Todos que conhecem o AT sabem que muita ênfase é dada aos povos não-judeus,com diversos tipos de culturas e crenças diferentes,e muito anteriores às suas.Os judeus preocupavam-se muito com os seus filhos estarem se distanciando de sua religião familiar,dando lugar à idolatria, ao paganismo, entre outras crenças que existiam na época, e muito antes.Homicídios em massa são cometidos,ameaças são feitas,promessas,profecias, etc.Mesmo assim não adianta,o povo judeu estava se dissolvendo.
Cria-se então um mito.Aquele que teria sido o judeu escolhido,enviado por jeová,mas não com características totalmente judaicas,uma mescla de todas as crenças da época(e mais antigas),já que não existia mais unidade na crença judaica,para de alguma forma unir novamente esse povo.
Sabe-se que a história do NT é um plágio de crendices muito anteriores,histórias iguais,milagres iguais,e até nomes parecidos.Teria sido essa uma cartada para unir novamente a fé judaica ou uma idéia de Nova Era antiga surgia?
2007-03-15
08:16:34
·
9 respostas
·
perguntado por
engradado
2
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade
ps. A idéia de Nova Era para quem não sabe é uma unificação das religiões, uma religião universal. As pessoas que criaram o mito do cristianismo teriam isso em mente ao inventar as histórias do NT, e fazer as conexões certas em relações a supostas profecias do AT, ou somente pensavam no povo judeu?
2007-03-15
08:22:00 ·
update #1
Eu sei que os judeus não acreditam no mito jesus como sendo seu messias profetizado. Mas inúmeros aceitaram na época.
Estou perguntando se os homens que criaram, adulteraram e conectaram o NT, usando as mesmas histórias já conhecidas dos pagãos (plágio), pensavam apenas em reunir os judeus novamente, ou teriam a idéia de uma religião universal em mente, fisgando não só judeus, como todos os povos, uma forma de religião que englobasse crenças pagãs com judaicas.
2007-03-15
08:35:13 ·
update #2
Quanto ao argumento de um mito se sustentar por tanto tempo. Já ouviram falar em Cupido, o anjo do amor, ou a flecha de Cupido. Tem gente que que acredita nisso, até visualiza um anjinho carregando um arco e uma flecha atrás dos apaixonados, e isso existe há muito mais de 2000 anos. Um mito não se sustenta por ser verdadeiro, se sustenta por ter quem acredite, por isso levou-se tanto tempo para divulgarem o NT para o povo. Muita pesquisa foi feita, muito estudo, para no final o Papa Leo X declarar: "Que lucro não nos trouxe esta fábula de Cristo!"
2007-03-15
08:41:48 ·
update #3