English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Igreja Catolica. Segundo a bíblia, tudo o que está na bíblia são as escrituras de homens inspirados por deus. Por tanto, se aquilo estava na bíblia era por que os católicos foram inspirados por deus. No entanto, vieram os protestantes e retiraram aquelas escrituras inspiradas por deus. Por que?

2007-03-14 11:18:34 · 6 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

Eu não estou mais entendo, me expliquem por favor.

2007-03-14 11:19:32 · update #1

6 respostas

Porque para eles, protestantes, essa parte não interessava. cada um pxa a brasa para sua sardinha e faz as coisas à sua conveniência. Concorda?

2007-03-15 02:50:30 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 1

Porque Martinho Lutero quando brigou com o Papa inventou uma série de mentiras e retirou sete livros da Bíblia que poderiam desmentir aquilo que ele estava ensinando!

2007-03-14 18:25:26 · answer #2 · answered by Anonymous · 2 0

O que ocorre é que os tais livros pertencem ao Antigo Testamento, e não foram escritos em hebraico, portanto foram rejeitados pelos judeus. Isso eu sei de fonte da igreja católica.

Não sei por quê, mas vivem dizendo que os católicos alteraram isso e aquilo. Só que ninguém lembra que a bíblia foi escrita por judeus. Quase todos eram judeus. O único não judeu era Lucas que escreveu o Evangelho segundo São Lucas. Ele era grego e foi contemporâneo de Paulo, em meados do ano 70 da era cristã.

Portanto, os judeus, não aceitam os livros do Antigo testamento que foram escritos em idioma diferente da sua língua, o hebraico. Acontece que os evangélicos resolveram seguir a mesma linha de raciocínio dos judeus, nesse quesito, por tradição.

2007-03-14 20:40:29 · answer #3 · answered by Pensatore 7 · 0 0

Na realidade o que foi mudado está tudo no velho testamento. O novo testamento é igualzinho nas duas bíblias.
O ponto é que o velho testamento é a bíblia dos judeus e os judeus também não aceitam a canonicidade desses livros diferentes (Tobias, Eclesiástico, Macabeus, Judite, acréscimos ao livro de Daniel e tem um outro que eu não lembro), e não tem na Torá, que é a Bíblia deles.
Esses livros estavam numa inscrição egípcia chamada septuaginta que os católicos usaram de base para sua Bíblia, mas os egípcios copiavam tudo (biblioteca de Alexandria) e não sabiam se um determinado livro era ou não canônico. Eles simplesmente copiavam.
Então com a reforma protestante, Lutero resolveu excluir estes livros da sua bíblia e assim ficar de acordo com a Bíblia judaica que era a que Jesus utilizava.
É bom lembrar que os próprios católicos não consideravam esses livros canônicos, mas simplesmente livros de boa leitura e Agostinho (o grande teólogo e santo católico) certa vez desdenhou de um oponente pois ele defendia sua posição baseado em um texto de um de seus livros. Ele disse que se a proposição de seu oponente dependia de um escrito em um desses livros, não merecia sequer ser discutida.
A Igreja Católica só tornou esses livros canônicos na Contra Reforma pois precisava de algo para basear alguns de seus dogmas, como o purgatório, do qual nada se fala nem no novo testamento e nem na Bíblia judaica. Além disso, um outro livro, creio que o de Eclesiástico tem no começo dele uma afirmação do autor dizendo que aquele livro não tem nada demais, são só o modo de ver a vida daquele autor e alguns conselhos que ele acha que são bons conselhos. Ou seja, o próprio autor afirma que o seu livro não é inspirado por Deus, o que demonstra honestidade da parte dele.

2007-03-14 18:42:15 · answer #4 · answered by Daniel 3 · 0 0

Os Livros Apócrifos

No período interbíblico entre o ultimo profeta do antigo testamento e o nascimento de Jesus, conforme já estudamos, foi um período de 400 anos, em que Deus não levantou nenhum profeta. Neste período surgiram uma infinidade de livros que foram escritos por vontade humana e não inspirados por Deus, livros que pode ter algum valor histórico, mas não como vontade revelada por Deus.
São chamados de Apócrifos (falso).
Esses livros não foram reconhecidos pelo povo de Deus (Israel) por isso não foram incluídos na Bíblia Judaica, pois não eram reconhecidos como livros "inspirados" por Deus (soprados por Deus).
No período inicial da era cristã, também surgiram uma infinidade enorme de livros apócrifos e nenhum deles foi reconhecido como Palavra de Deus, por isso não vieram a fazer parte da nossa Bíblia.
Alguns dos livros apócrifos surgidos no período interbíblico foram incluídos na Bíblia Católica, considerando-os como livros inspirados, isso se deu no ano após reforma.
Nenhuma igreja evangélica aceita os livros apócrifos incluídos pela igreja Católica, nem os judeus aceitam tais livros. Por isso a Bíblia Evangélica tem 66 livros e a Católica 72, pois tem seis livros a mais e acréscimos no livro de Daniel e Ester. Se tirarmos os livros apócrifos da Bíblia Católica, ela fica igual a Bíblia Evangélica.
Se examinarmos com cuidado os livros apócrifos veremos que são muitos diferentes que os livros inspirados por Deus. Seu conteúdo é vago e inseguro. Traz uma porção de superstições e inclusive insegurança de seu próprio escritor. Alguns livros se propõem em ser de autoria de Salomão, mas na época em que foram escritos já fazia alguns séculos que Salomão havia morrido.
Podemos examinar as escrituras e veremos que nem uma só vez Jesus faz referencia a nenhum desses livros.
No período do Novo Testamento surgiram diversos livros apócrifos , cheios de estórias a respeito da infância de Jesus e outros assuntos totalmente rejeitados por todas as Igrejas Cristãs.
No Novo Testamento a Bíblia Católica é absolutamente igual a Bíblia Evangélica.
A Igreja Evangélica rejeita os apócrifos que a igreja Católica aceitou pelos seguintes motivos:
1.Não fazem parte da Bíblia Judaica ( o povo de Deus).
2.Jesus também os rejeitou não fazendo referencia a eles, nem reclamando sua ausência nas Escrituras Judaicas.
3.São de autores duvidosos, não identificados e que tentam passar por outras pessoas (mentirosos).
4.Seus assuntos são vagos, inconsistentes, inseguros e supersticiosos.
5.Mesmo a igreja Católica os rejeitava até o dia em que os adotaram em suas Bíblias.
6.A Bíblia mesmo nos adverte a que não acrescentemos, nem tiremos nada dela. Ap. 22:18-19.
Relação de alguns Livros Apócrifos
Antigo Testamento
1.Adão
2.Enoque
3.Lameque
4.OS 12 Patriarcas
5.Oração de Jose
6.Eldade e Medade
7.O Testemunho de Moisés
8.A ascensão de Moisés
9.Os Salmos de Salomão
10.O apocalipse de Elias
11.O apocalipse de Isaias
12.O apocalipse de Sofonias
13.O apocalipse de Zacarias
14.O apocalipse de Esdras
15.A História de João Ircano
16.O apocalipse de Baruque
17.O livro de jubileus
18.Livro de lendas e mágicas
19.Epistola de Jeremias
20.O livro Sibilinos
21.Judite
22.Tobias
23.Acréscimos ao livro de Ester
24.Livro de Sabedoria
25.Eclesiástico
26.Baruque
27.Acréscimo ao livro de Daniel
28.I e II Macabeus
Em negrito os livros acrescentados a Bíblia Católica em 1545 por resolução do Concilio de Trento.
Novo Testamento
1.Itinerário de Paulo
2.Itinerário de Pedro
3.Itinerário de João
4.Itinerário de Tomé
5.Didache
6.I e II Epistola de São Clemente
7.Epistola de Inácio
8.Epistola de Policarpo
9.Epistola de Hermas
10.Evangelho segundo Tomé
11.História de Tiago
12.O apocalipse de Pedro
13.Itinerário e ensino do s apóstolos
14.Carta de Barnabé
15.Atos de Paulo
16.O apocalipse de Paulo
17.Didascália de Clemente
18.Didascália de Inácio
19.Didascália de Policarpo
20.Evangelho segundo Barnabé
21.Evangelho segundo São Mateus ( Não o verdadeiro)
22.Evangelho aos Hebreus, etc.

2007-03-14 18:27:35 · answer #5 · answered by Servo 4 · 0 0

Por isso que são protestantes! Tem que serem diferentes em tudo!

2007-03-14 18:44:09 · answer #6 · answered by SATELLITE 7 · 0 1

fedest.com, questions and answers