Em todo lugar há famílias desintegrando-se. O divórcio, a instabilidade no emprego, os dilemas de pais ou mães sem cônjuge, frustrações — tudo isso contribui para a crise. Um especialista em vida familiar lamentou: “Atualmente, as predições da extinção da família são conhecidas de todos.”
Por que são as famílias hoje bombardeadas por esses problemas graves? Como podemos sentir prazer na vida familiar?
A Origem da Família
Para respondermos a essas perguntas, precisamos saber qual é a origem do casamento e da família. Se estes tiveram um Originador — um Criador —, então os membros da família deveriam recorrer a ele em busca de orientação, visto que ele certamente saberia melhor como podemos sentir o máximo de prazer na vida familiar.
Curiosamente, muitos acreditam que a família não teve Originador. A Enciclopédia Americana, em inglês, diz: “Alguns eruditos inclinam-se a remontar a origem do casamento ao acasalamento de animais inferiores ao homem.” No entanto, Jesus Cristo falou sobre a criação do homem e da mulher. Citou como autoridade o antigo registro bíblico e disse: “O que Deus pôs sob o mesmo jugo, não o separe o homem.” — Mateus 19:4-6.
Portanto, Jesus Cristo está certo. Um Deus inteligente criou os primeiros humanos e providenciou que sua vida familiar fosse feliz. Deus uniu o primeiro casal em casamento e disse que o homem “tem de se apegar à sua esposa, e eles têm de tornar-se uma só carne”. (Gênesis 2:22-24) Neste caso, poderiam os problemas familiares de hoje ter como causa estilos de vida que violam padrões estabelecidos pelo Criador em sua Palavra, a Bíblia?
Qual É o Caminho do Êxito?
Como sem dúvida sabe, o mundo moderno promove o egoísmo e a auto-realização. “A ganância é saudável”, disse um financista a formandos universitários nos Estados Unidos. “A pessoa pode ser gananciosa e ainda sentir-se bem consigo mesma.” Mas empenhar-se por bens materiais não conduz ao sucesso. De fato, o próprio materialismo é uma das maiores ameaças à vida familiar, porque se interpõe no caminho das relações humanas e tira das pessoas tempo e dinheiro. Em contraste, veja como apenas dois provérbios bíblicos nos ajudam a ver o que é importante para a felicidade.
“É melhor comer verduras na companhia de quem a gente ama do que comer a melhor carne onde existe ódio.”
“É melhor comer um pedaço de pão seco, tendo paz de espírito, do que ter um banquete numa casa cheia de brigas.”
Provérbios 15:17; 17:1, “A Bíblia na Linguagem de Hoje”.
Significativos, não? Pense em quão diferente o mundo seria se todas as famílias se apegassem a essas prioridades! A Bíblia também dá valiosas orientações sobre como os membros da família devem tratar-se. Considere apenas algumas.
Maridos: ‘Amem a esposa como ao seu próprio corpo.’ — Efésios 5:28-30.
Simples, mas muito prático! A Bíblia também manda o marido ‘atribuir honra à esposa’. (1 Pedro 3:7) Ele faz isto dando-lhe atenção especial, que inclui ternura, compreensão e reafirmação do seu amor. Ele também dá valor às opiniões dela e a escuta. (Compare com Gênesis 21:12.) Não concorda que qualquer família se beneficia quando o marido trata a esposa com solicitude, como ele próprio gostaria de ser tratado? — Mateus 7:12.
Esposas: ‘Tenham profundo respeito pelo marido.’ — Efésios 5:33.
A esposa contribui para a felicidade da família ajudando o marido a cumprir suas pesadas responsabilidades. Isto era o que se tencionava, visto que Deus providenciou para o homem uma esposa para ser “ajudadora como complemento dele”. (Gênesis 2:18) Reconhece a bênção para a vida familiar quando a esposa mostra respeito ao marido, apoiando suas decisões e cooperando com ele para que alcancem objetivos familiares?
Cônjuges: “Os maridos e as mulheres sejam fiéis uns aos outros.” — Hebreus 13:4, BLH.
Quando o são, a vida familiar com certeza é beneficiada. O adultério não raro devasta a família. (Provérbios 6:27-29, 32) Sabiamente, portanto, a Bíblia incentiva: “Alegre-se com a sua mulher, seja feliz com a moça com quem você se casou . . . Por que dar o seu amor a [outra] mulher?” — Provérbios 5:18-20, BLH.
Pais: ‘Eduquem os filhos segundo o caminho que é para eles.’ — Provérbios 22:6.
Quando os pais dedicam tempo e atenção aos filhos, a vida familiar com certeza melhora. Assim, a Bíblia incentiva os pais a ensinar aos filhos princípios corretos ‘quando estiverem sentados em casa, andando pela estrada, deitados e ao se levantarem’. (Deuteronômio 11:19) A Bíblia também diz que os pais devem mostrar que amam os filhos, disciplinando-os. — Efésios 6:4.
Filhos: ‘Filhos, sejam obedientes aos pais em união com o Senhor.’ — Efésios 6:1.
É verdade que neste mundo indisciplinado nem sempre é fácil obedecer aos pais. Mas não concorda que é sábio fazer o que o Originador da família nos manda? Ele sabe o que é melhor para tornar a vida familiar mais feliz. Portanto, esforce-se para obedecer aos pais. Esteja decidido a evitar as muitas tentações do mundo para fazer o que é mau. — Provérbios 1:10-19.
Na proporção em que cada membro da família aplica os conselhos da Bíblia, a vida familiar se beneficia. Além de sentir mais prazer na vida agora, a família tem a perspectiva dum futuro maravilhoso no novo mundo prometido por Deus. (2 Pedro 3:13; Revelação [Apocalipse] 21:3, 4) Portanto, crie o hábito de estudar a Bíblia em família!
2007-03-15 07:09:22
·
answer #1
·
answered by Specula — Annuntians Regnum Iehovah 5
·
0⤊
2⤋
Sinceramente?:
Atualmente parece que as pessoas não planejam o casamento e nem a família de forma ponderada e prudente. A maioria está mais centrada na pompa, na festa, nos presentes e na lua-de-mel, e esquecem o resto.
Estamos na Era da Banalização, lembra-se?
2007-03-15 07:09:15
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Simplesmente pelo fato de não haver amor, ou então por causa da personalidade de cada 1 do casal, podem ser diferentes e não bater muito!!!
2007-03-15 07:08:55
·
answer #3
·
answered by Abiel-the face 3
·
1⤊
0⤋
nao..nao eh equivoco de paixao..eh falta de coragem de tentar..falta de deus no coracao..falta de amor...90% dessas pessoas, tem problemas espirituais e emocionais..triste!
2007-03-15 16:29:50
·
answer #4
·
answered by Mari 1
·
0⤊
0⤋
concordo c/ a MI...
2007-03-15 10:42:03
·
answer #5
·
answered by LUMA! 4
·
0⤊
0⤋
A resposta está exatamente na sua "OBS", hoje em dia as pessoas estão mais folgadas e querem que somente o seu companheiro(a) lute pela sua relação amorosa.
Flow
2007-03-15 08:01:53
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Acho que pela nova cultura do imediatismo, tudo é para agora e por perspectivas distorcidas.
Vende-se muitas idéias sobre liberdade pessoal, sexual,carreira,papeis, necessidades fictícias(ter).
As cobranças, os valores vão além da nossa capacidade , ninguém da conta de ser uma executiva poderosa, mãe sempre presente, amante fogosa e modelo fotográfico nas reuniões sociais,o mesmo para os homens.
Podemos conseguir um bom conjunto em relacionamentos longos mas há necessidade de burilamento(trabalho) ai já viu......
2007-03-15 07:58:58
·
answer #7
·
answered by ? 6
·
0⤊
0⤋
Bom eu acho que um trecho do livro " O Monge e o Executivo" explica muito bem isto, é mais ou menos assim.
Um casal procura um padre para marcar o casamento.Chegando lá o padre questiona qual o motivo deles querem casar-se.
A resposta vem imediata - Por que nos amamos.
Daí o padre questiona e o que mais.
O casal se entre olha e fica sem resposta.
O padre questiona: Não duvido que vcs se amem, mas depois que passar a calor da paixão do primeiro momento o que vai sobrar?...
... A próxima vez que vc for tomar seu café da manhã e comer bacon com ovos. Lembre-se que a galinha teve participação, mas o porco estava comprometido.
Obs. Vale a pena lembrar que o autor é americano. E o texto não replica do original, mas como eu me lembro da história.
Se tiver oportunidade leia-o.
2007-03-15 07:26:54
·
answer #8
·
answered by Erika 2
·
0⤊
0⤋
CLEO O PROBLEMA ESTA NA FALTA DE EDUCAÇÃO DOS PAIS.
OS PAIS TEM QUE ENSINAR OS FILHOS A PENSAR BUSCAR SABEDORIA E NÃO É SÓ OLHAR UMA GAROTA BONITA DE BOA FAMILIA E JÁ ACHAR QUE É A GAROTA CERTA, PRIMEIRO TEM QUE SABER O QUE REALMENTE VOCÊ QUER, PORQUE HOJE AS PESSOAS CASAM SÓ PARA DIZER QUE QUER CONSTITUIR UMA FAMILIA E A MAIORIA DAS VEZES É SÓ DA BOCA PARA FORA, POIS O QUE CONTA NA VERDADE PARA UM BOM CASAMENTO DURADOURO SÃO OS VALORES QUE SE DA A UMA FAMILIA.
NORMALMENTE QUANDO VOCÊ OUVE UMA PESSOA DIZER QUE FEZ FILHO PARA O MUNDO ELE QUE SE VIRE NÃO AMA O FILHO E MUITO MENOS A FAMILIA.
É UMA PESSOA SEM VALORES PARA O CASAMENTO DURADOURO.
ESTE É APENAS UM DOS FATOS DE MUITAS SEPARAÇÕES.
2007-03-15 07:22:10
·
answer #9
·
answered by marcos_lem 6
·
0⤊
0⤋
Na realidade é uma mudança de valores, pois virou moda casar e se separar hoje em dia, as pessoas não tentam se entender antes de tomar uma atitude drástica dessas, deveriam pensar melhor ao se casar, se o casamento é para a vida inteira pois o homem não foi feito para ficar casando e se separando e sim para ter união com a mulher e ter filhos. As pessoas não querem mais conversar tentar se entender e salvar o casamento, por qualquer motivo se separam e já casam com outro e assim por diante... Na realidade acho q as pessoas hoje em dia não amam como deveriam, pois até os homens depois de uns 20 anos se separam de suas esposas para se casar com as menininhas, jogando fora anos de casamento... é o amor q está em falta... é claro que isso não vale pra todos pois tem casameto duradouros e felizes por aí...Parabéns pra esses casais q estão casados a tanto tempo e se amam!
2007-03-15 07:15:07
·
answer #10
·
answered by Clauzinha 4
·
0⤊
0⤋
ACHO QUE DEVE SER FALTA DE AMOR, AMAR ALGUEM E ENFRENTAR DIFICULDADES E IR EM FRENTE. EU TENHO DOIS ANOS DE CASAD, FACIL NAO E , SAO CRIACOES DIFERENTES, CABECAS DIFERENTES, MAS QUERO FAZER BODAS DE DIAMANTE COM ELE, VOU LUTAR E VENCER TUDO.
2007-03-15 07:09:28
·
answer #11
·
answered by CACAU 3
·
0⤊
0⤋