English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

6 respostas

Foi a Igreja Católica. Alias eles aprenderam muito com os mouros na Penísula Ibérica. Traduziram muitos livros do árabe e com isso introduziram a matemática na Europa. Teria sido ótimo se em um dado momento um bando de fanáticos não tivesse assumido o controle e iniciado a Sta. Inquisição e a igreja não iniciasse uma guerra contra todos áqueles que disputavam a sua autoridade e não acreditassem do mesmo jeito. Muita guerra e muita mulher sendo queimada na fogueira, viu brother?

2007-03-17 01:33:54 · answer #1 · answered by Electrobird 5 · 1 0

A mesma que promoveu as maiores "gatunagens" da história.

2007-03-19 14:59:10 · answer #2 · answered by Paco2006 3 · 0 0

A mesma que antes disso criou as cruzadas, as perseguições aos judeus e a Inquisição antes e depois das universidades, o que não lhe garante nenhum mérito visto que o número de suas vítimas foi bem maior do que o número dos poucos privilegiados que podiam estudar nessas universidades.
Estamos falando da Igreja católica, não?

2007-03-17 17:15:40 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

No século IX, Carlos Magno conseguira reunir grande parte da Europa sob seus domínios. Para unificar e fortalecer seu império, ele decidiu elaborar uma reforma na educação.
O monge inglês Alcuíno elaborou um projeto de desenvolvimento escolar que buscou reviver o saber clássico estabelecendo os programas de estudo a partir das sete artes liberais: o trivium, ou ensino literário (gramática, retórica e dialética) e o quadrivium, ou ensino científico (aritmética, geometria, astronomia e música). A partir do ano 787, foram emanados os decretos que recomendavam, em todo o império, a restauração de antigas escolas e a fundação de novas. Institucionalmente, essas novas escolas podiam ser monacais, junto aos mosteiros; catedrais, junto à sede dos bispados; e palatinas, junto às cortes.
Essas medidas teriam seus efeitos mais significativos séculos mais tarde. O ensino da dialética (ou lógica) foi fazendo renascer o interesse pela indagação especulativa; dessa semente surgiria a filosofia cristã da Escolástica.

2007-03-17 10:41:29 · answer #4 · answered by Frei Bento 7 · 0 0

A Igreja Católica.

2007-03-17 09:58:05 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

A Igreja Católica Romana, que a partir do ano 1200, começou a instituir centros de ensino e pesquisa em torno das escolas monásticas e catedrais.Os estudos escoláticos eram parte primordial do currículo.Não que antes da criação das universidades não exitisse ,mas após seu surgimento foi ele mais divulgado.
Não se pode ignorar as contribuições reais e positivas da Igreja Romana entre 590 e 1305, a despeito de tantas evidências do fracasso nas práticas pessoais e institucionais. Foi ela que legou a cultura greco-romana e a religião cristã aos germanos bárbaros que formaram o Império Romano. Foi ela que forneceu a única cultura e erudição autênticas que se mantiveram vivas através de obras de eruditos como Beda, Alcuíno, Einhard e outros.Foi ela que deu uma unidade intelectual à vida através do sistema teológico que os escoláticos desenvolveram. Foi ela que forjou nos homens seu sentido de solidariedade como membros da raça humana, a despeito das tendências descentralizadoras do feudalismo.

2007-03-17 08:56:50 · answer #6 · answered by carl.7 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers