English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Seja qual for a crença, mesmo quem utiliza a biblia como embasamento legitimo, se abstrairmos "o livro sagrado", qual outra fonte você utilizaria como garantidora da fé que você professa?

2007-03-18 02:12:56 · 14 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

Não sei Kevin, teria que perguntar pra eles.

2007-03-18 02:31:18 · update #1

14 respostas

Só se você me disser qual a fonte das suas crenças.
Ah, não quero saber não. Na verdade, já sei: você é pastoreado pelo pastor dos cabritos!
Me diga: por que você não pergunta com sarcasmo sobre os católicos e os espíritas?
Ah, mais uma curiosidade: por que os espíritas responderam com agressividade uma pergunta claramente dirigida a você?

2007-03-18 02:20:43 · answer #1 · answered by Kevin 2 · 0 1

As pessoas sempre procuram algo sobrenatural ou natural para adorar desde os mais remotos tempos! Sem a biblia, iriam adorar o sol, a lua, a montanha, uma vaca...etc. Se bem que na India tem milhares de outras opções agosto do freguêz!

2007-03-18 11:29:55 · answer #2 · answered by SATELLITE 7 · 2 0

Alguns evangélicos aqui tem complexo de perseguição. Alguém pergunta algo e eles correm em perguntar porque a pergunta é para eles e não para católicos e espíritas. Muito simples, a maioria dos católicos estão ficando mais inteligentes e não estão levando a Bíblia tão ao pé da letra. Já estão conseguindo enxergar que tem coisas boas na bíblia a serem seguidas mas que também tem certas coisas que é melhor não levar a sério. Já os espíritas não ficam aqui julgando os outros e dizendo que quem não acredita na reencarnação, está lascado na vida. Percebeu a diferença? Quem julga, acusa e não respeita, dá sinais claros que quer briga. Só que algumas pessoas ao invés de brigar, apenas pegam pontos chaves de contradição da Bíblia e alguns evangélicos NÂO CONSEGUEM CONVENCER COM UMAS EXPLICAÇÕES QUE BEIRAM AO RIDÍCULO, então quando não conseguem nem mais explicar, ficam aqui atacando e fazendo perguntas sem nexo para que outras pessoas que pensam igual respondam com a mesma arrogância e agressão. Voces, como seguidores de Jesus, estão cheios demais de raiva nesses corações. Pelo visto seguir a Bíblia, não está adiantando nada para voces.

2007-03-18 09:44:47 · answer #3 · answered by Jorge P 6 · 2 0

bom dia, se tirar a biblia e + precisamente os evangelhos onde é fundamentado a minha crença, poderia me apegar aos fenomenos estudados e testemunhados por muitas pessoas idonias desde as mesas girantes e continua até hoje, leia este texto de Paulo Roberto Wollmer... Como estudar o Espiritismo ?


"Acrescentemos que o estudo de uma doutrina, qual a Doutrina Espírita, que nos lança de súbito numa ordem de coisas tão nova quão grande, só pode ser feito com utilidade por homens sérios, perseverantes, livres de prevenções e animados de firme e sincera vontade de chegar a um resultado. Não sabemos como dar esses qualificativos aos que julgam a priori, levianamente, sem tudo ter visto; que não imprimem a seus estudos a continuidade, a regularidade e o recolhimento indispensáveis. Ainda menos saberíamos dá-los a alguns que, para não decaírem da reputação de homens de espírito, se afadigam por achar um lado burlesco nas coisas mais verdadeiras, ou tidas como tais por pessoas cujo saber, cujo caráter e convicções lhes dão direito à consideração de quem quer que se preze de bem-educado. Abstenham-se, portanto, os que entendem não serem dignos de sua atenção os fatos. Ninguém pensa em lhes violentar a crença; concordem, pois, em respeitar a dos outros.

O que caracteriza um estudo sério é a continuidade que se lhe dá. (...)".

Allan Kardec foi quem fez esta importante colocação em o Livro dos Espíritos, capítulo VIII, Introdução, o que consideramos um alerta para os que, ao se aproximarem do Espiritismo o julgariam ou o questionariam sem o devido estudo prévio.

Na nossa vivência diária como espíritas, acostumamo-nos a conversar com as pessoas que estão aproximando-se do Espiritismo e sermos bombardeados por uma série de perguntas, as quais geram respostas que intrigam aqueles que as fazem. Somos da opinião de que em qualquer crença, as seguintes respostas deveriam dadas com muita clareza : O que somos ? De onde viemos ? Para onde iremos ? O que é Deus ? Devo ser bom ? Por que ? ... e assim por diante.

Recorreremos ainda às palavras de Bruno Bertocco, em seu livro intitulado Deus : "O que toda criatura desapaixonada, equilibrada, sincera e honesta deve fazer, antes de julgar qualquer coisa, de fazer suas críticas a seu respeito, de negá-la ou aceitá-la, é, inicialmente, adquirir as respectivas informações concernentes à sua existência, aproximar-se para o devido reconhecimento da sua natureza, através da pesquisa e do estudo dos fatores relacionados à sua causa, ou dos fenômenos produzidos pelas forças originárias da parte fundamental, podendo desta forma, com conhecimento de causa, tirar suas conclusões, baseadas nos fatos, e formular seu veredicto com justeza, a respeito de tal coisa."

Muitas pessoas aproximam-se do Espiritismo pelos mais variados motivos, no entanto poucas conseguem perseverar no estudo necessário para entendê-lo, ficam à margem, deslumbradas por alguns de seus aspectos e com grandes dúvidas sobre outros.

É por isso que o movimento espírita tem enfatizado ao longo do tempo a necessidade da implantação do estudo sistematizado da Doutrina Espírita em cada centro espírita. Lembrando o memorável Herculano Pires ( 1914-1979 ), o Espiritismo ainda continua um "desconhecido", e a maioria , movida pela ânsia de soluções imediatistas, ainda não busca uma nova filosofia de vida, a par de uma explicação para o porquê "do ser, do destino e da dor".

O slogan "Comece pelo começo" utilizada nas campanhas promovidas pela U.S.E. União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, tendo como figura nos cartazes as obras da Codificação ( O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese ) pode parecer óbvio, no entanto constatamos que muitas pessoas que são espíritas ou as que estão estudando o Espiritismo há algum tempo não começaram pelo começo, muitas vezes nem O Livro dos Espíritos chegaram a ler. Ora, nada mais aconselhável se quisermos estudar o Espiritismo, devemos começar pelo começo e o começo é a Codificação.

Depois de Allan Kardec, o codificador do Espiritismo, podemos citar autores importantes como Léon Denis, Gabriel Delanne, Ernesto Bozzano, Camille Flamarion, Herculano Pires, Deolindo Amorin, Eliseu Rigonatti, Yvone A. Pereira, Hermínio C. Miranda, Martins Peralva,Caibar Schutel, Richard Simonetti e muitos outros, além é claro dos autores espirituais Emannuel, André Luiz, Humberto de Campos, Manoel Philomeno de Miranda e vários outros.

Há muito para ler e estudar, torna-se necessário uma boa organização por parte daquele que vai estudar o Espiritismo, para não empregar o tempo de forma equivocada, seja não começando pelo começo, ou lendo obras pseudo-espíritas ou controvertidas, sem pureza doutrinária. Que cada um analise sua posição perante a pergunta que intitula este artigo e encontre o caminho correto, sendo que esperamos ter humildemente ajudado com este pequeno trabalho.

2007-03-18 09:43:44 · answer #4 · answered by marcos g 2 · 2 0

É através dos livros de história que conhecemos nosso passado e o que devemos acreditar. Como já disse em outra resposta, a bíblia é o livro de história mais antigo do nosso mundo ocidental, contudo nem tudo que está escrito deve ser levado a sério, conta a história de um povo, que levou os fatos de um para o outro em centenas de anos até ser realmente escrito, durante esse tempo muita coisa foi modificada, acrescentada e até mesmo manipulada. Devemos ter como ponto de partida a bíblia, porém com muito cuidado, ela não foi escrita por Deus, e sim pelo homem, muito sujeito a falhas.

2007-03-18 09:32:23 · answer #5 · answered by Anonymous · 2 0

A Natureza! Não existe coisa neste mundo que demonstre mais a existência de Deus!!!

2007-03-18 10:11:17 · answer #6 · answered by peraxica 5 · 1 0

Minha apostila de biologia 1, 2, 3 e 4 (citologia, histologia, botânica e zoologia) e minha apostila de física 1, 2, 3 e 4 (macânica, elétrica, ótica e calor), assim como a apostila de história 2 e química mineral 1, 2, 3 e química orgânica.

2007-03-18 10:00:35 · answer #7 · answered by BN_B0sta N'água 4 · 1 0

Difícil explicar, é algo que se sente por digamos: afinidade.
Não se explica porque alguém ama alguém que não é legal e despreza uma pessoa bacana.
Não se explica porque nos identificamos espiritualmente com essa ou aquela doutrina, com meia dúzia de palavras....é um "sentir".
Fé eu tenho de uma maneira muito particular, sem extremismos.

2007-03-18 09:59:40 · answer #8 · answered by Tereza B 5 · 1 0

Quando olho o que há a minha volta sinto que atraz de tudo isto está um Ser Criador. Olhe as aves no céu. Veja a chuva cair. As nuvens viajando. O sol brilhando, a Natureza exuberante. Precisa mais?

2007-03-18 09:30:10 · answer #9 · answered by becker 6 · 1 0

Não sou de religião nenhuma. A minha fé vem da minha comunhão com o Espirito Santo.

Não existe prova convincente para religião nenhuma, a única certeza que temos é que não temos certeza de nada.

2007-03-18 09:23:21 · answer #10 · answered by Electrobird 5 · 1 0

Minha própria existência e a criação de Deus. Quer melhor?

2007-03-18 13:17:50 · answer #11 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers