English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

No livro de Tobias, na Bíblia Católica, um anjo (supostamente de Deus) mentiu acerca do próprio nome: "Tobit então perguntou-lhe: Rogo-te que me digas de que família e de que tribo és tu? O anjo respondeu: Que é que procuras: a raça do servo, ou o próprio servo para acompanhar teu filho? Mas, para tranqüilizar-te: eu sou Azarias, filho do grande Ananias. És de família distinta, respondeu Tobit. Rogo-te que não me queiras mal por ter querido conhecer tua origem." (Tobias 5: 16~19).

Anjos não têm paternidade humana, são filhos somente de Deus (Jó 1: 6,7). Este livro claramente não pertence ao Cânon, pois um anjo de Deus não poderia mentir sobre a sua identidade, violaria a própria lei santa de Deus. Os anjos de Deus são verdadeiros quando revelam sua identidade (Lucas 1: 18,19).

Obs: Na Bíblia Evangélica não tem o livro de Tobias.

2007-03-17 19:45:43 · 12 respostas · perguntado por Hudson 3 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

Sergio M, agradeço pela forma extremamente educada com que manifestou sua opinião. Parabéns! Comentando sua opinião, ainda que me pareça claro que este anjo inseriu-se como pertencente a uma família, e não que tivesse obscuramente dito outra coisa, não podemos afirmar que dizer ser alguém (Azarias) significa ser o protetor deste alguém. Nenhum anjo mencionado na Bíblia fez isto. Todas as vezes que anjos são citados na Bíblia, na maioria das vezes apresentado como anjo do Senhor, em nenhuma delas se apresenta como protetor de alguma tribo em particular, nem das 12 tribos de Israel individualmente, quanto mais o seria de uma outra tribo fora destas 12. Deus envia, sim, seus mensageiros para livrar-nos do mal, mas na Bíblia não há textos sobre anjos dedicados à tribos específicas, o que nos revela ser esta doutrina um tanto estranha e anti-bíblica, por não haver precedentes. Que Deus te abençoe muito, irmão.

2007-03-18 09:00:48 · update #1

Ao amigo Sergio M, os textos de Daniel se referem realmente a proteção do Arcanjo Miguel aos filhos de Israel, como um povo todo, e não protetores de tribos individuais (por exemplo, anjo protetor de Judá, ou de Levi, etc. não são citados). Independentemente de católicos afirmarem, sobre textos como este, a existência de anjos da guarda ou não, dedicados a determinada pessoa ou tribo, o cerne desta argüição é o fato deste anjo do livro de Tobias se referir como outro alguém, e não como sua identidade verdadeira. Esta é a mentira, afirmar ter um outro nome, ainda mais ter origem humana. Ele ainda diz: "para tranqüilizar-te, eu sou Azarias", ou em outras palavras: "entenda meu nome como este". Este anjo não foi verdadeiro na sua resposta. Obs: o anjo Rafael não é citado nos livros canônicos. Anjos de Deus com nomes próprios, só Miguel e Gabriel aparecem...

2007-03-18 18:06:49 · update #2

...Quanto a passagem de Oséias, é um exemplo que Deus usou para ilustrar a infidelidade de Israel, pois o povo prostituiu-se com outros deuses (Os 3:1). Deixemos os métodos de Deus agir para outra oportunidade (até onde Ele nos permite compreender) e voltemos ao assunto principal, a mentira de um anjo, sem desviar-nos. Quanto a Raabe ter mentido, dizendo que os espias tinham saído e na verdade ela os escondeu (Js 2: 1~6), podemos usar o mesmo exemplo de Jacó, que também enganou seu pai dizendo ser Esaú, para tomar a benção da primogenitura (Gn 27:19). Porém nos dois casos são seres humanos falhos mentindo, e não anjos. Creio que Deus daria uma saída para estes dois casos sem que eles precisassem mentir, porém Deus respeitou o livre arbítrio de Jacó e Raabe. Certamente eles pagaram de alguma forma pelas suas mentiras (Jacó também foi enganado por seu tio Labão - Gn 29: 22~28)...

