Enquanto maior for o estresse, maior será o grau de desequilíbrio dos sistemas bioquímicos muito complexos, que têm a ver com muitas desordens do organismo. Talvez o exemplo mais típico da influência do estresse oxidante no organismo humano seja o processo de envelhecimento.
O envelhecimento começa na hora em que o espermatozóide penetra no óvulo, e começa a divisão celular para dar origem a um novo ser humano que, depois de nove meses, terá a maturidade necessária para nascer e começar uma vida independente e não aos 65 anos, etapa considerada como a terceira idade.
A possível longevidade desse novo ser humano dependerá das «qualidades» do espermatozóide e do óvulo, bem como da aplicação de métodos e hábitos de vida sadios, tanto da mãe quanto do pai. Por isso, se recomenda que, antes de conceber, o casal receba assessoria genética, ainda mais se se conhecem antecedentes familiares; assessoria psicológica (maturidade do casal para afrontar o atendimento de um novo membro da família) e exames médicos especializados como os de esperma, avaliação dos órgãos reprodutivos, etc. Se o crescimento do feto estiver afetado por alguma das causas anteriores (genética, psicológica e/ou fisiológica), sua expectativa de vida diminuirá consideravelmente, e serão poucas as possibilidades de que esse novo ser humano possa atingir a terceira idade ou uma longevidade satisfatória. Outro fator importante é a atitude do casal durante a gravidez, por exemplo, em relação aos hábitos tóxicos (fumo, álcool e drogas), tanto de maneira ativa, quanto passiva. Se a mãe fuma ou bebe álcool durante a gravidez, isso afetará o desenvolvimento do sistema nervoso central do novo organismo; se o pai fuma perto da mãe grávida, o fumo chegará até o feto; o consumo de drogas alucinógenas fará com que o novo ser humano seja dependente antes de nascer, o que acelerará o processo de envelhecimento até chegar a uma morte prematura. Os hábitos sadios do casal e uma alimentação adequada durante a gravidez permitirá que esse «bebê» que nasce, que já é um «idoso» de nove meses de idade, possa aspirar desde o começo a ter um processo de envelhecimento (chamemo-lo normal) e chegar ao potencial de vida do ser humano
2007-03-17 19:30:44
·
answer #1
·
answered by calu 4
·
1⤊
0⤋
Quando começamos a envelhecer vai depender da nossa raça, e que tipo de vida levamos.
2007-03-18 11:27:51
·
answer #2
·
answered by tina l 4
·
1⤊
0⤋
Aos 30 anos começam a surgir os primeiros sinais visíveis de envelhecimento. Na verdade o ser humano não deveria sobreviver muito além de 40 anos de idade nos indivíduos mais resistentes. As idades avançadas que vemos hoje são todas resultado da medicina moderna. As idades "bíblicas" são devidas a erros de calendários antigos.
2007-03-18 02:22:32
·
answer #3
·
answered by i-alien 6
·
0⤊
0⤋
envelhecemos pq nas nossas células mais precisamente no núcleo celular, existem os cromossomos que possuem telômeros unidades que aos poucos vao se desgastando na divisão celular, e qto mais divisões celulares ocorrem mais curto ficam os telômeros e assim a morte chega.
2007-03-18 02:07:39
·
answer #4
·
answered by Josete L 5
·
0⤊
0⤋