- Se você, pessoa do século XXI, falasse para um contemporâneo de Pedro Álvares Cabral, que de onde você veio, a viagem que os navegadores estavam fazendo da Europa a América e que levaria meses, levaria apenas horas de avião, ele te chamaria de louco? Provavelmente, pois a ciência, o conhecimento da época não tinha como compreender algo que hoje é possível.
- Se você, pessoa do século XXI, falasse para Galileu Galilei, um gênio, que de onde você veio, existe uma caixa mágica chamada televisão que permite ver pessoas que estão ou estiveram em outro lugar na Terra, mesmo ele, um gênio, o chamaria de louco, pois a ciência, o conhecimento da época não tinha alcance para conhecer o que hoje conhecemos. E te apresentaria o único “tele” que ele conhecia, o telescópio.
- Se você, pessoa do século XXI, falasse de ressonância magnética, de tomografia computadorizada, de cirurgias à distancia e de outras maravilhas da medicina moderna para o maior médico da Antiguidade, Hipocrates, ele acharia incrível, mas o chamaria de sonhador, pois a ciência da época não tinha o conhecimento necessário e eles nem conheciam tecnologia na época.
- E, se você, pessoa do século XXI, finalmente voltasse ao século XXI e falasse de reencarnação, de imortalidade da alma, os seus contemporâneos o chamarão de louco, novamente, como os homens do passado o chamaram, pois a ciência materialista, o conhecimento do presente não tem como conceber essa verdade, tal como a ciência do passado não tinha como conceber o que viria no futuro a ser conhecido.
2007-03-17
10:37:02
·
20 respostas
·
perguntado por
Jorge Murta
6
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade
Vocês não acham que a ciência e os homens de cada época são limitados para entender algo que só mais tarde se tornará conhecido? Então por que dizer que algo é impossível?
Só alguns homens, dentro de suas épocas, tiveram relances de coisas que viriam a ser conhecido por todos no futuro, tais como Leonardo DaVinci, Julio Verne e Allan Kardec.
2007-03-17
10:47:26 ·
update #1
Murta, vc está absolutamente certo. Pena que a evolução tecnológica e a evolução espiritual não ocorram simultaneamente, mas tudo bem. Como a própria bíblia diz, existe um tempo certo para todas as coisas debaixo dos céus. E quando esse tempo chegar, todos terão "olhos de ver e ouvidos de ouvir."
2007-03-17 15:12:08
·
answer #1
·
answered by Marta - The One 6
·
2⤊
0⤋
Oi! Murta.
No mínimo iria para a fogueira como bruxo, pior ainda se tivesse comigo o meu celular, e por inocência tirasse uma foto, diriam que aprisionei suas almas, pauladas, forca, guilhotina e sofrimentos para fins de morte, bem lento durando uns 15 dias, outrossim se voltasse na minha época, escolheria meus 20 anos, repleto de namoradinhas etc e tal, mas creia, faria as mesmas besteiras que fiz antes, se por acaso não fossem piores das que fiz.
Um forte abraço.
2007-03-17 19:14:07
·
answer #2
·
answered by RuyLFreitas 7
·
2⤊
0⤋
Caro colega Murta, aqui temos que separar em voltar no tempo em matéria, e reencarnação em periodos diferentes.
O retorno a uma época qualquer, para não ficar preso à datas, nos lembra um velho seriado de televisão chamado Tunel do Tempo, onde os personagens vão tanto para o passado como para o futuro, no entanto, se houvesse essa possibilidade, nos dias de hoje, seria uma afronta, um choque de culturas, e em nada contribuiria, porque tanto quem está no passado não vai acreditar nos avanços que você iria expor e apresentar, bem como você tambem não acreditaria nas maravilhas do futuro.
