Antes de se desesperar, perder noites de sono, ficar angustiada, sofrer e ficar pensando em fazer alguma besteira que pode ser de risco para sua vida, por causa de uma suspeita gravidez, verifique algumas questões antes:
1- Houve contato do espermatozóide com a vagina?
2- Você transou em seu período fértil?
(PERÍODO FÉRTIL
Dá para saber quando você está ovulando:
- Temperatura do corpo aumenta.
- Ocorre eliminação de uma espécie de muco vaginal.
- O desejo sexual aumenta.
O período fértil corresponde aos dias em que a mulher tem uma chance maior de engravidar e vai depender da duração do ciclo menstrual dela. A ovulação (liberação do óvulo pelo ovário) marca o meio do ciclo menstrual e geralmente ocorre em torno de 14 dias antes do primeiro dia (início) da próxima menstruação. A ovulação representa o período de maior fertilidade da mulher. Calculando o dia provável da ovulação, ainda temos que levar em conta uma "margem de segurança" de 5 dias antes e 5 dias depois, onde existe risco grande de gravidez.)
3- A sua menstruação atrasou mais do que o normal?
4- Você sentiu sintomas de gravidez?
(manchas na pele, aumento do volume abdominal, alterações das mamas e enjôos)
5- Você fez exame de sangue ou ultrassonografia?
(A rede pública de saúde faz o teste de gravidez gratuito. Basta a mulher com atraso menstrual ou suspeita de estar grávida procurar o posto de saúde mais perto de casa)
É bom lembrar, que consultar um profissional, é a melhor escolha.
Une accolade
2007-03-15 16:42:22
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
5⤊
0⤋
Sintomas da gestação
Alterações pelas quais a mulher passa nos dias e semanas depois da concepção.
O que é? (Informações gerais)
Como a maioria das mulheres, você alguma vez já deve ter se perguntado se estava grávida. Algumas mulheres observam sintomas logo após a concepção, ao passo que outras só detectam alguma alteração vários dias ou semanas depois que o óvulo fertilizado se implanta na parede uterina. Mas lembre-se de que os sintomas são apenas pistas. Um teste de gravidez confiável e um exame médico proporcionarão um diagnóstico preciso.
O que poderia ser? (Causas comuns)
Abaixo estão os sintomas mais comuns da gravidez e outras causas possíveis para eles. Se você apresentar cinco ou mais desses sintomas, você pode estar grávida. Contudo, algumas gestantes apresentam apenas alguns desses sintomas, enquanto outras apresentam todos.
· amenorréia: ausência de menstruação. Outras causas possíveis: ganho ou perda de peso, problemas hormonais, tensão, estresse, interrupção do uso de pílulas ou injeções anticoncepcionais.
· mal-estar matinal: náuseas e enjôos, geralmente pela manhã, mas que às vezes duram o dia todo. Acredita-se que seja causado pelo nível elevado da gonadotropina coriônica humana (hCG) no sangue, o alongamento rápido dos músculos uterinos, o excesso de ácido no estômago e uma apuração no olfato. O mal-estar matinal geralmente começa de duas a oito semanas após a concepção. Outras causas possíveis: intoxicação alimentar, tensão, infecção, doença da vesícula biliar e outras doenças.
· sensibilidade e inchaço nas mamas: causados por um aumento nos níveis de estrógeno e progesterona. Raramente, a condição é acompanhada de uma secreção dos mamilos (galactorréia). A sensibilidade das mamas geralmente começa alguns dias depois da concepção. Outras causas possíveis: pílulas anticoncepcionais, início da menstruação, mamas fibrocísticas.
· escurecimento das aréolas, a pele ao redor dos mamilos. As protuberâncias das aréolas (denominadas tubérculos de Montgomery) podem ficar mais proeminentes. Essas alterações ocorrem gradualmente durante as primeiras semanas de gestação, à medida que as mamas se preparam para produzir leite. Outras causas possíveis: desequilíbrio hormonal, gestação anterior, bronzeamento, alterações físicas da puberdade.
· desejos alimentares: causados por alterações hormonais no corpo. Os desejos alimentares costumam ocorrer durante o primeiro trimestre. Outras causas possíveis: dieta insuficiente, estresse, início da menstruação (TPM).
· micção freqüente: causada por um aumento no volume de fluidos corporais e pela pressão do útero em crescimento. Geralmente tem início de seis a oito semanas após a concepção. Outras causas possíveis: infecção do trato urinário, diuréticos, tensão, diabetes, ingestão excessiva de líquidos.
· fadiga: causada pelos níveis elevados do hormônio progesterona e pelo aumento no uso de energia à medida que o feto se desenvolve. Geralmente aparece durante o primeiro trimestre. Outras causas possíveis: tensão, estresse, depressão, dieta insuficiente, gripe, falta de exercício, sono ruim ou falta de sono.
· sangramento: pequenas gotas de sangue de cor rosa ou marrom, às vezes acompanhadas por cólicas estomacais. Causado pela implantação do óvulo no revestimento endometrial. Geralmente ocorre cerca de uma semana depois da ovulação. Outras causas possíveis: início da menstruação, sangramento comum entre os ciclos de ingestão de pílulas anticoncepcionais.
O que devo fazer? (Tratamento)
Faça um teste de gravidez. Estes são os diferentes tipos:
· teste de gravidez caseiro: a maioria destes testes consegue determinar se a mulher está grávida logo no primeiro dia de atraso menstrual (cerca de 14 dias após a concepção). Eles detectam a hCG na urina. Os resultados ficam prontos em cinco minutos. Se o teste indicar que você está grávida, entre em contato com seu médico o mais rápido possível para fazer um exame físico. Os testes de gravidez caseiros são bastante precisos, mas não são infalíveis. Se o teste der negativo e você ainda tiver com sintomas de gravidez, entre em contato com seu médico.
· exame laboratorial: esse exame determina se a mulher está grávida de sete a dez dias depois da concepção. Ele também detecta a hCG na urina. É preciso ir a um consultório médico ou laboratório para fazer esse exame. Os resultados ficam prontos em alguns minutos se o exame for feito no consultório médico. Se for feito em um laboratório, os resultados ficarão prontos no dia seguinte ao da realização do exame. A precisão é de aproximadamente 100%.
· exame de sangue: esse exame determina se a mulher está grávida uma semana depois da concepção. Ele avalia a presença de hCG no sangue. É necessário ir a um consultório médico ou laboratório para fazer esse exame, e os resultados ficam prontos no dia seguinte ao da realização do exame. A precisão é de praticamente 100%.
Se algum desses testes der positivo, seu médico irá fazer um exame do abdome, útero e colo uterino. A dilatação do útero e do abdome, assim como a suavização do colo uterino, são outros fortes indícios de gravidez. A prova definitiva acontece quando o médico consegue visualizar o feto com o auxílio de ultra-som (de quatro a seis semanas depois da concepção) e consegue ouvir o batimento cardíaco do feto com o auxílio de um instrumento manual denominado Doptone (cerca de 10 ou 12 semanas após a concepção).
Com a confirmação da gravidez, o médico irá fazer um programa de visitas pré-natais para avaliar o seu bem-estar e o do bebê ao longo de toda a gestação.
Glossário
Aréola: pele mais escura que circunda os mamilos.
Diurético: substância que aumenta o volume de urina expelido pelo corpo.
Estrógeno: o hormônio sexual feminino que controla a evolução do ciclo menstrual.
Gonadotropina coriônica humana (hCG): hormônio que ajuda os ovários a produzir progesterona e estrógeno durante o primeiro trimestre de gestação.
Progesterona: hormônio que prepara o útero para o desenvolvimento de um óvulo fertilizado.
Útero: órgão muscular oco localizado na cavidade pélvica da mulher. É onde o óvulo fertilizado se fixa e se desenvolve.
2007-03-14 07:06:05
·
answer #2
·
answered by Hanna 2
·
2⤊
0⤋
Provavelemente vc sentirá antes da próxima menstruação, mas não é regra varia de mulher pra mulher, tavez vc sentirá sono, enjôo e até dor os seios. Pelo menos, comigo foi assim, e eu pensava que era TPM, por causa das dores nos seios, depois fui ficando enjoada com o cheiro das comidas, e depois de 11 dias de atraso fiz um exame de sangue que confirmou minhas suspeitas.
2007-03-14 01:44:55
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