Vocês podem achar meio estranho o que eu vou falar aqui, mas o ateísmo e o espiritualismo não são mutuamente excludentes, isto é, nada impede um ateu de ser espiritualista. O ateu é aquele que não crê em deus, mas isso não fala nada acerca de outras coisas. Assim sendo, no ipso litteris, um budista (seguidor de uma religião espiritualista) é ateu, já que não há deuses em sua fé.
Filosoficamente falando, é fácil construir uma doutrina espiritualista que não cite deus em nenhum momento. Por exemplo, se definirmos espírito como o somatório entre consciência (capacidade de perceber o mundo) e inteligência (capacidade de lidar com as percepções que se tem do mundo) - como a Filosofia costuma fazer -, chegamos a um embrião de doutrina reencarnacionista. Não precisamos do corpo para perceber o mundo nem para lidar com essas percepções, visto que mesmo sonhando estamos sujeitos às impressões sensoriais. Se o espirito não depende do corpo para existir, ele pode existir sem um. Se o corpo e...
2007-03-16
05:02:37
·
13 respostas
·
perguntado por
Anonymous
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade
não coube tudo antes
Se o corpo e o espirito são de natureza distinta, nada impede que um espírito se acople a um corpo (o contrário é impossível, pois o corpo é apenas matéria inerte e sem vontade).
Esse protótipo de teoria reencarnacionista é só um dos exemplos de que ateísmo e espiritualismo não são mutuamente excludentes. Seria uma atitude tacanha negar a existência de um espiritualismo, já que filosoficamente ele é viável: até o primeiro Wittgenstein (1919), em qualquer autor você pode encontrar as bases para uma doutrina espiritualista (e às vezes toda). O ateu que nega o espiritualismo é tão mentecapto quanto o fanático religioso que diz que apenas a sua fé é correta.
O ateísmo também lida com o lado material, tanto quanto qualquer doutrina ou sistema religioso, mas de uma maneira mais imediata, pois é a partir do mundo material que o ateísmo chega a outros niveis.
2007-03-16
05:03:49 ·
update #1
ultima parte da resposta excluída
Tipicamente, o ateu, quando filósofo ou cientista, é um empirista lógico, isto é, parte dos fatos do mundo para chegar aos estados de coisas que suas teorias visam representar, sem se permitir a crença ou a fé sem bases.
2007-03-16
05:04:53 ·
update #2
Nunca tinha pensado por esse ângulo... Puxa! É por esses momentos que esse site vale a pena! Cultura! Troca de idéias! Esse era pra ser o objetivo desse site...
Mas aí vem um banana podre e não gosta do que lê, ou então nem lê e simplesmente acha que por ser algo defendendo os ateus deve ser errado, e exclui!
Isso é censura à liberdade de pensamento e até mesmo de conhecimento! É um mentecapto quem excluiu isso!
Nota adicional:
E deve ter sido um mentecapto que me negativou... ¬¬
2007-03-16 05:30:42
·
answer #1
·
answered by Makoto 6
·
6⤊
2⤋
Realmente Deus ama mais um ateu sincero que um fanático religioso.
Ops, vão escluir minha resposta, leiam antes que apaguem.
2007-03-16 12:14:04
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
10⤊
0⤋
não me parece que tenha sido excluída justamente, uma vez que expressa uma opinião e está fundamentada, como tal, deveria ser considerada por isso mesmo, além de não ter conteúdo insultuoso ou provocativo.
não encontro nada passível de ser mal interpretado nessa "resposta".
2007-03-16 12:14:47
·
answer #3
·
answered by Maharet ® 6
·
4⤊
0⤋
Nossa, mas excluíram essa resposta por quê? Só porque é um texto bem escrito e fruto de uma cabeça que parece ser usada para realmente pensar????
Meu amigo, quem fez isso, fez por inveja...
2007-03-16 12:58:51
·
answer #4
·
answered by Verbena 6
·
2⤊
0⤋
Lógico que a sua resposta foi excluída injustamente. Aliás, acho que todas as respostas, mesmo as chulas e imbecis, devem se preservadas, pois expressam o momento, a cultura e o prisma de cada um.
Sobre o texto, acho que o empirismo dos ateus é de natureza tênue , pois se baseia na ciência, que atualmente ainda não se desenvolveu suficientemente para um embate útil e profícuo com os defensores das doutrinas e religiões espiritualistas.
Ó corpo já foi esmiuçado pela ciência, mas não o espírito. A ciência sempre nega o lado espiritual, pois não pode prova-lo de modo empírico.
Do ponto de vista sociológico, a filosofia tem dificuldade de explicar o inexplicável, gerando conflitos de natureza conceitual.
Eu conheço pessoas, formadas, pós-graduadas, inteligentíssimas, e que afirmam que conversam com espíritos, que têm visões, etc...Ora, se a pessoa diz que viu, quem somos nós para dizermos que ele não viu ? Se disse que viu, então viu e não se fala mais nisso.
Agora, cada um acredita no que quer e no que acha palpável e naquilo que satisfaz o seu entendimento e sua lógica.
Tenho um companheiro . engenheiro da Petrobras que largou tudo, emprego, etc, para pregar o evangelho ...Ele está errado ? Quem somos nós para julga-lo...
2007-03-16 13:32:31
·
answer #5
·
answered by Lima 4
·
1⤊
0⤋
Macacos me mordam se eu entendi essa charada.
2007-03-16 12:15:16
·
answer #6
·
answered by Marília de Dirceu 7
·
1⤊
0⤋
SERA QUE ALGUEM VAI ENTENDER TUDO ISTO
2007-03-16 12:08:11
·
answer #7
·
answered by JESUS TE AMA 7
·
1⤊
0⤋
Não, pois ela retrata a sua opinião e o seu modo de ver as coisas, e não ofende ninguém.
2007-03-16 15:01:36
·
answer #8
·
answered by o pequeno aprendiz 3
·
0⤊
0⤋
Sim, totalmente compreensível este ângulo de visão, esta resposta não merecia a exclusão mesmo....
Ao final veremos que tudo isso que temos capacidade de perceber é gerado por algo, não?...uma força criadora...um motivo para as existências...
Abraços
2007-03-16 12:46:45
·
answer #9
·
answered by DETESTÁVEL DR. NUNCA 4
·
0⤊
0⤋
Bom, acho que é possivel agnósticos serem espiritualistas mas ateu é um pouco mais difícil porque eles não acreditam em nada que seja metafísico( incluindo Deus). Quanto à sua resposta, se alguém a apagou, foi por ignorância. O que voce escreveu foi interessante. Voce não agrediu ninguém e nem deu motivo para ter a resposta apagada.
2007-03-16 12:27:33
·
answer #10
·
answered by Jorge P 6
·
0⤊
0⤋