Com tudo, o processo reencarnacionista, não causa choque de cultura nem de conhecimento, ele põe o espírito no ambiente propicio para sua evolução, corrigindo erros do passado e avançando sempre, assim, dissipa-se aquela crença de julgamento final, de um sistema teocrático, onde um Deus vingativo, virá privilegiar uns e condenar outros.
Gostaria de salientar tambem, que o processo reencarnacionista acontece não só aqui na nossa esfera terrena, mas em outras orbes tambem, igualando o plano espiritual, a uma verdadeira "rodoviaria", onde espiritos partem pra bem longe, outros chegam incipientes para aprender um pouco aqui conosco, e outros nem se distanciam tanto assim...ainda terá que ficar retido no umbral.
Nesse vai e volta espiritual, não temos como comparar com uma viagem ao futuro ou passado sob forma material, porque carregamos todos os fardos da matéria, toda lembrança, enquanto no processo reencarnacionista o amor de Deus se faz presente em toda plenitude, dando ao espirito o esquecimento do passado, para viver o presente, e preparar o seu futuro, ou seja, cada um segundo suas obras.
Valeu pela pergunta, parabens.
2007-03-17 18:47:58
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Pois que me chamem de louco, pois acredito em reencarnação e imortalidade da alma e acredito que qualquer pessoa livre de preconceitos que estudasse os livros da codificação de allan kardec tambem passaria a acreditar .
2007-03-17 18:37:12
·
answer #4
·
answered by marcos fox 1
·
2⤊
0⤋
No entanto, a aceitação da reencarnação não era problema nestas épocas que você citou, antes de que o Vaticano entendesse que, se o homem tivesse nova chance para aprender, dispensaria o trabalho dos padres. Então foi criada a figura do Céu e do Inferno eternos, ainda que a idéia de um Deus misericordioso e onisciente fosse por água abaixo. Aos poucos esses conceitos vão sendo trocados por noções mais lógicas. Por exemplo, o Purgatório e o Limbo já caíram em desuso.
2007-03-17 17:59:13
·
answer #5
·
answered by pestilpen3 5
·
2⤊
0⤋
Prezado Murta,
Voltar ao passado se tornou possível através da Teoria de Vidas Passadas.
Ver:http://www.terra.com.br/istoe/vermelha/140202.htm
Site: consc.vilabol.uol.com.br/
Avançar no futuro seria possível de duas maneiras:
01:Cortar caminho por uma dobra de tempo numa nave espacial (ainda não temos tecnologia para isto).
02: Avançar no tempo em nossa verdadeira forma:
A espiritual.
O Espiritismo é difícil de ser compreendido por que exige muita leitura, não só dos Livro Espíritas, mas também de pesquisa na Ciência.
No entanto, pessoas humildes o aceitam e se tornam grandes colaboradores das casas espíritas, e sempre são a maioria.
Hoje o Espiritismo ainda é combatido mas no passado o foi ferozmente. Livros espíritas foram queimados em Barcelona.
Sobre Emmanuel Swedenborg( que viveu na Suécia no século 18) acessem:
www.swedenborg.com.br/sweden/obras/experien.htm
Seria muito difícil de explicar, o que é uma pena, pois o Espiritismo acima de tudo nos abre o caminho da verdade.
2007-03-18 07:40:08
·
answer #6
·
answered by Lord McLoud 7
·
1⤊
0⤋
Murta, você é um sábio e acho que você já sabe disto!
Parabéns! Você tem toda razão.
2007-03-17 17:49:48
·
answer #7
·
answered by Eliphas C. Castro 5
·
1⤊
0⤋
Só o tempo dirá se esta hipótese é correta.
2007-03-17 17:41:48
·
answer #8
·
answered by Gravitolino Nonato 6
·
1⤊
0⤋
Caro amigo
Compreendi a colocação e o objetivo embutido no fechamento da pergunta.
Como norma, não respondo questões referentes a religião, religiosidade, tendências, etc...
Responderei a esta. Entretanto, com a visão estritamente particular e pessoal.
