English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

A palavra grega "stauros" traduzida por alguns como cruz não possui apoio da língua grega pois significa madeiro ou estaca, portanto um pau ereto. Além disso, é sabido que ela já era objeto de adoração em civilizações antigas antes de Cristo e servia para adoração do falso deus Talmude,onde baixou-se um pouquinho a trave horizontal do "T" formando-se uma cruz (+) e que sorrateiramente foi introduzida na adoração da cristandade. Portanto não há nenhuma menção de cruz nos registros bíblicos originais.

2007-03-17 12:25:23 · 13 respostas · perguntado por marcospite 1 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

13 respostas

Em um madeiro como diz em Isaías, mas nínguem sabe ao certo o formato deste madeiro, a crucificação era uma forma de pena de morte usada pelo Império Romano, por isso q muitos afirmam q Ele morreu em uma cruz.

2007-03-17 12:30:38 · answer #1 · answered by baretta 6 · 0 0

A CRUZ é amada e respeitada por milhões de pessoas. A The Encyclopædia Britannica chama a cruz de “principal símbolo da religião cristã”. Mas os cristãos verdadeiros não usam a cruz na adoração. Por que não?

Uma razão importante é que Jesus Cristo não morreu numa cruz. A palavra grega em geral traduzida “cruz” é staurós. Significa basicamente “poste ou estaca”. A The Companion Bible (Bíblia Companheira) diz: “[Staurós] jamais significa duas peças de madeira transversais em qualquer ângulo . . . Não há nada no grego do [Novo Testamento] que sequer sugira duas peças de madeira.”

Em vários textos, os escritores bíblicos usam outra palavra para referir-se ao instrumento usado para executar Jesus. É a palavra grega xylon. (Atos 5:30; 10:39; 13:29; Gálatas 3:13; 1 Pedro 2:24) Essa palavra significa simplesmente “madeiro”, ou “pedaço de pau, porrete ou árvore”.

Explicando por que uma simples estaca era usada para execuções, o livro Das Kreuz und die Kreuzigung (A Cruz e a Crucificação), de Hermann Fulda, diz: “Nem sempre havia árvores disponíveis nos locais escolhidos para execução pública. De modo que um simples poste era fincado no chão. Nele os criminosos eram amarrados ou pregados com as mãos para cima, muitas vezes também com os pés amarrados ou pregados.”

A prova mais convincente, porém, vem da Palavra de Deus. O apóstolo Paulo diz: “Cristo nos livrou da maldição da Lei por meio duma compra, por se tornar maldição em nosso lugar, porque está escrito: ‘Maldito é todo aquele pendurado num madeiro [“numa árvore”, Versão Rei Jaime, em inglês].’” (Gálatas 3:13) Aqui Paulo cita Deuteronômio 21:22, 23, que fala claramente de uma estaca, não de uma cruz. Visto que tais meios de execução faziam da pessoa uma ‘maldição’, não seria apropriado os cristãos terem em sua casa imagens de Cristo pregado num madeiro.

Não há evidência de que aqueles que se diziam cristãos usassem a cruz na adoração nos primeiros 300 anos após a morte de Cristo. No quarto século, porém, o imperador pagão Constantino converteu-se ao cristianismo apóstata e promoveu a cruz como símbolo deste. Qualquer que tenha sido a motivação de Constantino, a cruz nada tinha a ver com Jesus Cristo. De fato, a cruz é de origem pagã. A New Catholic Encyclopedia admite: “A cruz está presente tanto na cultura pré-cristã como na cultura não-cristã.” Várias outras autoridades no assunto têm ligado a cruz à adoração da natureza e aos rituais do sexo praticados pelos pagãos.

Por que, então, foi adotado esse símbolo pagão? Pelo visto, para tornar mais fácil os pagãos aceitarem o “cristianismo”. No entanto, a Bíblia condena claramente qualquer devoção a um símbolo pagão. (2 Coríntios 6:14-18) As Escrituras proíbem também toda e qualquer forma de idolatria. (Êxodo 20:4, 5; 1 Coríntios 10:14) Com muito boa razão, portanto, os cristãos verdadeiros não usam a cruz na adoração.

2007-03-17 12:31:29 · answer #2 · answered by Specula — Annuntians Regnum Iehovah 5 · 5 0

TJ mandou bem. Por isto vou dizer: |Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho para morrer, todos que nele crê não pereça, mas que tenha a vida eterna, mas aquele que não crê, com cerrteza não herdará a vida eterna. Jesus é o caminho acreditem.

2007-03-17 12:39:49 · answer #3 · answered by salva 6 · 3 0

Em uma estaca. Os catolicos usam a cruz como um amuleto. Para lembrar do resgate de Jesus para a humanidade. Ele nao foi pregado em uma cruz. Vc esta' totalmente correto com sua afirmacao....

2007-03-17 23:24:38 · answer #4 · answered by Manga rosa 5 · 2 0

Leiam os seguintes textos:
Atos 5:30 e 10:39 Gálatas 3:13; Deuteronômio 21:22, 23
Irmãos como pode num única versão(João Ferreira de Almeida) haver tanta contradição?
Uma hora diz que Cristo morreu numa cruz noutra parte diz que foi num madeiro.

E para aqueles que ainda teimarem em defender heresias de que cruz é o mesmo que madeiro é só você perguntar a um carpinteiro o que é um madeiro e o que é uma crux e ele lhe mostrará a clara diferença de um para outro.

2014-05-29 14:36:18 · answer #5 · answered by ? 7 · 0 0

Proskuneo é mesmo adorar. No livro de Marcos 5:6 os demônios adorou Jesus, se os demônios reconheceu a grandeza de Jesus, Já as testemunha de Jeová não.
Jo 5:22 mostra que cabe a Jesus quem Ele vai querer salvar, já não depende de Jeová, pois (Jeová deu p/ Jesus os homens: Hebreus 2:13).

Isaías 9:6 o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.

Quando Jeová escreveu os Mandamento em pedra quebrou, então Ele prometeu: escreveria no tabuleiro dos nossos coraçães p/ não pecar contra Ele. Jeová Deus não quer que nós adore a Jesus porque está escrito, mas sim em espirito em verdade Jo 4:23,24, faça um teste adora a Jesus em espírito, vc vai ver que seus olhos vão ser aberto e vai ver Isaías 9:6. Vc pode ver que o uns dos ladrão que foi crucificado com Jesus, conseguiu enxergar Isaías 9:6, já o outro não.
Vcs repara! Jesus ainda era homem, não havia Ressuscitado, e não havia li dado todo poder no céu e na terra e etc... Mas o Espirito de Jeová revelou p/ o ladrão quem Jesus se tornaria! Lu 23:42.

Grato ao Senhor Jesus Tony Rocha

2014-04-22 06:02:11 · answer #6 · answered by Tony 1 · 0 0

Num madeiro,e o símbolo deveria ser um peixe e não uma cruz.

2007-03-21 08:45:32 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

A palavra de Deus diz que Jesus sofreu até morte e morte de cruz (Fl 2:8). Leia estas passagens e creia somente:
Mt 16:24; Mc 8:34; Mc10:21, Lc 9:23; Lc 23:26; Jo 19:25; 1Co 1:17: 1Co 18; Hb 12:2; Fp 2:8; Ef 2:16; Cl 1:20.
Se a palavra de Deus fala que é cruz, não devemos duvidar. . .

2007-03-20 07:30:56 · answer #8 · answered by Franz Schubert 4 · 0 0

Esse Valdir Alves, sempre tem um chiliquezinho quando está quase se conformando com a veracidade das testemunhas de Jeová. tsk tsk tsk!
Vejam só o que ele diz...

"De onde vem a versão bíblica dos tjs?

Da torre de vigia, então...

Você só vai aceitar o que eles manipulam vocês a aceitar, não é?

Realmente Paulo diz: "Estou na estaca com Cristo"..."

TSK TSK TSK

Então, vou exclarecer mais um pouco!

Antes de 1936, todas as publicações das Testemunhas de Jeová faziam uso da cruz tanto escrito como em gravuras. Mesmo porque, as traduções disponíveis que usavam nos estudos, tinham "cruz" como a tradução de "estaca de tortura" na NM.

Mas em 31 de janeiro de 1936, o irmão Rutherford lançou para a família de Betel de Brooklyn o novo livro Riquezas. De acordo com a Bíblia, dizia, em parte, na página 27 (26 em português): “Jesus foi crucificado ou afligido, porém não exatamente numa cruz lavrada, como está representado nas imagens que os homens fabricam; a crucificarão de Jesus consistiu em ser o seu corpo cravado ou pregado no madeiro.”

Quais foram as origens históricas da cruz da cristandade?

“Encontraram-se diversos objetos, datando de períodos muito anteriores à era cristã, marcados com cruzes de feitios diferentes, em quase cada parte do mundo antigo. A Índia, a Síria, a Pérsia e o Egito produziram todos inúmeros exemplos . . . O uso da cruz como símbolo religioso em tempos pré-cristãos e entre povos não-cristãos pode provavelmente ser considerado como quase universal, e em muitíssimos casos ligava-se a alguma forma de culto da natureza.” — Encyclopædia Britannica (1946), Vol. 6, p. 753.

“A forma da [cruz de duas vigas] teve sua origem na antiga Caldéia e foi usada como símbolo do deus Tamuz (tendo a forma do Tau místico, a letra inicial de seu nome) naquele país e em terras adjacentes, inclusive no Egito. Por volta dos meados do 3.° séc. A.D., as igrejas ou se haviam apartado ou tinham arremedado certas doutrinas da fé cristã. A fim de aumentar o prestígio do sistema eclesiástico apóstata, aceitavam-se pagãos nas igrejas, à parte de uma regeneração pela fé, e permitia-se-lhes em grande parte reter seus sinais e símbolos pagãos. Assim se adotou o Tau ou T, na sua forma mais freqüente, com a peça transversal abaixada um pouco, para representar a cruz de Cristo.” — An Expository Dictionary of New Testament Words (Londres, 1962), W. E. Vine, p. 256.

“É um fato estranho, contudo inquestionável, que nas eras muito anteriores ao nascimento de Cristo, e desde então, em terras intatas aos ensinos da Igreja, a Cruz tem sido usada como símbolo sagrado. . . . O Baco grego, o Tamuz tírio, o Bel caldeu e o Odin nórdico foram todos simbolizados pelos seus devotos por um instrumento cruciforme.” — The Cross in Ritual, Architecture, and Art (Londres, 1900), G. S. Tyack, p. 1.

“A cruz na forma de ‘Cruz Ansada’ . . . era carregada nas mãos dos sacerdotes e reis-pontífices egípcios como símbolo de sua autoridade como sacerdotes do deus-Sol e era chamada ‘o Sinal da Vida’.” — The Worship of the Dead (Londres, 1904), Coronel J. Garnier, p. 226.

“Diversas gravuras de cruzes se acham em toda a parte nos monumentos e túmulos egípcios, e são consideradas por muitas autoridades símbolo ou do falo [uma representação do órgão sexual masculino] ou do coito. . . . Nos túmulos egípcios, a cruz ansada [cruz com um círculo ou uma asa em cima] se acha lado a lado com o falo.” — A Short History of Sex-Worship (Londres, 1940), H. Cutner, pp. 16, 17; veja também The Non-Christian Cross, p. 183.

“Usavam-se essas cruzes como símbolos do deus-sol babilônico, , e são vistas pela primeira vez numa moeda de Júlio César, 100-44 A.C., e daí numa moeda cunhada pelo herdeiro de César (Augusto), em 20 A.C. Nas moedas de Constantino, o símbolo mais freqüente é ; mas, o mesmo símbolo é usado sem o círculo ao redor, e com os quatro braços iguais, verticais e horizontais; e este era o símbolo especialmente venerado como a ‘Roda Solar’. Deve-se declarar que Constantino era um adorador do deus-sol, e não quis entrar na ‘Igreja’ senão cerca de um quarto de século depois da lenda de ter visto tal cruz nos céus.” — The Companion Bible, Apêndice N.° 162; veja também The Non-Christian Cross, pp. 133-141.

Assim, não é a toa que a Tradução do Novo Mundo verte "estaca de tortura" em vez de "cruz", mesmo sabendo que bateria de frente com toda uma tradição já cauterizada por muitos séculos de um ensino manchado pelo pagãnismo.

Luz
.

2007-03-17 16:55:21 · answer #9 · answered by ҉ProTeJ҉ 4 · 2 2

A fábula é pregou ele.

2007-03-17 12:30:53 · answer #10 · answered by Marcio B 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers