Com hipocrisia e ambição,iludindo,semeando discórdias e preconceitos,buscando a riqueza pessoal em detrimento da massa ignorante que faz de tudo para obter uma suposta salvação enriquecendo os espertinhos.Agora,quanto às culturas,não se pode tentar impor suas verdades reduzindo povos à nada e depois transformando-os em clones decoradores e seres pouco racionais.Cada pove tem sua cultura e isto deve ser respeitado,esta coisa de evangelizar,insistir nas suas crenças para forçar os demais é insuportável ,inadmissível ,covarde e irritante.Bjus.
2007-03-18 03:27:46
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Minha cara, em nome da ganância e a disputa pelo poder fez com que muitos morressem em nome de Deus.
Quando alguém viu que era fácil se aproveitar da fragilidade humana, inventou a religião, assim ficou bilhardário "vendendo" a palavra, depois outros também perceberam que bastava dar um outro contexto ao texto, apenas aplicando técnicas de psicologia, e assim surgiram os protestantes, e hoje, muitos querem uma fatia desse bolo.
Mas, como tudo para eles é sentido figurado...
Jesus veio trazer a paz?
Mateus 10:34-36 "Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada. Pois vim causar divisão entre o homem e seu pai; entre a filha e sua mãe e entre a nora e sua sogra. assim os inimigos do homem serão os da sua própria casa."
Lucas 22:36 "Então lhes disse...o que não tem espada, venda sua capa e compre uma."
2007-03-18 09:21:51
·
answer #2
·
answered by Xan 7
·
2⤊
0⤋
Todas as religiões, em todas as épocas tiveram um papel primordial na "religião do domínio". Antes mesmo das religiões monoteístas, os babilônios, os gregos, os persas, os egípcios, os romanos, et coetera. Já tentavam conquistar e impor se ante outros povos através da religião, não de forma sistemática como foi a partir do séc. XV, com a Igreja Católica e depois da Reforma, com os protestantes - Sir Walter Ralleigh nos EUA, Missionários batistas na África, América do Sul e Ásia. E isso persiste até os nossos dias, haja visto os índios da Amazônia brasileira - caso você queira visitar uma aldeia, terá de pedir permissão a um francês ou americano protestante, que está "evangelizando" os nativos e levando a "civilização" até eles.
2007-03-17 18:04:01
·
answer #3
·
answered by Dwell Übersetzungwissenschaft 5
·
3⤊
1⤋
Querida isto serve também para cultura européia que foi imposta aos índigenas do Brasil.Ou seja os padres davam aulas de catecismo aos indigenas tenytando socializa-los,concluo que a religiao catoloiica sempre esteve em volto ao contexto da humanidade,tanto que se vc ler as respeito da contra reforma tera uma critica mais fundamentada....Um abraço
2007-03-17 17:59:26
·
answer #4
·
answered by deipe2004 5
·
3⤊
1⤋
isso porque VOCÊ nem mencionou os ESPANHÓIS no séc. XVI ; que vieram ao NOVO MUNDO com a CRUZ numa mão e a ESPADA na outra ! .
2007-03-17 17:59:07
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
3⤊
1⤋
Faço minhas as palavras do colega Xan! Boa resposta! Para mim isso não significa evangelizar, mas massacrar uma cultura, que deveria ter continuado pura. Não se pode dizer que o cristianismo é a religião certa, nem o budismo, nem o islamismo. Cada cultura deve ser preservada à sua forma, pela sua crença e da forma como ela nasce. Evangelizar é um ERRO sim. É impor supostos dogmas, é impor uma vontade, uma forma. Deus permitiu o nascimento, o crescimento e a vida de todas as culturas e crenças e não devem ser tocadas, adulteradas, deformadas, por conceitos outros. Evangelizar esses povos é tirar deles a sua essência, sua história, sua vida. Isso é cruel, nefasto, podre, nojento, asqueroso, vil e não pode ser coisa de Deus. Isso é coisa do homem, ganancioso, faminto pela riqueza. Que Deus que nada, evangelizar é usurpar a vida alheia, isso sim!!!
2007-03-18 09:53:03
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Adorei tua pergunta, feita com sabedoria e bem argumentada, e sempre ouvi dizer: "Contra fatos não há argumentos".
Certamente vão responder os religiosos se armando em intelectuais, mas é só...blá, blá, blá...fazendo colagens da bíblia, porque capacidade de responder à tua pergunta, eles não têm, apenas se limitam a dizer aquilo que aprenderam e nada mais que isso.
Antes dos portugueses, eram as crenças Indias, depois surgiram as crenças arrastadas pelos portugueses, depois as crenças dos escravos, depois as crenças dos imigrantes e finalmente as crenças das máfias arrastadas pelos imigrantes ilegais. O Brasil tem uma MIXÓRDIA de religiões, uma LIXEIRA, que só prejudica o povo, em nada os favorece. Quanto mais ignorante for o povo, melhor será para os chefes religiosos.
2007-03-17 18:10:22
·
answer #7
·
answered by Manuel Gomes Barbosa 7
·
3⤊
2⤋
]E port isso que sempre continuo afirmando: ñunca acretite em pastores e sacerdotes. acredite em Deus. É Deus que salva e não os pastor e o padre.
2007-03-17 18:03:14
·
answer #8
·
answered by Francis 4
·
2⤊
1⤋
Realmente, na história da humanidade, nas conquistas dos impérios, muito se fez até com pretexto de evangelizar o povo. Sei que muitas foram as experiências com a Obra de Deus mas muitos também trouxeram opróbio aos povos colonizados. Digo que ter uma bíblia na mão não garante salvação de ninguém e não garante que a pessoa seja realmente serva de Deus. O que importa é estar inserido no projeto eterno de Deus que é Jesus. Ele é o assunto principal de toda a Bíblia. Não ha outra forma de se chegar a Deus senão por Jesus. A bíblia para mim trás muitos benefícios pq ela contém tudo sobre o Senhor Jesus e é vida pois é a palavra de Deus, o próprio Jesus. Se eu for olhar pra tudo isso que vc falou certamente poderia pensar, puxa, qe tou fazendo aki, falando de Deus, com bíblia debaixo do braço mas se estas coisas aconteceram é pq tinham que acontecer, só sei que Jesus vive e é muito bom viver com ele e ouvindo sua palavra.
2007-03-17 21:28:22
·
answer #9
·
answered by Tiago 6
·
0⤊
0⤋
As pessoas, no geral, se ligam a uma religião e tomam o livro sagrado dessa religião como lei, no caso dos cristãos, o livro sagrado é a Bíblia. Eu já tive oportunidade aqui, de dizer o que penso da Bíblia. A única parte dela que podemos confiar e levar a sério é o Novo Testamento, porque sabemos por quem foi escrito, o resto dança entre tentar explicar o que não entendiam e vontade de Poder. Infelizmente quem se apega a Bíblia deixa de raciocinar, e na verdade seu Deus é o livro. O Novo Testamento me impressiona porque fala de um Homem super coerente, mandou dar a outra face, e quando chegou a Sua hora, cumpriu o que mandou que fizessem, mandou perdoar os inimigos, e na sua vez perdoou os seus. Enfim, Ele deixou claro em palavras e atitudes, o caminho que o humano deve percorrer. E os Bibliófilos de plantão, me perdoem, mas ficam pregando o conteudo dela, mas não a cumprem. É a velha história, façam o que digo mas não façam o que faço. Com isso, ficam tentando converter todas as pessoas, sem a menor necessidade, principalmente os povos indígenas que muitas vezes, dentro de suas tradições, seguem muito mais o caminho que Ele deixou, sem necessidade sequer de conhece-Lo. Pra mim, toda religião ou religioso que quer forçar o próximo a crer no que ele crê, não é um seguidor fiel de Jesus, muito ao contrário. É só lembrar uma única frase dEle: Não julgueis, pois na mesma medida que julgares sereis julgado. Só um detalhe, essa frase não foi dita para ser empregada como meio de doutrinação do próximo. Esta frase foi dita para ser cumprida.
2007-03-17 19:46:31
·
answer #10
·
answered by Mary - versão 2008 6
·
1⤊
1⤋