English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Uma PEDAGOGIA DE ESPERANÇA na qual:
1. A EDUCAÇÃO não era mais o ajustamento do ser aos moldes ditados pelos rabinos do Templo, a imposição de fora para dentro da moral farisaica, mas o DESPERTAR DAS CRIATURAS para Deus através dos estímulos da palavra e do exemplo.

2. A salvação não era um privilégio de alguns, mas o direito de todos, pois que a salvação está na educação do ser. Assim, a Terra não é mais o paraíso dos privilegiados e o inferno dos condenados. É a grande escola em que todos aprendemos, em que todos nos educamos.

3. Jesus ensinava e exemplificava e seus discípulos faziam o mesmo.

4. Jesus possui todas as qualidades do educador perfeito. Os recursos pedagógicos de que se serve conduzem o educando, com feliz e profunda alegria, à verdade essencial dos seus ensinos. Por isso pode sacudir e despertar a consciência adormecida do seu próprio povo, asfixiado sob o peso excessivo da lei mosaica e da política imperialista da época.

5. Os ensinos de Jesus são sempre adaptados aos ouvintes. Ele pronuncia as suas palavras de forma compreensível para todos, sempre nas ocasiões mais oportunas. Recorre freqüentemente às imagens e parábolas, dando maior plasticidade às suas idéias.

6. A Pedagogia de Jesus é também gradual. Não cai jamais em precipitações que possam fazer malograr o aprendizado. Semeia e espera que as sementes germinem e frutifiquem: Tenho ainda muito a vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.”

7. Como todo educador genial, Jesus emprega em alto grau a arte de interrogar, de expor, de excitar o interesse dos discípulos. Seus colóquios decorrem sempre num ambiente de incomparável simpatia. É digno, severo, paciente, segundo as circunstâncias e os interlocutores.

8. Os seus ensinos são claros e intuitivos. Cria figuras literárias e busca exemplos da vida cotidiana para esclarecer o seu pensamento. Aperfeiçoou a forma da parábola e revestiu-a de incomparável esplendor.

9. Jesus não se impõe, não usa de coerção, nem mesmo de persuasão. Convida, exemplifica, serve e ama. “Jesus criou a DIDÁTICA NATURALISTA, que se funda nas leis naturais e delas se serve para o ensino espontâneo”.

10. Mas o importante a considerar na atitude de Jesus, que revoluciona o caráter do mestre, é que ele abdica de todo outro poder sobre os educandos, que não seja o poder da autoridade moral, da influência afetiva e do exemplo contagiante. Para ensinar, abençoa, cura, serve a quem necessita, usa o verbo paciente e adequado ao ouvinte, lava os pés dos discípulos e muito mais.

“Eu, porém, estou no meio de vós como aquele que serve” (Lc. 22, 27) — aí se resume seu método pedagógico. Quem mais serve, por amor, é quem mais é capaz de fazer brotar o impulso do bem na alma humana. Quem mais se sacrifica, por amor, é quem mais alcança a intimidade do outro, para fazê-lo melhor.

2007-03-18 00:47:14 · 10 respostas · perguntado por Jorge Murta 6 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

ô, Diamon Kurto, sabe qual é o cúmulo da ignorância? É falar do que não sabe. Abre bem os olhos: EU NÃO SOU EVANGÉLICO!!!!!!!
Faça como eu, se informe sobre a pessoa cuja pergunta vai responder para não cometer gafes, ok? ou vão te chamar de Diamon (raciocínio) Kurto.

2007-03-18 01:29:01 · update #1

10 respostas

Foi a descrição mais completa do ensino do Mestre Yeshua que eu já vi em toda a minha vida! E para a minha vergonha, veio de um Espírita (nada contra os espíritas, pelos quais tenho profundo respeito). Nenhum evangélico teve a capacidade de fazer uma descrição tão precisa da Pedagogia do Mestre Yeshua!

2007-03-18 13:11:20 · answer #1 · answered by Anonymous · 3 0

Prezado Murta,
Este é o Murta que eu conheço.

Você resumiu com brilhantismo a Pedagogia de Jesus.
Ele nos "afabetizou" com a melhor pedagogia do Universo. É pena que a grande parte da humanidade não o compreendeu. Ele enviou o Consolador, tambem ainda não compreendido.
Sabemos que agir da maneira que Jesus quer nos exige uma extremada elevação. Um dia chegaremos lá.

2007-03-18 10:12:16 · answer #2 · answered by Lord McLoud 7 · 3 0

"Não responda sem ler e interpretar corretamente o que está escrito!"

2007-03-18 08:40:50 · answer #3 · answered by Anonymous · 3 0

Pois é...pena que os que vieram depois, não possuindo a realização espiritual e a qualidade humana e pedagógica dele, ou por ignorância ou por interesse pessoal, utilizam uma verdadeira pedagogia do mal, por ameaças, fantasias, extorsão.

2007-03-18 08:04:08 · answer #4 · answered by Anonymous · 2 0

Sim, amigo, sou um apaixonado por essa pedagogia que nos salva do pecado da ignorância e do vício da intolerância.

2007-03-18 07:57:55 · answer #5 · answered by Roberto 7 · 2 0

Perfeita colocação!
Infelizmente não é o que se vê nos que deveriam dar continuidade a esse trabalho ( pelo menos em uma grande parte ), e assim, os mesmos vão de maneira contrária ao conteúdo dos ensinamentos de Jesus e de sua divindade.

2007-03-18 07:56:29 · answer #6 · answered by Hokus Phokus 7 · 1 0

Concordo e também acrescento que todos temos que aprender a aprender. Parece estranho mas é a verdade. Muitos decoram versículos e acham que sabem tudo, fecham os olhos e o coração para tudo que tem em volta. O que causa uma paralisia no aprendizado e consequentemente deixam de viver experiências enriquecedoras.

2007-03-18 22:40:28 · answer #7 · answered by εїзdragonflyεїз 7 · 0 0

Concordo com algumas, discordo de outras!

2007-03-18 14:58:40 · answer #8 · answered by peraxica 5 · 0 0

ÔOO evangélico não ternte impor seu ponto de vista hipócrita num pograma para pessoas que tem cultura pois todas as pessoas esclarercidas sabem que jesus foi um mito criado pelos fundadores do vaticano para controlar as massas menos esclarecidas
jesus realmente foi crucificado . mais não pelos nossos pecados mas por motivos politicos .pois como descendente do rei davi ele teria o direito ao trono de rei dos judeus

2007-03-18 08:22:16 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 2

Apesar de ser chamado de Mestre, Jesus não tinha a mera missão de ser 'pedagogo'. Ele falou várias vezes qual tinha sido o objetivo principal de sua vinda, apesar de muitos não o terem entendido.
Transformar Jesus em um mero 'sábio', um espírito evoluído, só serve aos propósitos de quem não sente o desejo de agradar a Deus, de pessoas que não teriam disposição de largar o que lhes agrada (como consultar os mortos) para que possam fazer a vontade do Pai de Jesus Cristo.
Não, não era só isso. Tem mais, tem muito mais. Tem coisas que você - ainda - não está disposto a aceitar. Mas quem sabe (tomara que ainda dê tempo) você não se 'evolua' (vou usar as batidas palavras que vocês tanto gostam) e aceite o discipulado cristão, tal como ele é, tal como Jesus ensinou, não como Kardec quer ou ensinou.

2007-03-18 08:01:02 · answer #10 · answered by Kevin 2 · 0 3

fedest.com, questions and answers