Anjos de Deus não mentem. O diabo é o pai da mentira. Anjo que mente é demônio! Mas, o texto que citou diz o seguinte: " Tobit então perguntou-lhe: 'Rogo-te que me digas de que FAMÍLIA e de que TRIBO és tu? O anjo respondeu: 'Que é que procuras: a RAÇA do servo, ou O PRÓPRIO SERVO para acompanhar teu filho?' ". Percebe a pergunta que fez o anjo? O que quis dizer com essa pergunta? e continua no v.18 - " mas, para tranqüilizar-te: eu sou AZARIAS, filho do grande ANANIAS." O anjo de Deus, segundo o texto, era RAFAEL. Qual foi a pergunta de Tobias? Não quis ele saber a FAMÍLIA e a TRIBO de seu interlocutor? Não lhe perguntou o nome. Ao passo que, sendo assim, a resposta do anjo deve ser interpretada da seguinte forma: sou (um anjo protetor) da "família" de AZARIAS, (e) da "tribo" do grande ANANIAS. Quando respondeu que era Azarias, quis dizer que era o anjo de sua família, e da tribo de seu pai Ananias. Sendo assim, o anjo não mentiu, apenas respondeu conforme a pergunta de Tobias. Por isso Rafael faz questão de confirmar: Queres saber O MEU NOME, ou A QUE RAÇA pertenço? Pela pergunta, Tobias queria saber a raça a qual o anjo pertencia. Assim, respondeu ser ele um anjo (protetor) da raça de Azarias e Ananias, ou seja, PROTETOR da família de Azarias e da Tribo de seu pai Ananias! Vê a sutileza? Ao responder dessa forma, não se fez compreendido, coisa que não queria mesmo. O fez de maneira lacônica e usou um sentido ideológico ao empregar suas palavras. Mas também não mentiu, apenas respondeu de forma enigmática e obscura, metaforicamente, para que a obra de Deus pudesse ser realizada. O Senhor trabalha, por vezes, de forma misteriosa. Espero que tenha respondido convincentemente a sua pergunta. Deus te abençoe.
P.S.: EM DANIEL, CAP. 10, VERS. 21, DIZ: "MAS EU TE DECLARAREI O QUE ESTÁ ESCRITO NA ESCRITURA DA VERDADE; E NINGUÉM HÁ QUE SE ESFORCE COMIGO CONTRA AQUELES, A NÃO SER MIGUEL "VOSSO" PRÍNCIPE." e ainda, NO CAP. 12, VERS. 1 : "E, NAQUELE TEMPO, SE LEVANTARÁ MIGUEL, O GRANDE PRÍNCIPE, 'QUE SE LEVANTA PELOS FILHOS DO TEU POVO'...". Veja que Miguel tinha a função de proteger o povo de Israel e batalhar por ele. Nem tudo a Bíblia revela a respeito da atividade dos anjos, porém, os obras de Deus são realizadas ou determinadas como Ele bem entende que devam ser. São mistérios de Deus que não cabe a nós descobrir. Qdo digo que Rafael era protetor, quero dizer que foi escolhido para que naquele momento, ou época da história, protegesse os da família de Ananias... Não quer dizer, necessariamente, que fosse um anjo da guarda, como afirmam os católicos.
Há passagens nos textos canônicos que podem levar a crer que esses textos não deveriam ser considerados como inspirados, como p. ex. a passagem que diz que Deus ordenou ao profeta Oséias que se casasse com uma prostituta e tivesse filhos com ela, apenas para ilustrar uma profecia. Quem somos nós para questioná-lo, não acha? (vd. OSÉIAS, CAP. 1, VERS. 2) TAMBÉM A ATITUDE DE RAABE, A PROSTITUTA, FOI A DE MENTIR. Disse que os espias não se encontravam em sua casa, e que não sabia onde estavam! Sua atitude foi elogiada na Bíblia, como sendo a de uma pessoa de fé, verifique. E, no entanto, são textos considerados canônicos e, portanto, inspirados por Deus. Um outro exemplo é o do Livro de Judas, que cita uma passagem de Enoque, o 7° depois de Adão. Ora, o livro de Enoque é apócrifo. Como poderia um livro inspirado por Deus, que é o de Judas, citar um livro apócrifo (não inspirado), como sendo verdadeiro? Veja que, por vezes, arraigados na "certeza" de nossas convicções, fechamos totalmente os nossos olhos e entendimento, e rotulamos e julgamos o que nos é desconhecido.
TRÉPLICA:
HUDSON, SEM QUERER ME ESTENDER DEMAIS NESSE ASSUNTO E JÁ ME ESTENDENDO, GOSTARIA QUE ME EXPLICASSE COMO UM LIVRO INSPIRADO, COMO O DE 2 CRÔNICAS, CAP. 18, V. 22, PODE AFIRMAR QUE DEUS PÔS UM ESPÍRITO DE MENTIRA NA BOCA DOS PROFETAS DE ISRAEL? Dessa vez, quem dá a ordem é o próprio Deus. Ora, se você afirma que um anjo não pode admitir a mentira, como Deus o pode fazer? Não seria pelo fato de que Deus, às vezes, se utiliza do que é considerado mal, torpe, mentiroso ou errado, para atingir a um fim que Ele mesmo considera como sendo bom? Sendo assim, ainda que o anjo mentisse, o estaria fazendo para a consecução de um bem final, ou seja, cumprir a vontade do Todo Poderoso. Será que estou mto distante da verdade afirmando isso?
CONCLUSÃO:
Gostei muito de conversar contigo. Seus argumentos são fortes e convincentes. Se os livros apócrifos não constam do Cânon, certamente deve haver algum bom motivo. Minha Bíblia não é a católica. Tem apenas 66 livros e com eles permanecerei. São muitos os apócrifos, alguns até anticristãos. Os que já existem são suficientes. Obrigado! Deus te abençoe.
2007-03-17 20:42:53
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
porque? porque o povo evangelico nao tem argumentos proprios? porque sao submissos ao que houvem ou leem.
nao considere isso uma ofensa,tenho parentes evangelicos e estao me dando trabalho....
pelo que eu entendo da vida,temos sempre alguem para nos ajudar,no caso do ser humano para nos guiar,eu creio que Deus tambem tem. Ah que absurdo,devem dizer alguns,entao porque Deus mandou se FILHO para terra?
Alias,foi muito bom,mas tem muita gente por aih usando SEU nome para se dar bem. e muito bens tambem.
quanto aos anjos, que ignorancia,quem avisou a MARIA,que iria ter um filho, e isso que eu nao aceito de muitos, esta escrito, mas nao interessa.
se nao me engana,Deus tambem mandou ANJOS para tirar nao me lembro quem de sodoma e gomorra, eh isso, nao sei tambem quem estava em apuros numa dessas cidade do antigo testamento e Deus mandou anjos lhes protegerem.
bom estah escrito,que decorou a biblia sbe do que estou falando.
satanas foi um anjo ruim por isso fou expulso do ceu.
alias tem muitos representantes de Deus na terra que ja deveriam ter sido expulsos,a muito tempo.
olhe que hoje nao estou inspirado......
2007-03-25 03:01:40
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