English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

''A mulher aprenda em silêncio com toda a submissão. Pois não permito que a mulher ensine, nem tenha domínio sobre o homem, mas que esteja em silêncio. Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva.
- I Timóteo 2:11-13

''Vós, mulheres, submetei-vos a vossos maridos, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo. Mas, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres o sejam em tudo a seus maridos''.
- Efésios 5:22-24

Gostaria de saber se não está absolutamente clara a determinação da Bíblia, quanto à submissão feminina diante do homem. Como se explicam tais passagens bíblicas? E como desassociar tais passagens de submissão?

2007-03-17 09:15:39 · 12 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

12 respostas

Traduzir ? Ou interpretar segundo o entendimento e o julgamento de cada um ?
Eu acho que a Bíblia, como sempre é polêmica e deve ser lida e interpretada por um Teólogo, e não por qualquer um .Eu , sinceramente, leio a Bíblia e só vejo confusão .
Prefiro ler só algumas passagens.
As mulheres estão dominando o mundo e isso é um fato, independente de Bíblia ou de religião.

2007-03-17 09:28:40 · answer #1 · answered by Lima 4 · 2 0

As mulheres em várias Igrejas tem poder ou autoridades igual ou superior a de muitos homens e isso é claramente tradição humana e um apelo a emoção e rejeição do claro ensino das Escrituras.
Essa influênciade Jezabel não deve existir dentro da Verdadeira Congregação de Cristo.

2007-03-17 09:26:12 · answer #2 · answered by Rubens D 5 · 4 0

Você precisa contextualizar cada passagem. No período do início do cristianismo, existia um culto pagão à deusa Diana, onde as mulheres eram ativas no culto, orgias aconteciam em louvor à deusa Diana. Outros deuses iram igualmente cultuados com orgias e bebedeiras mas este era o mais difundido na época, quando a cultura greco-romana estava no auge. Mulheres judias não falavam em público, não era permitido. De igual forma, as cristãs se reservavam, para que não fossem confundidas com as prostitutas e adoradoras da deusa diana. Ao marido foi determinada a liderança do lar e à mulher a submissão. Entretanto, ao marido foi determinado, que ele "amasse a sua mulher como Cristo amou a igreja" ou seja, com toda a sua vida, com todo o seu coração. Ser submissa não é ser dependente nem ser escrava. Ser submissa é ser colaboradora e estar em concordância. E eu te digo que, se um homem me amasse como Cristo amou sua Igreja, ele teria minha submissão não somente por que assim está escrito, ms por que assim ele a teria conquistado. Beijos.

2007-03-17 12:17:42 · answer #3 · answered by Veronica V 4 · 4 1

Basta entender que a biblia foi escrita por homens em um tempo que a sociedade era Patriarcal e machista, mas mulher e homem, ambos são filhos de Deus e iguais, o que pesa apenas são as atitudes e pensamentos de cada um,
A biblia não deve ser interpretada ao pé da letra, até mesmo pelas questões de tradução, teriamos mais proveito se dela retirassemos tudo que diz respeito a moral e procurassemos colocar em prática, creio que ai sim acabariam as discussões sobre passagens e eventos relatados nela.
Seja feliz!

2007-03-17 09:30:33 · answer #4 · answered by Adair David Q 3 · 3 0

Antigamente e mesmo até hoje os homens tinham na mulher como uma forte ameaça aos seus "poderes".
Por isso se travou uma forte conspiração para induzir as mulheres a serem subordinadas aos homens...
Mais isso não adiantou muito não...
tudo porque o homem substimou uma das qualidades que a mulher tem...
a inteligência.
Apesar de ser um homem...devo admitir que as mulheres são perspicazes e extrimamente inteligêntes...
Gostaria muito de ver uma mulher ocupar o cargo de presidente do Brasil...
quem sabe assim as coisas não ficariam melhor...

2007-03-17 09:30:08 · answer #5 · answered by Mineiro 30 2 · 2 0

mulher aprender em silemcio
naquela epoca nas reunioes publicas era proibido pela lei a manifestaço das mulhers para não envergonhar os seus maridos
deveriam esperar para chegar em casa e perguntar o que quisessem (por causa da lei)

efesios 5-submeter ao marido não nosentido de ser uma escrava mais no sentido de dependencia para tudo inclusive no sentido de sustento material e obrigaçao do homemmanter a mulher como cabça que ele é
alemdo mais se vc ler os versos anteriores vera o seguinte;
assimcomo a igreja esta sujeita a cristo assimtambem as mulheres estejam sugeitas aos seus maridos
vc entende?
de que maneira a igreja esta sujeita a cristo?dependo dele ,amando ele ,colocando ele emprimeiro lugar emsua vida .honrando-o ´e assim que é asubnissao feminina

2007-03-17 13:01:21 · answer #6 · answered by lince 6 · 0 1

Acho muito engraçado como os defensores da Bíblia tentam minimizar o que está claramente demonstrado. Falam de "sentido figurado", "ajudadora, complementadora". De qualquer forma, coloca a mulher em segundo plano. E vão dizer que é uma coisa antiga. Pois é! Isso é a maior prova de que os ditos "Homens Inspirados por Deus" que escreveram a Bíblia, eram machistas, preconceituosos e escreveram à sua conveniência. ISSO É UMA PROVA CLARA QUE A BÍBLIA FOI MANIPULADA À CONVENIÊNCIA DOS HOMENS, COLOCANDO AS MULHERES EM SUBMISSÃO. Deus não faria isso. O Deus verdadeiro, não. Tais perguntas só deixam os cristãos enrolados, com respostas dúbias, não esclarecedoras. E cade a horda de "tontinhos"? Waldir, VGfranca, Jesus Responde, RogerAbe, os metidos a ESPECIALISTAS EM BÍBLIA? Cadê esse spanacas para vir responder sobre esta babaquice bíblica de submissão da mulher? Onde estão esses "cara pálidas" metidos a entender de tudo? Mulher submissa? Confirmo: A BÍBLIA MENTE!!!

2007-03-17 10:46:24 · answer #7 · answered by peraxica 5 · 2 3

Talvez não seja tão difícil entender essa questão:

Em todas as facetas da vida existe hierarquia. O patrão e o empregado. O Prefeito e o Vereador. O presidente e o Governador...

Assim, não é difícil de compreender que o Criador achou por bem, para estabelecer uma ordem dentro da congregação e dentro da família, que houvesse o princípio da CHEFIA. Esse princípío não existe para minimizar ou menosprezar a importância das mulheres, até porque a Bíblia chama a mulher de "ajudadora" e "complemento" do homem. A esposa de Abraão, por exemplo, deu-lhe um conselho e Deus disse: "Escuta-a". Assim, dentro da congregação existem responsabilidades que são apenas para o homem.

Isso não é machismo, é ordem.

Abraços!

2007-03-17 09:49:59 · answer #8 · answered by Hélio 3 · 1 2

Quero aqui expor o meu ponto de vista:
Muitos utilizam destas passagens para poder pisar na mulher, a submissão da mulher para com o homem a Bíblia recomenda que deva existir e eu concordo sim com isto, mas a palavra submissão está associada em que a mulher venha apoiar o marido em sua missão, não que o homem seja mais importante, mas que a sua missão em relação ao homem é tão importante quanto a dele...a mulher foi feita por Deus apartir da costela de Adão veja da coste...a costela foi tirada e dela se formou a Eva então a mulher não é mais que o homem, e nem menos que ele...sua função é tão importante quanto a dele, pois esta deve estar ao lado dele e vejo que o seu papel em muitas vezes é até de grande responsabilidade porque seu apoio para o sucesso do marido é fundamental.

Abraços do Gadita

2007-03-17 09:31:55 · answer #9 · answered by Anonymous · 1 2

É a pureza do livro super sagrado que creem os religiosos.

Não condiz com o mundo atual, mas tem umas mulheres que aceitam sem reclamar.

2007-03-17 09:24:45 · answer #10 · answered by Mega 5 · 2 3

fedest.com, questions and answers