O ícone não é o resultado de uma intuição ou a figuração de uma impressão do artista; ele é fruto de uma tradição e, antes de ser pintado, é uma obra profundamente meditada, pacientemente elaborada por gerações de pintores. Um especialista soviético, dizia que "o ícone não é um quadro; nele vem representado não aquilo que o pintor tem diante dos olhos, mas certo protótipo a que ele deve ater-se. A veneração dos ícones deriva da veneração do protótipo. Os ícones são beijados; através deles esperam-se curas; são venerados, porque são representações de Cristo, da Virgem Maria, dos Santos. Os ícones entram no ofício litúrgico. A iconografia é, de certo modo, uma arte ritual. A reverência devida ao icone e a sua criação foram rigidamente regulamentadas pelo VII Concílio Ecumênico. Os eclesiásticos consideravam-se verdadeiros criadores de ícones e os artistas eram tidos como realizadores das idéias deles" .
O ícone, visto com os olhos do coração iluminados pela fé, nos abre para a realidade invisível, para o mundo do Espírito, para a economia divina, para o mistério cristão na sua totalidade ultraterrena. É lugar teológico, antes, "teologia visual", como muitos já disseram.
Diferentemente das imagens catolicas, que procuram mais retratar o original , da forma mais provável, o ícone traduz no fundo , a ideia por trás da figura representada.
Paz e Bem
2007-03-15 07:50:54
·
answer #1
·
answered by Frei Bento 7
·
1⤊
0⤋
Quando eu era católico praticante nunca adorei imagens. Sempre as admirei pelo sentido artistico, mas nunca com adoração ou idolatria. Pessoas de algumas religiões não se deixam nem fotografar e acho um pouco de exagero.
Também acho errado idolatrar a bíblia. A bíblia nada mais é do que um livro... um manual para quem segue Jesus (principalemente os evangelhos). O antigo testamento era como a constituição judaica e perdeu muito o sentido depois da vinda de Jesus. Ele mesmo derrubou vários conceitos como "olho por olho, dente por dente", o jejum e observação do sábado e o apedrejamento de adúlteros e pregou amor ao próximo, compaixao e perdão. Quem segue a palavra cegamente é fundamentalista e está bem próximo àqueles muçulmanos que querem fazer guerra santa e terrorismo.
2007-03-15 14:16:48
·
answer #2
·
answered by Electrobird 5
·
1⤊
0⤋
Bonito site. É um site cristão ortodoxo, pela grande quantidade de referências a São João Crisóstomo.
Gostei muito do site, lindo, lindo mesmo!
2007-03-15 14:02:29
·
answer #3
·
answered by Verbena 6
·
1⤊
0⤋
A santidade não pode ser iconizada, nem retratada, nem representada, porque a santidade é sublime. Uma imagem; uma estátua deveria ter unicamente valor artístico, porém o distanciamento do homem em relação à fidelidade de Deus, o faz adorar e cultuar a criatura, tropeçando e caindo no sumidouro da idolatria, o que faz com que as imagens de santos da igreja tenham, ao longo do tempo, tornado-se ídolos abomináveis (Romanos 1; 18 a 32)
2007-03-15 15:08:30
·
answer #4
·
answered by Euclides N 6
·
0⤊
2⤋