English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

olá vc tem ou conhece alguem que tenha essa doença? tenho uma filha de 8 anos que tem e nao conheço outras pessoas, gostaria de me comunicar com quem ou conheça outras pessoas que tenha p/ trocarmos informações....

2007-03-16 07:32:13 · 3 respostas · perguntado por pit 1 em Saúde Doenças e Patologias Outras - Doenças

Procuro pessoas que tenham ou conheçam alguem que tenha esse tipo de anemia "Esferocitose"

2007-03-19 04:57:54 · update #1

3 respostas

Ola..Eu tenho 23 anos e tenho esferocitose hereditária, que me foi passada através do meu pai.
O meu irmão gémeo tambem tem.A ambos já lhes foi retirado o baço e e vesícula.Eu nunca tive complicações.
A esferocitose consiste numa malformação dos glóbulos vermelhos (estes em vez de serem em forma de disco,têm forma esférica) produzidos pelo baço.
Os glóbulos vão sendo renovados, sendo uma parte deles,produzidos pelo baço.
Podem existir fases em que a pessoa fique com anemia.
Esta doença implica a que se faça análises regularmente, bem como ecografia abdominal.
Podem ocorrer complicações, quando o baço aumenta de tamanho, levando à sua extracção. Por vezes, este problema também está associado a problemas da vesícula, como cálculos ("pedra").
Se não houver complicações é possível ter-se uma vida perfeitamente normal.

2007-03-19 08:06:20 · answer #1 · answered by Anonymous · 1 0

A anemia é uma anomalia caracterizada pela diminuição da concentração da hemoglobina dentro das hemácias, intraeritrocitária, e pela redução na quantidade de hemácias no sangue. Isso resulta em uma redução da capacidade do sangue em transportar o oxigênio aos tecidos. A hemoglobina, uma proteína presente nas hemácias, é responsável pelo transporte de oxigênio dos pulmões para os demais órgãos e tecidos e de dióxido de carbono destes para ser eliminado pelo pulmão.
São variáveis mas os mais comuns são fadiga, fraqueza, palidez (principalmente ao nível das conjuntivas), déficit de concentração ou vertigens. Nos quadros mais severos podem aparecer taquicardia, palpitações. Afeta também a gengiva (causando, em casos mais graves, o seu sangramento).

CAUSAS
Genéticas:
Hemoglobinopatias, sendo as mais comuns hemoglobinopatias S (doença falciforme), C, E e D
Síndromes Talassêmicas (talassemia alfa ou beta)
Defeitos na membrana da hemácia: eliptocitose e esferocitose
Anormalidades enzimáticas: deficiência em glucose-6-fosfato desidrogenase
Abetaproteinemia
Anemia de Fanconi
Nutricionais:
Deficiência de ferro (Anemia Ferropriva)
Deficiência de vitamina B12 (Anemia megaloblástica)
Deficiência de folato (Anemia megaloblástica)
Perda de sangue:
Hemorragia excessiva por acidentes, cirurgia, parto
Sangramento crônico por sangramentos causados em casos de úlcera, câncer intestinal, ciclo menstrual excessivo, sangramento nasal recorrente (epistaxes), sangramento por hemorróidas
Imunológicas: mediadas por anticorpos

Hemácias falcizadas em portador de anemia falciformeEfeitos Físicos:
Trauma
Queimaduras
Uso de medicamentos e exposição a produtos químicos:
Anemia aplásica
Anemia Megaloblástica
Doenças Crônicas:
Uremia
Hipotireoidismo
Hepatite
Doença Renal (provocando problemas na síntese de eritropoietina)
Neoplasias
Infecções: Virais: hepatite, Aids, Mononucleose, Citomegalovírus; Bacterianas: septicemia ; Protozoários: Malária, Toxoplasmose, Leishmaniose
Classificação
De acordo com o tamanho das hemácias:

Microcíticas: anemia ferropriva (a mais comum de todas), hemoglobinopatias (talassemia, hemoglobinopatia C, hemoglobinopatia E), secundárias a algumas doenças crônicas, anemia sideroblástica.
Macrocíticas: anemia megaloblástica, anemia perniciosa, alcoolismo, devido ao uso de certos medicamentos (Metrotrexato, Zidovudina),
Normocítica: por perda de sangue, anemia aplásica, anemia falciforme, secundárias a doenças crônicas.
[editar] Diagnóstico
O Hemograma é o principal exame a ser realizado quando há uma suspeita de anemia. O mais importante em um hemograma, no que diz respeito a uma suspeita de anemia, é a avaliação da série vermelha (glóbulos vermelhos ou hemácias). Esta avaliação inclui a determinação do número de hemácias, hematócrito, hemoglobina, do volume corpuscular médio (volume da hemácia), hemoglobina corpuscular média (peso da hemácia) e concentração corpuscular média (concentração da hemoglobina dentro de uma hemácia). Normalmente realiza-se uma análise estatística em testes realizados em um grande grupo de indivíduos normais para se chegar aos límites estabalecidos para hemoglobina, hematócrito e número de hemácias, isto quer dizer que cada região possui um límite de normalidade. A normalidade varia de acordo com sexo, idade e etnia. A morfologia das hemácias ou estudo da sua forma ajuda a diagnosticar alguns tipos de anemias. Algumas formas só aparecem em alguns tipos de anemia.


HemáciasA contagem de reticulócitos é usada para avaliar a produção de hemácias. Expresso em percentagem, o valor normal é de até 2%. Há um aumento quando ocorre uma anemia hemolítica ou após perda de sangue. Reticulócitos são hemácias imaturas e possuem resíduos de RNA em seu interior, são visualizadas ao microscópio usando-se corantes especiais.

Quando se desconhece a causa da anemia, outros exames são utilizados para ajudar no diagnósticos. A dosagem de ferritina ajuda no diagnóstico da anemia ferropriva, assim como do ferro sérico. A eletroforese de hemoglobina é usada para detectar o tipo de hemoglobinopatia que tem causa genética. A deficiência de G6PD, uma enzima, é detectada pelo teste de G6PD. Resistência Globular Osmótica (ou RGO) ajuda no diagnóstico de algumas anemias hemolíticas (esferocitose, eliptocitose). Teste de Coombs é usado para detectar se a anemia é um defeito extracorpuscular adquirido. Teste de HAM serve para detectar anemia causada pela hemoglobinúria paroxística noturna. DHL aumentado aparece quando há hemácias lisadas, portanto em casos de hemólise.


[editar] Tratamentos
O tratamento da anemia depende da sua causa e gravidade. Em casos de suspeita de anemia, recomenda-se procurar um médico.

2007-03-18 21:11:51 · answer #2 · answered by vanessa 4 · 0 0

Acaba de encontrar.
Eu tenho essa doença, chama-se Esferocitose hereditária.
Alguns chamam de anemia hemolítica.
Pode me mandar e-mail, poderemos trocar idéias sobre o assunto, embora não tenha me aprofundado muito.
anote: madrade_77@yahoo.com.br
Não vá estranhar o nome no e-mail ok?
Beijinhos de cocker caramelo.......

2007-03-16 09:46:35 · answer #3 · answered by Lucy Lee 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers