Que interessantíssima e lindíssima pergunta. Lindinha, tenho o maior prazer em exprimir minhas impressões a respeito de perguntas como estas que nos ajudam a somar conhecimentos, a pretexto de muitas aqui com o propósito de disseminar querelas que estimulam a intolerância. Continue fazendo perguntas asssim, Lindinha, você está nos fazendo crescer espiritualmente.
A palavra Quaresma tem sua etimologia na expressão latina Quadragesima e significa o período de quarenta dias de preparação para a comemoração da Páscoa.
Tal período, portanto, inicia-se na Quarta-Feira de Cinzas e se estende até o Domingo de Ramos, uma semana antes da Páscoa. O período é, assim, marcado pela penitência, pela realização constante de jejuns, pela conversão e pela preparação dos catecúmenos para o batismo.
Conforme a tradição católica, absorvida também pela igreja Anglicana e as protestantes, a duração da Quaresma está baseada no símbolo do número quarenta na Bíblia. Nesta, é falada dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou o exílio dos judeus no Egito.
Nestes 40 dias é recomendado aos fiéis que se abstenham de vícios, de práticas que pressupõem pecado e que se submetam a profunda análise interior para transformações de comportamento e atitudes para o reencontro com Deus.
Abraçoss, lindísssima Lindinha.
2007-03-13 23:10:17
·
answer #1
·
answered by ? 6
·
1⤊
0⤋
O que é a quaresma
A quaresma é o tempo litúrgico de conversão, que a Igreja marca para nos preparar para a grande festa da Páscoa. à tempo para nos arrepender dos nossos pecados e de mudar algo de nós para sermos melhores e poder viver mais próximos de Cristo.
A Quaresma dura 40 dias; começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos. Ao longo deste tempo, sobretudo na liturgia do domingo, fazemos um esfoço para recuperar o ritmo e estilo de verdadeiros fiéis que devemos viver como filhos de Deus.
A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência. à um tempo de reflexão, de penitência, de conversão espiritual; tempo e preparação para o mistério pascal.
Na Quaresma, Cristo nos convida a mudar de vida. A Igreja nos convida a viver a Quaresma como um caminho a Jesus Cristo, escutando a Palavra de Deus, orando, compartilhando com o próximo e praticando boas obras. Nos convida a viver uma série de atitudes cristãs que nos ajudam a parecer mais com Jesus Cristo, já que por ação do pecado, nos afastamos mais de Deus.
Por isso, a Quaresma é o tempo do perdão e da reconciliação fraterna. Cada dia, durante a vida, devemos retirar de nossos corações o ódio, o rancor, a inveja, os zelos que se opõem a nosso amor a Deus e aos irmãos. Na Quaresma, aprendemos a conhecer e apreciar a Cruz de Jesus. Com isto aprendemos também a tomar nossa cruz com alegria para alcançar a glória da ressurreição.
40 dias
A duração da Quaresma está baseada no sÃmbolo do número quarenta na BÃblia. Nesta, é falada dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias e Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou o exÃlio dos judeus no Egito.
Na BÃblia, o número quatro simboliza o universo material, seguido de zeros significa o tempo de nossa vida na terra, seguido de provações e dificuldades.
A prática da Quaresma data do século IV, quando se dá a tendência a constituÃ-la em tempo de penitência e de renovação para toda a Igreja, com a prática do jejum e da abstinência. Conservada com bastante vigor, ao menos em um princÃpio, nas Igrejas do oriente, a prática penitencial da Quaresma tem sido cada vez mais abrandada no ocidente, mas deve-se observar um espÃrito penitencial e de conversão.
Quarta-feira de Cinzas
Com a imposição das cinzas, inicia-se uma estação espiritual particularmente relevante para todo cristão que quer se preparar dignamente para viver o Mistério Pascal, quer dizer, a Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor Jesus.
Este tempo vigoroso do Ano litúrgico se caracteriza pela mensagem bÃblica que pode ser resumida em uma palavra: " matanoeiete", que quer dizer "Convertei-vos". Este imperativo é proposto à mente dos fiéis mediante o austero rito da imposição das cinzas, o qual, com as palavras "Convertei-vos e crede no Evangelho" e com a expressão "Lembra-te de que és pó e para o pó voltarás", convida a todos a refletir sobre o dever da conversão, recordando a inexorável caducidade e efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte.
A sugestiva cerimônia das cinzas eleva nossas mentes à realidade eterna que não passa jamais, a Deus; princÃpio e fim, alfa e ômega de nossa existência. A conversão não é, com efeito, nada mais que um voltar a Deus, valorizando as realidades terrenas sob a luz indefectÃvel de sua verdade. Uma valorização que implica uma consciência cada vez mais diáfana do fato de que estamos de passagem neste fadigoso itinerário sobre a terra, e que nos impulsiona e estimula a trabalhar até o final, a fim de que o Reino de Deus se instaure dentro de nós e triunfe em sua justiça.
Sinônimo de "conversão", é também a palavra "penitência" …
Penitência como mudança de mentalidade. Penitência como expressão de livre positivo esforço no seguimento de Cristo.
Tradição
Na Igreja primitiva, variava a duração da Quaresma, mas eventualmente começava seis semanas (42 dias) antes da Páscoa.
Isto só dava por resultado 36 dias de jejum (já que se excluem os domingos). No século VII foram acrescentados quatro dias antes do primeiro domingo da Quaresma estabelecendo os quarenta dias de jejum, para imitar o jejum de Cristo no deserto.
Era prática comum em Roma que os penitentes começassem sua penitênica pública no primeiro dia de Quaresma. Eles eram salpicados de cinzas, vestidos com saial e obrigados a manter-se longe até que se reoconciliassem com a Igreja na Quinta-feira Santa ou a Quinta-feira antes da Páscoa. Quando estas práticas caÃram em desuso (do século VIII ao X) o inÃcio da temporada penitencial da Quaresma foi simbolizada colocando cinzas nas cabeças de toda a congregação.
Hoje em dia na Igreja, na Quarta-feira de Cinzas, o cristão recebe uma cruz na fronte com as cinzas obtidas da queima das palmas usadas no Domingo de Ramos do ano anterior. Esta tradição da Igreja ficou como um simples serviço em algumas Igrejas protestantes como a anglicana e a luterana. A Igreja Ortodoxa começa a quaresma a partir da segunda-feira anterior e não celebra a Quarta-feira de Cinzas.
Fonte: ACI Digital
2007-03-14 03:33:22
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
É O PERÍODO DE ARREPENDIMENTO E ENDIRETAMENTO DOS CAMINHOS.
2007-03-14 03:23:23
·
answer #3
·
answered by Nadira 3
·
0⤊
0⤋
40 dias antes da Páscoa destinada a Penitencias.
2007-03-14 02:22:24
·
answer #4
·
answered by vaqueiro1971 5
·
0⤊
0⤋
O Lidinha... se não me engano são os quarenta dias que antecedem a Páscoa... que sempre ocorre no domingo de abril que tem lua cheia.... descobri esses dias que a Páscoa não é escolhida e sim definida pela lua... adorei... bom essa contagem inicia-se na quarta feira de cinzas... por tanto influencia a data do carnaval tb. abraços
2007-03-14 02:04:30
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Só pra reafirmar, como todos já disseram é o periodo de 40 dias anteriores a pácoa do senhor.
2007-03-14 02:00:26
·
answer #6
·
answered by Michel R 4
·
0⤊
0⤋
quaresma1
[Do lat. quadragesima.]
S. f.
1. Rel. Os 40 dias que vão da quarta-feira de cinzas até domingo de Páscoa, destinados, pelos católicos e ortodoxos, à penitência; quarentena.
fonte: Aurélio
2007-03-14 01:54:51
·
answer #7
·
answered by adericleverson 7
·
0⤊
0⤋
Da uma "Lidinha": Quaresma é o período de 40 dias de preparação para a maior festa cristã, a Páscoa. Começa na Quarta-Feira de Cinzas e, para marcar-se como tempo de preparação, a Igreja sugere a conversão dos fiéis, através de orações, gestos de caridade e mortificação do corpo (abstinência de alimentos ou prazeres e jejum). No primeiro dia já existe este preceito de abstinência (carne ou outros alimentos gostosos) e jejum, que será novamente repetido na Sexta-Feira Santa. Outras pessoas fazem-no também em vários outros dias, à livre escolha. Quando chega a Páscoa, é festa: RESSURREIÇÃO de Cristo, com banquetes, ovos de Páscoa, etc., etc.
2007-03-14 01:51:16
·
answer #8
·
answered by .......... 4
·
0⤊
0⤋
quaresma é o período de 40 dias antes da Páscoa, que serve de preparação para a mesma.
considerando que páscoa, no sentido cristão, é a ressurreição de Cristo, a quaresma é um tempo para se fazer uma espécie de purificação espiritual para receber o Cristo ressucitado.
2007-03-14 01:46:55
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
É o tempo liturgico de conversão, que a Igreja Católica marca para para preparar os fiéis a um período de privação que dura 40 dias.
Hug&Rock
2007-03-14 01:43:26
·
answer #10
·
answered by LionRio 7
·
0⤊
0⤋