English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Nós -os ateus- não somos mais minorias, segundo dados da ONU, há cerca de 1.000.000.000 (um bilhão) de ateus e agnósticos no mundo, os quais concentram-se principalmente na China. Os ateus estão bastante presentes outros países, são eles: Reino Unido, Suécia, Dinamarca, Rússia, Ucrânia, França, Finlândia, Coréia, Bélgica, Holanda e Cuba. No Brasil o índice de educação é ainda muito baixo, o que não favorece a libertação da influência das agremiações religiosas. A tendência porém, é que haja um considerável aumento em médio prazo, em função sobretudo do crescimento do protestantismo, que se choca com o catolicismo e as religiões afro-brasileiras, surgindo assim um grande número de ateus e pessoas sem religião.

Todos os ateus que conheço, eram cristãos e depois se desconverteram, o único caso que conheço de ex-ateu foi o do nosso futuro ex-presidente Fernando Henrique Cardoso que após perder as eleições para prefeito de São Paulo para Jânio Quadros por se declarar ateu três dias antes das eleições, em um debate. Tempo depois se converteu ao catolicismo romano e hoje acredita na trindade e é devoto de santos e da Nossa Senhora...

2007-03-15 02:18:12 · 13 respostas · perguntado por Xan 7 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

Depoimento retirado em edição 178 da revista 'Super Interessante'.
Máteria: BÍBLIA PASSADA A LIMPO.
'Descobertas recentes da arqueologia indicam que a maior parte das escrituras sagradas não passa de lenda'.

2007-03-15 02:19:07 · update #1

Waldir, não me leve a mal, mas infelizmente não dá pra ler tanta coisa...

2007-03-15 02:49:27 · update #2

13 respostas

eu não vejo mal algum alguem ser ateu, única coisa que digamos posso ficar grilado, é a questão de ateus/agnósticos se sentem superiores aos outros, falando que quem é inteligente é ateu, e tal, além de ser um pensamento mesquinho, menosprezam cristãos e outros, e eu tenho certeza que tem muitos cristãos que são muito inteligentes e sábios

2007-03-15 02:46:44 · answer #1 · answered by Anonymous · 1 0

Não é verdade!

Está crescendo o número de pessoas SEM RELIGIÃO. Isto é um fato. O de ateus acredito até que vem diminuindo.

Eu já fui ateu. Meu pai era ateu e fui criado longe de religiões. Depois de adulto, tive experiências que me levaram ao espiritismo. Mais tarde procurei uma igreja cristão para obter o batismo. Hoje não me considero afiliado a uma religião específica, mas respeito e estudo tão profundamente quanto possível a TODAS. Agora são dois ex-ateus que você conhece...

Ateu é muito diferente de agnóstico, que é muito diferente de um livre-pensador místico e espiritualista (que é como me defino):

Ateu é aquele que não crê na existência de Deus, Sua designação vem de [a(n)] - não e [theos] - Deus, ou seja "aquele que não tem Deus";

Agnóstico é aquele que, embora acredite em uma divindade, acredita que este é totalmente impossível de ser conhecido. A raiz etimológica da palavra também é o grego, usando o mesmo prefixo e o sufixo derivado de "gnosis" - conhecimento: "aquele que não conhece".

Já o grupo em que me coloco - e que é o que mais vem crescendo - é o daquelas pessoas que possuem uma religiosidade própria, geralmente com uma visão ecumênica, e não se afiliam a uma religião específica. No meu caso, me defino ainda como místico porque procuro uma experiência direta de Deus e espiritualista porque reconheço a existência e me dedico ao estudo dos fenômenos espirituais.

O que acontece é que o ateísmo cresceu durante o Século XX até fins da década de 60, apresentando a partir daí uma desaceleração para, a partir de meados da década de 80 começar a perder nitidamente terreno para as idéias deístas e espiritualistas. Entretanto, o final de século marcou também pelo fato de o povo ter apresentado uma liberdade de pensamento que surpreendeu grande parte dos líderes religiosos, fazendo com que hoje - mesmo entre aqueles que se dizem afiliados a esta ou àquela religião haja o costume de freqüentar ritos de outras religiões ou de recorrer a práticas condenadas pela religião a que "oficialmente " pertencem.

2007-03-15 09:55:54 · answer #2 · answered by O Pantera 5 · 2 0

Amigo, o que eu acho é que hoje está havendo espaço para as pessoas declararem o seu ateísmo sem medo de represálias.
Bem pouco tempo atrás isso não era possível. Eu não sigo nenhuma religião, mas não posso dizer que seja ateu. Isso porque eu acredito na existência de algo superior que tenha dado origem a tudo que conhecemos hoje. Acho que as religiões ao logo dos milhares de anos mistificaram muitas coisas que deveriam ser encaradas como simples.


Não sei se é vantagem ou desvantagem não acreditar em nada. Talvez estaríamos cometendo o mesmo erro de quem acredita em tudo.

Abraço.
Até mais.

2007-03-15 09:31:20 · answer #3 · answered by MarcioDias 5 · 1 0

eu sou atéia... =]
nao conheco ninguém ateu ...
mas axo q a tendência é de o número de ateus aumentar
esta ficando mais difícil acreditar no cristianismo...
principalmente com a ciência...
e com o que está sendo ensinado nas escolas, sobre evolução, história geoglógica da terra, etc...
fica mais difícil ainda qlguém acreditar nessas besteiras...
so q tudo depende muito da família da pessoa, e ela acaba crescendo com a religião dos pais

2007-03-15 09:29:22 · answer #4 · answered by Anonymous · 2 1

Como a arqueologia provou que as escrituras não existem ?

Eles encontraram a NÃO EXISTÊNCIA delas ?

É babaquice demais... conta outra.

Dependendo de que site for isso... eu acredito.

2007-03-15 09:50:00 · answer #5 · answered by Anonymous · 1 1

Algumas pessoas que se consideram ateus (não digo que é seu caso) já possuem enraizados os preceitos religiosos. Não digo que possuem religião, mas em algum momento na vida se permitiram acreditar em um Deus. Talvez por questões familiares, por imposição social ou mesmo pela necessidade humana de se amparar em algo maior. Muitos negam a divindade por causa de toda confusão imposta pela busca das religiões em ampliar seu "gado". Mas no fundo, buscar a Deus é buscar a divindade em si mesmo, e negar que acredita em algo espiritualmente superior é fechar as portas para seu conhecimento interior.

2007-03-15 09:34:46 · answer #6 · answered by Mauro 2 · 1 1

Para a teologia moderna, os ateus são cristãos. Em nenhuma outra cultura vc encontrará ateus, a não ser no meio cristão. São cristãos-blásfemos e iconoclastas. Quanto à Coréia, vc está equivocado, eles são reencarnacionistas, como todo oriental não-cristão. O próprio Saramago não se contradiz, declarando-se um 'ateu- católico'. Não se pode renegar a própria cultura. Como diz o Dalai-Lama:" Não se deve mudar de Religião".

2007-03-15 09:32:01 · answer #7 · answered by pedro c 3 · 1 1

sinto muito por isto, mas mesmo assim JESUS TE AMA...

2007-03-15 09:31:12 · answer #8 · answered by JESUS TE AMA 7 · 1 1

O homem sem religião não é nada...
O homem precisa de ter fé...
O homem precisa acreditar em algo que lhe deu a vida...
O homem é a inspiração divina...

Pelos seus cálculos são mais de 1 milhão que arderão no mármore do inferno.... no Juízo final...
Deus cuide de sua alma.....

Voce não sabe de nada...

2007-03-15 09:26:35 · answer #9 · answered by John - Se chamarem digam que saí 7 · 1 1

Está decrescendo o "QI" de Ateus.

Fonte - O CÉREBRO PASSADO A LIMPO.

2007-03-15 09:26:50 · answer #10 · answered by Índião 6 · 1 2

fedest.com, questions and answers