2007-03-18 18:07:30 · update #3

...A atitude de Raabe que foi elogiada foi a de acolher os espias, em temor e fé ao Deus de Israel (Js: 2: 8~14, Hb 11:31, Tg 2:25), e não o fato de mentir. O livro pseudepígrafo de Enoque (1:9), que em Judas 14 é citado, não pode ser citado como motivo para incluir, nos canônicos, os apócrifos que constam na Bíblia Católica, pois este livro não faz parte dela. Este assunto será muito extenso para tratar aqui (sobre o livro de Enoque) e não tem relação com esta pergunta. Acredito que os livros apócrifos em geral não devem ser desprezados, pois seu conteúdo histórico é apreciável, porém não deveriam estar na Bíblia Católica, pois na Bíblia só devem constar livros inspirados por Deus (2° Pe 1: 20-21, 2° Tm 3:16). Deus te abençoe Sergio, em nome do Senhor Jesus Cristo!

2007-03-18 18:08:12 · update #4

Ao meu amigo, Sergio M: quando eu citar somente o verso, se refere a 2° Cr 18. Precisamos entender uma coisa dentro do contexto: no caso dos reis de Israel e Judá (esta punição serve para todos os homens), aquele rei que se desviava do mandado do Senhor, (neste caso Acabe, rei de Israel, que adorou a Baal e casou-se com a perversa Jezabel, filha do rei dos sidônios - 1° Rs 16:30,31), perdia a proteção de Deus e Deus permitia que o inimigo (espiritual e/ou humano) agisse. Não é Deus quem mentiu, nem seus anjos ("Deus é luz, e nele não há treva nenhuma." 1° Jo 1:5), mas foi concedido a um espírito enganador (um demônio) agir, e Deus o permitiu entrar nos 400 falsos profetas (v.5). Veja que, no verso 22 que você citou na sua tréplica, Micaías diz que o Senhor pôs o espírito mentiroso na boca de todos estes "teus" profetas, ou seja, na boca dos profetas de Acabe, não na boca do profeta do Senhor, Micaías....

2007-03-21 20:02:56 · update #5

...No caso de Micaías, que era o único profeta do Senhor neste episódio (v.6 a v.8), ele ironicamente imitou os falsos profetas, respondendo a Acabe: "Subi, e sereis bem sucedidos; e eles serão entregues nas vossas mãos." (v.14), como se dissesse: "Vai lá e vence, Acabe! Pode ir!" Micaías estava zombando de Acabe, tanto que Acabe percebeu sua ironia (v.15), semelhante ao que Elias fez no Monte Carmelo, zombando dos profetas de Baal: "Clamai em altas vozes, porque ele é um deus; ...talvez esteja dormindo" (1° Rs 18:27). Micaías revelou sua visão sobre os falsos profetas (v.18 a v.22), mas Acabe preferiu crer neles e não em Micaías (v.26). Talvez você queira me perguntar também: "Mas como um espírito mentiroso estava presente junto ao exército celestial (v.18 e v.20)?". Veja que em Jó 1:6 e 2:1 Satanás se aproximou dos anjos de Deus, e que Deus deu permissão para ele afligir Jó (Jó 1:12 e 2:6)...

2007-03-21 20:03:30 · update #6

...Usando uma palavra relativamente moderna, creio numa "interface" entre os níveis de céus. A Bíblia só relata três níveis (2° Co 12:2), porém podem ser até mais níveis, sendo o trono de Deus no "Altíssimo" céu. Alguns judeus crêem em até sete níveis. Sabemos também que existem batalhas espirituais nas regiões celestiais (Ef 6:12), que ocorrem em um destes níveis, mostrando que os demônios atuam em algum nível de céu, contra os anjos de Deus (Em Dn 10:13 um anjo diz que Miguel veio ajudá-lo na luta contra o "príncipe do reino da Pérsia", profeticamente se referindo a uma batalha contra o reino de Satanás, pois um Arcanjo [um anjo chefe] não seria necessário para combater reinos humanos). Bom, creio que é isso. Novamente o parabenizo pela educação. Deus te abençoe, em nome do Senhor!

2007-03-21 20:04:06 · update #7

12 respostas

Anjos de Deus não mentem. O diabo é o pai da mentira. Anjo que mente é demônio! Mas, o texto que citou diz o seguinte: " Tobit então perguntou-lhe: 'Rogo-te que me digas de que FAMÍLIA e de que TRIBO és tu? O anjo respondeu: 'Que é que procuras: a RAÇA do servo, ou O PRÓPRIO SERVO para acompanhar teu filho?' ". Percebe a pergunta que fez o anjo? O que quis dizer com essa pergunta? e continua no v.18 - " mas, para tranqüilizar-te: eu sou AZARIAS, filho do grande ANANIAS." O anjo de Deus, segundo o texto, era RAFAEL. Qual foi a pergunta de Tobias? Não quis ele saber a FAMÍLIA e a TRIBO de seu interlocutor? Não lhe perguntou o nome. Ao passo que, sendo assim, a resposta do anjo deve ser interpretada da seguinte forma: sou (um anjo protetor) da "família" de AZARIAS, (e) da "tribo" do grande ANANIAS. Quando respondeu que era Azarias, quis dizer que era o anjo de sua família, e da tribo de seu pai Ananias. Sendo assim, o anjo não mentiu, apenas respondeu conforme a pergunta de Tobias. Por isso Rafael faz questão de confirmar: Queres saber O MEU NOME, ou A QUE RAÇA pertenço? Pela pergunta, Tobias queria saber a raça a qual o anjo pertencia. Assim, respondeu ser ele um anjo (protetor) da raça de Azarias e Ananias, ou seja, PROTETOR da família de Azarias e da Tribo de seu pai Ananias! Vê a sutileza? Ao responder dessa forma, não se fez compreendido, coisa que não queria mesmo. O fez de maneira lacônica e usou um sentido ideológico ao empregar suas palavras. Mas também não mentiu, apenas respondeu de forma enigmática e obscura, metaforicamente, para que a obra de Deus pudesse ser realizada. O Senhor trabalha, por vezes, de forma misteriosa. Espero que tenha respondido convincentemente a sua pergunta. Deus te abençoe.

P.S.: EM DANIEL, CAP. 10, VERS. 21, DIZ: "MAS EU TE DECLARAREI O QUE ESTÁ ESCRITO NA ESCRITURA DA VERDADE; E NINGUÉM HÁ QUE SE ESFORCE COMIGO CONTRA AQUELES, A NÃO SER MIGUEL "VOSSO" PRÍNCIPE." e ainda, NO CAP. 12, VERS. 1 : "E, NAQUELE TEMPO, SE LEVANTARÁ MIGUEL, O GRANDE PRÍNCIPE, 'QUE SE LEVANTA PELOS FILHOS DO TEU POVO'...". Veja que Miguel tinha a função de proteger o povo de Israel e batalhar por ele. Nem tudo a Bíblia revela a respeito da atividade dos anjos, porém, os obras de Deus são realizadas ou determinadas como Ele bem entende que devam ser. São mistérios de Deus que não cabe a nós descobrir. Qdo digo que Rafael era protetor, quero dizer que foi escolhido para que naquele momento, ou época da história, protegesse os da família de Ananias... Não quer dizer, necessariamente, que fosse um anjo da guarda, como afirmam os católicos.
Há passagens nos textos canônicos que podem levar a crer que esses textos não deveriam ser considerados como inspirados, como p. ex. a passagem que diz que Deus ordenou ao profeta Oséias que se casasse com uma prostituta e tivesse filhos com ela, apenas para ilustrar uma profecia. Quem somos nós para questioná-lo, não acha? (vd. OSÉIAS, CAP. 1, VERS. 2) TAMBÉM A ATITUDE DE RAABE, A PROSTITUTA, FOI A DE MENTIR. Disse que os espias não se encontravam em sua casa, e que não sabia onde estavam! Sua atitude foi elogiada na Bíblia, como sendo a de uma pessoa de fé, verifique. E, no entanto, são textos considerados canônicos e, portanto, inspirados por Deus. Um outro exemplo é o do Livro de Judas, que cita uma passagem de Enoque, o 7° depois de Adão. Ora, o livro de Enoque é apócrifo. Como poderia um livro inspirado por Deus, que é o de Judas, citar um livro apócrifo (não inspirado), como sendo verdadeiro? Veja que, por vezes, arraigados na "certeza" de nossas convicções, fechamos totalmente os nossos olhos e entendimento, e rotulamos e julgamos o que nos é desconhecido.

