Parabéns pela pergunta.
Estamos falando de dois atributos: Onisciência e Onipotência.
Onisciência trata do conhecimento que o Todo-Poderoso tem de todas as coisas, além do curso do tempo. Quer dizer que Deus estando fora ou além do tempo, têm o conhecimento ou a ciência de tudo o que ocorre, ocorreu e ocorrerá, partindo do pressuposto que está em uma dimensão fora do tempo, e controla totalmente a nossa.
Onipotência trata da soberania que o Todo-Poderoso exerce sobre o cosmos, logo parte-se do princípio do adjetivo que usei aqui: ele tem Todo o poder. Esse poder não é somente a capacidade de intervir em todas as coisas, mas também refere-se a capacidade de criar e compor todas as coisas.
Ele não muda de idéia pois através de sua Onisciência sabe o rumo em que as coisas tomarão daqui por diante, e através de sua Onipotência, sua vontade é realizada do modo como Ele quer, e não há como errar ou se confundir, pois sabe exatamente o que vai acontecer.
Logo Ele reúne os dois atributos, é onisciente e onipotente simultaneamente, e pode deixar as coisas à sua maneira, independente do curso que tudo tomará, o que é claro, Ele já conhece.
2007-03-19 08:45:53
·
answer #1
·
answered by Asaph 2
·
0⤊
0⤋
Se é o todo.
2007-03-20 16:43:48
·
answer #2
·
answered by ? 6
·
0⤊
0⤋
Se “nada acontece sem que deus assim o queira”.
E se o mal existe e sempre existirá.
Como deus seria ao mesmo tempo, justo e bondoso?
Por que num mundo criado por um ser onisciente e que se vangloria de que para o mesmo nada é impossÃvel... Existiria o mal, as injustiças, os sofrimentos, as catástrofes, as guerras, as doenças, as mutilações, os desastres naturais e as distribuições diferenciadas de vantagens, bens ou desgraças?
O versÃculo "formei a luz e criei as trevas, busco a felicidade e suscito a infelicidade" (IsaÃas 45:7, onde deus estaria falando), seria uma prova de que, deus é que teria criado o mal?
Em 341 a.C. o filósofo grego Epicuro, formulou a base da premissa conhecida como “O Dilema do Mal”, onde é proposto que,
Se deus não sabe que existe o mal, ele não seria onisciente!
Se deus sabe que existe o mal, mas não consegue evitá-lo, ele não seria onipotente!
E se deus sabe que existe o mal, pode evitá-lo, mas decide que cada um deve arcar com o peso das suas limitações, “sorte”, atos ou escolhas...
Ele não seria bondoso!
Embora tenha havido inúmeras tentativas religiosas de escapar do “Dilema do Mal”.
E de reconciliar deus com o mal.
Todas as tentativas falharam, pois somos forçados a concluir que,
“Se deus é sábio e poderoso, ele não seria bondoso e justo”.
Pois a simples existência do mal em todas as partes do Universo, exclui esta possibilidade.
2007-03-18 08:12:52
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Não vejo problema, o seu argumento não tem lógica.
2007-03-18 06:53:05
·
answer #4
·
answered by Justina 6
·
0⤊
0⤋
Isso é para você ver que a imaginação humana não tem limites.
2007-03-18 05:48:06
·
answer #5
·
answered by chefeclin 7
·
0⤊
0⤋
Sim, claro. PODE!!!! Vamos pensar há mais de 2000mil anos a.c., no século XII nasceu Tomás de Aquino principal pensador ( filósofo)escolástico, antes e depois tivemos grandes pessoas intelectuais, que usaram a sua inteligência tanto para o mal , mas, contudo para o bem da "HUMANIDADE", A HUMANIDADE vem evoluindo, desde então, o tempo passa , evoluímos e vamos junto com ele. Pare , pense .... Mudar o futuro para que?
Temos muitas tragédias? Sim ! Mas, temos evoluções, aprendizados, tristezas e alegrias.
Se nós por um acaso pudéssemos mudar o futuro, será que
o que passamos , por mais tristes na outrora não serviu para nada?E o que passamos vívidos, alegres será que foi envão? Será que teríamos, nossos pais, irmãos, entes queridos de hoje e sempre, amigos(as), colega(s), mesmo sendo virtuais? Ora, hoje no presente, infeliz mente não sabemos agradecer tudo que recebemos, temos que ser mais humildes e não humilhados e tão pouco humilhantes.
Um bom começo de semana, fique com Deus.
2007-03-18 04:16:12
·
answer #6
·
answered by COUTINHO 2
·
0⤊
0⤋
uai.... "SE" ele exisitisse.... dá perfeitamente pra ser as duas coisas! saber tudo, poder tudo, e nada mudar....
ele poderia saber 'mediar" o curso da história.... e não QUERER mediar coisa nenhuma.... esfrega as mãos de puro prazer e fica lá de cima vendo a confusão... mesmo pq, deve ser um tédio aquilo lá em cima, né? Então ele se diverte assistindo às nossas guerras... por exmplo.
2007-03-18 03:10:54
·
answer #7
·
answered by Betinha 7
·
0⤊
1⤋