English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

O que você sente? Como se trata? Eu estou com a taxa fora do normal e me sinto muito mal, tenho consulta com endocrino só dia 02/04. Dê seu depoimento para me ajudar.

2007-03-16 05:30:17 · 5 respostas · perguntado por NADIA M 2 em Saúde Doenças e Patologias Outras - Doenças

5 respostas

Nadia, tenho hipotireodismo também. Não se preocupe com isso. Olha, eu tomo um remédio para hipotireodismo que é PURAN T4. Dependendo do tamanho da gravidade, ou seja, quanto maior for a ausência do hormônio o seu médico irá receitar a você uma quantidade maior ou menor.
Você tem sonolência, cansaço, fadiga...? Isso é normal do hipotireodismo, ao pouco, com o remédio que ele ou ela irá passar, você começará a se sentir melhor... Não se preocupe... Você verá que com o tempo vai diminuindo cada vez mais, até que um dia estabilizárá o seu hormônio T3 e T4 e depois que estabilizar, talvez você só tome um remédio para manter.

espero que tenha ajudado!
beijos

2007-03-16 05:37:32 · answer #1 · answered by Shi Dantas 3 · 2 0

Não tenho hipotireoidismo mas, na condição de médico (clínico), trato de vários pacientes com tal distúrbio. A condução desse quadro é habitualmente muito simples: consiste na reposição do hormônio que a tireóide deixou de produzir adequadamente, sendo feitos exames periódicos para certificar-se se a dose está adequada. Como você diz sentir-se muito mal e a consulta com o especialista ainda demora, sugiro que consulte-se com um clínico para iniciar o tratamento ou ajustar a dose (caso já esteja em tratamento). Ficará a seu critério, depois, manter o controle com o próprio clínico ou com o endocrinologista.
Abaixo, atalho para o capítulo do "Manual Merck de Saúde para a Família" relativo aos distúrbios da tireóide.

2007-03-16 05:56:17 · answer #2 · answered by carvalhoclinico 5 · 2 0

Bem não tenho a doença, mas as vezes você pode ser que não tenha , os hormonios tireoideanos podem apresentar alterações sem que se carcterize-se a doença por si, tem que ter outras informações para diagnosticar com precisão, atravez de exame físico , clinico e história da doença.

Se puder ajudar, te deixando mais tranquila leia o texto abaixo:
HIPOTIREOIDISMO

Sinônimos e Nomes populares

Diminuição de funcionamento da tireóide; falta de tireóide, tireóide cansada.

O que é?

Conjunto de sinais e sintomas decorrentes da diminuição dos hormônios da tireóide.

Como se desenvolve?

É um quadro clínico que ocorre pela falta dos hormônios da tireóide em decorrência de diversas doenças da tireóide.

No recém-nascido, as causas mais freqüentes envolvem:

a falta de formação da glândula tireóide (defeitos embrionários)
defeitos hereditários das enzimas que sintetizam os hormônios
doenças e medicamentos utilizados pela mãe que interferem no funcionamento da glândula da filho

Em adultos, a doença pode ser provocada por:

doença auto-imune (tireoidite de Hashimoto)
após cirurgia de retirada da tireóide por bócio nodular ou neoplasia
por medicamentos que interferem na síntese e liberação dos hormônios da tireóide (amiodarona, lítio, iodo)
(mais raramente)por bócio endêmico decorrente de deficiência de iodo na alimentação

O que se sente?

No recém-nascido, ocorre:

choro rouco
hérnia umbelical
constipação
apatia
diminuição de reflexos
pele seca
dificuldade de desenvolvimento

Se o paciente não receber tratamento adequado até a quarta semana de vida, pode ocorrer retardo mental severo, surdez, e retardo no desenvolvimento de peso e altura.

Na criança, a doença pode provocar déficit de crescimento associado à:

pele seca
sonolência
déficit de atenção
constipação
intolerância ao frio
apatia

No adulto, os sintomas são de:

intolerância ao frio
sonolência, constipação
inchumes nas extremidades e nas pálpebras
diminuição de apetite
pequeno ganho de peso
fraqueza muscular
raciocínio lento
depressão
cabelos secos, quebradiços e de crescimento lento
unhas secas, quebradiças e de crescimento lento
queda das pálpebras
queda de cabelos

A doença predomina no sexo feminino, no qual ocorre também irregularidade menstrual, incluindo a cessação das menstruações (amenorréia), infertilidade e galactorréia (aparecimento de leite nas mamas fora do período de gestação e puerpério).

Quando a doença tem causa auto-imune (tireoidite de Hashimoto) pode ocorrer vitiligo e associação com outras moléstias auto-imunes:

endócrinas (diabetes mellitus, insuficiência adrenal, hipoparatireoidismo)
sistêmicas (candidíase, hepatite auto-imune)

Como o médico faz o diagnóstico?

No recém-nascido, deve ser realizada a triagem neonatal através da dosagem de T4 ou TSH em papel filtro. Se essas dosagens forem alteradas, o exame deve ser confirmado com os mesmos procedimentos no sangue e, se alterados, iniciar de imediato o tratamento.

No adulto, o diagnóstico é estabelecido pelas dosagens de T4 e TSH, e se os mesmos estiverem alterados (T4 baixo e TSH elevado), deve ser buscada a causa do problema através da pesquisa de anticorpos antitireoperoxidase (anti-TPO), antimicrossomais ou antitireoglobulina, que demonstrarão a causa auto-imune do distúrbio. Em pacientes com cirurgia prévia, além dos anticorpos, pode ser realizada também a pesquisa do resíduo de tecido tireóideo remanescente através da ultra-sonografia ou da cintilografia de tireóide. Deve ser também analisado o perfil lipídico do paciente, uma vez que ocorre severa dislipidemia associada ao estado de hipotireoidismo.

Como se trata?

O tratamento de todas as formas de hipotireoidismo é realizado com Tiroxina (T4) em doses calculadas de 1,6 a 2,2 microgramas por Kg de peso corporal no adulto e de 3 a 15 microgramas por kg de peso corporal, dependendo da idade do paciente. O controle do tratamento é realizado pela dosagem de TSH, que deve se manter sempre normal. Nos pacientes dislipidêmicos devem ser monitorizados também os níveis de colesterol e triglicerídeos.

Como se previne?

Os casos que ocorrem após a cirurgia de retirada da tireóide por bócio nodular ou neoplasia podem ser prevenidos através de cirurgia adequada no momento em que a mesma é indicada para o tratamento de bócio. Nas demais situações pode ser realizado um diagnóstico precoce, porém prevenção primária não é disponível.

fonte:
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?248

2007-03-16 05:38:49 · answer #3 · answered by Olliver 6 · 1 0

Eu tenho hipotiriodismo. Mais mesmo tratando a anos tenho cansaço.gostaria de participar de grupos.para trocar informação.

2016-11-04 01:39:52 · answer #4 · answered by Cris 1 · 0 0

Tenho hipotiroidismo e mesmo com tratamento tem dias que não tenho forças nem de abrir os olhos. Tenho muito sono, cansaço e dor nas pernas. No exame de sangue diz que está normal. Eu acho muito chato ficar quase todo dia feito um zumbi. Eu vou trocar de médico pra ver se melhoro.
Tomara que com vc dê mais certo o tratamento.
Abraço.

2007-03-16 08:00:49 · answer #5 · answered by maria 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers