O efeito estufa ocorre é é mantido em equilíbrio pelas árvores, todo carbono que elas liberam durante a noite é equilibrado pelo oxigênio liberado durante o dia.
Ocorre que ao queimarmos as árvores o carbono aprisionado por ela é liberado na natureza somado-se a isso temos a queima dos combustíveis fósseis e dos gases fluocarbonados que reagem diretamente com o O³ abrindo e expandindo outro escudo, a camada de Ozônio, essa diferença a mais de carbono cria um escudo cósmico, reflete algumas radiações e aumenta e armazena as que a ultrapassa.
Na medida em que as quantidades de carbono aumentam na atmosfera os seus efeitos de "cobertor térmico" aumentam também vindo a se refletir diretamente no clima e na superfície terrestre, o que estamos vendo agora são efeitos das grandes quantidades de carbono na atmosfera.
Abraço.
2007-03-22 04:30:25
·
answer #1
·
answered by Tuti1708 7
·
0⤊
0⤋
Bem, pelo que eu me lembro da ecola, é o seguinte, o efeito estufa é o aquecimento da terra, e acontece, dentr outos motivos, por conta da emissão de gases poluentes que ficam presos na atmosfera por um tempo, intensificando o poder dos raios solares, deixando a terra mais quente, acho que de modo geral émais ou menos isso... espero ter ajudado,
2007-03-20 09:29:33
·
answer #2
·
answered by mozinho 2
·
0⤊
0⤋
O efeito estufa é um processo natural e Fundamental para a existência de vida na Terra.
à a capacidade das nuvens( vapor d'água ) e gases da atmosfera( CO2, metano e outros ) de reter parte do calor irradiado pela superfÃcie terrestre. Sem esse fenômeno natural, a Terra seria um planeta gelado, com uma temperatura média de -18°C , e não os +16°C existentes. A longo prazo, a Terra deve irradiar energia para o espaço na mesma proporção em que a absorve do sol... O vapor d’água, dióxido de carbono e outros "gases de efeito estufa" existem naturalmente na atmosfera. Esses gases impedem que a energia passe diretamente da superfÃcie terrestre para o espaço. Ao invés disso, processos interativos (como a radiação, as correntes de ar, a evaporação, a formação de nuvens e as chuvas) transportam essa energia para altas esferas da atmosfera. De lá, ela pode ser irradiada para o espaço. à bom que esse processo seja mais lento e indireto ( equilibrado ), porque se a superfÃcie terrestre pudesse irradiar energia para o espaço livremente, nosso planeta seria um lugar frio e sem vida, tão desolado e estéril quanto Marte.
Efeito estufa e aquecimento global são fenômenos relacionados, mas devem ser entendidos de forma diferentes.
Efeito estufa é um processo natural e necessário.
O aquecimento global é o agravamento (desequilibrio) da temperatura do efeito estufa causado pela ação do homem.
Para Saber mais:
http://br.geocities.com/sousaraujo/estufa.htm
2007-03-18 09:42:18
·
answer #3
·
answered by comandante 7
·
0⤊
0⤋
Anderson, aqui tens algo sobre o assunto, espero que te ajude:
O carbono presente na atmosfera garante uma das condições básicas para a existência de vida no planeta: a temperatura. A Terra é aquecida pelas radiações infravermelhas emitidas pelo Sol até uma temperatura de -27oC. Essas radiações chegam à superfÃcie e são refletidas para o espaço. O carbono forma uma redoma protetora que aprisiona parte dessas radiações infravermelhas e as reflete novamente para a superfÃcie. Isso produz um aumento de 43oC na temperatura média do planeta, mantendo-a em torno dos 16oC. Sem o carbono na atmosfera a superfÃcie seria coberta de gelo.
O excesso de carbono, no entanto, tenderia a aprisionar mais radiações infravermelhas, produzindo o chamado efeito estufa: a elevação da temperatura média a ponto de reduzir ou até acabar com as calotas de gelo que cobrem os pólos. Os cientistas ainda não estão de acordo se o efeito estufa já está ocorrendo, mas preocupam-se com o aumento do dióxido de carbono na atmosfera a um ritmo médio de 1% ao ano. A queima da cobertura vegetal nos paÃses subdesenvolvidos é responsável por 25% desse aumento. A maior fonte, no entanto, é a queima de combustÃveis fósseis, como o petróleo, principalmente nos paÃses desenvolvidos. O Japão é o que tem registrado maior crescimento: de 1985 a 1989, sua emissão de dióxido de carbono passa de 265 milhões de toneladas por ano para 299 milhões.
Novo dilúvio – Pesquisas realizadas pela Nasa mostram que a temperatura média do planeta já subiu 0,18oC desde o inÃcio do século. Nos anos 80, fotos tiradas pelo satélite meteorológico Nimbus em um perÃodo de 15 anos registram a diminuição do perÃmetro de gelo em volta dos pólos. Supondo o efeito estufa em ação, os cientistas projetam um cenário de dilúvio: o aquecimento do ar aumenta a evaporação da água do mar, cria um maior volume de nuvens, faz crescer o nÃvel de chuvas e altera o regime dos ventos. Haveria chuvas intensas em áreas hoje desérticas, como o norte da Ãfrica e o nordeste do Brasil, e faltaria água em regiões férteis, como o meio-oeste dos EUA. O degelo das calotas polares elevaria o nÃvel do mar, inundando ilhas e áreas costeiras. Holanda, Bangladesh, Miami, Rio de Janeiro e parte de Nova York, por exemplo, sumiriam do mapa.
O aumento da temperatura global também provocaria a multiplicação de ervas daninhas e insetos e a transferência das pragas de clima quente – como a mosca tsé-tsé, que vive no centro da Ãfrica – para regiões de clima frio. A absorção do excesso de dióxido de carbono faria a vegetação crescer mais rapidamente e retirar mais nutrientes do solo. Segundo essas projeções, as florestas temperadas só sobreviveriam no Canadá.
2007-03-18 06:44:20
·
answer #4
·
answered by Miguel P 6
·
0⤊
0⤋
Anderson,
tente ir ao www.google.com.br e digite EFEITO ESTUFA e mande procurar páginas em português...
Certamente a literatura a respeito é vasta... vc poderá escolher vários e vários sites que tratam do assunto...
procure algo no greenpeace... os caras sabem tuuuudo sobre o planeta...
Boa sorte!
2007-03-18 05:37:25
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