TRÉPLICA:

HUDSON, SEM QUERER ME ESTENDER DEMAIS NESSE ASSUNTO E JÁ ME ESTENDENDO, GOSTARIA QUE ME EXPLICASSE COMO UM LIVRO INSPIRADO, COMO O DE 2 CRÔNICAS, CAP. 18, V. 22, PODE AFIRMAR QUE DEUS PÔS UM ESPÍRITO DE MENTIRA NA BOCA DOS PROFETAS DE ISRAEL? Dessa vez, quem dá a ordem é o próprio Deus. Ora, se você afirma que um anjo não pode admitir a mentira, como Deus o pode fazer? Não seria pelo fato de que Deus, às vezes, se utiliza do que é considerado mal, torpe, mentiroso ou errado, para atingir a um fim que Ele mesmo considera como sendo bom? Sendo assim, ainda que o anjo mentisse, o estaria fazendo para a consecução de um bem final, ou seja, cumprir a vontade do Todo Poderoso. Será que estou mto distante da verdade afirmando isso?

CONCLUSÃO:

Gostei muito de conversar contigo. Seus argumentos são fortes e convincentes. Se os livros apócrifos não constam do Cânon, certamente deve haver algum bom motivo. Minha Bíblia não é a católica. Tem apenas 66 livros e com eles permanecerei. São muitos os apócrifos, alguns até anticristãos. Os que já existem são suficientes. Obrigado! Deus te abençoe.

2007-03-17 20:42:53 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 1

Se eu sequer sei se existem, como poderia saber se mentem?

:)

2014-08-18 03:34:39 · answer #2 · answered by Møïṡéṡ ϡ 7 · 0 0

porque? porque o povo evangelico nao tem argumentos proprios? porque sao submissos ao que houvem ou leem.
nao considere isso uma ofensa,tenho parentes evangelicos e estao me dando trabalho....
pelo que eu entendo da vida,temos sempre alguem para nos ajudar,no caso do ser humano para nos guiar,eu creio que Deus tambem tem. Ah que absurdo,devem dizer alguns,entao porque Deus mandou se FILHO para terra?
Alias,foi muito bom,mas tem muita gente por aih usando SEU nome para se dar bem. e muito bens tambem.
quanto aos anjos, que ignorancia,quem avisou a MARIA,que iria ter um filho, e isso que eu nao aceito de muitos, esta escrito, mas nao interessa.
se nao me engana,Deus tambem mandou ANJOS para tirar nao me lembro quem de sodoma e gomorra, eh isso, nao sei tambem quem estava em apuros numa dessas cidade do antigo testamento e Deus mandou anjos lhes protegerem.
bom estah escrito,que decorou a biblia sbe do que estou falando.
satanas foi um anjo ruim por isso fou expulso do ceu.
alias tem muitos representantes de Deus na terra que ja deveriam ter sido expulsos,a muito tempo.

olhe que hoje nao estou inspirado......

2007-03-25 03:01:40 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

Os anjos de Deus não mentem, pois isso não vem de Deus, o unico anjo q mentiu hoje é o pai da mentira.
Na bíblia dos católicos foram acrescentados alguns livros, veja qual é a opinião de Deus em relação a isso, leia Apocalipse 22:19.
E tire suas conclusões
Fique com Deus

2007-03-24 07:52:16 · answer #4 · answered by Lany 2 · 0 0

Anjos não mentem...não sei, mas que foi legal pra caramba o debate acima,isso foi...bom ver divergências feitas de forma educada....parabéns!!deveria haver mais disso aqui no YR.

2007-03-24 01:29:19 · answer #5 · answered by Tereza B 5 · 0 0

Nunca vi ,nem ouvi,só ouço falar.

2007-03-23 22:30:19 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

Anjos não mentem... mas Lúcifer não foi um anjo também?
Nossa... hoje tive uma grande aula sobre a bíblia... valeu!
Abraços

2007-03-23 11:15:02 · answer #7 · answered by Gaara 6 · 0 0

Quem mente são os demônios, não os anjos

2007-03-23 04:03:34 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

APENAS UM SE TEM CONHECIMENTO.

2007-03-21 13:57:40 · answer #9 · answered by ÍNDIO 7 · 0 0

Não,não mentem não, de jeito nenhum!

2007-03-18 08:10:07 · answer #10 · answered by peraxica 5 · 0 0

Para os 'anjos' desse deus da bíblia, que era perverso, assassino, e egoísta, as mentiras realmente deveriam ser coisas pequenas....

2007-03-17 23:55:24 · answer #11 · answered by Justina 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers