English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-03-14 11:33:06 · 15 respostas · perguntado por Atanásio 6 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

senhorita kelly ou seja lá quem for,nunca necessitei de clones para dizer o que penso;ao contrário de alguns que tropeçam em seus perfis diferentes,se perdendo nas "personalidades" dos clones.

2007-03-14 11:57:56 · update #1

Bela resposta Ysis!

2007-03-14 11:59:42 · update #2

Obrigado Lima.

2007-03-14 12:21:42 · update #3

fadinha vc é antidoto para o viagra!

2007-03-14 13:25:01 · update #4

15 respostas

Sim,totalmente,pois o placebo só funciona de fato,dando resultados,devido à fé que a pessoa tenha ou naquele remédio ou em uma intervenção Divina que irá auxiliá-la no uso do mesmo. A fé,nada mais é,do que o poder do subconsciente,que é a mais poderosa força que conhecemos em relação a nós mesmos. O poder do subconsciente não somente cura,como também provoca doenças e males incontáveis. Uma grande parte das chamadas doenças,ou problemas físicos e mentais,deve-se à somatização que fazemos quando temos algo que esteja nos abalando psicológicamente,consequentemente temos a capacidade de somatizar toda esta energia negativa que se manifesta como males e problemas do corpo! Então,da mesma forma que a mente fere, também cura,dentro do mesmo princípio! Um abraço!

2007-03-14 11:53:40 · answer #1 · answered by ◘ Ysis ◘ 7 · 4 2

Ronisch,

Nem toda fé é efeito placebo. Vou dar meu exemplo. Tive um problema sério de saúde, e passei por um longo tratamento, tipo uma quimioterapia (efeitos bem parecidos, até queda de cabelo, emagrecimento, náusea, etc).

Só que eu me apeguei à idéia de que eu iria me curar. E aí? O que foi responsável pela minha cura, o efeito placebo da minha crença no tratamento (e também em Deus, pois sou cristã), ou somente o tratamento? Ou será que foi obra dos dois, tanto do tratamento quanto da fé?

Eu voto na segunda alternativa. Acho que quando uma pessoa entra em um tratamento sério de saúde com pensamentos negativos, a chance de não ter resultados bons é muito grande.

Mas também há que se levar em conta o fato de que muitas dessas curas "miraculosas" são curas de doenças psicossomáticas.

Quanto à menção aos chás, feita pelo nosso colega, acho que ele está brincando com coisa séria... tem muitos remédios naturais que funcionam pra valer. Sei que sou suspeita para falar, pois tenho uma "pharmacia" em casa. Sou das antigas, que tomam chá de capim-limão contra insônia e chá de boldo para o estômago. Detalhe: feitos diretamente da planta, eu cultivo isso na varanda do apartamento. Garanto que funciona. Aliás, a infusão do capim-limão, passada na pele irritada é um ótimo remédio, aplaca a irritação da pele na hora.

Ou seja, não convém debochar da Mãe Natureza... afinal, muitos dos nossos remédios alopáticos tiveram sua origem nela (a digitalina, por exemplo, usada como tônico cardíaco, vem de uma planta chamada dedaleira).

Bom, é melhor eu me despedir por aqui, pois uma simples resposta para uma pergunta sobre efeito placebo acabou virando uma defesa ardorosa da fitoterapia... *risos*

2007-03-14 22:19:08 · answer #2 · answered by Verbena 6 · 3 0

Uma vez, comentei algo sobre isso.
A fé, ativa o sistema neurológico, e impulsiona o cérebro a produzir algumas enzimas e hormônios.
Testosterona, progesterona, ferormonios, endorfina, etc e tal, e estimula também a produção de anti-corpos.
Não só a fé, como também a alegria, entre outros sentimentos.
O simples fato de acreditar em algo ( não digo em Deus, ou ter uma religião, mas simplesmente no resultado ), é benéfico para o organismo, e ajuda muito no caso de um tratamento, seja ele qual for.
Nesse ponto, existe sim uma relação entre o efeito placebo.

2007-03-14 21:26:22 · answer #3 · answered by Hokus Phokus 7 · 3 0

Sim e não. O Efeito placebo é percebido também em animais. E que eu saiba os animais não possuem fé. :-)

Então, daria pra dizer que ele é um "fenômeno inconsciente". Mas por outro lado, a ciência já demosntra que ter fé em alguma coisa estimula a produção de anti-corpos, fazendo a pessoa ser mais resistente à doenças.

Além disso, a fé pode ter também o poder de auto-sugestão. É como uma auto-hipnose onde a pessoa "sugestiona" seu organismo a reagir mesmo sem o efeito de medicamentos. Portanto, poderia dizer que é uma espécie de "placebo" também.

2007-03-15 02:27:05 · answer #4 · answered by De Cesar 4 · 2 0

No seu livro sobre medicina alternativa, o Dr. Isadore Rosenfeld salientou o seguinte ponto: “Se escolhermos um grupo de pessoas ao acaso e lhes assegurarmos que um procedimento ou intervenção médica qualquer vai ‘funcionar’, é possível que até metade delas realmente sinta melhoras.”
Isso é chamado de efeito placebo, o que significa que até uma pílula de açúcar pode dar resultado se a pessoa acreditar que dará. O efeito placebo pode aliviar sintomas subjetivos, incluindo dor, náuseas, fadiga, tontura, ansiedade e depressão. O que esse fato revela?
Às vezes, parece que as curas pela fé exercem um efeito placebo sobre o padecente. Principalmente quando parece estar envolvido o mecanismo de cura natural do corpo. No livro A Ciência e o Paranormal (em inglês), o Dr. William Nolen afirma que “cerca de 80 por cento dos pacientes que procuram [um médico ortodoxo] são portadores de doença autolimitada — isto é, doenças das quais se recuperarão espontaneamente”. Portanto, com a passagem do tempo, o curandeiro pode facilmente assumir o crédito pela cura.
Só que esta nõa é a verdadeira fé em Deus, está é a chamada fé baseada só nos interesses.
Nosso pai celestial criador do universo dono da maior sabedoria existente nunca se deixaria enganar com tal tipo de fé, a verdadeira fé em Deus é aquela sobre a qual diz:(Hebreus 11:1) . . .A fé é a expectativa certa de coisas esperadas, a demonstração evidente de realidades, embora não observadas. . .

2007-03-14 18:44:10 · answer #5 · answered by Herman 6 · 2 1

Sim, mostra o poder da fé, a força da mente que acredita em um comprimido de farinha pensando que é o remédio verdadeiro. É a força positiva da mente que todos temos basta canalizá-la com pensamentos positivos.

2007-03-15 19:12:29 · answer #6 · answered by saulo 2 · 0 0

Caro Sr. usuário :
Não se deixe importunar por usuários inoportunos e indelicados. Use a educação ao extremo par lidar com pessoas pouco esclarecidas ou fracas de espírito.
Não se deixe esmorecer por usuários abjetos, vis e sem expressão moral e intelectual .
"Os cães ladram e a carruagem passa".
Os medícocres sempre andarão na cauda do cometa dos brilhantes.
Coaduna comigo.

2007-03-14 19:11:06 · answer #7 · answered by Lima 4 · 2 2

Claro, se não tiver fé o efeito placebo não existe!

2007-03-14 18:52:41 · answer #8 · answered by Andre 1 · 0 0

Acredito plenamente que sim, o exemplo está justamente no dia a dia: Uma pessoa demonstra aparente dor e naquele exato momento não se tem nenhuma medicação, entra nessa hora o efeito placebo. Basta fazer um chazinho natural e dizer que é excelente combate para o suposto problema. A fé imediatamente aparece e resta alguns minutos para a pergunta mágica: Está melhor? A resposta vem de forma clara: Eta chazinho santo esse, a dor passou, que bom!
Sendo assim posso afirmar que o efeito placebo e a fé andam de mãos dadas.

2007-03-14 18:49:17 · answer #9 · answered by Broasky 6 · 1 1

No caso, a fé no efeito placebo pode ajudar ( isso já foi comprovado científicamente ), mas não deve ser confundida com a fé no sentido religioso. pois a fé em Cristo não é enganatória como o efeito de tomar farinha acreditando estar tomando remédio. Estou dando a minha opinião enquanto católico, acredito em Deus e sei que ele existe, não é ilusão.

2007-03-14 18:47:21 · answer #10 · answered by ? 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers