English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

"Se algum dia a Ciência comprovar que a Doutrina está errada em algum ponto, cumpre ao espírita abandonar esse ponto equivocado e seguir a orientação da Ciência".

Allan Kardec

2007-03-15 04:30:34 · 11 respostas · perguntado por Jorge Murta 6 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

Waldir, você entendeu a frase? Parece que não. Vou repetir para você: "Se algum dia a Ciência comprovar que a Doutrina está errada em algum ponto, cumpre ao espírita abandonar esse ponto equivocado e seguir a orientação da Ciência".
Ninguém falou nada sobre a ciência poder explicar se algo é ou não palpável. Espero um dia poder levar uma resposta sua a sério.

2007-03-15 07:06:13 · update #1

11 respostas

Creio ser impossível que a ciência comprove qualquer erro dentro da doutrina, já que o espiritismo não é da alçada da ciência: " A ciência propriamente dita, como ciência, é incompetente para se pronunciar sobre a questão do espiritismo: não lhe cabe ocupar-se do assunto e seu pronunciamento a respeito, qualquer que seja, favorável ou não, nenhum peso teria." (Allan Kardec em O livro dos Espíritos)
Não obstante Kardec insiste no carater científico da doutrina. Caráter próprio, como ele explica no capítulo VII da Introdução ao estudo da doutrina espírita, pois se trata de uma ciência que deve ter os seus próprios métodos, uma vez que o seu objetivo não é a matéria, mas o espírito.
Quando as crenças espíritas forem aceitas pelas massas, o que, a julgar pela rapidez com que se propagam, não está muito longe, se dará com elas o que se tem dado com todas as idéias novas que encontraram oposição: os cientistas se renderão à evidência. Eles aceitarão individualmente, (e isso já está ocorrendo no mundo) pela força das circuntâncias. Até que isso aconteça, seria inoportuno desviá-los de seus trabalhos especiais para constrangê-los a ocupar-se de coisa estranha, que não está nas suas atribuições nem em seus programas.
Enquanto isso, os que, sem estudo prévio e aprofundamento da questão, pronunciam-se pela negativa e zombam do espiritismo, esquecem que o mesmo ocorreu com a maioria das grandes descobertas que honraram a humanidade.
É isso que tenho a dizer sobre a minha religião, quanto às outras, penso que os ´próprios seguidores têm ainda muitas dúvidas devido aos mistérios não esclarecidos das mesmas.

2007-03-15 08:02:40 · answer #1 · answered by Fafá 5 · 4 0

Fala a verdade, o Rivail, ou Allan Kardec era peitudo mesmo.
Isto é para mostrar que o espírita não deve ser fanático, mesmo com a codificação.
Bom senso, raciocínio e discernimento.

2007-03-15 12:20:08 · answer #2 · answered by ĹŲŽ ĐΛ ЦΜБΛПĐΛ 7 · 6 0

É algo bastante polêmico, isso que a Doutrina Espírita prega... Polêmico no sentido de que não há como "convencer" outras religiões a adotar a mesma linha de pensamento e esse ponto acaba representando um conflito entre espíritas e adeptos de outras religiões. Hm... sinto cheiro de conflitos no ar...

2007-03-15 11:37:02 · answer #3 · answered by Verbena 6 · 5 0

É por isso que eu admiro essa doutrina. Não se julga a dona da verdade. Além disso, pratica efetivamente a CARIDADE e o AMOR AO PRÓXIMO.

2007-03-15 11:36:22 · answer #4 · answered by Antonio Luiz F 5 · 6 1

Claro Murta.!!
No dia em que a ciência provar que tudo o que dizemos é mentira eu desito de ser um seguidor da Doutrina. Mas acho muito difícil.
Para ilustrar vou repetir o que respondi a uma pergunta sua no domingo passado.

Porque nossa fé é raciocinada? Porque sempre buscamos o aval da ciência. Não acreditamos em nada que não apresente um aval científico. Vou dar dois exemplos:
01:No livro "A Gênese", editado em 1868, um espírito que se identifica como Galileu, entre outras teorias expostas, explica a razão da Lua ter sempre a mesma face voltada para a terra. Embora Kardec e os demais participantes reconhecessem a lógica da explicação, não a tomaram como verdade absoluta, pois precisavam de um aval científico. Isto está escrito no livro. Este detalhe veio a ser confirmado pela ciência quase 150 anos depois.

02: Há poucos anos atrás a câmera de um repórter do SBT, que estava cobrindo a internação de Chico Xavier em um hospital de Uberada, gravou inadvertidamente dois fachos de luz de tamanhos perfeitamente definidos que iam na direção do quarto do Chico Xavier. Muitos aqui devem saber que a ciência de hoje não consegue gerar um facho de luz ou de laser de tamanho definido. A Globo apresentou esta reportagem no Fantástico também, garantindo que buscaria uma explicação científica para o próximo domigo.
No domingo seguinte seguinte o Cid Moreira disse: A ciência não tem uma explicação para este fato.
Pra completar: As luzes eram dois espíritos: Emanuel e Joanna de Angelis.
Espero que este dois relatos tenham ilustrado o conceito de Fé Raciocinada.
Nossa atitude em relação a outras religiões é de paz, pois não nos cabe julgar. Isto é repeito pelo próximo.
Mas a Duotrina não é só isto, é muito mais.
Quanto as outras religiões, pefiro não comentar. Esta responsabilidade é delas, e somente delas.

2007-03-15 11:59:03 · answer #5 · answered by Lord McLoud 7 · 4 0

Não sei se seria assim, mas será necessário que a ciência esteja tão evoulída, a tal ponto, que tenha a capacidade de comprovar irrefutavelmente o erro da Doutrina. Aquilo que não me convence, me afasta, isso é certo. Não falo pelos outros, mas por mim. E os demais, o que fariam?

2007-03-15 11:38:21 · answer #6 · answered by Anonymous · 3 0

WALDIR-Infelizmente nosso amigo waldir se condena quando julga o espiritismo pois que não julgues para não serdes julgado. Percebo um pouco de raiva e arrogancia. Talvez a palavra certa é intolerância. Creio amigo que também sei o que vivencio num centro espirita. Descordo de vc,espiritismo é bem diferente de tua pregação que vc mesmo idealizou . Um abraço

2007-03-15 15:04:21 · answer #7 · answered by Jeje 5 · 1 0

Bom, depois da resposta do Waldir Alves, vou dando por encerrada minha participação aqui no Yahoo por hoje... Amanhã eu volto! Foi demais pra um dia só...

Tem coisas que realmente não vale nem a pena tentar explicar, mas enfim...

Até amanhã! ¬¬

2007-03-15 13:53:25 · answer #8 · answered by Makoto 6 · 2 1

Algumas sim, mas não todas.

2007-03-15 11:52:28 · answer #9 · answered by Naturista 7 · 1 0

Oh! Murta não seja simplista ou neoreligioso, qualquer um que provar alguma coisa no mínimo merece respeito, agora sempre pense em nós como seres humanos sujeitos a erros de interpretação, logo particularmente as vezes provamos coisas uns aos outros e quanto concordamos é primeiro porque não temos como redarguir, ou pior pois achamos úteis e interessante seu ponto de vista,porém disto até a verdade existe um longo caminho.Quanto aos extremista seria interessante a resposta, que não é meu caso...

2007-03-15 11:49:56 · answer #10 · answered by essaeusey@viu!! 4 · 0 3

fedest.com, questions and answers