English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

existem muitos casos em que padres os padres tem ou ja tiveram relacionamento . Isso pode influenciar numa atitudade por parte da igreja?

2007-03-14 03:41:52 · 16 respostas · perguntado por valtinho 3 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

16 respostas

Acho isso muito difícil...
Hoje ouvi uma noticia onde o papa Bento XVI ratificou o celibato.


JK

2007-03-14 03:44:55 · answer #1 · answered by Os Okampas 7 · 26 0

O Celibato é um assunto antigo dentro a Igreja Católica. Entra Papa e sai Papa e todos prometem que vão estudar o assunto. Importante saber que o Celibato dentro da Igreja católica foi instituído somente no século XII como obrigação e embora muitos afirmem que trata-se de um valor bíblico, principalmente nas cartas de Paulo, o motivo real foi a questão do direito germânico no que diz respeito a herança, ou seja, o primeiro filho ficava com toda a herança do pais e os demais tinham que conquistar seus bens e isso prejudicava sobremaneira o poder da igreja que era a senhora do poder temporal e espiritual em plena Idade Média. Os patriarcados do oriente (conhecido como Igreja Ortodoxa) mantiveram a postura antiga, ou seja, o celibato realmente é uma opção, quando do término do curso de Teologia o candidato tem a opção em ordenar-se padre com o voto do celibato ou sem ele e assim constituir matrimônio.
Muitos foram os movimentos de padres que lutaram para o fim do Celibato, aliás o Brasil é um dos países que em pleno século XIX liderou este movimento, onde pode-se destacar o Pe. Cicero.
Talvez o primeiro passo da Igreja católica para começar a discutir este assunto de forma mais séria e objetiva seria a de aceitas em seus quadros os padres casados, ou seja, aqueles que receberam o sacramento da ordem e pediram dispensa para se casarem e em seguida iniciar uma discussão sobre o assunto, o que mais cedo ou mais tarde deverá ocorrer, pois a mesma já vem sentindo o peso da demora em tomar uma decisão, ou seja, ela tem que rever a questão do celibato, para seu próprio bem e daqueles que fazem parte de suas fileiras.

2007-03-14 10:56:21 · answer #2 · answered by O Filosofo 4 · 1 0

Os apóstolos eram casados?
Existia alguma mulher entre os apóstolos?
Por acaso os ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo mudam com o passar do tempo e o que Ele disse não vale mais, tem que ser melhorado ou corrigido?
A Santa Igreja Católica não é democrática nem foi fundada por uma democracia de nada vale a influência da sociedade, ou será que é a sociedade que deve orientar a Santa Igreja Católica.

2007-03-14 11:53:30 · answer #3 · answered by alex.arpia 2 · 0 0

Se influenciaria, não sei...
Mas deveriam rever isso... Afinal, por algo foram feitos homem e mulher, para se complementarem... E o amor entre homem e mulher é o que existe de mais divino e mais sublime e não entendo o porquê dos padres serem privados disso.

Abraços

2007-03-14 11:07:29 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

Claro que pode, acontece que exite outros interesse neste votos que eles devem fazer, celibato, pobreza. O padre que fazer este votos esta ralado pois eles são eternos, e eles niunca terão outra profissão, se sairem de lá morrem de fome. Este caso eu ja vi. no colegio Marista, os irmãos (eles tinha os mesmos votos dos padres) mas como eram professores. Professores de quimica, fisica, portugues e ingles, quando fecharam o colegio em Poços de Caldas estes que eram professores passaram a exercer a profisão de professores dando muito bem e até casaram, em todos as igrejas os homens pode casar sem problema algum somente na católica que não e depois acontece o que vimos nos USA, e não é so la é no mundo inteiro, pois o homem segundo as palavras de Deus " Crecei e multiplivar"

2007-03-14 10:56:07 · answer #5 · answered by AIMAR 5 · 0 0

Muito difícil. Agora mesmo o Papa Bento XVI reafirmou a posição da Igreja com referencia ao celibato dos padres e não arredou o pé.

2007-03-14 10:54:47 · answer #6 · answered by eliasgorayebodonto 6 · 0 0

Moço, essa preocupação , e haja preocupação, não é dos padres, é de quem não vive nem de longe a vida consagrada.
Portanto , o q vc tem de refletir é no porque isto te incomoda tanto... o que te motiva a ter tanta fixação com este tema que, absolutamente não é do seu interesse.
Isto interessa somente a quem OPTOU por viver isto, segundo sua vocação e missão.
A ninguém mais.

2007-03-14 10:54:06 · answer #7 · answered by Frei Bento 7 · 0 0

NÃO NESTA GESTÃO,PORQUE O PAPA BENTO XVI É UM CONSERVADOR E NÃO VAI MUDAR MUITA COISA.

2007-03-14 10:51:24 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

A igreja católica pode rever e alterar essa lei da igreja, mas será que está disposta a isso?! Já viste a quantidade de padres com relacionamentos que íam vir a descoberto?! Não, a igreja tem medo de mexer nessa questão, muita gente poderá se afastar dela.

2007-03-14 10:50:38 · answer #9 · answered by Felisbela 2 · 0 0

Deveria influencia a igreja, para que os chefôes do oráculo visse a asneira que cometeram, homem e mulher nasceram para fazer sexo, seja com seus iguais ou de sexo oposto.

2007-03-14 10:49:09 · answer #10 · answered by Juliano 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers