Pura conveniência de quem prega e desconhecimento de quem ouve, Fafá. Se essas religiões admitissem a existência de espíritos, estariam reconhecendo a verdade espírita e isso eles não podem e não querem fazer, mas por outro lado, os líderes dessas religiões admitem a existência de espíritos do mal, pois uma massa crédula é mais fácil de manipular e os fiéis dessa religião acreditam ou querem acreditar assim, pois é mais fácil crer que os percalços, os erros. as tragédias que ocorrem em suas vidas são obra de espíritos do mal ou de um espírito do mal, em vez de admitirem que o que lhe ocorre de bom ou de mal é fruto de seus próprios atos, de seu livre-arbítrio e consequentemente de uma lei de causa e efeito que responde nesta ou em outra existência, mas responde.
Pior é na IURD, em que há "expulsão de encostos", ou seja, admitem a existência de espíritos, mas param por aí, pois admitir que os espíritos possam se comunicar, independentemente de serem bons ou maus espíritos, seria admitir, mais uma vez, a verdade espírita.
E não é só isso de admitir espíritos do mal e não admitir que haja bons espíritos.
Também fazem coisas que a Doutrina Espírita faz, mas usam outros nomes para disfarçar, mas que quando é o Espiritismo que faz, aí é coisa dos espíritos do mal:
1) Eles "expulsam demônios"/ fazem descarrego - O espiritismo tem a desobsessão;
2) Eles "falam em línguas estranhas" - O Espiritismo tem a xenoglossia.
3) Eles tem a imposição das mãos - O Espiritismo tem os passes.
4) Eles usam o ditado "façam o que digo, mas não façam o que faço" - O Espiritismo não.
2007-03-15 09:54:14
·
answer #1
·
answered by Jorge Murta 6
·
9⤊
0⤋
Olhe fafá sua pergunta é realmente excelente!!! Parabéns!!!
Eu sou espírita e na Doutrina Espírita estudamos que "existem" todos os tipos de espíritos: os evoluídos, os muito evoluídos, os evoluidíssimos (ou superiores) e os ignorantes ou inferiores. Eu tenho imensa admiração pelos espíritos do Dr. André Luís, pelo espírito da Joanna De Angelis, pelo espírito do Emmanuel, pelo espírito do Sr. Hipolite Leon Denisard Hivail (Allan Kardec), pelo espírito do Sr. Francisco Cândido Xavier... Estes para mim são realmente Grandes Mestres Espirituais... Tenho por todos eles imensa estima, o mais profundo respeito e a mais profunda admiração... Aprendi a "conhecê-los" através dos seus livros que são excelentes e muitíssimos instrutivos!
A quem interessar baixar e ler uns 30 livros espíritas GRATUÍTAMENTE eu sugiro que entre no site: "Centro Espírita Nosso Lar". Nesse site têm uns 30 livros para baixar gratuítamente... São livros muitíssimos instrutivos e muitíssimos educativos. Vale a pena ler para evoluir.
Boa sorte.
2007-03-15 15:58:14
·
answer #2
·
answered by Roberto 7
·
5⤊
0⤋
Bela pergunta. Não é engraçado isso?
2007-03-15 16:24:07
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
3⤊
1⤋
Minha prezada Fafá.
A grande dificuldade das pessoas em aceitarem o Espiritismo, é não se informarem corretamente sobre o que trata a Doutrina. É preciso que leiam a obras básicas escritas por Kardec sob orientação de espíritos superiores e leiam e estudem também os demais livros psicografados por Chico Xavier, Divaldo P. Franco e tantos outros, onde os espíritos superiores derramam uma enorme quantidade de informações.
Todos nós, espíritas, sabemos que Deus nos criou puros e inocentes na forma de espíritos. No nosso caso, o nosso campo de evolução é a Terra. Muitos se definem claramente pelo bem, e outros pelo mal. Então, enquanto espíritos encarnados na Terra, somos do bem ou do mal, e, enquanto espíritos desencarnados seremos o que cada experiência na terra nos ensinou: Do bem ou do mal.
O Murta tem razão quanto as Igrejas que promovem noites de descarregos e outras coisas mais. É bastante possível que as Igrejas neo-evangélicas tenham lido alguma literaratura Espírita, mas a utilizam apenas para ganharem dinheiro e explorarem os fiéis. Pelo seu desconhecimento e má intenção, colocam em sério risco os fiéis e a si próprios. Terão que prestar contas destes atos.
Melhor fazem as Igrejas tradicionais, que nada inventam e seguem os seus preceitos.
Como diz um amigo meu evangélico: "Falam mais do demônio do que de Deus"
Que saibam que não acreditamos que Deus permitisse que tal criarura existisse.
Gostaria que você, os companheiros que estão respondendo esta questão dessem uma olhada na pergunta que fiz: Pra que serve a Reencarnação??? Avaliem as respostas.
Deus abençôe a todos!
2007-03-17 16:37:23
·
answer #4
·
answered by Lord McLoud 7
·
1⤊
0⤋
Querida Fafa, Deus cria a todos igualmente.
Todos os espÃritos são criados simples e ignorantes, com a evolução e o aprendizado, da-se a hierarquia.
A classificação dos EspÃritos é baseada no grau de seu adiantamento, nas qualidades que adquiriram e nas imperfeições de que ainda devam se livrar. Essa classificação não tem nada de absoluto. Cada categoria apenas apresenta um caráter nÃtido em seu conjunto, mas de um grau a outro a transição é insensÃvel e nos extremos as diferenças se apagam como nos reinos da natureza, nas cores do arco-Ãris, ou, ainda, como nos diferentes perÃodos da vida do homem. Pode-se formar um número de classes mais ou menos grande, segundo o ponto de vista de que se considere a questão. Ocorre o mesmo com todos os sistemas de classificações cientÃficas: esses sistemas podem ser mais ou menos completos, mais ou menos racionais, mais ou menos cômodos para a inteligência, mas, quaisquer que sejam, não mudam em nada as bases da ciência. Assim, os EspÃritos interrogados sobre esse ponto puderam variar no número de categorias sem que isso tenha conseqüências. Armaram-se alguns contestadores da Doutrina com essa contradição aparente, sem refletir que os EspÃritos não dão nenhuma importância ao que é puramente convencional. Para eles, o pensamento é tudo. Deixam para nós a forma, a escolha dos termos, as classificações, numa palavra, os sistemas.
Temos tres ordens de espÃritos:
Primeira ordem – EspÃritos puros´
Segunda ordem – Bons EspÃritos
Terceira ordem – EspÃritos imperfeitos
2007-03-16 10:40:52
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Sabe, Fafá, esta é uma questão excelente porque toca numa coisa sobre a qual eu já meditei muito:
Qual a natureza do bem e do mal?
Por que Deus permite que exista o mal?
Em primeiro lugar, devemos abrir um parêntesis para lembrar que a analogia é um método amplamente utilizado quando se trata de descobertas místicas. Quando Hermes dizia "o que está em cima é como o que está em baixo", ele não estava falando de igualdade, mas de processos análogos.
Abro um segundo parêntesis ainda para lembrar que, quando o nosso corpo físico se forma, no processo que se chama de embriogênese, ele refaz todo o processo evolutivo tomando diversas formas análogas a seres de onde nossa espécie evoluiu. Inicialmente, o embrião é simplesmente um óvulo fecundado, então esta célula começa a se duplicar para formar algo que, a princípio assemelha-se a uma colônia de células, logo assumirá uma forma similar à de um celenterado, mais tarde o feto assumirá a semelhança de um ser aquático, com guelras e membranas interdigitais. e assim sucessivamente até assumir a forma perfeita de um bebê humano.
Assim como o corpo a que se associa, a alma também vem de uma longa evolução. Ela também teve que aprender em sucessivos corpos, inicialmente a controlar os processos simples intra-celulares, evoluindo também ao encarnar na forma de seres cada vez mais complexos. Não estou falando aqui em metempsicose, uma vez que não creio que um ser humano possa reencarnar como animal - mas sim que, em sua evolução já passou pelas formas ditas "inferiores". Entretanto, foram necessárias diversas encarnações para que aquela alma aprendesse a desenvolver o completo controle sobre o corpo físico e mais ainda até que ela conseguisse, associada ao corpo físico, desenvolver a autoconsciência. A alma é plenamente consciente, porém experiência de encarnar, a penetração no corpo físico é algo, por assim dizer, traumatizante. Ancorada em um corpo físico, ela experimenta sensações que não possui no plano espiritual, precisa reger as funções daquele corpo, torna-se subitamente densa, pesada porque sua própria identidade é associada àquele corpo. Ela perde a sua consciência de alma para desenvolver a consciência de alma corporificada - a personalidade, que vai acompanhá-la durante toda a encarnação e ainda por um período após a separação do corpo físico.
Com esta perda de consciência, ela terá que - assim como o corpo o fez, reproduzir todo o processo de sua evolução.
Aqui abrirei um novo parêntesis. É preciso que tenhamos uma definição: O que é o mal? As definições circulares "o mal é o oposto do bem" geram mais confusão do que solucionam. Geralmente o mal parte de um desejo para cuja satisfação a pessoa não se importa com as conseqüências. A pessoa pratica o mal quando não percebe, ou não se importa, que a satisfação de seus desejos está sendo feita em prejuízo de outras pessoas. Quando, na busca pela satisfação dos desejos, perde a perspectiva de que vive em sociedade e torna-se um predador de tudo e de todos. poderíamos então fazer uma generalização de que o mal é o egoísmo extremado, chegando por vezes a ser o principal mote na vida de certas criaturas. Claro que existem nuances, mas já estou me estendendo demais e é preciso fechar este parêntesis.
Bem , como dizia, a alma reencarnante irá reproduzir sua evolução rapidamente ao penetrar na matéria. Inicialmente aprendendo a controlar os processos de seu corpo, a controlar esfíncteres e pedir por comida, desenvolver a motricidade e, mais ou menos na mesma época em que a linguagem está se firmando, surge a personalidade - a consciência de si mesma. Neste momento, tudo que a criança gosta ela pega e diz "é meu!" se ela está brincando com a bola e você pega o seu patinho de borracha, ela larga a bola e se agarra no patinho "é meu!". Isto é parte do desenvolvimento da criança - necessária para o desenvolvimento de sua autoconsciência - e costuma divertir as pessoas porque sabe-se que em poucos meses ela já terá aprendido a dividir as coisas.
Porém, se considerarmos que estamos vendo um "resumo" do desenvolvimento de uma alma, poderemos concluir que esta fase pode mesmo significar uma ou várias encarnações inteiras. E um adulto com este tipo de comportamento será um Fernandinho Beira-mar ou um Elias Maluco da vida...
Os maiores beneméritos da humanidade passaram em sua infância pela fase do "é meu!". Tenho certeza que em encarnações anteriores podem ter sido pessoas bem piores do que nas encarnaçoes que os tornaram famosos.
Essa teoria pode parecer bem doida para muitos. Mas é a única explicação que encontrei para a existência do mal: É uma fase necessária para o desenvolvimento da autoconsciência. As pessoas malignas não passam de crianças cósmicas esperneando e fazendo birra, mas um dia amadurecerão e se tornarão boas almas empenhadas na construção do Plano de Deus.
E os demônios? E os anjos caídos? Anjos caídos não existem pelo simples motivo que a única involução a que uma alma pode ser submetida é aquela que experimenta ao ser associada à matéria - e que mesmo assim recupera em pouco tempo. E os demônios? Estão mais para uns pobres-diabos, espíritos que não conseguem se desprender de seus invólucros materiais e que usam ardis antinaturais para não saírem do plano material.
Como disse é uma teoria. Não está provada e sei que será intensamente atacada pelos fundamentalistas do YR. Paciência...
Um Beijão, e muita luz!
PS - tem razão, Fafá! Corrijo aqui minha frase: A afirmação do ego é uma fase necessária. O mal é a sua deturpação - e muito mais comum do que podemos pensar. (Só não corrijo lá em cima pra não "falsificar" nosso diálogo)
Obrigadão!
2007-03-15 17:42:54
·
answer #6
·
answered by O Pantera 5
·
1⤊
0⤋
Não sou nenhum doutor, mas acredito que seguindo a historia cada ser material ou espiritual...venha para um objetivo.... para algumas coisa.....!!!
Sito como exemplo "eu" se eu acreditar nos espíritas e no que fazem serei um adepto ou simpatizante.... mas se eu não acreditar que os espíritos do mal existem logo deixo de minhas atribuições de cristão.
2007-03-15 15:46:24
·
answer #7
·
answered by Enfermeiro Doug 3
·
0⤊
0⤋
Será que o terxto desta carta responde a sua pergunta?
14 de Outubro de 2002.
Em muitas lÃnguas Estrangeiras tais como a LÃngua Alemã e a LÃngua Inglesa usam palavras distintas para designar a palavra “Céu” do nosso vocabulário. Por exemplo: Na LÃngua Inglesa existe a palavra “Sky” que significa o Céu FÃsico e a palavra “Heaven” que significa o Céu InvisÃvel, o Céu da outra Dimensão não material ou talvez a Dimensão Celestial do Paraizo.
Na lÃngua Portugueza somente existe a palavra “Céu” para especificar os 2 sentidos de “Céus”.
Como canal de ligação entre a materialidade e esta outra Dimensão, por certo é a Mediunidade e a Intuição então é o canal de ligação entre a materialidade e o que?
Pelo que sei o senso na Materialidade é a Matéria, porém o senso no Espiritual é unicamente a Escalada “CONVICÃÃO”, adquirida dos reconhecimentos vivenciais da verdade durante o perÃodo de suas peregrinações.
Desde os tempos antigos, os Profetas sempre alertavam e advertiam contra o uso da Mediunidade.
No tempo do Rei Saul, o Profeta Samuel advertiu o Rei, para não admitir o uso desta prática em seu Reino. Assim, decretou o Rei a pena de morte para todos os que exerciam esta prática.
Assim, muitos foram perseguidos e mortos e por ocasião da guerra em que o Rei estava sendo derrotado, não existia mais ninguém que executava tal prática.
Entretanto devido a derrota quis o Rei invocar o então já falecido Profeta Samuel para saber o seu destino, assim ele vasculhou o seu Reino a procura de um Médium e por fim ele conseguiu a invocação do Profeta.
Porém o Profeta lhe disse: Eu não lhe adverti que não fizesse invocação.
Na qual o Profeta anunciou sua própria morte, e de toda a sua famÃlia.
Em princÃpio, se a Mediunidade existe, por qual motivo, ao longo da Historia, sempre se advertiu contra o seu uso, suposto que ela é tão somente o canal de ligação entre a Materialidade e a Dimensão mais próxima da Materialidade.
Para se ter uma Idéia de uma prática em degradação da Mediunidade em tempos antigo, foram os SacrifÃcios Humanos sempre presente na História da Humanidade
Também não vem a ser novidade nos tempos atuais, em semelhante degradação, o sacrifÃcio de uma menino na cidade de Guaratuba a cerca de mais ou menos uns 10 anos e recentemente, o de um menino que teve a cabeça decepada para sacrifÃcio: Isto anunciado em jornais a mais ou menos 1 mês.
Dissertar mais sobre isto, fugiria ao objetivo desta, que é citar a existência de diversos “Céus” ou Dimensões e que por um grave acidente acontecido com a Criatura Humana, perdeu a ligação com as Alturas Luminosas, passando a contar apenas com a Intuição, pois com o uso da mediunidade rarissimamente conseguiria ultrapassar a Dimensão mais próxima da materialidade.
De então insuficiente sem a Mediunidade passou a necessitar de socorro urgente, por parte de todos os “Céus”.
Pois que a Dimensão mais próxima da Materialidade estava a partir de então completamente congestionada. Visto que nenhum EspÃrito conseguia mais cumprir seus objetivos e poder retornar Amadurecido para a sua Pátria Espiritual no “Espiritual” local este onde ele foi criado e que teria de retornar “Amadurecido”.
M.Feg
2007-03-17 14:57:24
·
answer #8
·
answered by Michel F 2
·
0⤊
1⤋
Cada um de nós tem um espírito. E quando morremos, ele retorna para Deus, porque o espírito é o fôlego de vida. A alma se encaminha para um mundo onde aguarda o último julgamento que haverá na história da humanidade: o Juízo Final. Dependendo se a pessoa creu em Deus de todo o coração até o fim da vida ou não, ela pode ir para partes distintas desse mundo que acabei de mencional. Caso tenha crido, vai para o Paraíso, senão, vai para o Hades, que é a ante-sala do inferno.
Deus não criou espíritos voltados totalmente para o mal. Ele criou anjos, todos originalmente bons, porém dotados de libre-arbítrio. A terça parte dos anjos, certa vez, se rebelou contra Deus, e foram castigados, sendo lançados no mais profundo abismo, que é o Hades. Nunca mais poderiam estar no Céu. Por isso, tem raiva da humanidade, pois esta sim tem a possibilidade de entrar no Céu. Por isso, tentam a todo o custo levá-la a não crer em Deus.
Deus é todo-poderoso. O que Ele manda ninguém desmanda. Ele permitiu que os demônios se manifestem. Mas os anjos também se manifestavam nos tempos do Antigo Testamento. Agora, às dos humanos mortos Ele não permitiu se manifestar. Estão incomunicáveis, ou no Paraíso ou no Hades.
Deus não se torna bom ou mal por não deixar que as almas dos humanos se manifestem, Ele faz isso por que é soberano.
2007-03-15 16:50:13
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
2⤋
nao é so o mal que manifesta, Deus tb pode manifestar em sua vida. Sem essa de espíritos superiores, qdo nos morremos nossas ficam aguardando o julgamento final. Deus esta esperando o dia do arrebatamento chegar onde as pessoas serão julgamento e os demônos destruidos no lago de fogo e exofre.
Vai ler a bíblia ao inves de ficar envocando os mortos. Diz na bíblia em Deuteronomio (acho que é cap 20) "Que devemos ficar longe daqueles que invocam os mortos".
Quer um conselho: Sai dessa de acreditar que os mortos voltam e reecarnam, isso não existe. Quem avisa amigo é.
Sei que fui arrogante em minha resposta. Mais é meu ponto de vista.
Bj, tchau
2007-03-15 15:46:28
·
answer #10
·
answered by Pedro 4
·
0⤊
4⤋