Assunção ao ceu de corpo e alma.
Entretanto, veja bem e reflita.
Seria de total interesse da Igreja Catolica, mesmo nos tempos de Niceia, que esses relatos fossem "canonizados", isto é , as narrativas fossem aceitas como canonicas.
Entretanto a propria Igreja recusa estes textos como fontes de fé.
Vc não enxerga nisto uma provável incoerência?
Estes relatos apocrifos em tudo legitimariam a doutrina catolica.
Porque não foram aceitos então?
A virgindade de Maria é defendida em quase todos os Apócrifos.
Protanto, caro amigo, até por este fato eu creio na verdade dos sinoticos.

2007-03-18 08:44:55 · answer #1 · answered by Frei Bento 7 · 1 0

Temos que levar em consideração que os livros que compõem a Bíblia (Novo Testamento) foram escritos muitos anos depois da morte de Cristo, assim após o próprio entendimento da Ressurreição de Cristo tinha-se que construir uma Teologia que identificasse o Cristo morto na cruz como aquele esperado no Antigo Testamento e qualquer palavra que colocasse em dúvida esta situação deveria ser colocado em dúvida, por isso a aceitação dos livros de Marcos e Lucas, pois eles são completos do ponto de vista da Teologia aceita e que deveria ser difundida. Outra coisa, lembre-se de que houve muita discussão antes da aceitação. A Cânon Bíblico não foi algo natural e aceito somente depois de alguns concílios e dentro daquilo que fosse melhor para a afirmação da Igreja que era incipiente.

2007-03-18 15:00:24 · answer #2 · answered by O Filosofo 4 · 0 1

naum de maneira alguma vc esta errado. é q eles os veém como santos são lucas e são marcos, de forma que por terem morrido da forma que eles morrerão os deu este direito pela biblia certo.

2007-03-18 15:01:18 · answer #3 · answered by gesse oliveira de paulo d 1 · 0 2

Porque JESUS escolheu. Agora os livros de Felipe, Tomé, Judas, Thiago, entre outros, não existe cara!!!!!!! Os evangélios contam a vida da JESUS, sendo eles: Mateus, Marcos, Lucas e João. E você esta muito errado, se quer que eu seja sincera, é claro.

2007-03-18 14:56:04 · answer #4 · answered by NessaDRM - Sou de JESUS vc tb é? 1 · 0 2

Marcos foi apóstolo sim,Lucas é que não foi apóstolo de Jesus,mas foi de Paulo,este teve uma experiência pessoal com o próprio Jesus.Os evangélhos apócrifos não foram aceitos pelo simples fato de não estarem de acordo com os outros quatro,e também por terem muitas "estorinhas pitorescas",que não encotraram fundamento nos quatro evangelhos.

2007-03-18 15:10:14 · answer #5 · answered by "Tina" 2 · 0 3

fedest.com, questions and answers