English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

A proibição de doar sangue começou a ser implantada a partir de 22 de dezembro de 1943, quando saiu um artigo na revista Consolação (Consolation) defendendo a idéia (idem, idem, p. 183). Daí para frente, vários artigos em várias literaturas, consolidaram a proibição. Se a seita foi fundada 1892 qual será a situação das TJs que doaram sangue e morreram antes da proibição? Irão morar no paraíso?
Essa proibição, portanto, que tem ceifado tantas vidas inocentes e preciosas provém, data venia, da maneira errada das TJ interpretarem as Escrituras. Felizmente, ao longo dos anos, muitas pessoas conseguiram se libertar desses erros, como é o caso do casal Leonard & Marjorie Chretien, autores do Livro: Witnesses of Jehovah, A Shocking Expose of What Jehovah's Witnesses Really Believe, que abandonaram a seita após 22 anos de serviço fiel à (não vou citar o nome para a minha pergunta não ser excluída), e escreveram um livro, lançado em 1988, que todas pessoas engajadas no sistema Testemunha de Jeová deveria ler. Por favor, meus amigos, não fiquem zangados comigo.

2007-03-14 02:19:40 · 7 respostas · perguntado por Severino 2 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

7 respostas

Não existe fundamento solidos Biblicos que justifiquem esta ação de não doar sangue ao meu semelhante, e sim uma interpretação acalorada de textos fora do contexto.

O drama maior é que Cristo deu o seu sangue por toda a humanidade e nós as vezes negamos o nosso sangue até para os mais chegados.
Que Deus possa iluminar as pessoas nestas horas dificeis. !!
Um abraço !!!

2007-03-14 02:37:59 · answer #1 · answered by Mark2 3 · 1 4

OI Clone. Voce nao sabia que as transfusões de sangue só se tornaram tratamento medico na 2a guerra mundial (1939-1945) devido a morte de milhares de soldados evangélicos e católicos nos campos de batalha?

Precisa se informar melhor

2007-03-14 09:32:28 · answer #2 · answered by Pauloyahoo 4 · 4 0

Se a cegueira espiritual faz questão de estar em suas mentes, isso é lá com vocês!!!

Neste assunto tão controvérso, muita coisa tem que ser esclarecido.


Senão, vejamos Severino, Mark2 e Roger!!

Jeová disse a Noé, que o sangue devia ser tratado como algo especial (Gênesis 9: 3, 4).

Posteriormente, as leis dadas por Deus à nação de Israel refletiram a santidade do sangue (Levítico 17: 10)

E, finalmente em Atos 15: 28, 29, os apóstolos e os anciãos decretaram que devemos ‘nos ABSTER de sangue’. Fazer isso é tão vital quanto se abster de imoralidade sexual e de idolatria.

Alguns, erroneamente, interpretam que o motivo essencial pertinente à santidade do sangue, primeiro exortada a Noé, e depois aos israelitas e cristãos, está simplesmente no fator “vida”, ou seja, o sangue não deveria ser consumido, mas derramado no solo, apenas em respeito à vida do animal abatido.

No entanto, havia algo bem mais importante envolvendo a proibição concernente ao sangue. Não se tratava tão somente de uma questão dietética, como pensam alguns, mesmo no caso de Noé e dos israelitas.

Já em Levítico 17: 10, 11, notamos, primeiro: A proibição se referia a qualquer espécie de sangue, o que indica que também o sangue humano, obviamente, estava incluído naquela lei.

Segundo ponto: O motivo principal da proibição começa a ficar evidente no versículo 11, onde percebemos que o uso simbólico do sangue prefigurava a EXPIAÇÃO.

No livro de Hebreus, isso fica muito claro no capítulo 9, vers. 22 a 28 e no cap. 10, vers. 4, conclui-se de forma incontestável o motivo pelo qual o simbolismo envolvendo o sangue de animais prefigurava o sacrifício de Cristo, que, por fim, derramou o único sangue capaz de salvar as vidas daqueles que exercessem fé na provisão do resgate. Veja, Hebreus 9: 11 a 21.

Portanto, havia mais envolvido quanto ao respeito pelo sangue derramado no solo pelos israelitas, e não apenas por consideração à vida do animal abatido. Se assim fosse, isto significaria que eles poderiam comer o sangue de um animal, contanto que, depois de coletado o sangue, estancassem o sangramento, e o deixassem vivo.

Certamente que Jeová jamais permitiria tal uso do sangue, pois como foi esclarecido, não era apenas o respeito pela vida do animal que estava envolvido na proibição, e tampouco se tratava de uma lei dietética.

O mal uso do sangue, de uma forma geral, seria um desrespeito ao arranjo de Deus para com o resgate, que viria posteriormente mediante o sacrifício de seu filho, Jesus.

As nações pagãs da época, utilizavam o sangue medicinalmente, o que não deixava de ser uma tentativa de se preservar viva a alma do enfermo. Porém, Jeová não permitiu nem mesmo tal uso entre os israelitas, e estes, assim não o fizeram.

No caso de Atos 15, a exortação inspirada foi repetida, agora, de uma forma mais abrangente e plena.

ABSTER-SE de sangue de uma forma geral, e não apenas mediante alimentação, é notado no fato de que nos versículos 20 e 29, há uma clara distinção entre coisas sufocadas, estranguladas, ou seja, animais abatidos para consumo, sem o devido sangramento, e o sangue de forma isolada. Por que tal distinção ?

Por que, como vimos, o respeito para com a santidade do sangue não se referia a uma lei dietética, mas num simbolismo exigido por Deus e que passou a ser vital para os cristãos.

A vida eterna estava agora assegurada para aqueles que exercessem fé no sangue sacrificial, derramado por Cristo.

De acordo com os relatos de Tertuliano e de outros escritores do primeiro século, os romanos tentavam provar a fé dos cristãos ao adotarem o uso de sangue medicinalmente, e impor isso a eles. Mas, conforme atestado pelos escritores, os fiéis cristãos sequer consumiam chouriços ou qualquer alimento que contivesse sangue.

Eis o motivo da exortação abrangente em Atos 15: 20, 29, discernida na palavra ‘ABSTER’.

Que aquela exortação não era momentânea, e não se referia apenas aos gentios, como desejam interpretar alguns, nos certificamos pelo fato de que o mal uso do sangue fora comparado à fornicação e à idolatria, coisas que também estavam na LEI, dentre inúmeras coisas que os gentios também desconheciam e que certos judeus ainda guardavam.

Décadas depois, em Revelação 2: 14, 20, a exortação foi mantida naquilo em que duas congregações ainda tropeçavam, a saber, fornicação e consumo de coisas sacrificadas a ídolos, certamente não sangradas.

Interessante o fato de que, mesmo na versão mais respeitada pelos opositores ao verdadeiro cristianismo, ou seja, na J. F. de Almeida, estes textos dão referência a Atos 15: 20, 29.

Portanto, a séria questão do respeito ao uso do sangue está vigorando em nossos dias, e o mal uso do líquido sagrado, deliberadamente, poderá acarretar em desastrosas conseqüências, sendo que a mais trágica, seria a perda da vida eterna.

Ao lerem Lucas 9:23-26 (se é que leram) o que entenderam disso? Vejam com mente livre de pré conceitos...


"Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, DIA A DIA tome a sua "cruz" e siga-me. Pois QUEM QUISER SALVAR A SUA VIDA, PERDÊ-LA-Á; quem PERDER A VIDA POR MINHA CAUSA, ESSE A SALVARÁ. Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder-se, ou a causar dano a si mesmo? Porque qualquer que de mim e das MINHAS PALAVRAS SE ENVERGONHAR, DELE SE ENVERGONHARÁ O FILHO DO HOMEM, quando vier na SUA glória E NA DO PAI e dos santos anjos" (versão Almeida Rev. e Atual.)

Abram a mente e reflitam!

Luz

.

2007-03-14 19:39:43 · answer #3 · answered by ҉ProTeJ҉ 4 · 3 0

Bom... primeiro vou falar na seguinte ordem.
1ºO que a bíblia diz.
2ºO que a lei diz
3ºOs riscos
4ºOs tratamentos

1º O que a bíblia diz? AS Testemunhas de Jeová, que por razões religiosas não aceitam o procedimento (Levítico, 17:10-14; Atos 15:28,29).

2º O que a lei diz? Em princípio, ninguém pode ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei (Constituição Federal, art. 5°., inciso II). Quem violar tal direito individual comete o crime tipificado no artigo 146 do Código Penal (constrangimento ilegal).

3º Os riscos. Apesar de o sangue doado ser testado para as doenças transmissíveis conhecidas no momento, existe um período chamado de janela imunológica em que um doador contaminado por um determinado vírus já pode transmitir a doença através do seu sangue; entretanto, os testes realizados na bolsa ainda são negativos. Essa janela imunológica pode acontecer para os vírus HIV, HTLV I/II e para os vírus da Hepatite C e B. Exemplos disso são dois casos reais de contaminação.

http://www.giv.org.br/noticias/noticia.php?codigo=119
(Bebe pega Aids em transfusao de sangue)

http://www.giv.org.br/noticias2002/0818b.htm
(Doador de sangue contamina crianca de 10 anos com AIDS
somente na 12 tentativa seu exame deu positivo)

4º Tratamentos alternativos
Fluidos: solução de lactato de Ringer, dextran, hidroxietila de amido e outros são usados para manter o volume do sangue, evitando o choque hipovolêmico. Estão sendo testados alguns fluidos que podem transportar oxigênio.

Medicamentos: proteínas modificadas geneticamente podem estimular a produção de glóbulos vermelhos (eritropoetina), de plaquetas sanguíneas (interleucina 11) e de vários glóbulos brancos (GM-CSF, G-CSF). Outros medicamentos reduzem bastante a perda de sangue durante a cirurgia (aprotinina, antifibrinolíticos) ou ajudam a reduzir hemorragias agudas (desmopressina).

Hemóstatos biológicos: tampões (pads) de colágeno e celulose são aplicados diretamente para estancar sangramentos. Colas e seladores de fibrina podem fechar ferimentos causados por instrumentos perfurantes ou cobrir áreas maiores de tecidos que sangram.

Recuperação sanguínea: máquinas recuperam o sangue perdido durante cirurgias ou traumas. O sangue é filtrado e pode retornar ao paciente num circuito fechado. Em casos extremos, podem-se recuperar litros de sangue com esse sistema.

Técnicas cirúrgicas: através do planejamento pré-operatório, incluindo o contato com cirurgiões experientes, a equipe cirúrgica pode evitar complicações. É vital tomar medidas imediatas para estancar hemorragias. Atrasos de mais de 24 horas podem aumentar muito a mortalidade dos pacientes. Dividir cirurgias grandes em várias menores diminui a perda total de sangue.

Instrumentos cirúrgicos: alguns instrumentos a um só tempo cortam e cauterizam os vasos sanguíneos. Outros podem estancar o sangramento em grandes porções de tecido. Instrumentos de laparoscopia e outros minimamente evasivos permitem que se realizem cirurgias sem a perda de sangue que ocorre em incisões grandes.

Tem muito mais aqui neste site
http://www.watchtower.org/languages/portuguese/library/hb/index.htm
(As transfusões de sangue — quão seguras são?)

http://www.taps.org.br/Paginas/medartigo01.html
(medicina em crise)

http://www.usp.br/agen/repgs/2005/pags/183.htm
(Técnicas de cirurgia sem sangue reduzem transfusões em operações de grande porte)


http://www.terra.com.br/planetanaweb/jornal.htm
(Isto e- on-line Tratamento diferenciado para as testemunhas de Jeová)

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69912006000200015&lng=pt&nrm=
(Autotransplante de fígado em Testemunha de Jeová portador de hepatocarcinoma)

http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT976701-1664,00.html
(Revista Epoca- Abindo a Cabeca- Cirurgiões operam o crânio de bebê testemunha de Jeová)

http://www.giv.org.br/noticias/noticia.php?codigo=119
(Bebe pega Aids em transfusão de sangue)

http://www.giv.org.br/noticias2002/0818b.htm
(Doador de sangue contamina criança de 10 anos com AIDS).
somente na 12 tentativa seu exame deu positivo)

http://globoreporter.globo.com/Globoreporter/0,19125,VGC0-2703-3131-3-48077,00.html
http://globoreporter.globo.com/Globoreporter/0,19125,VGC0-2703-3131-3-48077,00.html
(Globo Repórter- Rede Globo- Tecnologia a serviço da religião.)

http://cbs2chicago.com/nationalhealth/health_story_114163145.html
(Chicago USA - Hospital diz nao a transfusões de sangue. )Abril/2006) sabia que existem tratamentos eficazes e mais seguros ao uso terapêutico do sangue?

Por que estes tratamentos não são divulgados?

Que existe uma chamada "máfia do sangue", que vende TODO o sangue que é doado (eu disse isso mesmo: TODO), aos hospitais, clínicas e laboratórios farmacêuticos para a produção de medicamentos.

O sangue que é doado (aos hemocentros) e testado, é vendido aos pronto-socorros do governo, hospitais e laboratórios, e uma bolsa de 0,5 ml de sangue, chega ao destino final, depois de totalmente fracionada, custando mais de R$ 2.000,00.

Planos de saúde de todo o Brasil oferecem tratamentos alternativos ao uso do sangue, basta procurá-los...

Se não tem dinheiro para pagá-los, processe o Estado, ele é capaz de autorizar o uso de tratamentos alternativos por força da lei...

Pense bem, é só um caso de informações.

Espero ter ajudado, se precisar mais detalhes terei prazer em ajudar.

nao deixe de assistir o video desta reportagem seria do Globo repórter sobre as Testemunhas de Jeova e o Sangue.

Veja como agem e pensam médicos conscienciosos e desenvolvidos... abraco
http://www.youtube.com/watch?v=N34itB4H0dw&feature=PlayList&p=07456100A475D652&index=30

2007-03-14 09:53:55 · answer #4 · answered by LLian 3 · 4 1

Só faltava essa, Pastor Severino Alvves FIlipe Alef Ricardo G EX-TJ e outros clones ...
Você agora se arvora em juiz dos outros ou quer incentivar outros a pecar julgando os outros, quando o ÚNICO Juiz designado por Jeová é Jesus ???
Isto mostra a sua demência, senilidade, desespero, e outras coisas mais ...
Quem Deixou de ser Testemunha de Jeová, deixou, porque não eram dos nossos...
Isto é Bíblico, e pela lei do livre arbítrio, cada um decide que caminho seguir ...
Já disse que você precisa criar mais clones e arrebanhar seus "irmãos" nas respostas às suas perguntas sobre as Testemunhas de Jeová. Já notou que cada vez mais menos pessoas respondem ou opinam ? E quando o fazem para lhe apoiar, já sabemos de onde são ...
Só para relembrar ao Pastor que está com aminésia, porque já repetir estes versículos mais de dez vezes, e que você pode ser na sua tradução João Ferreira de Almeida.
Lucas 6: 37-39, 41-46:
“Além disso, parai de julgar, e de modo algum sereis julgados; e parai de condenar, e de modo algum sereis condenados. Persisti em livrar, e sereis livrados. Praticai o dar, e dar-vos-ão. Derramarão em vosso regaço uma medida excelente, recalcada, sacudida e transbordante. Pois, com a medida com que medis, medirão a vós em troca.”
Contou-lhes, então, também, uma ilustração: “Será que um cego pode guiar um cego? Não cairão ambos numa cova?
Então, por que olhas para o argueiro no olho de teu irmão, mas não observas a trave no teu próprio olho?  Como podes dizer a teu irmão: ‘Irmão, permite-me tirar o argueiro no teu olho’, enquanto tu mesmo não estás olhando para a trave naquele olho teu? Hipócrita! Tira primeiro a trave de teu próprio olho, e então verás claramente como tirar o argueiro no olho de teu irmão.
“Pois não há árvore excelente que produza fruto podre; novamente, não há árvore podre que produza fruto excelente.  Pois cada árvore é conhecida pelo seu próprio fruto. Por exemplo, não se colhem figos de espinhos, nem se cortam uvas dum espinheiro.  O homem bom, do bom tesouro do seu coração, traz para fora o bom, mas o homem iníquo, do seu [tesouro] iníquo, traz para fora o que é iníquo; pois é da abundância do coração que a sua boca fala.
 “Por que, então, me chamais de ‘Senhor! Senhor!’, mas não fazeis o que eu digo?

Raciocine pelo menos uma vez e descubra em quem se aplicam as seguintes palavras de Jesus:

Lucas 18:9-14:
Mas, ele contou a seguinte ilustração também a alguns que confiavam em si mesmos como sendo justos e que consideravam os demais como nada:  “Dois homens subiram ao templo para orar, um sendo fariseu e o outro cobrador de impostos. O fariseu estava em pé e começou a orar as seguintes coisas no seu íntimo: ‘Ó Deus, agradeço-te que não sou como o resto dos homens, extorsores, injustos, adúlteros, ou mesmo como este cobrador de impostos.  Jejuo duas vezes por semana, dou o décimo de todas as coisas que adquiro.’  O cobrador de impostos, porém, estando em pé à distância, não estava nem disposto a levantar os olhos para o céu, mas batia no peito, dizendo: ‘Ó Deus, sê clemente para comigo pecador.’ Digo-vos: Este homem desceu para sua casa provado mais justo do que aquele homem; porque todo o que se enaltecer será humilhado, mas quem se humilhar será enaltecido

Mateus 23:2-33:

Os escribas e os fariseus sentaram-se no assento de Moisés. Portanto, todas as coisas que eles vos dizem, fazei e observai, mas não façais segundo as ações deles, pois dizem, mas não realizam.  Amarram cargas pesadas e as põem nos ombros dos homens, mas eles mesmos não estão dispostos nem a movê-las com o dedo.  Fazem todas as suas obras para serem observados pelos homens; pois ampliam as suas caixinhas [com textos], que usam como proteção, e alargam as orlas [de suas vestes].  Gostam dos lugares mais destacados nas refeições noturnas e dos primeiros assentos nas sinagogas,  e dos cumprimentos nas feiras, e de ser chamados Rabi pelos homens.
Mas o maior dentre vós tem de ser o vosso ministro. 12 
Quem se enaltecer, será humilhado, e quem se humilhar, será enaltecido.
 “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque fechais o reino dos céus diante dos homens; pois, vós mesmos não entrais, nem deixais entrar os que estão em caminho para entrar.  “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque percorreis o mar e a terra seca para fazer um prosélito, e, quando se torna tal, fazeis dele objeto para a Geena duas vezes mais do que vós mesmos.
  “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque dais o décimo da hortelã, e do endro, e do cominho, mas desconsiderastes os assuntos mais importantes da Lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Estas eram as coisas obrigatórias a fazer, sem, contudo, desconsiderar as outras.  Guias cegos, que coais o mosquito, mas engolis o camelo!
“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque limpais por fora o copo e o prato, mas por dentro estão cheios de saque e de intemperança.  Fariseu cego, limpa primeiro por dentro o copo e o prato, para que também por fora se torne limpo.
 “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque vos assemelhais a sepulcros caiados, que por fora, deveras, parecem belos, mas que por dentro estão cheios de ossos de mortos e de toda sorte de impureza. Do mesmo modo, vós também, deveras, pareceis por fora justos aos homens, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e do que é contra a lei.
  “Serpentes, descendência de víboras, como haveis de fugir do julgamento da Geena? Por esta razão eu vos estou enviando profetas, e sábios, e instrutores públicos. A alguns deles matareis e pregareis em estacas, e a outros deles açoitareis nas vossas sinagogas e perseguireis de cidade em cidade; para que venha sobre vós todo o sangue justo derramado na terra, desde o sangue do justo Abel até o sangue de Zacarias, filho de Baraquias, a quem assassinastes entre o santuário e o altar.

E Finalmente, Como você é MENTIROSO, COVARDE, o último texto para finalizar - Palavras de Jesus, NÃO minhas:
Apocalipse 21:8:
Mas, quanto aos COVARDES, e aos que não têm fé, e aos que são repugnantes na sua sujeira, e aos assassinos, e aos fornicadores, e aos que praticam o espiritismo, e aos idólatras, E A TODOS OS MENTIROSOS, terão o seu quinhão no lago que queima com fogo e enxofre. Este significa A SEGUNDA MORTE.

Vá fazer algo útil ao seu próximo ...

2007-03-14 10:51:03 · answer #5 · answered by WDR 4 · 2 1

BOA PERGUNTA

2007-03-14 09:23:22 · answer #6 · answered by CHUCK NORRIS RAFA TE AMO 7 · 0 2

Dentro da Bíblia diz uma coisa e outras pessoas interpretaram de maneira diferente...cuidado com isso....em relação aos TJ é complicado pois eles vivem com isso na cabeça...sendo que a Bíblia não diz nada a esse respeito, pois sei que no Velho Testamento diz que no sangue está a vida, mas ai vem um homem chamado Jesus e dá seu sangue pela humanidade e dizem que ajudar a salvar uma vida com seu sangue é pecado? Ai entra a hipocrisia da religiosidade, sem contar as gafes que já aconteceram nas TJ sobre que o mundo ia acabar em certa data...e nada aconteceu...vamos prestar atenção em falsas doutrinas.

2007-03-14 09:42:18 · answer #7 · answered by Roger 1 · 1 4

fedest.com, questions and answers