A ciência não é permanente e nem poderia ser. Sofre transformações quando necessário. Alterando, incluindo ou excluindo informações.
Minha busca pelo saber levo-me a livros EspÃritas, entre os quais, o ‘O Evangelho Segundo o Espiritismo’/Alan Kardec, assim como, a livros diversos e romances psicografados. A partir daÃ, tornei-me um admirador da filosofia EspÃrita - não contestando e nem assumindo a profissão da crença.
Nessa busca, encontrei caminhos afirmando que 'na vida nada acontece por acaso, tudo tem seu tempo...', afirmação na qual acredito ser verdadeira -até aparecer uma prova provando o contrário.
Outras, como a reencarnação, tornaram-se de difÃcil compreensão para mim devido à subjetividade como é exposta. Respeito os conceitos, porém, encontro barreiras pessoais para aceitar como verdade -por isso minhas dúvidas.
Para objetivar esta resposta, contarei de maneira sumarizada uma experiência pessoal.
Em 1989, dentro do território Yanomâni, localizado no oeste do estado de Roraima, encontrei em plena região inóspita, um cientista belga que me confidenciou fatos futuros e contradições na história passada.
Foram 25 dias ininterruptos de confidências e anotações, as quais transformei em um livro quase concluÃdo -denominado ‘O Poder’.
Nas confidências foram-me relatados fatos reais acontecidos e a acontecer, inclusive com afirmações de difÃcil compreensão e entendimento face ao estágio tecnológico e cientÃfico atual.
Em determinado momento o questionei sobre como me lembraria de todas as afirmações depois de vinte e oito anos (data indicada por ele para a divulgação dos fatos).
-Estarei cá contigo -respondeu. O questionei então se ele viria até aonde eu estaria.
-Aguarde! Cá estarei. –tornou a responder.
Despedi-me dele em fevereiro de 1989, e nunca mais o vi ou tive notÃcias. Ele, tinha 54 anos na época.
Quando comecei a escrever o livro em 2005, muitas lembranças do passado (1989) foram perdidas ou estavam escondidas em algum lugar nos recônditos no meu cérebro. Não lembrava! Sentava no PC e duas/três horas depois tinha escrito três ou quadro laudas.
O mais intrigante: ao ler as folhas escritas, não lembrava haver escrito aquelas palavras -mesmo consciente de ter sentado a frente do computador e ter digitado durante algum tempo. Quando lembrava, a recordação era muito vaga. Algumas vezes, senti-me tentado a falar ou confidenciar a alguém aquela situação, mais era compelido pela razão a não fazê-lo. Tinha vergonha de expor-me ao ridÃculo.
O faço agora publicamente, dois anos depois.
Infelizmente, não posso adiantar o conteúdo do livro. Nem mesmo sei se mandarei para publicação. Alguns fatos narrados naquela época já aconteceram conforme ouvi e anotei. Fatos estarrecedores, revelações futurÃsticas, contestadoras -inclusive sobre acontecimentos passados, tidos pela História como verdadeiros e não são.
Por isso, esta resposta em face da formulação da pergunta.
Nela, é proposta uma viagem hipotética ao passado. Segundo o cientista confidente, é e sempre será impossÃvel viajar fisicamente ao passado -exceto pelas lembranças. Ao futuro, ainda segundo ele, é possÃvel a viagem fÃsica 'através do atalho na reta imaginária que liga dois pontos'(???).
cordialmente
thiago augusto
2007-03-17 21:32:19
·
answer #9
·
answered by thiago augusto 5
·
0⤊
0⤋
seria bem interessante se podecemos voltar no tempo curtir o entusiasmo das descobertas do homem dos séculos passados .. mas sem interferir , sem contar o que vivemos no presente, pra não interferir na historia de cada geração.
2007-03-17 18:50:56
·
answer #10
·
answered by åñåmëüry 4
·
0⤊
0⤋