English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Protestantismo iniciou com Lutero no sec XVI, durante a inquisição.
O Evangelismo é coisa de americano e a maioria das igrejas evangélicas nasceram no sec XX.
Por que tanta confusão?

2007-03-14 01:24:13 · 18 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

18 respostas

Por ignorancia pura.
A ignorancia é a materia prima primordial do preconceito, da discriminação.
Veja sua História, dando nome aos bois:
· Luterana: fundada por Martinho Lutero (1524)
· Presbiteriana: Fundada por João Calvino (1517)
· Anglicana: Fundada pelo rei da Inglaterra Henrique VIII (1558)
· Batista: Fundada por John Smith (1609)
· Metodista: Fundada por John Wesley (1740)

Pentecostais: Compreende as igrejas que tiveram inicio no nos Estados Unidos entre 1906-1910. As experiências do "batismo no Espírito Santo" levaram os membros que experimentaram essa experiência a serem excluídos de suas antigas igrejas, formando assim outras comunidades que levaram o nome de Assembléias de Deus (não confundir com a denominação brasileira que leva o mesmo nome, enquanto que aquela é um movimento que reuniu várias igrejas que aceitavam a experiência dos dons espirituais no batismo com o Espírito Santo, esta ultima foi uma denominação fundada em terra brasileira), congregações etc... As principais igrejas pentecostais no Brasil são: Assembléia de Deus, Congregação Cristã no Brasil, Igreja do Evangelho quadrangular, O Brasil para Cristo, Deus é Amor.

· Assembléia de Deus: Fundada pelos missionários suecos Daniel Berg e
Gunnar Vingren (1911) é a principal expoente do pentecostalismo no Brasil.
· Congregação Cristã no Brasil: Fundada por Louis Francescon (1910)
· Igreja do Evangelho Quadrangular: Fundada por Aimée Semple McPhersom
(1950)
· O Brasil para Cristo: Fundada por Manoel de Melo (1955)
· Deus é Amor: Fundada por Davi M. Miranda (1962)

Neopentecostais: Os neopentecostais são igrejas oriundas do pentecostalismo original ou mesmo das igrejas tradicionais. Surgiram 60 anos após o movimento pentecostal. Nos Estados Unidos, são chamados de carismáticos sendo que aqui no Brasil essa nomenclatura é reservada exclusivamente para um grupo dentro da igreja Católica que se assemelha aos pentecostais. No Brasil as principais igrejas que representam os neopentecostais são: Igreja Universal do Reino de Deus, Igreja da Graça, Sara Nossa Terra, Renascer em Cristo.

· Universal do Reino de Deus: Fundada por Edir Macedo (1977)
· Igreja Internacional da Graça de Deus: Fundada por Romildo R. Soares
(1980)
· Sara Nossa Terra: Fundada por Robson Rodovalho (1980)
· Renascer em Cristo: Fundada por Estevan Hernandez (1986)

2007-03-14 01:27:54 · answer #1 · answered by ĹŲŽ ĐΛ ЦΜБΛПĐΛ 7 · 5 2

Bom, aprendi agora...
Quem diria que o Senhor das Trevas me ensinaria algo...?

Bom, pelo que eu me lembro, só cometi esse erro de misturar as coisas uma vez... Sempre separei os grupos em fanáticos e não-fanáticos mesmo! ^^

2007-03-14 09:53:08 · answer #2 · answered by Makoto 6 · 2 0

Porque desde o inicio os chamados crentes se colocaram como pessoas evangelicas e a igreja de Martinho Lutero se chama Igreja Luterana de Confissão Evangelica.

2007-03-14 08:35:03 · answer #3 · answered by iranpt13 3 · 2 0

Não há nenhuma confusão meu amigo. Quando um grupo de cristãos europeus decidiram questionar os abusos cometidos pela igreja católica romana, eles foram chamados de protestante pelo simples fato de "protestar".
Todas as denominações cristãs, não católicas, que seguem os princípios básicos pregados pelos primeiros reformadores ( crença em um Deus Triuno, aceitação de Jesus Cristo como o único inter mediador entre Deus e os homens sem que haja a necessidade de qualquer outro "santo" para isso, descrença nas imagens por considera-las uma "aberração" contra Deus, etc), são protestantes ou, como ficaram conhecidas no continente americano e em especial no Brasil, evangélicas.
Existem ainda algumas religiões que não seguem os princípios básicos do protestantismo ( Testemunhas do Jeova por não crerem em um Deus Triuno; Mormons por aceitarem outras publicações além da bíblia como se fossem inspiradas por Deus e com a mesma importância da bíblia; além de diversas outras), e que por isso não se enquadram nem como católicos, nem como protestantes.
Um cordial Abraço.

2007-03-14 12:16:16 · answer #4 · answered by Wellington N 1 · 1 0

Pra mim é a mesma coisa, não muda nada!

2007-03-14 09:18:39 · answer #5 · answered by Anonymous · 1 0

Porque uma coisa é a outra. Na realidade o "protesto" que levou a existência das igrejas protestantes fundamenta-se no Evangelho, que quer dizer "boa nova" e a boa nova em questão era negada e obliterada pela igreja da situação (a Igreja Católica), negando aos fiéis a graça de irem direto a Deus através da cruz (por Jesus sacrificado), recebendo perdão pelos méritos de Cristo, sem ter que pagar indultos, nem confessar-se a homens, tampouco sacrificar-se em penitências. Todo que prega essa "boa nova" é evangélico, pois isto é o Evangelho, e contrapondo com a doutrina inquisidora da Igreja Católica, é protestante. O é porque a igreja Católica continua ñ aceitando essa "boa nova", haja vista q seu fiéis ainda se confessam a homens e fazem penitências. Entretanto, se quisermos fazer distinção entre protestantes e evangélicos, apenas poderemos distinguir como protestantes evangélicos e protestantes evangélicos pentecostais. Claro que em nível histórico há as igrejas conhecidas como protestantes, pois elas surgiram diretamente dos que protestaram, contrapondo o Evangelho a doutrina da Igreja Católica, e delas derivaram-se as outras, as pentecostais, que hoje são confundidas como sendo as evangélicas. Todavia, elas não devem ser distinguidas das outras não-católicas como evangélicas ou não-evangélicas, pois todo q ñ é católico é protestante e, por conseguinte, evangélico, pois as duas coisas ñ podem ser separadas uma da outra. Pode-se sim distinguir os pretestantes evangélicos entre pentecostais e não-pentecostais, como, por exemplo, a Igreja Luterana, evangélica não-pentecostal, e a Igreja Assembléia de Deus, evangélica pentecostal. Ambas são protestantes.

2007-03-14 08:59:50 · answer #6 · answered by wilsonrshwamaral 1 · 1 0

Só esta existindo confusão da sua parte
Evangelico e protestante são sinonimos
saõ todos "crentes" (pejorativamente falando)
Seguem os mesmos preceitos e conceitos .
Acontece que são tantas as igrejas surgidas neste regime que perderam atá o seu foco e tentam se caracterisar como sendo o seu caminho o mais correto .
No fundo estamos todos perdidos domesmo jeito.

2007-03-14 08:42:22 · answer #7 · answered by jose b 7 · 1 0

Vc é quem não sabe que meia dúzia e seis , são a mesma coisa.
Dizer que uma pessoa é protestante é o mesmo que dizer que ela é evangélica.

Pare vc com essa confusão mental que criou para si mesmo.

NEGATIVE SE QUISER PELO MENOS APRENDEU. . .

2007-03-14 08:41:17 · answer #8 · answered by Índião 6 · 1 0

Talvez porque os protestantes sejam os primeiros a se apresentarem como evangélicos, como é o caso da Igreja Evangélica Luterana, nome oficial do luteranismo, ou vc não sabia???

2007-03-14 08:37:08 · answer #9 · answered by M.M.D.C. 7 · 1 0

Não há confusão, estuda um pouco de filosofia ira notar que estamos corretos, vocês são protestantes iniciando com Lutero, assista o filme O nome da Rosa que irá entender, pois o Lutero não concordava com a religião pregada ha seculos . E deixa eu fazer uma observação, muitos protestantes acusam a igreja acham que o padre quer dizer pai em italiano, que ele esta se nominando como pai, mas esse nome vem porque era uma filosofia patristica.Ah! essas palvras foram conhecimentos adquiridos na faculdade, no curso de pedagogia.

Reveja seus conceitos.http://pt.wikipedia.org/wiki/Martinho_Lutero

2007-03-14 08:36:09 · answer #10 · answered by Audrey Tatiane 3 · 1 0

fedest.com, questions and answers