Ruy, vão dar todas as explicações imaginárias para tentar te provar o contrario.
As bodas de Caná são o primeiro sinal com que Jesus revelou-se. Ele inaugura a nova Aliança trazendo o vinho novo. Os cinco primeiros discípulos não haviam entendido a sua verdadeira identidade. O diálogo com Natanael se conclui com a afirmação: “Verei o céu aberto e o Filho do Homem...” (Jo 1,51). O milagre de Caná manifestou sua verdadeira glória e teve para os discípulos o valor de uma autêntica epifania. Este milagre relatado por João não tem semelhante nos sinóticos. São João declara com estas palavras o principal valor teológico deste milagre: “Manifestou a sua glória e os discípulos creram nele”. Com este milagre abriu-se na terra a história da salvação e foi proclamado o início do cumprimento da salvação. O outro motivo teológico proclamado neste acontecimento é que daquele momento em diante Jesus era o único caminho da salvação. A quantidade de seiscentos litros de vinho oferecidos indica a superioridade do caminho da salvação em comparação com o AT.
Este evento ocorreu três dias depois do encontro de Jesus com Natanael em Caná, localidade próxima de Nazaré (6 km). O vinho era elemento indispensável numa festa. Neste acontecimento, Jesus (elemento cristológico) e Maria (elemento mariológico) são figuras centrais e Maria tem sua parte na cena. Como intercessora ela apressa o milagre. Este é um exemplo da solicitude maternal de Maria, que se mostra sensível às necessidades do próximo.
Com as seis talhas usadas para abluções rituais, Jesus transformou a água em vinho, indicando a superação do ritualismo judaico, exigente e hipócrita. A abundância do vinho faz alusão ao cumprimento das profecias dos bens escatológicos previstos para a vinda do Messias.
Jesus estava iniciando seu ministério público e Maria, que sabia que ele era o Messias, pediu-lhe sem exigir, expondo uma necessidade. Parecia que Jesus não ia atendê-la, porém Maria se comportou como se tivesse sido atendida e pediu aos servos: “Façam tudo o que ele lhes mandar” (Jo 2,5). E o milagre aconteceu por causa de sua intercessão. As petições aos santos são de serviço. As de Maria são de Mãe, daí a sua eficácia. Maria é suplicante onipotente porque o seu filho é Deus e não pode negar-lhe nada. Se ela conseguiu do seu Filho o vinho, que não era tão importante, não haverá de nos socorrer em nossas necessidades?
O texto Ruy, deve de ser lido no seu contexto, nas suas ligações com o sentido mais profundo dele.
Não é uma mera historia, colocada a esmo por S.João.
Nada neste episodio é aleatório.
2007-03-16 15:40:55
·
answer #1
·
answered by Frei Bento 7
·
5⤊
1⤋
Desculpem, mas vou começar falando do que está aí em cima. O JR parece pertencer a esta corrente que diz que não se pode fazer qualquer inferência da Bíblia, que tudo tem que ipsis literis conforme letra por letra do que está escrito e me vem com esta história do "vinho antigo sem álcool" De onde tiraram isto?! Só pode ser da cabeça de algum pastor daqueles que se horrorizam com a simples menção da palavra álcool pois, como vêem o diabo em cada sombra, não podem pensar em álcool sem pensar em porre e a simples imagem de Jesus bebendo vinho deve ser esmaecida pela presença de um "vinho sem álcool" (o antigo). Vamos ver, então o que nos diz a bíblia a respeito do vinho antigo (gen. 9: 20-21):
"20 E começou Noé a ser lavrador da terra, e plantou uma vinha."
21 E bebeu do vinho, e embebedou-se; e descobriu-se no meio de sua tenda "
Embebedou-se Noé com o que? Com álcool! Com Vinho! - e nada é mais antigo na Bíblia do que o Gênesis!
Outra coisas : eles dizem que está escrito que as pessoas que morrem dormem até o dia do juízo: Perdão, mas eu não vi em passagem nenhuma da bíblia alusão a este sono que vai do momento da morte do corpo até a ressurreição da carne. Onde está escrito? creio que só nas revistas deles - porque na Bíblia não é.
Aí eu pergunto, quem os autorizou a pensar que vocês são os únicos a interpretarem corretamente a Bíblia?! Porque já provamos que não só interpretam, como inventam coisas que não estão na bíblia como "vinho sem álcool" e a "sonoterapia espiritual".
Quanto a Maria, pode continuar orando para ela, que há muito mais milagres comprovadamente obtidos por intercessão dela do que por todos os pastores evangélicos somados, O vinho das Bodas de Canaã foi só o primeiro deles.
2007-03-17 03:59:02
·
answer #2
·
answered by O Pantera 5
·
3⤊
0⤋
De acordo com a Doutrina Espírita milagres não existem. O que existem são fatos incomuns, que são derrogações às Leis da natureza.
Do Dicionário Aurélio, temos que;
Derrogar:
[Do lat. derogare.]
V. t. d.
1. Anular, abolir: &
V. t. i.
2. Jur. Substituir (preceitos legais); revogar parcialmente (uma lei).
3. Produzir alteração essencial.
4. Jur. Conter disposições contrárias a alguma lei ou uso.
V. int.
5. Jur. Praticar atos com quebra, infração ou detrimento de alguma lei ou uso.
[Cf. ab-rogar. Conjug.: v. largar.]
2007-03-17 09:23:04
·
answer #3
·
answered by Joan Brasco 2
·
1⤊
0⤋
Ruy, tenho certeza que sim, ela não era uma mulher comum, outra coisa naquela época as mulheres eram discriminadas, sendo assim, quase não se lê falando sobre as mulheres, daquela época, imagine só, na era medieval Joana d'Arc foi esquecida, e foi sacrificada na fogueira mesmo sendo responsável pelas vitórias obtidas, imagine Nossa Senhora, onde tal discriminação era bem maior.
Beijos.
2007-03-16 23:21:53
·
answer #4
·
answered by Morena_CBX_2007 5
·
1⤊
0⤋
Caro colega,
O catolicismo acredita na vida eterna, ou seja, na vida da alma após a morte. Ou seja, Maria e os demais santos estão lá, "no outro lado", rezando por nós. É essa a intercessão, a oração dos santos por nós. Diz uma passagem bíblica (acho que é da carta de Tiago) que "a oração do justo tem grande eficácia"... vem daí, aquele trecho da Ave Maria, "rogai por nós, pecadores". A palavra "rogai", está, aí, no sentido de "orar" ou "rezar" por nós, pecadores. É só analisar a oração em latim, e lá está escrito "ora pro nobis peccatoribus".
No caso do milagre das bodas de Caná, ela rogou (ou "pediu, ou "orou", se você preferir), e soube esperar... No fim, o pedido dela foi, sim, atendido.
2007-03-16 22:37:51
·
answer #5
·
answered by Verbena 6
·
1⤊
0⤋
Creio que todas as explicações estão certas e todas estão errada. Religião não se discute. Aceita-se e respeita-se.
Mas tenho uma visão completamente diferente de tudo que foi dito. Penso que o primeiro milagre foi FEITO sim por Maria que, segundo a Bíblia, recebeu a visita de um Anjo para fazer a anunciação e logo depois ELA DEU A VIDA A JESUS. Se levarmos ao pé da letra, veremos que Ela Maria já conversava com espíritos (anjos) antes de Jesus fazer isso.
Milagre por milagre, para mim o mais sagrado é dar a VIDA.
Mas existe uma passagem, não me lembro onde, que diz que Jesus tinha ressucitado um pássaro morto quando ainda era pequeno.
JOAN BRASCO
Desculpe-me. Sou Espírita (Umbandista) e creio estar falha essa afirmativa de que Milagres não existem. Se você levar ao pé da letra oque escreveu, verás que há incompatibilidade e porque não dizer equivoco.
Ora, se milagres não existem oque existem são fatos incomuns, podemos concluir que oque é comum, é comum, normal, aceitável. Oque não é comum, está fora dos padrões. Logo, assim como denominamos ABERRAÇÃO para coisa ruim, podemos denominar MILAGRE para uma coisa boa.
Na própria explicação, onde diz: "Derrogações a lei da natureza", posso perguntar: É da Lei da Natureza conversar com os Espíritos em sessões mediúnicas? Isso é natural?
Nós sabemos muito bem que NÃO!
Oque é da Lei da Natureza? Coisas cotidianas como Chover, fazer sol, ventar, etc, etc,. Nós sabemos muito bem que NÃO É NATURAL ESSA COMUNICAÇÃO COM OS ESPÍRITOS. Se assim o fosse, qualquer um faria sem nenhum preparo ou treinamento. Logo, podemos concluir, que sendo contrário às Leis da Natureza, então a comunicação com os Espíritos, também é um MILAGRE.
Gosto e respeito muito o Kardecismo, mas esse mesmo Livro dos Espíritos parou no tempo. Tudo evoluiu, menos esse livro.
Um abraço.
2007-03-17 20:29:47
·
answer #6
·
answered by VWORIO 4
·
0⤊
0⤋
Jesus,o arquiteto do planeta Terra,grande conhecedor dos elementos da natureza transformou a água em vinho,portanto não houve um milagre e sim uma transformação dos elementos da natureza.
Lembra-se das pragas que Moisés lançou contra os Egípcios?,aquela monstruosidade foi milagre?.
2007-03-17 17:19:14
·
answer #7
·
answered by rami 7
·
0⤊
0⤋
A própria bíblia diz que só há um intercessor que é Jesus Cristo ESTA ESCRITO " PORQUE HÁ UM SÓ DEUS E UM SÓ MEDIADOR ENTRE DEUS E OS HOMENS , CRISTO JESUS, HOMEM" I TIMOTEO 2:5
E também está escrito que todas as pessoas deste mundo incluindo Maria é uma pessoa feita de carne igual a todos nos ou seja as pessoas que morrem estão dormindo em um sono profundo até o dia do juizo final chegar!!!!
2007-03-17 00:02:27
·
answer #8
·
answered by Zizi 2
·
1⤊
1⤋
A bíblia diz que só há um intercessor entre o homem e Deus, e esse é Jesus. Então não creio que NS entraria nessa história.
Não creio que o 1° milagre deve-se a ela, afinal se considerarmos que Jesus é onisciente, também vamos saber que Ele já tinha conhecimento do que estava acontecendo e do que deveria fazer.
Um grande abraço.
2007-03-16 23:26:01
·
answer #9
·
answered by Maíra S 1
·
1⤊
1⤋
em parte alguma a BÃblia nos autoriza a adorar Maria ou a orar a ela pedindo sua intercessão. As orações devem ser feitas a Deus, mediante Cristo. (João 14:6, 13; Atos 4:12) As mulheres católicas, e os homens também, não deviam pensar que obterão menor compreensão e entendimento ao orarem a Deus, em nome de Cristo, do que ao orarem a Maria.
A respeito de Deus, lemos: “Como um pai se compadece dos seus filhos, assim se compadeceu o Senhor dos que o temem; porque ele sabe bem de que somos formados; lembrou-se que somos pó.” (Sal. 103:13, 14 [na Matos Soares: 102:13, 14]) E, sobre Cristo, está escrito: “Não temos um pontÃfice que não possa compadecer-se das nossas enfermidades, mas que foi tentado em tudo à nossa semelhança, exceto no pecado.” — Heb. 4:15; veja também Filipenses 4:6, 7.
Assim, convidamos os católicos sinceros que extravasam seu coração para com Maria a aprender, pela BÃblia, como orar de forma igualmente Ãntima a Deus,
2007-03-16 22:47:55
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