English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

A Revolução Francesa foi quem pregou a educação para todos. Foi ela quem inventou a mentira de que o estudo melhora o indivíduo como pessoa. Pode melhorar apenas do ponto de vista do conhecimento profissional, mas só o conhecimento espiritual melhora moralmente alguém!

Será que todo camponês medieval, dentro de seu feudo iria estudar pra quê? Pra cuidar de roça, galinhas, porcos, bois e ovelhas depois? Você sabe muito bem que naquela época não havia emprego e o feudo só produzia o suficiente para o próprio consumo. E para quê eles saberem se o Sol era o centro do universo ou não? Isto faria alguma diferença em suas vidas por mínima que fosse? Me responda se saber isso tornaria uma pessoa boa de coração com seu irmão ou não?

Os criadores da fórmula do genocídio instantâneo que é a Bomba Atômica não eram grandes sãbios do ponto de vista científico e educacional, mas do ponto de vista moral e espiritual uns dos piores assassinos que o planeta já teve?

2007-03-17 01:58:58 · 12 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

12 respostas

Você está dizendo que temos que ser ignorantes?

O sol é o centro do nosso sistema solar e não do universo.

2007-03-17 02:09:12 · answer #1 · answered by Electrobird 5 · 1 0

Só o combate ao colesterol melhora o coração.

2007-03-17 17:12:08 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

Sim, pra que estudar, viviam lambendo o r..a..b..o dos senhores feudais e religiosos, C..a..g..a..ç..o puro!!! E isso é até hoje!!!

2007-03-17 13:30:46 · answer #3 · answered by peraxica 5 · 0 0

O estudo melhora a compreensao da vida e amplia os horizontes, mas nao enche estomago, voce tem razao.

2007-03-17 10:44:01 · answer #4 · answered by Mystic 7 · 0 0

Irmão,
Concordo com vc. O homem tem que estudar. Aprimorar o intelecto sem se esquecer do lado moral. é preciso evoluir os dois lados para que se mantenha o equilíbrio. Para que pessoas como os inventores da Bomba utilizem a inteligência para o bem.

Um abraço e muita paz...

2007-03-17 09:46:27 · answer #5 · answered by Paulo 5 · 0 0

O estudo melhora a pessoa porque deixam de engolir tudo o que lhe jogam garganta a dentro.
Uma pessoa estudada raciocina melhor e aprende a julgar quando está sendo enganada.
Vem um e diz que a terra é o centro do universo, aquele sem estudo aceita e vive uma mentira aparentemente inofensiva e sem importância, mas daqui a pouco estão matando em nome dessa mentira como fizeram.

2007-03-17 09:24:57 · answer #6 · answered by magrão 7 · 0 0

Meu caro, estudo realmente não melhora ninguém moralmente mas também não piora. O estudo melhora o nível de organização de um Estado, as pessoas aprendem a exigir seus direitos. Obrigam suas lideranças a também serem mais preparadas e depois de algum tempo dá para notar a diferença entre o nível de organização de um país que investiu em educação e um que não investiu. É lógico que a educação não vai transformar um país em um país de "almas de luz" mas com certeza vai ser um lugar melhor para se morar. Por que nessa época do feudo em que a população era ignorante, a elite e o clero não abriam mão de se prepararem intelectualmente??? O motivo é a facilidade de poder dominar os mais ignorantes e concentrar o poder. Com a universalização do Estudo, ainda continuou a existir uma elite mas pelo menos essa elite teve que ceder melhorias para essa classe subalterna mais preparada. Chega a ser incrível voce falar o que voce falou de edudação. Dá para ver notadamente que voce estudou e tenho certeza que voce nunca abriria mão disso. Isso que voce defende, é mais ou menos o que poílticos brasileiros pensam sobre educação. Mandam seus filhos estudarem nas melhores escolas e cortam o investimento no ensino básico (que atende aos filhos dos trabalhadores comuns) para que seus filhos tenham mais preparo para serem a elite no futuro.
Então, por que voce citou exemplo apenas dos cientistas que tiveram suas habildiades usadas para a construção da bomba atômica mas não citou um numero de cientistas muito maior que são responsáveis por uma série de melhorias que estão inclusive na mãos até das classes de poder aquisitivo mais baixo????? A falta de moral existe tanto no ignorante em termos de formação educacional como no intelctual. A mesma coisa vale para a sociedade que investe em estudo e a que não investe. Ambas vão sofrer com a falta de moral e de respeito de alguns de seus membros mas as sociedades que INVESTIRAM EM EDUCAÇÂO, pelo menos vão ter mecanismo mais eficientes para pelso menso tentar bloquear ações de pessoas que não pensem no bem estar de todos. Enquanto que em sociedades onde reina a falta de investimento em educação, voce vai encontrar todo tipo de tirano se aproveitando das superstições do povo. EDUCAÇÃO NÂO RESOLVE MAS AJUDA DEMAIS. Ajuda até mais do que acreditar ou não em Deus, porque até a natureza intelectual dos religiosos e dos ateus vão para outros níveis.

2007-03-17 09:20:42 · answer #7 · answered by Jorge P 6 · 0 0

Não, o coração não melhora com o estudo. Por vezes pode até piorar.

Mas se os camponeses medievais soubessem ler e escrever, talvez tivessem sido menos enganados pela nobreza e pelo clero. A sociedade medieval foi uma ds mais injustas que já houve, com a figura dos servos da gleba - escravos da terra e onde os súditos, além de trabalhar parte do tempo na terra do Senhor - que era bem maior que a dele próprio, ainda devia uma parte da produção de suas terras como imposto as chamadas primícias. E não era só da terra o senhor feudal tinha direito às primícias de qualquer moça do feudo antes do casamento. A falta de estudos de um povo inteiro mantido na mais absoluta ignorância era umadas bases de sustentação deste regime tão despótico. Apenas nos países baixos e em alguns poucos outros lugares onde a burguesia comercial conseguia se impor como classe dominante a ignorância retrocedia um pouco e todo o povo tinha um modo de vida um pouco melhor. A violência da revolução francesa se deu muito devido ao ódio de classe acumulado contra uma nobreza que se julgava dona não só das terras como das vidas do povo.

2007-03-17 09:20:40 · answer #8 · answered by O Pantera 5 · 0 0

Quanta bobagem!

Se os camponeses tivessem ao menos mais noção de geografia e história a ponto de compreender que o contexto em que viriam não condizia com estados mais evoluídos que a sociedade já tinha atingido no passado, você pode ter certeza de que no mínimo, no mínimo, a Idade Média não teria durado tanto assim.

Mas a questão que você colocou é uma daquelas perguntas Tostines: não havia emprego porque só se produzia o suficiente para o consumo ou só se produzia isso porque não havia emprego?

Se as pessoas pudessem se envolver mais com ciência, haveria milhões de novas estações de trabalho, no ensino, na tecnologia, na produção, no desenvolvimento, etc., e não só no campo.

Ainda hoje aconteceria a mesma coisa se todo mundo fosse proibido de praticar ciência: teríamos todos que trabalhar na lavoura. Adeus universidades, institutos, indústrias, comércio, transportes, etc.

Abraço!

.

2007-03-17 09:18:55 · answer #9 · answered by Labaki 4 · 0 0

Oi!
Naquela época eles não tinham estudos, mas se reunião quando podiam e trocavam ideais. É uma maneira de passar conhecimento.
Não é só o conhecimento espiritual que melhora moralmente alguém.
O que melhora um ser, é a bondade no coração.
Precisamos ser caridosos com o nosso próximo.
Jesus disse: Fazer aos outros aquilo que queríamos que fosse feito para nós.
O que queremos?
Bondade, amizade, amor...

Muitos tem a inteligência muito desenvolvida, mas não tem moral.
Quando não se tem moral, se é capaz de qualquer absurdo.

Beijos

2007-03-17 09:16:46 · answer #10 · answered by xixa 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers