sim , é correto a Décima parte. Abraão apresentouo dizimo de tudo a Melquisedeque, o sacerdote do Deus Altíssimo (Gn 14.20). Jacó, depois de ter a visão dos anjos, prometeu ao Senhor o dízimo do que o Senhor lhe desse, se de novo voltasse em paz à casa de seu pai (Gn 28.22). A Lei de Moisés declarava que a décima parte dos produtos da terra, bem como dos rebanhos e manadas, pertencia ao SENHoR e devia ser-lhe oferecido. os dízimos haviam de ser pagos na mesma espécie, e, havendo resgate deles, tinha de fazer-se o aumento de um quinto do seu valor (Lv 27.30 a 33). Para dizimar as ovelhas, era costume encerrá-las num curral, e à maneira que os animais iam saindo, eram marcadas de dez em dez com uma vara, que tinha sido imersa em vermelhão. Era isto a passagem ‘debaixo da vara’. Este dízimo recebiam-no os levitas, que, pela sua vez, dedicavam uma décima parte dele ao sustento do sumo sacerdote (Nm 18.21 a 28). Esta legislação foi modificada ou aumentada em tempos posteriores (Dt 12.5 a 18 - 14.22 a 27 - 26.12,13). Parece mostrarem estas passagens que, além do primeiro dízimo para a subsistência dos levitas e do sumo sacerdote, havia um segundo dízimo, que se aplicava a fins festivos. De três em três anos tinham os levitas e os pobres uma parte no dízimo para festas. No tempo dos reis, um dízimo adicional era cobrado com fins seculares (1 Sm 8.15,17) - mas o sistema religioso do dízimo foi caindo em desuso. Todavia, Ezequias o restabeleceu, como também Neemias, depois da volta do cativeiro (2 Cr 31.5,12,19 - Ne 12.44). Empregados especiais eram nomeados para tomar conta dos armazéns e depósitos, com o fim de procederem à dizimação. A prática de dizimar, especialmente para socorro dos pobres, era realizada também no Reino do Norte, porque o profeta Amós a isso se refere, embora em tom irônico, como coisa que era costume fazer-se em seus dias (Am 4.4). Malaquias queixa-se de que o dízimo estava sendo posto de parte (Ml 3.8,10). o sistema foi depois sustentado com todas as particularidades por aqueles que, como os fariseus, pretendiam que fosse inteiramente cumprida a Lei (Mt 23.23 - Lc 18.12 - Hb 7.5 a 8).
2007-03-16 00:01:31
·
answer #1
·
answered by FRANÇA - mais que vencedor 4
·
0⤊
3⤋
Para quem recebe é! Como se compra coisas com ele...
2007-03-16 02:07:55
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
*** g85 8/12 pp. 26-27 O dízimo — é necessário? ***
O Dízimo e a Lei de Moisés
O dízimo era parte dum código de leis dadas por Deus, mediante Moisés, à antiga nação de Israel. A lei exigia que doze tribos de Israel sustentassem uma 13 a tribo, a dos levitas sacerdotais, que não tinham herança de terras. Isto habilitava os levitas a concentrar-se nas necessidades espirituais daquela nação. (Números 18:21-24) Sendo um povo agrícola, não se exigia que os israelitas pagassem o dízimo em dinheiro vivo. Antes, o dízimo deveria provir dos produtos do solo, e do aumento do gado. Visto que era dos produtos que se tirava o dízimo, caso o israelita desejasse pagá-lo em dinheiro, então ele tinha de pagar 20 por cento a mais do que o valor dos produtos. — Levítico 27:30-33.
A ordem de Deus sobre o dízimo era um assunto sério. Caso o israelita, por engano, utilizasse para si parte do que iria dar como dízimo, então ele tinha de reparar seu erro. Como? Por dar 20 por cento extras e oferecer um sacrifício animal por sua culpa. (Levítico 5:14-16) Embora nem todo israelita pudesse fazer parte do sacerdócio, todos podiam compartilhar em sustentar o serviço sacerdotal por meio do dízimo. Tudo isto achava-se incluído na lei de Deus sobre o dízimo. Portanto, este se ajustava às circunstâncias daquele povo antigo. Mas, será que se ajusta às circunstâncias das pessoas atualmente? Mais importante: Ordenasse que os cristãos dêem o dízimo?
Uma Mudança de Lei
Alguns anos depois da ressurreição de Jesus, não-judeus incircuncisos foram convertidos ao cristianismo. “É necessário circuncidá-los e adverti-los que observem a lei de Moisés”, contenderam alguns cristãos judaicos. (Atos 15:5) Outros não concordaram. Assim, os apóstolos de Jesus e outros cristãos experientes se reuniram em Jerusalém para discutir essa questão. Queriam discernir a vontade de Deus. Será que Ele exigia que os seguidores de Cristo seguissem a lei de Moisés, que incluía o dízimo? Relataram-se experiências que mostravam uma mudança no modo de Deus lidar com os não-judeus, e isto foi comprovado pela própria Palavra profética de Deus. (Atos 15:6-21) O que decidiram?
A reunião chegou a uma conclusão unânime. Não se devia sobrecarregar os cristãos com a lei de Moisés. Havia, porém, algumas “coisas necessárias” que tinham de ser obedecidas. Era o dízimo uma delas? A decisão inspirada reza: “Pareceu bem ao espírito santo e a nós mesmos não vos acrescentar nenhum fardo adicional, exceto as seguintes coisas necessárias: de persistirdes em abster-vos de coisas sacrificadas a ídolos, e de sangue, e de coisas estranguladas, e de fornicação.” (Atos 15:25, 28, 29) É interessante que a lei de Deus sobre o dízimo não foi alistada entre as “coisas necessárias” para os cristãos.
Mais tarde, o apóstolo Paulo explicou que o pacto da lei de Deus com Israel tinha sido abolido pela morte de Jesus. “[Deus] apagou o documento manuscrito”, disse ele, ‘e Ele o tirou do caminho por pregá-lo na estaca de tortura”. (Colossenses 2:14) Isto não significa que os cristãos não disponham de nenhuma lei. Antes, houve uma mudança de lei, que agora envolve “a lei do Cristo”. — Gálatas 6:2; Hebreus 7:12.
O apóstolo Paulo vivia em harmonia com esta mudança de lei. Embora trabalhasse arduamente na formação de uma congregação após outra, jamais pediu ser pago, sob a forma de dízimos. Antes, dispunha-se a cobrir suas próprias despesas por trabalhar como fabricante de tendas, por tempo parcial. (Atos 18:3, 4) Com toda a honestidade, podia dizer: “Estas mãos têm cuidado das minhas necessidades, bem como das daqueles que estavam comigo.” — Atos 20:34.
Que orientações, então, possuem os cristãos quanto à questão de contribuir? Quanto deveria contribuir?
O Modo Cristão de Contribuir
Jesus Cristo foi o homem mais generoso que já pisou nesta Terra. Seu exemplo inspira muitos a agir generosamente. “Praticai o dar”, disse ele,“ e dar-vos-ão. Derramarão em vosso regaço uma medida excelente, recalcada, sacudida e trasbordante. Pois, com a medida com que medis, medirão a vós em troca”. (Lucas 6:38) Fazem-se restrições aqui? Não. Encoraja-se os cristãos a dar generosamente, o que pode ser até mais do que uma décima parte caso possam fazê-lo. — Lucas 18:22; Atos 20:35.
Por outro lado, o cristão talvez se veja subitamente confrontado com alguma despesa urgente, talvez devido a um acidente ou uma doença. Dar um décimo de seu salário, nestas circunstâncias, talvez privasse os membros de sua família das necessidades da vida. Isso seria anticristão. — Mateus 15:5-9; 1 Timóteo 5:8.
A contribuição do cristão é voluntária. Leva em conta que cada pessoa tem circunstâncias diferentes na vida. “Se houver primeiro a prontidão”, a Bíblia diz, “é especialmente aceitável segundo o que a pessoa tem, não segundo o que a pessoa não tem”. — 2 Coríntios 8:12.
Quanto, então, deve dar? Essa é uma questão que somente o leitor pode resolver por si mesmo. A profundeza de seu próprio apreço de coração por Deus — e não alguma fórmula predeterminada de dízimo — indicará o que contribuirá. Como insta a Bíblia: “Faça cada um conforme tem resolvido no seu coração, não de modo ressentido, nem sob compulsão, pois Deus ama o dador animado.” (2 Coríntios 9:7) O dízimo era uma provisão do pacto da Lei mosaica para sustentar o templo e o sacerdócio de Israel. Para os cristãos, atualmente, não é uma ordem, nem é necessário.
2007-03-15 22:56:27
·
answer #3
·
answered by Pauloyahoo 4
·
2⤊
0⤋
Dízimo: O que quer dizer a palavra dízimo? O que era o dízimo nos tempos bíblicos?
Bem,sobre o dízimo alguém poderá afirma ou perguntar:
“Mas o dízimo não é bíblico?”
Sim, o dízimo é bíblico; pois está na bíblia.
Assim como também é bíblico e está na bíblia a lei sobre sacrifícios de animais, ofertas de cereais, a circuncisão, leis sobre animais impuros e puros para o consumo, festividades judaicas, incenso, o sacerdote arônico a guarda do sábado e muito mais.
Mas isso não quer dizer que ainda continuam em vigor para os cristãos.
Pois sabemos que tudo isso teve um fim não é mesmo?
Então por que só o dízimo continuaria em vigor e as outras coisas não?
Gálatas.5:18 "Ademais, se estais sendo conduzidos por espírito, não estais debaixo de lei"
Assim a bíblia que é nossa bussola nos orienta dizendo que não estamos mais debaixo da lei mosaica.
Então vimos que nosso senhor Jesus Cristo CUMPRIU toda a lei mosaica, e assim Deus pôs fim a esta lei. Certamente é obvio que os cristãos não estão mais presos a tais regulamentos.
Mateus.5:17,18 e Romanos.7:6
De modo que não dão dízimos e nem têm também a obrigação de dar alguma oferta.
Pois Cristo já deu está oferta a Deus.
Hebreus.9:15
“De modo que é por isso que ele é mediador dum novo pacto, a fim de que, por ter havido uma morte para o [seu] livramento, por meio de resgate, das transgressões sob o pacto anterior, os chamados recebessem a promessa da herança eterna”
Portanto, guando Jesus morreu a própria bíblia diz, e não eu, que Jesus Cristo aboliu (Anulou) a lei de mandamentos que consistia em ordenanças da lei mosaica.
Efésios.2:15 “Por meio de sua carne, ele aboliu a inimizade, a Lei de mandamentos, consistindo em decretos, para que dos dois povos, em união consigo mesmo, criasse um novo homem e fizesse paz;”
Colossenses.2:13,14 “Outrossim, embora estivésseis mortos nas vossas falhas e no estado incircunciso da vossa carne, [Deus] vos vivificou junto com ele. Ele nos perdoou bondosamente todas as nossas falhas;e apagou o documento manuscrito [que era] contra nós, que consistia em decretos e que estava em oposição a nós; e Ele o tirou do caminho por pregá-lo na estaca de tortura”
Que ordenanças eram estas que Cristo anulou para seus seguidores?
Era tudo o que envolvia partes cerimoniais da lei do templo: Tais como; ofertas, dízimos, sacrifícios de animais e etc...Raciocine um pouco:
Assim como os sacrifícios de animais no templo não era mais necessários para os cristão, então sub-entende pela razão lógica e também pela bíblia que o dízimo também não.
Pois o dízimo já havia atingido o seu objetivo até nosso senhor Jesus Cristo CUMPRIR o último sacrifício perfeito! leia:Romanos. 10:4
Mas é por meio da antiga lei do passado que Jesus Cristo nos libertou que muitos lideres religiosos pretendem manter muitas pessoas na sua tutela.
Leiamos Gálatas.3:13 e Tito.2:14
1Coríntios.7:23 ”Fostes comprados por um preço;Portanto não vos façais servos dos homens”
Vamos ler junto o que Cristo disse aos que querem viver da lei?
Lucas.11:52”Ai de vós,doutores da lei,que tirastes a chave da ciência;vós mesmos não entrastes,e IMPEDISTES os que entravam”
Assim milhares de igrejas impedem que o povo entre no descanso da graça, por novamente escravizá-los sob a lei! Gálatas.4:9
Estes lideres religiosos corruptos são como O apóstolo Paulo disse:
“Instrutores de ignorantes,mestres de crianças,tendo na lei a forma de sabedoria e verdade”Romanos.2:20
Estes lideres religiosos são como Cristo os descreveu em Mateus.15:14 e Mateus.23:16
Pra todo lugar que se vira há “abutres”e ladrões nas suas costas.E é somente você quem continua construindo a mentira que você mesmo quer acreditar.
1Coríntios.15:56 "O poder para o pecado é a Lei"
Portanto não peques mais por continuar a dar força ao pecado e a corrupção!
Pois estes homens não têm nenhum respeito ou verdadeiro temor de Deus.
Graças ao meu senhor Jesus Cristo, que ele me tirou desse poço sem fundos!
João.8:32
Jesus Cristo pagou dízimos?
É claro que sim, pois como judeus ele estava debaixo da lei mosaica.
Gálatas.4:4 "Quando chegou o pleno limite do tempo, Deus enviou o seu Filho, que veio a proceder duma mulher e que veio A ESTAR DEBAIXO DA LEI"
Jesus era obediente a lei e não um transgressor da lei mosaica.Ele obedeceu toda a lei,incluindo de guardar o sábado,todas as festividades judaicas e pagou sim o dízimo!
Jesus Cristo apoiou o arranjo do dízimo enquanto o pacto da lei ainda estava em vigor. Lucas.11:42
Mas quando a lei foi cumprida por cristo, a lei foi então tirada do caminho.
Mateus.5:17
Foi por isso que ele disse em João.19:30 “Está consumado”
O que significava estas palavras?
Significava que estava feito, estava pago, estava cumprido.
O que isso quer nos dizer?
Sim!Jesus Cristo já cumpriu por você
Sim!Jesus Cristo Já pagou por você.
Sim!Jesus Cristo já CUMPRIU a lei por você
Você já parou para pensar o que o texto de Colossenses. 2:13,14 que dizer para você?
E os apóstolos entenderam que Cristo era o fim da lei,tanto é verdade que o dízimo não foi incluído entre “as coisas necessárias”ou obrigatórias aos cristãos no primeiro concílio dos apóstolos.
Atos.15:28,29
De modo que os cristãos ajudavam as boas novas do reino de Deus de forma VOLUNTÁRIA, sem quantias fixas ou especificadas,como é no caso do dízimo.
Era algo VOLUNTÁRIO e não mais COMPULSÓRIO.
Queira conferir isso em
1Coríntios.16:2,3 e 2Coríntios.9:7
É uma contribuição voluntária meus amados irmão e não um dízimo.Pois o dízimo era algo imposto para as pessoas.Mas a contribuição voluntária não é.
2Coríntios.8:12 e Lucas.11:29,30
Os cristãos cooperam por contribuírem segundo o que tinham condições de ajudar,e não segundo o que não tinham condições.
Filipenses.1:3-5
2Coríntios.8:11,12
Os apóstolos de maneira alguma usaram o evangelho de Cristo para ganharem remuneração.Eles entenderam muito bem o que nosso senhor Jesus quis dizer em Mateus10:8. "De graça recebestes, de graça dai"
Veja o que o apóstolo Paulo escreveu a todos os cristãos de sua época em 1Tessalonicenses.4:11 “e que tomeis por vosso alvo viver sossegadamente, e que cuideis de vossos próprios negócios e TRABALHEIS com as vossas mãos, assim como vos ordenamos”
O apóstolo Paulo cumpria este requisito, veja Atos.18:1,2,3 "Depois destas coisas, ele partiu de Atenas e chegou a Corinto.E achou certo judeu de nome Áquila, natural de Ponto, que viera recentemente da Itália, e Priscila, sua esposa, por causa do fato de que Cláudio tinha ordenado que todos os judeus se afastassem de Roma. De modo que foi ter com eles, e, em razão de serem da mesma profissão, ficou no lar deles, e TRABALHAVAM , pois eram fabricantes de tendas por profissão"
É interessante que em nenhum texto do Novo Testamento os apóstolos exigem ou pedem dízimos!
Mas muitos líderes religiosos citam textos bíblicos para tentar provar que o dízimo ainda está em vigor para os nosso dias.Mas qualquer pessoa que examinar com seriedade o Novo Testamento,verá que o dízimo é inválido para os cristãos e que não prossegue para os nossos dias atuais.
Mas vejamos um exemplo clássico de versículo bíblico usados por pastores da cristandade para poder arrancar até o último centavo de seu próprio rebanho.
Qual evangélico que não sabe citar Malaquias.3:8-10?
Assim é muito fácil criar uma doutrina baseando-se em interpretações fora do contexto.
Então vamos analisar o contexto claro de Malaquias.3:8-10.
Notem que a mensagem desde o começo é para os israelitas,para a nação de Israel e não para as outras nações. Veja o versículo 9 quando diz” Vós,a nação toda”Malquias.3:9
Estas palavras são dirigidas para os sacerdotes corruptos e também para a nação de Israel.Foi uma figura de linguagem onde o profeta Malaquias queria dizer em outras palavras que estava todo mundo roubando de Deus.
De modo que estava todo mundo roubando, tanto o sacerdotes, como também o povo.
Que lição aprendeu de Malaquias?
Que esta atitude de usar o dízimo para o uso próprio é sim roubar a Deus também.
Pois de fato muitos líderes religiosos são sustentados por dízimos .
Contrario dos apóstolos que nunca se fizeram de fado para as congregações.
Mesmo alguém hoje, ganhando um salário mínimo deve devolver a sua parte ao senhor?
Considere a seguinte informação:
Em primeiro lugar, antigamente as pessoas viviam do que plantavam.
E os dez por cento foram instituídos em uma época assim.
Mas hoje no momento em que vivemos 10% de um salário mínimo tem muito mais peso do que na época dos israelitas.
Por quê?
Porque antigamente, nos dias de Moisés, as pessoas não pagavam conta de luz, água, taxa de esgoto, telefone, gás, passagem de ônibus e IPTU.
E quem tem carro ou moto tá ainda pior, com o preço da gasolina e do IPVA.
Acho melhor eu parar por aqui porque senão a lista não vai parar de crescer.
Como já dito: Antigamente as pessoas viviam do que plantavam, elas não tinham as mesmas obrigações financeiras que temos hoje.
De modo que 10% para os nossos dias atuais é muito mais pesado para um pai de família.
2coríntios. 8:13
Assim a pessoa que passa necessidades por pagar rigorosamente o seu dízimo para a igreja,é como diz o ditado:“Descobriu um santo para cobrir o outro”
Ou seja, uma atitude, um esforço em vão!
Despertem!Acorda!
Deus não precisa do seu dinheiro, quem precisa dele é o seu pastor para poder pagar as contas dele.
Para muitos nas igrejas, “fiel” é todo aquele que paga rigorosamente em dia a sua mensalidade do dízimo.
Mas o que muitos evangélicos não sabem é que o dízimo fazia parte da lei cerimonial do templo.
Fazia parte por que Cristo a aboliu com seu sacrifício. Romanos. 10:4
Tal pessoa que faz isso se torna ínfimo aos olhos de Cristo.
Portanto você que é verdadeiramente um amante da verdade não permaneça num estado de inércia.
http://www.jw.org/pt/busca/?q=d%C3%ADzim...
2015-08-17 14:57:14
·
answer #4
·
answered by ? 7
·
1⤊
0⤋
Acho que é correto, mais as igrejas deveriam ajudar os necessitados. O grande problema é saber o que eles fazem com esse dinheiro!
2007-03-15 23:39:52
·
answer #5
·
answered by "Poderosa ruiva" 4
·
1⤊
0⤋
É correto, é. Sou ... sei lá o que sou chefe, líder, sacerdote, uma coisa dessas e se não fosse o dízimo você queria que eu passasse fome? Já o Malaquias passou pelo mesmo problema!
2007-03-15 21:47:35
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Eu não dou meu dinheiro suadinho pra esses milionários seja qual for a religião. Eles que vão trabalhar também.
Creio que jesus não disse isso. As traduções bíblicas foram feitas por uns poucos espertalhões que sabiam escrever. Então, fizeram como a nossa constituição. Só beneficia alguns.
E ainda essa fantástica grana e isenta de imposto de renda.
Sou contra isso.
2007-03-15 23:35:58
·
answer #7
·
answered by "CHUPETA" 5
·
1⤊
1⤋
Sei. Um conjunto de religiosos ou doutores da lei, em tempos muitos antigos, estavam precisando de dinheiro e acrescentou-se essa parte na Bíblia para se beneficiarem. milênios de anos depois, algumas pessoas seguem isso à risca. Uma pena. Como eu já disse antes, não existe problema em voce acreditar e seguir a Bíblia. Cada um na sua mas essas interpretações literais geram cegueira e voce presta um grande prejuízo à humanidade passando esse esse estreitamento de pensamento a diante.
2007-03-15 23:11:31
·
answer #8
·
answered by Jorge P 6
·
0⤊
0⤋
Não há um só versículo no Novo Testamento, que registre a obrigatoriedade do cristão dizimar
Devemos SIM contribuir feliz porque sabemos que podemos fazê-lo por amor a Deus e não por imposição de homens.
Pela Lei, o dízimo era destinado à tribo levítica, aos sacerdotes desta tribo.
Eles recebiam e se mantinham dos dízimos, porque não tinham herança e cuidavam do Templo de Deus, a Casa do Senhor, para onde os dízimos eram levados (Números 18:21/30). O Templo foi destruído e não existem mais os sacerdotes levitas. Pela Graça, a instituição do dízimo é ilegal e sem respaldo bíblico, porque todos nós somos sacerdotes de Cristo. (Apocalipse 1:6), pois não há mais necessidade desta tribo sacerdotal. O Dízimo foi estabelecido para os judeus; não para a igreja de Jesus Cristo. (Hebreus 7:5).
2007-03-15 22:57:45
·
answer #9
·
answered by Blz 3
·
1⤊
1⤋
VELHO TESTAMENTO É JUDAÍSMO, O MESMO JUDAÍSMO QUE NÃO CRÊ EM JESUS CRISTO, POIS AINDA ESTÃO ESPERANDO O MESSIAS///
QUER SER JUDEU ENTÃO NEGUE O CRISTO DO NOVO TESTAMENTO.
PRA QUE PRATICAR DUAS RELIGIÕES AO MESMO TEMPO? SE NEM UMA DIREITO VC CONSEGUE?
2007-03-15 21:38:30
·
answer #10
·
answered by NOVAVISÃO 3
·
0⤊
0⤋
jesus sempre criticou toda atitude que não fosse correta, mas quanto o dizimo ele diz que nao devemos omitir.mt 23:23 demostrando que também é importantissimo.e em lc 18:12 nesta historia jesus mostra que o dizimo não é problema o problema é a exaltação do fariseu.
lembre-se tudo que foi escrito no a.t e não foi abolido é porque esta apto pro nossos dias.mt 5:17-20
2007-03-15 23:21:43
·
answer #11
·
answered by camacho 1
·
0⤊
1⤋